Início » Gadgets » O que você pode fazer com o seu Chromecast?

O que você pode fazer com o seu Chromecast?

Jean Prado Por
TB Responde

No review do Chromecast de segunda geração, apontei que não há muito o que fazer com o gadget sem um smartphone por perto. E esse nem é o propósito: seu celular é praticamente uma extensão do dispositivo, permitindo o streaming de mídia e o controle do conteúdo. Dentre as milhares de opções, o que é legal fazer com o gadget?

Uma das funções nativas do Chromecast é o espelhamento de abas do Chrome. Basta instalar esta extensão, que habilita o envio de vídeos do YouTube para o gadget. A opção aparecerá na barra de ferramentas do player de vídeo.

novo-chromecast-caixa-2

Não senti muita diferença do espelhamento de abas desta versão quando comparada ao modelo anterior. Há um atraso de um ou dois segundos e a qualidade não é perfeita, mas é decente. É um recurso útil se você quiser demonstrar algum site em específico, mas eu não vejo sentido em usá-lo permanentemente.

novo-chromecast-screenshot

De resto, são os aplicativos que constroem a experiência de uso do Chromecast. E eles fazem um ótimo trabalho: o gadget vai muito além de reproduzir suas músicas, séries e filmes. Nos apps compatíveis no Android, o botão de Cast fica disponível para você exibir o conteúdo no Chromecast. Essa experiência de casting varia muito de aplicativo para aplicativo, então quase todos diferem quanto às maneiras de controlar o conteúdo exibido. Alguns usam o celular como segunda tela, outros como controle remoto.

YouTube

Esse banner demora alguns segundos para desaparecer.

Esse banner demora alguns segundos para desaparecer.

novo-chromecast-youtube

O YouTube provavelmente já está instalado em seu celular; ele vem de fábrica na maioria dos smartphones com Android vendidos atualmente. É uma ótima opção para quem só quer limpar sua caixa de inscritos ou assistir à Adele cantar When We Were Young no The Church Studios.

Não senti nenhuma falha de conexão quando o aplicativo fica inativo por muito tempo. Antes, quando eu ficava fora do YouTube, por exemplo, ele se desconectava e eu perdia o controle do vídeo. Dessa vez, é mais difícil que isso aconteça. Durante um streaming de um vídeo do YouTube, resolvi forçar o aplicativo a fechar para ver o que acontecia. O streaming continuou, mas depois que eu abri o aplicativo, os controles haviam sumido. Bastou conectar novamente no Chromecast que eu pude controlar novamente o vídeo, sem que ele fosse interrompido.

Espelhar a tela do seu smartphone

novo-chromecast-espelhamento

novo-chromecast-espelhamento-2

A partir do Android 5.0 Lollipop, é possível espelhar a tela (e o áudio) do seu smartphone no Chromecast de forma nativa, acessível pela barra de configurações rápidas. É muito interessante: se algum aplicativo não tiver suporte ao Chromecast, dá para fazer um certo improviso. Também pode ser legal arriscar espelhar um jogo simples que não precise de interações imediatas, uma vez que o delay (ainda que de 1 a 2 segundos) pode prejudicar a experiência.

É claro, não é um recurso para se usar sempre. Percebi que o smartphone começa a esquentar depois de vários minutos espelhando um vídeo ou uma página da web. É algo compreensível e, ao menos para o vídeo, há mais opções que eu detalharei mais abaixo.

Ouvir música

spotify-chromecast-easy-listening

Junto com o anúncio do novo Chromecast, o Google anunciou que o aplicativo do Spotify agora suporta o espelhamento. Nunca fui muito fã da ideia de ouvir música pela televisão, mas, quando estou na sala, a experiência acaba sendo bem melhor ― a qualidade do som é perceptivelmente superior na minha TV. Esse recurso também funciona no Chromecast de primeira geração.

O Pocket Casts, excelente aplicativo de podcasts, suporta o Chromecast, levando a comodidade de ter seus podcasts em um único lugar para a sua televisão. É interessante exibir a letra de alguma música na TV com o musiXmatch ― infelizmente, só dá para espelhar a letra de faixas locais.

