Início » Aplicativos e Software » Como o WhatsApp está bloqueando propositalmente links para o Telegram

Como o WhatsApp está bloqueando propositalmente links para o Telegram

Avatar Por

telegram-vs-whatsapp

Há um bom tempo venho utilizando o Telegram e o WhatsApp simultaneamente, dependendo do grupo de pessoas com o qual preciso me comunicar. Normalmente, para trabalho e colegas da internet, o Telegram funciona melhor. Já para receber vírus, aqueles vídeos sem noção e mensagens de autoajuda da família, nada mais eficiente que o WhatsApp.

Recentemente notei um fenômeno envolvendo os dois aplicativos: usuários do Telegram convidando seus amigos do WhatsApp para experimentarem o lado do aviãozinho de papel. Eu, inclusive, já fiz isso: consegui convencer meu pai a mudar de lado e hoje em dia a gente só usa o Telegram. 10 pontos para Grifinória!

Só que desde a última versão do WhatsApp, algumas dessas pessoas passaram a reportar que, ao tentar enviar mensagens com URLs que faziam referência ao Telegram para seus amigos do WhatsApp, o texto era enviado sem o link para o site. Resolvi testar eu mesmo para ver se era verdade. Confira:

test_telegram_whatsapp_toadgeek

E se a gente tentar usar variantes do nome do concorrente, tudo funciona normal:

ap_resize

Estranho. Muitíssimo estranho. Muitos começaram a dizer que poderia ser um bug ou falha do sistema ao tentar ler dados do site do Telegram. Curioso que sou, resolvi ver o código-fonte da última versão do WhatsApp. Minha suspeita era que poderia existir alguma expressão regular bloqueando o site do Telegram. E voilá! Dentro do arquivo LinkifyWeb.java, linha 18:

Screen Shot 2015-12-01 at 4.04.24 PM

E onde é que estes chamados "BAD_HOSTS" estão sendo utilizados? No método isBadHost:

Screen Shot 2015-12-01 at 3.28.30 PM

Essa função é executada por outro método, nomeado como hasBadHost, referenciado em outra classe, a MessageSelectionActionModeCallback.java:

Screen Shot 2015-12-01 at 3.30.58 PM

Para quem não entende muito de programação, eu explico: o que o WhatsApp está fazendo aqui é, deliberadamente, filtrar mensagens que possuam referências ao site do concorrente e removendo o link.

Porém, contudo, entretanto, todavia, uma vez que o texto em si é enviado, e qualquer pessoa pode digitar a URL no navegador, me pergunto qual a motivação para uma atitude que pode facilmente ser considerada antiética? Será que a aposta é dificultar a vida de usuários que por ventura tenham preguiça de copiar o texto e abrir o site manualmente?

Será que isso, no fundo, não vai despertar ainda mais a curiosidade de uma parcela desses indivíduos? Difícil saber.

Em suma: não é bug, é proposital. E o que vocês acham desta atitude que o WhatsApp tomou? Acham válido e faz parte da guerra de mercado ou vocês acham que a empresa jogou sujo?

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carlos Felipe
Tem mais, se vc selecionar a mensagem com telegram, não aparece opção pra encaminhar ou compartilhar com seus amigos.
Pruda
Ta ai uma coisa que eu adoro: quebrar os grandes oligopólios... Detestei quando o F.. do Fuckunberg comprou o Whattsapp... #Partiu telegram
Wagner
Isso mesmo! E agora acaba de sair a versão web:
https://web.telegram.org
Keaton
Esse conteúdo eu acabo deixando de lado.
O Twitter também não é lá muito util, só foi útil foi para entrar em contato com o PayPal USA para resolver um problema. (O PayPal Brasil é bastante ineficiente)
Matheus Gonçalves
Mas e o conteúdo que só é publicado nas redes sociais?

