Início » Aplicativos e Software » O que há de novo na primeira grande atualização do Windows 10?

O que há de novo na primeira grande atualização do Windows 10?

Por
4 anos atrás

Os usuários do Windows 10 já estão recebendo a primeira grande atualização desde o lançamento do sistema, a build 10586. As novidades estavam sendo testadas pelos participantes do programa Windows Insider e agora foram disponibilizadas para todo mundo pelo Windows Update. Mas o que mudou, afinal?

windows-10-wallpaper

Como destaque, a atualização traz melhorias no desempenho (com direito a boot 30% mais rápido em relação ao Windows 7), novidades em softwares como a Cortana, Microsoft Edge, Skype, atualizações na interface e novas soluções para usuários corporativos. Além disso, agora o Windows 10 também está disponível para o Xbox One.

Alterações visuais

As mudanças mais visíveis foram na interface, que traz mais opções de cores e melhorias no gerenciamento de janelas. Agora, quando você escolhe um tema para seu dispositivo, poderá aplicar a cor desejada tanto na barra de título, que fica no topo das janelas, quanto na tela de bloqueio. Dessa forma, se você enjoou daquele papel de parede padrão na lockscreen, é possível substitui-lo por alguma cor sólida.

O menu Iniciar também tem novidades: agora ele pode ser dividido em quatro colunas de blocos dinâmicos (em vez de apenas três) e os menus para redimensionar desses blocos têm mais opções. O número de itens que o menu Iniciar pode exibir aumentou: de 512 para 2.048 (!).

Captura de tela: Ars Technica.

(Captura de tela: Ars Technica)

Além do menu Iniciar, o Aero Snap também foi atualizado. Quando dois aplicativos dividem a tela, é possível escolher qualquer tamanho para os dois ― e quando você alterar o espaço que um ocupa, o espaço do outro também é automaticamente alterado. Esses recursos já existiam no Windows 8.1, mas haviam sido limitados no Windows 10.

Ao navegar pelo sistema, você também pode perceber que alguns ícones foram modificados, como o de Gerenciador de Dispositivos e do Editor de Registro.

Novidades no Microsoft Edge

Como um navegador construído do zero, faz sentido que a Microsoft traga novidades ao Edge constantemente. Como ele faz parte do sistema, precisa ser atualizado pelo Windows Update, de forma semelhante ao Safari no OS X — não há atualizações automáticas separadas, como no Chrome.

Agora, o navegador mostra uma visualização prévia das suas abas; basta deixar o mouse em cima da aba desejada que a prévia aparecerá, sem que você precise sair da página aberta. O Edge também passou a sincronizar seus Favoritos, itens da Lista de Leitura e senhas salvas entre vários dispositivos.

Ah, e agora você pode transmitir o conteúdo de uma aba para a sua TV, caso ela suporte a tecnologia Miracast. Esse recurso também funciona dentro do aplicativo Filmes e TV, reprodutor nativo de vídeos do Windows 10.

Divisão do Skype

Captura de tela: Ars Technica.

(Captura de tela: Ars Technica)

O Skype foi dividido em três aplicativos: Telefone, Mensagens e Vídeo do Skype. Essas três principais funções do aplicativo agora estão separadas no Windows e têm um visual mais “nativo” (até um pouco simples), provavelmente para torná-lo mais um serviço do que um programa no Windows.

No Windows 10 Mobile, esses três aplicativos são os mesmos que fazem chamadas e enviam mensagens pela rede do celular. No Windows 10 para computadores, esses recursos ficam limitados à rede do Skype.

Mais recursos para a Cortana

Não, a Cortana ainda não está disponível no Brasil ― mas as novidades dela são bem interessantes e, como ela chega no Brasil até o final do ano para os beta testers, resolvemos listar o que ela é capaz de fazer. À Exame, Fábio Gáspar, gerente de produtos Windows, esclareceu que “o trabalho não é apenas fazer ela entender o português. Mas esperamos fazer anúncios relacionados à Cortana muito em breve”, afirmou.

cortana-ink-reminders2

Caso seu dispositivo tenha uma caneta, a nota que você escrever no Cortana Notebook será lida pela assistente. Sendo capaz de reconhecer número de telefone, endereço de e-mail e o endereço físico, ela ajuda a configurar lembretes ― útil para quem precisou anotar um evento à mão e não quer reescrever as informações.

A Cortana também funciona como uma espécie de agenda: ela controla seus eventos e reservas de cinema a partir da análise dos seus e-mails. Para chegar em algum lugar a tempo, também há a opção de reservar e acompanhar um Uber pelo Windows. Agora integrada ao Edge, ela também mostra cupons de site de compras e mostra o significado de algumas palavras em PDFs.

Em inglês, você também pode enviar ou responder às mensagens de texto que chegam ao seu dispositivo ― a mensagem será enviada com o número que está cadastrado no seu telefone. Ainda não há integração desse recurso com o aplicativo de Mensagens, então o SMS terá de ser narrado para a assistente digital.

Mais segurança

Você não precisa mais de um software de terceiros para obter a localização do seu laptop ou PC. Agora, com a opção “Localizar Meu Dispositivo” ativa, a posição do seu computador é enviada para os servidores da Microsoft e poderá ser acessada em account.microsoft.com/devices.

Além disso, a Microsoft lembra que o Windows 10 conta com alguns programas que melhoram a segurança do seu dispositivo. Dentre eles, há o Devide Guard, que protege contra malwares, o antivírus nativo Windows defender e o Windows Hello, que permite ao usuário desbloquear o computador com suas impressões digitais ou reconhecimento facial (apenas em hardwares específicos).

Novo processo de ativação

Captura de tela: Gizmodo.

Nova maneira de ativar o Windows 10, com a chave do produto. (Captura de tela: Gizmodo Brasil)

Se você tentou fazer uma instalação limpa do Windows 7 ou 8.1 para o Windows 10, pode ter ficado confuso no processo de ativação. A verificação era feita pelos servidores da Microsoft, que identificavam o hardware do seu computador.

Agora, se você perdeu o Windows genuíno por causa de algum problema na instalação, poderá inserir a chave de ativação encontrada no Windows 7 ou 8.1 em “Configurações > Atualização e segurança > Ativação” e ter uma cópia genuína do Windows 10. Simples assim.

Mais soluções corporativas

As novidades não se restringem aos consumidores finais. A Microsoft colocou dois softwares gratuitos para empresas na atualização. São estes:

  • Windows Update for Business: é uma versão do Windows Update modificada para os usuários corporativos. Controla a implantação de atualizações em organizações e mantém o dispositivo atualizado desde que as necessidades de segurança sejam atendidas. É possível criar grupo de dispositivos e escalar implantações com otimizações de rede.
  • Windows Store for Business: é uma versão da loja do Windows modificada para os usuários corporativos. Segundo a Microsoft, fica mais fácil “encontrar, adquirir, gerenciar e distribuir aplicativos para dispositivos Windows 10”, tanto na loja comum quanto a com apps corporativos. Também fica mais fácil controlar a distribuição dos aplicativos.

Ainda para os usuários corporativos, a atualização trouxe o recurso de Enterprise Mobility Management, que facilita o gerenciamento de dispositivos móveis de todo o ecossistema Windows. Também foi apresentado o Azure Active Directory Join, que facilita o acesso à diversos serviços com apenas um login.

É mais um incentivo para as empresas atualizarem para o novo sistema: até agora, 12 milhões dos 110 milhões de dispositivos com Windows 10 são de uso corporativo.

Com informações: Gizmodo BrasilThe VergeArs Technica.

Mais sobre: ,