Início » Aplicativos e Software » O que há de novo na primeira grande atualização do Windows 10?

O que há de novo na primeira grande atualização do Windows 10?

Jean Prado Por

Os usuários do Windows 10 já estão recebendo a primeira grande atualização desde o lançamento do sistema, a build 10586. As novidades estavam sendo testadas pelos participantes do programa Windows Insider e agora foram disponibilizadas para todo mundo pelo Windows Update. Mas o que mudou, afinal?

windows-10-wallpaper

Como destaque, a atualização traz melhorias no desempenho (com direito a boot 30% mais rápido em relação ao Windows 7), novidades em softwares como a Cortana, Microsoft Edge, Skype, atualizações na interface e novas soluções para usuários corporativos. Além disso, agora o Windows 10 também está disponível para o Xbox One.

Alterações visuais

As mudanças mais visíveis foram na interface, que traz mais opções de cores e melhorias no gerenciamento de janelas. Agora, quando você escolhe um tema para seu dispositivo, poderá aplicar a cor desejada tanto na barra de título, que fica no topo das janelas, quanto na tela de bloqueio. Dessa forma, se você enjoou daquele papel de parede padrão na lockscreen, é possível substitui-lo por alguma cor sólida.

O menu Iniciar também tem novidades: agora ele pode ser dividido em quatro colunas de blocos dinâmicos (em vez de apenas três) e os menus para redimensionar desses blocos têm mais opções. O número de itens que o menu Iniciar pode exibir aumentou: de 512 para 2.048 (!).

Captura de tela: Ars Technica.

(Captura de tela: Ars Technica)

Além do menu Iniciar, o Aero Snap também foi atualizado. Quando dois aplicativos dividem a tela, é possível escolher qualquer tamanho para os dois ― e quando você alterar o espaço que um ocupa, o espaço do outro também é automaticamente alterado. Esses recursos já existiam no Windows 8.1, mas haviam sido limitados no Windows 10.

Ao navegar pelo sistema, você também pode perceber que alguns ícones foram modificados, como o de Gerenciador de Dispositivos e do Editor de Registro.

Novidades no Microsoft Edge

Como um navegador construído do zero, faz sentido que a Microsoft traga novidades ao Edge constantemente. Como ele faz parte do sistema, precisa ser atualizado pelo Windows Update, de forma semelhante ao Safari no OS X — não há atualizações automáticas separadas, como no Chrome.

Agora, o navegador mostra uma visualização prévia das suas abas; basta deixar o mouse em cima da aba desejada que a prévia aparecerá, sem que você precise sair da página aberta. O Edge também passou a sincronizar seus Favoritos, itens da Lista de Leitura e senhas salvas entre vários dispositivos.

Ah, e agora você pode transmitir o conteúdo de uma aba para a sua TV, caso ela suporte a tecnologia Miracast. Esse recurso também funciona dentro do aplicativo Filmes e TV, reprodutor nativo de vídeos do Windows 10.

Divisão do Skype

Captura de tela: Ars Technica.

(Captura de tela: Ars Technica)

O Skype foi dividido em três aplicativos: Telefone, Mensagens e Vídeo do Skype. Essas três principais funções do aplicativo agora estão separadas no Windows e têm um visual mais "nativo" (até um pouco simples), provavelmente para torná-lo mais um serviço do que um programa no Windows.

No Windows 10 Mobile, esses três aplicativos são os mesmos que fazem chamadas e enviam mensagens pela rede do celular. No Windows 10 para computadores, esses recursos ficam limitados à rede do Skype.

Mais recursos para a Cortana

Não, a Cortana ainda não está disponível no Brasil ― mas as novidades dela são bem interessantes e, como ela chega no Brasil até o final do ano para os beta testers, resolvemos listar o que ela é capaz de fazer. À Exame, Fábio Gáspar, gerente de produtos Windows, esclareceu que “o trabalho não é apenas fazer ela entender o português. Mas esperamos fazer anúncios relacionados à Cortana muito em breve”, afirmou.

cortana-ink-reminders2

Caso seu dispositivo tenha uma caneta, a nota que você escrever no Cortana Notebook será lida pela assistente. Sendo capaz de reconhecer número de telefone, endereço de e-mail e o endereço físico, ela ajuda a configurar lembretes ― útil para quem precisou anotar um evento à mão e não quer reescrever as informações.

A Cortana também funciona como uma espécie de agenda: ela controla seus eventos e reservas de cinema a partir da análise dos seus e-mails. Para chegar em algum lugar a tempo, também há a opção de reservar e acompanhar um Uber pelo Windows. Agora integrada ao Edge, ela também mostra cupons de site de compras e mostra o significado de algumas palavras em PDFs.

Em inglês, você também pode enviar ou responder às mensagens de texto que chegam ao seu dispositivo ― a mensagem será enviada com o número que está cadastrado no seu telefone. Ainda não há integração desse recurso com o aplicativo de Mensagens, então o SMS terá de ser narrado para a assistente digital.

Mais segurança

Você não precisa mais de um software de terceiros para obter a localização do seu laptop ou PC. Agora, com a opção “Localizar Meu Dispositivo” ativa, a posição do seu computador é enviada para os servidores da Microsoft e poderá ser acessada em account.microsoft.com/devices.