Facebook eu pulo, mas Twitter hoje é essencial. E você só precisa seguir quem for interessante =)
Keaton
Para conteúdos, prefiro o bom e velho RSS de sites previamentes selecionados. Se um site passa a me desagradar, apenas removo do RSS.


No RSS não tem a aporrinhação de 300 pessoas e seus jogos pentelhos, nem mesmo aquelas milhões de citações de terceiros, enfiadas em imagens roubadas dos autores com "copyright" da pessoa ou site que "criou". Até dá para filtrar, já tentei, mas é muito tempo desperdiçado só para gerenciar essas tralhas.

Mais uma vantagem do RSS: também não tem a aporrinhação de "Me adiciona no feici" de parente e conhecidos. (não seria um problema se as pessoas não ficassem entulhando o feed com inutilidades)
Fabiano Silva
Eu uso somente o Telegram, o whatsapp deixei de usar faz tempo. Mas se for listar apps de conversação, ele fica muito atrás da maioria. O Viber é melhor nas ligações, o Hangouts é mais prático, O Skype é mais atrativo, ou seja, espaço tem pra todos. Isso só faz o whatsapp cair ainda mais no meu conceito.
Fabiano Silva
Eu uso somente o Telegram, o whatsapp deixei de usar faz tempo. Mas se for listar apps de conversação, ele fica muito atrás da maioria. O Viber é melhor nas ligações, o Hangouts é mais prático, O Skype é mais atrativo, ou seja, espaço tem pra todos. Isso só faz o whatsapp cair ainda mais no meu conceito.
Rodrigo Oliveira
Sempre falo pra utilizarem... e sinceramente não muda nada no meu cel ter skype, telegram, viber, whatsapp e etc instalado... então deixo todos instalados e já era.

Mas sinceramente gostaria que pegasse a moda telegram... 1000x melhor que o limitado whatsapp
Matheus Gonçalves
Fiquei curioso: pq não?
São ferramentas muito interessantes pra consumo de conteúdo.
Matheus Gonçalves
Opa, pode contar sempre com isso nos meus textos. Não será uma tradução. A idéia é sempre levar um ponto de vista diferente sobre o assunto.
abraaocaldas
hahahahahhaha
Thiago Machado
Pondo assim posso concordar contigo, um cliente pode trocar qualquer informacao que quiser dentro do mercado
Tafarel Carvalho
É comum ver apenas traduções de outros portais, e raro alguém criar e buscar algo novo , parabéns, agora eles que vão traduzir do português para o inglês. kkk
Basquens
Fora tudo isso ainda da para perceber que o whatsapp não se importa em vasculhar as suas msgs.


No minimo invasão de privacidade isso, em uma época que todos se preocupam com dados criptografados uma empresa identificar o que você está escrevendo é no minimo estranho.
Basquens
Hoje em dia eu uso os dois apps, e sempre tento migrar as pessoas com que eu mais converso pro telegram.
BornToParty
Eu quero ouvir um amém da assembleia para este aplicativo!
Matheus Gonçalves
Fui eu mesmo, cara. Obrigado.
Emanuel Sousa
Verdade, ética são as regras ditas. Vamos alterar para bom senso.
Emanuel Sousa
"Então me diz o endereço do supermercado C?" "oh, claro, senhor, aqui está".

Mas na verdade verdadeira o que o vendedor está fazendo é ser mau caráter (a mando do patrão) e dizendo o endereço, mas informando um caminho muito mais longo, passando por estradas esburacadas para desestimular o consumidor a buscar o local com preços potencialmente melhores (se fossem piores, pra que esconder, né?).

A url em si não está sendo ocultada. Você pode vê-la, copiar a mensagem, colar na barra do navegador, apagar o comentário que veio junto e acessar. Seria apenas mais um arcaísmo arbitrário dentre tantos outros adotados pelo Whatsapp, se não fosse exclusivamente referente aos domínios do Telegram.