Se você gosta de clipes de músicas, não pode faltar o aplicativo do Vevo, principal empresa que distribui os videoclipes da maioria dos artistas famosos atualmente. É possível acompanhar as lives dos seus gamers favoritos no Chromecast com o aplicativo do Twitch.

novo-chromecast-nba

Outras premissas são igualmente interessantes: o TED, organização que promove palestras ao redor do mundo, tem aplicativo compatível com o Chromecast. O app da NBA também suporta o gadget, levando resultados, notícias e estatísticas de jogos de basquete para a televisão; é possível fazer streaming de partes de um jogo.

Por fim, achei bem legal a ideia do Polaris Office em se adaptar ao Chromecast. A possibilidade de criar, editar e compartilhar documentos, planilhas e apresentações do smartphone e com a ajuda do Chromecast, é muito interessante. Imagino como seria diferente conectar o Chromecast a um projetor e dar uma aula, por exemplo.

novo-chromecast-netflix

Ok, mas e para espelhar filmes, séries e outros tipos de mídia? Além do excelente aplicativo da Netflix, listo algumas opções para quem não gosta de depender só da nuvem para consumir conteúdo.

Videostream

O Videostream for Chromecast é um dos melhores aplicativos para assistir suas séries e filmes armazenadas no computador, mas sem depender de softwares para gerenciar a biblioteca, como o Plex. O funcionamento é muito simples: basta escolher um arquivo de vídeo e espelhar para o Chromecast.

videostream-mac

Não há muito segredo para usar o Videostream: com a extensão para o Chrome, é possível procurar por arquivos de vídeo no seu disco. Depois que você selecionou as pastas, ele mostra a sua biblioteca escaneada e separa as séries por downloads recentes ou ordem alfabética, dividindo por temporadas.

videostream-parear

Eu gosto muito do Videostream porque ele permite o controle pelo smartphone, com aplicativos para Android e iOS. Assim, se não for muito conveniente controlar seu Chromecast pelo computador por eles estarem distantes, basta parear o Chrome com o seu dispositivo que o controle ficará em suas mãos.

O aplicativo para Android é bem decente: sem precisar recorrer ao computador, é possível controlar a barra de reprodução, abaixar ou aumentar o som e parar a transmissão completamente. Também parece haver uma integração com uma biblioteca de legendas; não vi essa informação no site do Videostream, mas algumas séries ficavam com legenda disponível (normalmente do addic7ed) sem que eu tivesse o arquivo armazenado ou uma legenda embutida. Caso ele não encontre nenhuma opção, você pode carregar um arquivo *.srt externo.

novo-chromecast-videostream

novo-chromecast-videostream-2

Para ver do que o Videostream é capaz, espelhei um episódio de Game of Thrones em *.mkv no formato Blu-ray e resolução 1080p ― o arquivo tem cerca de 7 GB. Não enfrentei problemas ao navegar por partes do vídeo, nem precisei esperar uma eternidade para as cenas carregarem.

O Videostream também tem uma versão Premium. Com ela, você pode organizar playlists e controlar os estilos de exibição das legendas. Não senti falta de nenhum desses recursos na versão gratuita, mas o valor de US$ 1,49 por mês é bem atraente para quem não quer desembolsar US$ 5 pelo Plex Pass, por exemplo.

Outras mídias

Outra ótima opção para reproduzir mídias armazenadas no dispositivo é o AllCast. Nele, o espelhamento não se limita a vídeos: fotos da galeria, Google+, Drive, Dropbox, músicas e qualquer outra mídia que esteja no seu armazenamento interno.

O AllCast é interessante para quem quer mostrar as fotos da última viagem na televisão ou não assina nenhum serviço de streaming, então precisa usar os arquivos locais para ouvir música. Ele não sincroniza com o computador, e os arquivos precisam estar armazenados no Android ou iOS.

Jogos

Desde o lançamento do novo Chromecast, o Google prometeu que jogos como Angry Birds Go! e WGT Golf ganhariam suporte ao Chromecast. Até agora, nenhum deles foi atualizado; eu só consegui jogar uma adaptação de Space Invaders, mas deu para ter uma ideia de como deve ser a experiência, sem muito atraso entre o comando e a exibição no Chromecast.

