Início » Internet » Doar para causas importantes vai ficar mais fácil com este novo recurso do Facebook

Doar para causas importantes vai ficar mais fácil com este novo recurso do Facebook

Jean Prado Por
4 anos atrás

É inegável que o Facebook é uma ferramenta incrível para organizações sem fins lucrativos que se mobilizam com causas humanitárias. Por meio de suas páginas, elas promovem ações e mobilizam as pessoas. Que tal levar essa interação adiante? É o que o Facebook pretende com uma nova ferramenta.

Voltado para o financiamento coletivo, o recurso é um pouco diferente de sites como o Kickstarter ou Indiegogo, uma vez que ele é exclusivo para entidades não lucrativas ou instituições de caridade. Ao entrar em uma página como a da WWF, por exemplo, será possível definir metas de doação para ações específicas.

fundraisers-on-desktop-and-mobile-v2[1]

Página contém informações sobre a causa e quanto a organização precisa para alcançar a meta.

A página da campanha mostra quantos dias faltam para a arrecadação acabar, o número de doadores e quantas pessoas compartilharam ou seguiram a ação. Ela é bem semelhante à página de campanhas do Kickstarter (e isso é algo positivo).

Além de criar campanhas específicas, o Facebook anunciou uma melhoria na doação para páginas e publicações: em organizações sem fins lucrativos, será possível adicionar um botão logo abaixo do nome da página para o usuário contribuir com a causa.

donate-button-on-page

Organizações como a Associação ALS já apresentam botão para doação em suas páginas no Facebook, mas levam o usuário para fora da rede social. Com a novidade, será possível fazer uma doação em apenas um passo, sem precisar sair do Facebook ― muito mais cômodo e intuitivo para o usuário.

Essa não é a primeira medida que a rede social toma para ajudar causas ou eventos catastróficos. Desde o terremoto no Chile, o atentado em Paris e mais recentemente, os bombardeios na Nigéria, há a Confirmação de Status de Segurança, que permite ao usuário marcar que está seguro, enviando um aviso para os amigos e familiares.

Também existe o apoio simbólico a causas, usando filtros sobre as fotos de perfis: a primeira campanha começou com a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país, apoiada por 26 milhões de usuários. Depois, outra ação foi criada em solidariedade ao atentado em Paris, com a rede social disponibilizando a bandeira da França no avatar dos usuários.

fundraiser-on-mobile-and-shared-with-friends-v3

Botão de doar aparece logo no feed de notícias quando alguém compartilha a campanha.

No entanto, nem tudo são flores: para arcar com os custos das transações, o Facebook começará a cobrar algumas taxas dessas campanhas de financiamento ― mas só quando o recurso se expandir. Sites como o Kickstarter cobram, do pagamento, 5% do valor mais US$ 0,05 para remunerações abaixo de US$ 10.

Até agora, assim como toda novidade que aparece no Facebook, esses recursos não estão disponíveis para todo mundo. A rede social ainda está trabalhando com 37 organizações parceiras, como a WWF e o Mercy Corps, mas disponibilizou uma página para a inscrição de organizações americanas registradas como 501c3 (sem fins lucrativos).

Segundo o The Verge, o Facebook pretende disponibilizar esse recurso fora dos Estados Unidos no ano que vem. Será que o Brasil está na lista?

Mais sobre: , ,