Lembrando novamente que quem está passando o link é um usuário para outro usuário, não tem nada a ver com o lado do prestador do serviço, que NEM DEVERIA ESTAR METENDO O BEDELHO NAS MENSAGENS. Se tá nos termos de serviço que eles mineram dados, que fiquem lá fazendo isso silenciosamente, e deem tratamento igual para todas as urls.
Tafarel Carvalho
Parabéns pela analise do código, quem fez?
grande_dino_2
O IE impedir que você baixe o Chrome é bem diferente do Whatsapp impedir que você mencione o Telegram (ou qualquer outro app).
O Whatsapp não está impedindo que você mude de aplicativo, ele está impedindo que você faça propaganda dentro da rede deles.
O IE ou o Chrome ou qualquer navegador não é exatamente uma rede como é o Whatsapp, eles são navegadores, que dão acesso às redes.
mord4z
Perdão, faltou uma parte conforme o Thiago disse.
Giovanni Castro
Pra terem feito isso com certeza se sentiram ameaçados diante do excelente serviço que é o Telegram. Lógico que impedindo que seus usuários testem algo melhor é uma defesa deles.
Todos que testam o Telegram veem o quanto é superior em tudo. Ligação? Espero que nunca põem isso no Telegram, se colocarem que mandem junto uma opção de desativar.
Matheus Gonçalves
Amigo seu, cara. hahahahahaahh
Ele sugere pessoas que já estão no seu círculo de amizades. =)
Ricardo Bahia
Mais legal ainda. O WhatsApp também não encaminha as mensagens contendo "telegram" hahaha...
Rafael Mariano
shame on you zapzap.
abraaocaldas
Se desse para pelo menos entender o que falavam! Parecia um analfabeto tentanto usar um smartphone.
Eduardo Barros
Cara, é o Telegram tentanto fazer você conseguir novos amiguinhos. Apenas agradeça! XD
Thiago Machado
ja ouvi falar isso, de que em algum lugar tem alguma lei que fala sobre isso, mas com certeza utilizar isso pra fim ilicito agrava a situação do 'acusado'
Thiago Machado
acho que a analogia está incompleta, pra mim está mais como se o consumidor pedisse o endereço pro funcionario e ele falasse, não posso fazer isso senhor
Thiago Machado
onde está o código de ética internacional ? quero consulta-lo
Jamis Casusa
"E nenhuma empresa é obrigada a citar concorrentes ou mesmo incentivas que seus usuários testem todos para decidirem"

Eu acho que não, hein. https://tecnoblog.net/107609/microsoft-ie-europa/

Segundo a sua lógica, se eu quisesse baixar o Chrome por meio do Internet Explorer eles poderiam bloquear o download e estaria tudo certo.
Thiago Machado
vale bilhões e é usado no mundo e tem muito código bonito que é inútil, a vida é assim my friend rs
Lucas Kacherian
Atitude podre, mas esperada, vindo de quem veio.
Renan™
Mas salvo engano, criptografa e decriptografa nas pontas, mas o trânsito é decriptografado. Não me lembro onde li sobre isso.
Renan™
Tem versão para Windows e Linux tbm o/
Dá para usá-lo mesmo se o aplicativo estiver desconectado no celular.
Richardson
Pois é, faz todo o sentido mesmo, Felipe.

Conheço alguns que conseguem utilizar o Viber, que seja o Line, WeChat só descobri a existência por um App do Android, que seja, qualquer um que for pode ser melhor para algumas coisa ou pior para outras, se formos olhar assim também temos o Hangout que também atenderia como concorrente, porque não Skype que também, o fato é a aprovação ou rejeição do povo.

Seria sonhar muito conseguirem algum efetivo que fosse genérico? rsrs
Aí só com a liberação da API dos outros.
LessTech
O que diferente você esperaria de uma empresa que pertence ao Facebook, que "rouba" vídeos do YouTube?
felipecn
Pelo visto é o único que realmente incomoda o WhatsApp.


