Início » Celular » Moto G de 2ª geração começa a receber Android 6.0 Marshmallow

Moto G de 2ª geração começa a receber Android 6.0 Marshmallow

Jean Prado Por

Depois do Moto X Style e Moto X de 2ª geração serem atualizados com o Android 6.0 Marshmallow, a Motorola começou a liberar a novidade para o Moto G de 2ª geração, dispositivo que tem mais distribuição no mercado brasileiro. Novamente, Brasil e Índia foram priorizados na atualização para o Android 6.0.

Infelizmente, a atualização parece estar chegando apenas para a variante do Moto G com suporte a dois chips e TV. Se o seu modelo é inferior, você deve esperar mais um pouco. Há alguns meses, a fabricante havia anunciado a lista completa de smartphones que terão atualização para o Marshmallow. Os dispositivos são estes:

David Schuster, que comanda as atualizações de software na Motorola, confirmou que o Moto X de 1ª geração, Moto G de 1ª geração (e variante com 4G) e o Moto E de 1ª geração vão continuar no Lollipop. Embora a fabricante não tenha incluído o Moto E de 2ª geração na lista de dispositivos a serem atualizados, Schuster decidiu omiti-lo no anúncio. Será que há esperanças?

O que há de novo

A principal novidade do Marshmallow para quem tem pouca memória interna é a fusão com um microSD. Ou seja, a memória externa passará a fazer parte do armazenamento interno, permitindo que o usuário instale aplicativos e jogos em mais alguns gigabytes de memória. Se você fizer a atualização já com um cartão inserido, ele não será integrado à memória. Mas essa página ensina como fazer a integração.

Outra novidade é o modo Doze, que reconhece quando o dispositivo está descansando e faz o smartphone "dormir" para não gastar muita bateria em standby. Também foi implementado um novo sistema de permissões para evitar que o usuário aceite alguma permissão suspeita sem ler (isso também adiciona uns pontos na segurança).

Now on Tap

A atualização também inclui o Now on Tap. Com essa função, o Google Now exibe uma informação contextual que se relaciona com o que você está vendo. Por exemplo: você está ouvindo Twenty One Pilots no Spotify e pergunta para o Google “quem é o cantor principal?”, sem explicitar a banda. A resposta vem logo a seguir: Tyler Joseph.

Outro destaque do Marshmallow é o backup automático dos aplicativos para o Google Drive e, por conta disso, remove o aplicativo Motorola Migrate, que faz basicamente a mesma coisa. A fabricante também decidiu não incluir o Moto Connect, serviço de espelhar SMS para o Chrome, alegando que ele era pouco usado.

Atualizações menores, como melhorias no compartilhamento, controles de volume e Android Pay também chegarão para todos os dispositivos listados acima. Para conferir a lista completa de novidades do Android 6.0 Marshmallow, é só clicar aqui.

Instruções de atualização (XT1069)

Se você ainda não teve sorte de receber o Marshmallow automaticamente, não se preocupe: é possível atualizar para a versão de testes do Marshmallow. Isso significa que o software não é final, mas é estável o suficiente para uso diário. Instale por sua conta e risco.

Importante: nem todos os modelos do Moto G de 2ª geração podem fazer a atualização por este método. Ele deve se encaixar dentro desses requisitos:

  • Ter um software retail (ou seja, sem vínculo com operadoras) de modelo XT1069 (dual-SIM com TV).
  • Ter feito a última atualização do Android, que é aversão 5.0.2. Assim, o campo "Número da versão" em "Sobre o telefone" deve exibir 22.56.3.
  • Estar com a bateria devidamente carregada (acima de 50% pelo menos) e deixar o celular na tomada durante a atualização.
  • Não ter root ou alguma modificação no sistema, como recovery modificado.

moto-g-2014-marshmallow-soak-test-w782

Caso você se encaixe em todos os requisitos, já é possível atualizar. É só fazer o download deste arquivo e seguir os passos abaixo:

  1. Transfira o arquivo na extensão *.zip para a raiz da memória interna do seu dispositivo. É importante que ele não seja extraído nem colocado dentro de uma pasta;
  2. Vá em Configurações > Sobre o telefone > Atualização do Sistema para checar por atualizações;
  3. Se tudo der certo, aparecerá um aviso semelhante à imagem acima e é só confirmar para começar a atualização;
  4. Agora é só  esperar. E esperar mesmo. Até a tela inicial ficar acessível, o processo pode demorar até uma hora.