No anúncio do recurso, foi demonstrado que o smartphone serviria como uma segunda tela. Com o WGT Golf, por exemplo, seria possível ajustar a força, posição e direção da tacada. No Angry Birds Go, o acelerômetro do celular serviria para direcionar o carro pela pista.

chromecast-jogoschromecast-jogos-2chromecast-jogos-3

Por fim, o aplicativo oficial do Chromecast também é indispensável caso você queira controlar seus dispositivos de mídia (se houver mais de um) ou reunir todos os aplicativos recomendados nesse post.

Como disse no review, o aplicativo do Chromecast em alguns países é capaz de recomendar o que você pode assistir. Aqui, isso não funciona. De qualquer forma, o app também mostra as fotos que estão sendo exibidas no Chromecast. Assim, é possível ver informações como o fotógrafo, local que foram publicadas e a localização da captura. Também dá para colocar suas fotos do Google Fotos, Facebook ou Flickr na televisão.

Outros jogos e aplicativos interessantes podem ser acessados nesta página do Google, que reúne os apps compatíveis com o Chromecast. Qual você mais gosta?

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ACesar Font
Não gostei do VideoStream, parece que fica processando o vídeo tipo transcodificando, puxa muito pelo PC sem contar que tem que abrir os vídeos locais pelo Navegador Chrome. Bem mais simples é1. app MarvCast que só precisa do caster.jar de 1.5 MB no PC ou2. AirPinPCSender enviando o vídeo p app BubbleUPnP e desse pro Chromecast As legendas com o mesmo nome do vídeo são carregadas automaticamente pelo MarvCast e no 2 vc baixa novamente pelo BubbleUPnP no smartphone.
Miguel Braz
bom dia coloquei Chromecat so pega o som na tv nos filmes netflix que fazer para ver a imaguem
Wescley Marques
uma coisa q vi é q os canais globosat nao funcionam!
Wescley Marques
uma coisa q vi é q os canais globosat nao funcionam
Wescley Marques
mas aí come muita bateria e me impede ded usar o celular
Wescley Marques
\o/ obrigado vo dar uma olhada
j.u.l.i.a
sim, tem um app chamado local cast que permite fazer isso :)
Denis
Não dá pq vc não está mandado o episodio do celular para o aparelho, vc está avisando ele para reproduzir o episódio em questão, o celular vira controle remoto.
Jait Silva
Alguém ai controla o chromecast através do Iphone? E se tem alguma dificuldade?
Ou só funciona através do Android?
Gleison
Alguém pelo amor de deus me ajuda c o problema do @elio_costa:disqus , n consigo passar o audio do meu chrome cast pro meu celular...
Elio Costa
Não. Sem solução.
Elio Costa
Não. Sem solução.
Júnior de Sá
vc conseguiu?
Júnior de Sá
conseguiu?
Júnior de Sá
conseguiu?
Júnior de Sá
vc conseguiu?
Luciano
Eu estou tendo este problema....quando eu mando videos para o cromecast ele desliga todas funções de audio no smartphone, passando somente para minha TV que não tem saida para fones!
Luciano
Eu estou tendo este problema....quando eu mando videos para o cromecast ele desliga todas funções de audio no smartphone, passando somente para minha TV que não tem saida para fones!
Elio Costa
Basta espelhar. Nos smart android , app HOME. O que estiver na tela do smart , aparecerá na tv.
Elio Costa
Basta espelhar. Nos smart android , app HOME. O que estiver na tela do smart , aparecerá na tv.
Elio Costa
É possível assistir na tv, mas tendo o áudio no Smartphone, via fone de ouvido? Seria interessante, para não incomodar , assistindo na cama, por exemplo.
Elio Costa
É possível assistir na tv, mas tendo o áudio no Smartphone, via fone de ouvido?
Seria interessante, para não incomodar , assistindo na cama, por exemplo.
Wescley Marques
Eu posso usar o chromecast pra assistir jogos de futevol on line nesses sites como master tv e ver tv on line na minha televisao?
Wescley Marques
Eu posso usar o chromecast pra assistir jogos de futevol on line nesses sites como master tv e ver tv on line na minha televisao?
William Almeida
Alguém sabe se é possível mandar apenas o vídeo pra TV? Eu gostaria de mandar um filme da Netflix mas manter o áudio no Smartphone para usar um fone de ouvido.
William Almeida
Alguém sabe se é possível mandar apenas o vídeo pra TV? Eu gostaria de mandar um filme da Netflix mas manter o áudio no Smartphone para usar um fone de ouvido.
Edilmar Lima
sim ele espelha o áudio e o vídeo.
http://www.lojabrasileiro.com.br/product-page/26b0503d-4d58-1fe4-2dc9-9a70f0998e4d
Paulo Henrique Oliveira
olá o chrome cast 2 espelha o vídeo e o som do netflix ou apenas o vídeo?
Terra Nova
Muito em breve... ouvi que até o final desse anos ja estará disponível no Brasil.
Bruno Pereira
Sabe me dizer por favor se tem o APP do HBO GO?
Terra Nova
Com ele (PLEX) você cria um gerenciador de Filmes, Series e etc... no seu PC e fantástico fica parecendo o NETFLIX, como legenda, capa, sinopse, tema, trailer, tudo.