(Sejamos honestos, o Viber é muito ruim. Line e WeChat só dão certo no oriente. O único que realmente ameaça o WhatsApp é o Telegram - é bem menos carregado que os concorrentes e não tem gambiarras como o WhatsApp Web)
Richardson
Sim, é isso aí, mas a pergunta é, um hard code "telegram"?
E os outros concorrentes, será que só o telegram incomoda tanto assim?
Não deveria ter um "viber" e etc? (não lembro quais concorrentes mandam links de convites)
felipecn
Ué, é justamente uma expressão regular para pegar variações como www.telegram.org, telegram.org, e até o telegram.com, que nem é relacionado ao Telegram.
Thiago Oliveira Santos
Eu utilizo porque a maioria utliza e a TIM oferece promoções onde o whatsapp não desconta da franquia, o que não está certo, mas é uma vantagem para quem usa. Só gostaria que fizessem o mesmo com o Telegram
Denis Lins
Verdade, não tinha pensado nisso.
Thiago Machado
Horrivel pq ?
Richardson
Sinceramente, tem embasamento técnico, mas uma linha com a sentença "telegram" chapada em hard code dentro da expressão regular?
Meio forçada a barra sobre teoria da conspiração.
Considero mais que seja problema de redirecionamento de site não interpretado corretamente, Facebook web mobile tem MUITO disso.

BAD_HOSTS = new Pattern[]{Pattern.compile("(\W|\b)telegram(\.\w+){1,2}\z", 2)};
Raul Baldner Junior
genial! haha
Krosna Terrestre
Claro que não. errado seria se utilizasse da engenharia reversa para crackear, liberando funções pagas ou versão full. e crime seria apenas se vendesse a versão crackeada.
W. Motorola
Claro que não. errado seria se utilizasse da engenharia reversa para crackear, liberando funções pagas ou versão full. e crime seria apenas se vendesse a versão crackeada.
Matheus Gonçalves
Não se esqueça que esse é o código gerado na engenharia reversa, e não é idêntico ao que foi desenvolvido pelo WhatsApp.
grande_dino_2
A maioria ficaremos no passado, meu amigo.
A pergunta é se você vai fazer algo para não ficar e, se for, se o que você está fazendo é uma escolha acertada. Isso só saberemos mais pra frente.
Jonatas Barbosa
Cada uma viu...
grande_dino_2
Mas o whatsapp não tem como de fato impedir que seus usuários troque de serviço (ao contrário de algumas empresas no brasil que insistem em ficar te cobrando mesmo depois que você cancela o serviço). O que ele está fazendo é diminuindo a exposição dos seus usuários a serviços concorrentes dentro de sua própria rede.
É como um canal de TV editar toda e qualquer menção a emissoras concorrentes na sua programação ou se uma provedora de internet resolvesse criar uma ferramenta capaz de bloquear todas as propagandas de provedoras concorrentes pros seus usuários.
E nenhuma empresa é obrigada a citar concorrentes ou mesmo incentivas que seus usuários testem todos para decidirem. Algumas fazem isso por puro marketing (e podem acabar perdendo cliente por isso). Outras acham que esse tipo de estratégia não vale a pena.
BornToParty
Minha mente acaba de explodir!
Não sabia dessa, ficava sempre utilizando a versão mobile.


Valeu!
Igor Jacaúna Martins
Não é uma violação, "decompilar" o APK proprietário? Não consiste em crime contra direitos autorais? Tá certo que foi pra comprovar a má vontade do Whatsapp e tals, mas mesmo assim não fere a lei?