Se você não conseguiu passar do item 2, não se preocupe. Também é possível fazer a atualização manualmente, aplicando o *.zip pelo menu recovery. Abaixo estão as instruções:

  1. Transfira o arquivo na extensão *.zip para a raiz da memória interna do seu dispositivo. É importante que ele não seja extraído nem colocado dentro de uma pasta;
  2. Desligue o seu dispositivo;
  3. Pressione o botão de diminuir o volume mais o botão power durante cinco segundos;
  4. Essa é a tela de fastboot. Pressione o botão de diminuir o volume até chegar na opção Recovery e aperte o botão de volume para cima para confirmar;
  5. Não se assuste se você se deparar com o boneco do Android. É só pressionar o botão de energia e depois tocar no botão de volume para cima para aparecer o menu de atualização;
  6. Selecione a opção Install zip from sdcard, procure pelo arquivo Blur_Version.22.56.3.titan_retbr_dstv.retbr.en.BR.zip e confirme usando o botão de ligar;
  7. Quando a atualização terminar, é só selecionar a opção Reboot system now.

Se tudo deu certo, seu Moto G de 2ª geração já deverá estar rodando o Android 6.0 Marshmallow sem problemas. Se você tem um XT1068 e quer tentar a sorte, um usuário do XDA ensina a fazer o processo com o arquivo do XT1069 aqui (em inglês).

Com informações: AndroidPIT.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Clayton Amaral
o meu esta no twrp como eu saio daq
Clayton Amaral
por favor estou desesperado
Clayton Amaral
o meu apareceu em uma tela estranha chamada team win recovery Project v2.8.0.1 como faco pra sair alguém pode me explicar por favor já faz dois dias e n sei como sair
Denisson Marques

Atualizei e me lasquei, só depois descobri que esse software faz com que o aparelho deixe de reconhecer os dados de internet. Paguei 50,00 reais e ainda não sei se será possível reverter, obrigado pelo prejuízo Motorola
.

Denisson Marques
Atualizei e me lasquei, só depois descobri que esse software faz com que o aparelho deixe de reconhecer os dados de internet. Paguei 50,00 reais e ainda não sei se será possível reverter, obrigado pelo prejuízo Motorola .
Vinícius Guerra
O segredo é , depois da atualização , você deve restaurar o aparelho para as configurações de fábrica ou fazer um WIPE RESET FACTORY . Isso coloca o sistema em ordem .
Vinícius Guerra
Se o aparelho estiver travado , faça isso : Como devo reinicializar meu dispositivo? Em um evento improvável do dispositivo ficar travado, congelado, com a tela branca ou escura, ou caso não responda ao botão ligar/desligar, você poderá forçar a reinicialização do dispositivo seguindo as etapas abaixo. Pressione e segure o botão Ligar/Desligar e o botão Diminuir volume por 10 - 20 segundos, o dispositivo reinicializará e passará pela sequência do processo. https://motorola-global-portal-pt.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/96844/p/30,6720,9050 Se foi atualizado para o Android 6.0 , em seguida ou seja após a atualização , faça uma restauração de fábrica , pois ele conserta esses bugs ou resquícios de uma grande atualização .
Erisson Villas Bôas

Mano mas eu não quero atualizar mas toda hora essa droga de mensagem aparece na tela inteira do meu celular automaticamente eu ate já clickei no botão mais tarde mas nunca some essa mensagem, ai toda vez que to fazendo alguma coisa tipo ver vídeos no YouTube essa mensagem aparece bem na hora parando o vídeo que estou assistindo!

Você pode me ajudar?

Mikael Espínola

Pessoal. Estou pra comprar um Moto X 2014 pela Oi, e no post disse que não poderá atualizar pro Android M caso o aparelho tenha vínculos com alguma operadora. Ou seja, não vou ter o 6.0 por conta disso? Me expliquem isso por favor. Desde já, agradeço.

Emanuel Castro

Como faço para instalar a atualização 6.0 com a minha 3G?

Talita Fernanda
Olá, boa tarde. Não sei se tem a ver com o assunto, mas o meu Moto G2 travou desde ontem. Esperei a bateria acabar e coloquei ele pra carregar de novo, mesmo porque isso já aconteceu no ano passado e deu certo. Só que dessa vez, ele ligou e tá com o simbolo inicial, e não sai disso, já tentei fazer o Hard reset nele e não funciona. Será que é por alguma dessa novas atualizações, ou o problema tá no meu celular mesmo?
Entrega Ele ela
quero voltar do 6.0 para o anterior. alguem manda o link por favor
Desc
Fui instalar a atualização, mais quando chega na metade, o celular desliga. O que eu faço?
Luiz Gustavo
uma merda, só fudeu com tudo! Celular ficou lento e trava toda hora!
Eadrix

Querem um conselho? NÃO ATUALIZEM PARA O MARSHMALLOW!! Fui nessa, atualizei e o celular passou a consumir mais bateria, ficou mais lento e, até no whatsapp era uma luta pois ao digitar as palavras simplesmente travavam e o resultado eram consoantes e vogais repetidas. Tive que voltar para o Lilipop e, graças a Deus meu moto G 2 estava como era antes.

Exibir mais comentários