obs: também funciona em Smart TV
Terra Nova
Tambem tive esse problema teste uns 15 programas mais o realmente me atendeu foi o... PLEX funciona perfeitamente com legenda
Terra Nova
Hoje a ultima versão do Chrome (browser) já vem com a extensão https://uploads.disquscdn.com/images/8f5528500ee2da7540ca5697e63c23e0c532befb2dac82fa5b3970a39fef7303.jpg

A o clicar ele envia sua tela para o Chromecast receptivamente sua TV
hiper36
qual extensão? e como faz pra isso funcionar?
punho888
qual extensão? e como faz pra isso funcionar?
Terra Nova
Ex: BBC, Band, GloboSat, PFC e etc... possuem canais online

Como o Chromecast você pode ESPELHAR a tela do seu PC na TV... tipo eu sou assinante do PFC como minha conta da SKY posso assistir os jogos online e os demais canais da SKY.

No browser (chrome) tem uma extensão que a o clicar você replica o vídeo do seu PC para TV que possui o (chromecast).

Pode ver qualquer vídeo de qualquer site... bem simples.
hiper36
KKKK
punho888
KKKK
hiper36
sem duvida. É Google, precisa dizer mais?
punho888
sem duvida. É Google, precisa dizer mais?
hiper36
O CC tem processamento independente e dedicado especialmente para videos e streamings via wifi. Coisa que nenhuma Smart TV Top de linha vai ter.Dizem ser a melhor imagem de NETFLIX que existe atualmente, superando qualquer outro aparelho para o mesmo fim, por exemplo.,
punho888
O CC tem processamento independente e dedicado especialmente para videos e streamings via wifi. Coisa que nenhuma Smart TV Top de linha vai ter.
Dizem ser a melhor imagem de NETFLIX que existe atualmente, superando qualquer outro aparelho para o mesmo fim, por exemplo.,
hiper36
O CC tem processa
punho888
O CC tem processamento independente e dedicado especialmente para videos e streamings via wifi. Coisa que nenhuma Smart TV Top de linha vai ter.
Dizem ser a melhor imagem de NETFLIX que existe atualmente, superando qualquer outro aparelho para o mesmo fim, por exemplo.
hiper36
O CC não precisa ficar ligado a tela do celular e nem o celular. depois de mandar o filme por exemplo vc pode desligar até o celular que ele continua na memoria do CC reproduzindo normalmente.
punho888
O CC não precisa ficar ligado a tela do celular e nem o celular. depois de mandar o filme por exemplo vc pode desligar até o celular que ele continua na memoria do CC reproduzindo normalmente.
hiper36
Pelo que sei só existem 3 aplicativos oficias de Streaming no chromecast:- GLOBO PLAY- AMAZON PLAY- NETFLIX
punho888
Pelo que sei só existem 3 aplicativos oficias de Streaming no chromecast:
- GLOBO PLAY
- AMAZON PLAY
- NETFLIX
hiper36
Plex ????????
punho888
Plex ????????
hiper36
Como assim? explica melhor?
punho888
Como assim? explica melhor?
Edilmar Lima
Muito bom! tem poucos dias que comprei 2 chromecast estou gostando muito! parabéns pelas dicas aqui no tecnoblog :)
Fernando de Melo
Daniel, por enquanto só tem como ver se você espelhar a tela do smartphone. Mas já vi matérias dizendo que até esse ano o GlobosatPlay vai colocar a opção via Chromecast no app.
Danilo Soares
Testa o Megacast.
Terra Nova
O celular só envia o comando quem processa tudo e o Chrome
Terra Nova
No WiiU funciona 100% melhor browser dessa geração da pra assistir tudo... é como a tela touch você escreve ou seleciona como no Smartphone muito funcional
Terra Nova
Só conseguir espelhado pelo App do ChromeCast... na versão atual não tem opção de Steam.