E jamais imaginei que o Whatsapp não usaria o "proguard" pra criptografar o código e evitar essa engenharia reversa...
Emanuel Sousa
No seu discurso parece que basta ter propriedade sobre algo para se colocar acima de qualquer respaldo de ética. Uma coisa é você não fazer apologia direta ao seu concorrente. Outra é você impor barreiras à liberdade de seus usuários, quando ela nem infringe sua propriedade intelectual ou qualquer outro dispositivo legal.
Emanuel Sousa
Analogia errada. Você acha que um funcionário do supermercado A tem o direito de chegar até um consumidor que está dentro do estabelecimento, comentando que o supermercado B tem preços melhores, e mandar que ele pare de "fazer propaganda da concorrência"? É ISSO que está acontecendo.

Vale ressaltar: o consumidor não se apossou do microfone dos anúncios, ele não está nem mesmo gritando, só está conversando com um amigo.
Denis Lins
Que código horroroso!
Douglas Siqueira
Um pouco de leitura não faz mal a ninguém! Durov não é mais dono do VK já faz algum tempo, e se sua conta viola os termos de uso do produto não vejo mal algum em ser deletada. http://gazetarussa.com.br/economia/2014/07/14/vkontakte_a_rede_social_que_virou_politica_26447
Jonathan Zanella
Tua teoria tem fundamento, mas não faz sentido ter usado a url do telegram. Eles usaram a variável BAD_HOSTS porque nomear como COMPETITORS_URL era demais neh?
Vitor Mikaelson
GVT estaria fazendo um favor. =P
mord4z
Concordo, em qualquer lugar é assim: o pessoal do supermercado A não vão te levar até o supermercado B, os vendedores da CC de veículos da marca F não irão te levar até a CC da R....
Anderson Rodrigues
Uai, ta certo! Tudo uma guerra pelo mercado...
Fernando Datorre
Ta certo, o programa é "meu" e eu faço o que quero com ele. Se vc quer ir pro concorrente, que vá sozinho, não vá usar meu programa, minha infra e minha lógica computacional pra espalhar isso...
Simples assim... quanto mimimi...
abraaocaldas
Ano passado o whatsapp ativou criptografia ponta a ponta. Aqui mesmo no tecnoblog tem uma matéria falando sobre isso. Leia novamente o que eu falei.
abraaocaldas
Cara não sei se é preguiça, tentei usar e o que mais apareceu foi gente que eu não conhecia falando comigo -.- não gostei.
Bruno Casado
Bom pode ser.....
Islan Oliveira
É anti-ético da parte do WhatsApp. Pra mim tanto faz um ou outro. Só uso whatsapp pra falar com família, amigos mais próximos e colegas universitários. Como nenhum está no Telegram, não tem sentido eu usá-lo.
Anakin
acionista? hahaha zoa
Anakin
imagina a GVT bloquear todas as formas de você acessar informações da Oi Velox por exemplo
Anakin
É esse nível de prepotência que o Facebook repousa, uma pena mesmo, por isso fico feliz quando um novo serviço deles similar ao Snapchat vai por água abaixo.
Daniel Teixeira
É o bytecode do app Android descompilado, chapa.
the-rambo-vibga
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjZ8Ovh_bzJAhUJQZAKHUqRDgUQFggeMAA&url=http%3A%2F%2Fjornaloide.com%2Fprivate-show%2F&usg=AFQjCNFVhM_PwMlM0nkEvyCkwRLtKZqhTg&sig2=QP0DQcOsptKNcysaI7J_lQ
Isaias Freitas
Ainda tem versao pra PC.
Alex Oliveira
Faltou falar dos porns, que quebraram até a Playboy hahaha
BornToParty
Particularmente, diria que praticamente em todos os pontos é melhor. Interface deles na web mesmo, muito superior ao WhatsApp.
Keaton
Sou um dos que não usa rede social. :p
Lucas Santos
foram canais, não grupo '-'
Bruno Casado
e outra coisa o arquivo é um .java.... logo é sim do lado do servidor.
Bruno Casado
E vc acha que as mensagem nao passam pelo sv? ou vc acha que é socket direto? Imagina um serviço websocket rodando no whatsapp torrando a memoria do celular? Não cara... as mensagem chegam sim no servidor. Via TCP ou HTTP Request. Além disso não funcionaria DIREITO para um grupo o socket.....