Além disso, a Microsoft lembra que o Windows 10 conta com alguns programas que melhoram a segurança do seu dispositivo. Dentre eles, há o Devide Guard, que protege contra malwares, o antivírus nativo Windows defender e o Windows Hello, que permite ao usuário desbloquear o computador com suas impressões digitais ou reconhecimento facial (apenas em hardwares específicos).

Novo processo de ativação

Captura de tela: Gizmodo.

Nova maneira de ativar o Windows 10, com a chave do produto. (Captura de tela: Gizmodo Brasil)

Se você tentou fazer uma instalação limpa do Windows 7 ou 8.1 para o Windows 10, pode ter ficado confuso no processo de ativação. A verificação era feita pelos servidores da Microsoft, que identificavam o hardware do seu computador.

Agora, se você perdeu o Windows genuíno por causa de algum problema na instalação, poderá inserir a chave de ativação encontrada no Windows 7 ou 8.1 em “Configurações > Atualização e segurança > Ativação” e ter uma cópia genuína do Windows 10. Simples assim.

Mais soluções corporativas

As novidades não se restringem aos consumidores finais. A Microsoft colocou dois softwares gratuitos para empresas na atualização. São estes:

  • Windows Update for Business: é uma versão do Windows Update modificada para os usuários corporativos. Controla a implantação de atualizações em organizações e mantém o dispositivo atualizado desde que as necessidades de segurança sejam atendidas. É possível criar grupo de dispositivos e escalar implantações com otimizações de rede.
  • Windows Store for Business: é uma versão da loja do Windows modificada para os usuários corporativos. Segundo a Microsoft, fica mais fácil “encontrar, adquirir, gerenciar e distribuir aplicativos para dispositivos Windows 10”, tanto na loja comum quanto a com apps corporativos. Também fica mais fácil controlar a distribuição dos aplicativos.

Ainda para os usuários corporativos, a atualização trouxe o recurso de Enterprise Mobility Management, que facilita o gerenciamento de dispositivos móveis de todo o ecossistema Windows. Também foi apresentado o Azure Active Directory Join, que facilita o acesso à diversos serviços com apenas um login.

É mais um incentivo para as empresas atualizarem para o novo sistema: até agora, 12 milhões dos 110 milhões de dispositivos com Windows 10 são de uso corporativo.

Com informações: Gizmodo BrasilThe VergeArs Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vander Rodrigues Aveiro Júnior
Não vejo a hora de isso virar pago e parar de me encher com notificações. (Na verdade, eu deixo desmarcado no Windows Update e escondo as atualizações, mas a Microsoft tira do esconderijo e oferece novamente). Tentei experimentar por duas vezes, mas não gostei. Meu note fica lento, lento. E olha que é uma supérmáquina: i7 com 16GB de RAM, e ainda com mSATA e da DELL ainda por cima. Realmente, fui infeliz com essa atualização. Meu irmão deu sorte com o DELL dele. Roda pianinho.
José Damião
Só pra dar um feedback. Depois dessa última atualização grande do W10, mudaram algumas coisas no sistema e tal. Resolvi desinstalar os drivers novamente, reiniciei e deixei o windows instalar sozinho. E BANG, tudo funcionou. Wifi, Bluetooth, modo avião, tudo ok agora!
Gabrownx
Eu também tive problemas com a atualização, a melhor forma que eu achei de resolver foi o seguinte: https://youtu.be/Ty9cNl06syY
Leon
Consegui sim... Mais de 15 horas pra concluir o processo... Ficou uma carroça! O sistema ficou TODO bagunçado... Mas a única coisa que me agradou nessa atualização foi a melhoria do Edge. O bichim tá ficando robusto. No mais, achei mediano essa atualização.
David

Instalei essa porcaria ferrou legal com o desempenho do meu computador, pra iniciar, aparece a tela de Loading duas vezes, a area de trabalho lento pra carregar... conseguiu instalar? e como ficou ai?

David Silva
Instalei essa porcaria ferrou legal com o desempenho do meu computador, pra iniciar, aparece a tela de Loading duas vezes, a area de trabalho lento pra carregar... conseguiu instalar? e como ficou ai?
Adriano Ribeiro cargnin
Pessoal a pesquisa da barra de ferramentas está muito mais ágil ou é pura impressão minha?
Tales Cembraneli Dantas
se parasse de travar já seria um upgrade incrível....
Rodrigo Prado
o meu ficou em ingles e nao encontra update pro portugues, alguem sabe algo a respeito, é seguro fazer o rollback pra build anterior?
fioko
Tenta pegar no site da fabricante do wifi. Aqui o que tinha no site da msi não funcionava. Entrei no site da intel, baixei o driver mais novo e funcionou.
fioko
Aqui das 2 vezes que atualizei pararam em 91% ou 92% mas não passava de 20 minutos nisso.
BornToParty
Boa! Eu não havia percebido, mas estava nessa primeira wave. Não tinha visto na "central de atualização". Valeu!
Mario Junior
Pô, valeu pela informação. Irei pesquisar acerca disso. ;) Sério, eu tive que voltar para o OSX só por causa disso. Dá agonia de ler com aquelas fontes da MS.
Leon
Li em algum site aleatório de tecnologia que a Microsoft tinha criado um tal de DirectWhite pra resolver esse problema de renderização da fonte...
Leon
Aqui eu tive que cancelar a atualização e colocar no modo recuperação, pois o Windows resolveu travar bem no final do processo... :(
Exibir mais comentários