obs: Lá fora o App da Sky da a opção de Stream.
Terra Nova
Só espelhando pelo App do celular ou pelo PC usando extensão do CromeCast no Browser (melhor opção).

Você entra com sua conta da ex: Sky no Globosat e replica pela extensão do Chromecast pelo Browser funciona 100%
Daniel
Dá pra usar os apps da HBO Go, TelecinePlay, GlobosatPlay no celular e exibir na TV via o Chromecast?
Bya Amorim
Algum aplicativo de NOTICIAS e VARIEDADES que possam recomendar, caso exista??? Observei que CNN, BBC, GLOBO NEWS, nada disso é compatível com o Chromecast...
Alberto
Ja. Funciona com a maioria dos filmes mas de x enquando pego um que não roda.
Alberto
Sim, funciona com uns videos e outros não. Sendo q esses videos que não funcionam no videostream funcionam em servidor de dlna tocando direto na smart tv.
Ze do Gato
"O que você pode fazer com seu Chromecast..."
Vender ele por um preço mais caro ou o mesmo preço que você pagou e comprar um Raspberry Pi.
Jean Prado
Já testou o Videostream?
Alberto
Ainda não encontrei uma solução boa para videos com legenda. O AllCast funciona mas fica uma barra preta por baixo da legenda. Alguem tem alguma dica pra me ajudar? Valew.
Marco Pacheco
Você me colocou alguns usos que eu não havia cogitado, mas ainda sim, no meu uso cotidiano a smart tv atende bem, pq uso mesmo YouTube e netflix. A ideia das playlist no YouTube seria bem interessante.

De resto, o nas é meu backup e distribuidor de mídia em casa. E minha cloud para acessar algum arquivo que por ventura esteja nele.

A tbm do quarto espelhava o celular a da sala não.

Estou morando temporariamente no exterior e minha tá aqui não é smart e tem suporte precário a começa de áudio e vídeo. Estou cogitando comprar a nova Apple TV pq peguei um iPhone Plus e minha esposa um Mac Air. A tendência aqui em casa é migrar tudo para Apple.
Rafael_Ctba
Bom... eu uso o chromecast no meu HomeTheater para aproveitar mais o PLEX e hoje em dia o Spotify. Além disso, não é necessário ligar a TV pois o controle do aplicativo é feito pelo próprio celular.
SiouxBR
Consigo ver filmes compactados com o formato H265 através do vídeostream? E ele tem suporte a legendas?
Tiago Celestino
Mas o primeiro a ter foi o rdio. :)
Felipe Daniel
Marco, te entendo. Mas o chromecast veio exatamente para isso, eliminar trabalho de ter vários serviços, um para cada coisa. Com ele você tem tudo, simples assim e á um clique na tela do celular/pc/notebook/etc...


Eu mesmo tenho uma tv smart na sala, ganhei de presente de casamento, e só usei para testar uns dias. Fizemos um ano de casamento di 15/11 e ainda só usei a smart dela nos primeiros dias...


É totalmente incomparável com o chromecast. Ainda mais com amigos. Todos escolhendo os próximos clipes que vai passar em seus próprios celulares e automaticamente eles entram na fila de reprodução na tv... E isso estando na cozinha, uns 8 metros da tv... Aumentamos e abaixamos o volume pelo celular...


Entre outras inúmeros exemplos que eu poderia te dar, mas estou com preguiça de digitar e tenho que trabalhar hehe


Vlwww
Leozeradf
O Deezer também faz espelhamento com o Chromecast.
Leozeradf
Engraçado. Eu não consigo fazer o espelhamento do meu celular(Galaxy S IV) na 2ª geração do Chromecast, sempre dá erro. Mas na primeira geração funciona perfeitamente. Alguém tem alguma ideia do por quê?
Marco Pacheco
Felipe, concordo com o Diego.
Na minha antiga casa todas as tava eram smarts. O app do YouTube pra tv ainda sincroniza com o celular para fazer as buscas de vídeos.