http://www.erlang-factory.com/conference/SFBay2012/speakers/RickReed (leia)
abraaocaldas
Se eles fizessem do lado server seria o atestado que eles leem suas mensagens ativamente.
Bruno Casado
Mas vazou o .java né? ai é sacanagem
Edgar Araújo
Ok, o cara não devia ter xingado, mas ele está certo e segue a máxima: ao dar opinião, não fale do que não conhece.
Edgar Araújo
É, testando...
Edgar Araújo
Eles bloqueiam a URL do Telegram por um simples motivo: Links de convite para grupos trazem muitos usuários para o Telegram (e os mantém, porque grupos mantém as pessoas). Então, dessa forma, a pessoa não pode nem copiar uma URL do Telegram via WhatsApp, impossibilitando ela de manualmente abrir no navegador.
abraaocaldas
Pode notar que ele faz isso justamente no if/else que no fim é um goto de uma forma mais legível ;)
Paulo Gräbin
Parece bastante isso mesmo. Perguntei pois já usei o Android Studio pra descompilar algumas bibliotecas e nunca tinha visto isso, achei curioso.
Matheus Gonçalves
Poderiam fazer isso com o site da KKK, por exemplo. Ficaria mais aceitável e daria pra fazer o teste numa boa. Seria legal ver alguém aparecendo em público pra reclamar.
abraaocaldas
Que eu lembre isso é uma otimização que o compilador faz.
Matheus Gonçalves
Não sei se em todas, mas nas APK abertas que eu já estudei, todas elas tinham. Pode ser que tenha a ver com uma simplificação de algum laço condicional. Talvez o software que faz a engenharia reversa não consiga definir como terminar um break ou continue.
Matheus
Eu tenho uma teoria: O WhatsApp está justamente testando métodos de não-linkificação de domínios que possam comprometer a segurança do usuário. Começou testando com a URL de um concorrente. É só observar que BAD_HOSTS é um conjunto de patterns, não uma só específica.
PinPortal ✔️
Você me chama de imbecil e agora quer dar uma de pseudointelectual?Veja que até agora eu não lhe xingei.Ou melhor: não o xinguei, bem como não xinguei à qualquer outrem.Manterei minha educação e você sua inteligência.Boa noite =)
pinportal
Você me chama de imbecil e agora quer dar uma de pseudointelectual?
Veja que até agora eu não lhe xingei.

Ou melhor: não o xinguei, bem como não xinguei à qualquer outrem.

Manterei minha educação e você sua inteligência.

Boa noite =)
Vitor Mikaelson
Há um grupo no Facebook.
Keaton
Offtopic: Achei que o Tecnoblog tinha um forum.... procurei no Google... e tinha... a cinco anos atras. :(
Vitor Mikaelson
Mas aí que tá, eu acho errado isso de evitar que o usuário troque de serviço. Ele tem que escolher o que ele acha o melhor. Se está bloqueando, é pois não tem confiança que seu produto é bom.
Vou citar um exemplo, do Aeries, um cliente do Twitter para WP. No "Sobre", ele ainda cita apps concorrentes, se quiser experimentar.
E por isso coloquei as aspas em "liberdade"
Isaias Freitas
Eu acho q o Zuck joga duro e sujo, sendo que um dia ele vai ficar no passado.
Isaias Freitas
Acho que faz mais gente ficar curioso pra conhecer o Telegram, que em muitos pontos eh melhor que o Zap.
Pedro H Garcia
É bastante revelador o fato que o limiar da indecência é a mordacidade, ao invés da ignorância.
Pedro Garcia
É bastante revelador o fato que o limiar da indecência é a mordacidade, ao invés da ignorância.
Exibir mais comentários