Eu tinha um NAS como servidor de media dela, ligado diretamente no roteador que jogava música, fotos e vídeos para as tvs. Na rede de casa, os celulares faziam backup automático de fotos e vídeos para o NAS e ficava tudo disponível para todos os dispositivos (celulares, tablets, tvs, notebooks).

Eu nunca senti necessidade do chromecast por conta disso. Mas confesso que vou comprar a Apple TV de 4a gen. Ser independente do telefone e com Apps próprios é bem mais interessante aos meus olhos.
Tiago Celestino
Uma das coisas do que eu assinei o rdio, era que ele era o único streaming que espelhava com o Chromecast. Eu como gosto muito de ouvir música na TV, quando estou limpando a casa ou fazendo qualquer outra coisa (reunião com os amigos, por exemplo).
Gildenilson Silveira
Web Video Caster sem duvidas é um dos apps mais poderosos para o chromecast, com ele consigo assistir streams de canais ao vivo como o da Globo Play e do SBT e outras centenas de sites, é um dos apps que recomendo comprar a versão premium.
Alessandro Johnny
O Cast media to device do Edge e Movies + TV funciona perfeitamente em uma SmarTV que tenha DLNA.

E o MetroTube pra Windows Phone consegue fazer Cast pra qualquer device que suporte DLNA, Apple TV e Chromecast.
D' Carvalho
Web video caster para transmitir filmes desses sites de filmes online.

Não adianta, espelhar a tela do celular não é a mesma coisa.
Marlon
O Xbox One já tem um App da Microsoft chamado Wireless display que faz +- isso. Pode até espelhar a tela inteira do Smartphone. Não é igual ao chromecast mas está evoluindo
Marlon J Anjos
O Xbox One já tem um App da Microsoft chamado Wireless display que faz +- isso. Pode até espelhar a tela inteira do Smartphone. Não é igual ao chromecast mas está evoluindo
Louis
A Microsoft, Sony e Nintendo deveriam se inspirar nesse tipo de tecnologia e trazê-las para seus respectivos consoles.
Henrique Alves
Velho, quem ve pensa que vai comer a bateria em 30min de uso. Deixar de usar chromecast por causa dessa desculpa mostra falta de conhecimento no produto.
Adonay Smyth
O dispositivo é muito bom, netflix e pronto ;D
Super pratico e cumpre o que promete.
Felipe Daniel
Cara, por melhor que for sua smart tv é impossível ser mais prático que o toque na tela do celular. Com um toque, em milesegundos, já está rodando o vídeo na tela da tv. Fora que é assim com todos os vídeos, não só do youtube. Por ex os do site da globo, etc.
Diego Vieira
Pra quem não tem TV smart tudo bem, mas minha TV já tem o app do youtube, a função do chromecast seria apenas para espelhamento.
Felipe Daniel
Assistindo vídeos do youtube pode se até desligar o celular que o vídeo não para na tv. Portanto, não gasta Nada da bateria do celular...
Rodrigo Cerqueira
Pq?

Não é o celular que faz o streaming e sim o próprio chromecast. Portanto o impacto na bateria do celular é desprezível. (a exceção, claro, dos vídeos armazenados no celular e do espelhamento de tela).
Keaton
Seria ótimo se o chromecast pudesse ser gravado... =p
cAko
Como que eu posso armazenar o episódio 3 da 1ª temporada do Supergirl no meu computador assim como o Tecnoblog fez?

=D
Marcio Santos
Apenas um adendo: os assinantes do NBA League Pass podem usar o aplicativo para fazer streaming de todos os jogos, ao vivo.
Diego Vieira
Enquanto não melhorarem as baterias dos celulares não vejo vantagem nenhuma em usar chromecast.
Roberto
Adele <3
André Cardoso
Ótimo post, não sabia que as possibilidades eram tantas. Agora estou pensando mais seriamente em comprar o Chromecast :D
Rafael Carneiro
O LocalCast tbm é ótimo para enviar videos do smart pro chromecast!