Google Play Games logo

Cada vez mais gameplays estão sendo enviados para o YouTube. Cada vez mais jogos legais estão sendo lançados para plataformas móveis. Tinha que existir uma ferramenta para unir as duas coisas. Agora tem: uma atualização do Google Play Games permite filmar os jogos na tela do seu Android e compartilhar os vídeos de maneira prática.

O novo recurso traz a gravação dos games na qualidade HD (720p) ou SD (480p) e disponibiliza a opção de você também gravar seu rosto, com a câmera frontal, junto com o áudio do ambiente, usando o microfone do dispositivo. Após a gravação, o aplicativo ainda disponibiliza uma ferramenta para editar e enviar o vídeo para o YouTube.

Para utilizar o recurso de gravação de jogos, é só ter um dispositivo Android com a versão 5.0 (Lollipop) ou superior, atualizar o aplicativo Google Play Games para a versão 3.4.12 e, claro, ter espaço disponível para as gravações. Com tudo isso em mãos, basta seguir os passos abaixo:

1 - Toque para gravar

Botão de gravar (círculo vermelho) fica logo ao lado do botão de play.

1. Selecionar qualquer jogo e tocar no ícone de gravação;

2. Escolher a qualidade desejada (720p ou 480p). O aplicativo também mostra a duração máxima possível para o vídeo após essa opção, calculada de acordo com o espaço disponível no seu dispositivo;

3 - Posicione a janela do comentarista

Para parar o vídeo, é só tocar novamente no círculo vermelho.

3. Toque em Iniciar o jogo. Agora, uma caixa de mensagem irá aparecer com o seu rosto e opções para desativar ou ativar o microfone, vídeo e um círculo redondo para iniciar a gravação;

4 - Veja como ficou

Então ele é salvo na galeria e está pronto para a edição ou reprodução.

4. A gravação começará após uma contagem regressiva de três segundos. Depois disso, o aplicativo também oferece a opção de assistir ao vídeo completo ou editá-lo para o YouTube;

6 - Edite antes de fazer o upload no YouTube

Depois da gravação, o vídeo é enviado para o aplicativo do YouTube, onde a edição acontece.

5 - Decida onde quer salvar a gravação

Qualquer jogo que aparecer na biblioteca do Play Games pode ser gravado. Com o recurso, fica muito mais fácil de disponibilizar gameplays na internet sem precisar usar o computador. Caso você queira fazer uma edição mais “avançada”, pode usar o Premiere Clip da própria Adobe.

Alternativas

Caso a sua atualização não tenha aparecido ainda, não priemos cânico: há outras alternativas para gravar a tela do Android. Infelizmente, nas versões gratuitas, normalmente não é possível gravar o seu rosto ao mesmo tempo que a tela é capturada, mas ainda dá para gravar o áudio.

az-screen-recorder

Algumas opções listadas estão disponíveis apenas na versão paga.

Um deles é o AZ Screen Recorder, que faz tudo isso muito bem. Na versão Premium, também é possível editar o vídeo, desenhar na tela, gravar o seu rosto com a câmera frontal. O gravador também permite que o usuário configure um “botão mágico” para pausar ou parar a gravação com um toque em uma área específica da tela. Ele custa R$ 9,42.

Outra alternativa é o Rec, que permite configurar o tamanho da gravação, bitrate, duração, ativar a captura o áudio e customizar o nome do arquivo final. Na versão paga, acessível por uma compra in-app por R$ 9,73, também é possível parar a gravação chacoalhando o celular e esconder o ícone do app da barra de notificações. Em ambos, a gravação pode ser feita também em 1080p.

Também há outros aplicativos para gravar a tela no Google Play, listados aqui, caso você queira testá-los. No entanto, os dois acima já devem ser suficientes para todos os usuários. Para gravar jogos, o mais fácil e prático continua sendo o Google Play Games.

Qual aplicativo você prefere?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Setimo
rapaz nao entendi uma coisa, 1. Selecionar qualquer jogo e tocar no ícone de gravação; aonde vc ve isso? eu jamais vi esse icone na minha vida. o que tem que fazer? entrar no aplicativo play games e iniciar o jogo por la? esse começo esta muito mal explicado
Lucas Supera
Boa tarde pessoal. Só consigo gravar pelo AZ o áudio do microfone. O audio do jogo ou do Discord eu não consigo. Há uma alternativa? Podem me ajudar?
Pedro Júnior

Eu quero gravar uma gameplay mas não quero que apareça esses botões que ficam na parte inferior da tela do android (Triangulo, Bolinha e Quadrado), no editor tem como eu simplesmente cortar essa faixa de botões no vídeo? Se sim, como se faz?

Priscilla Lopez
Agradável partilha. Atualmente, estou usando Gravador de Tela Apowersoft gravar a tela no Android. Ele funciona muito bem. Eu encontrei esta solução a partir daqui. http://www.apowersoft.com.br/gravar-a-tela-do-android.html
Juliana Molline

Aprendi nesse tutorial o melhor jeito de gravar gameplays e tutoriais
realmente com qualidade, inclusive pode colocar webcam no tamanho e em
qualquer canto que quiser da tele, colocar sua logo marca e efeito no
mouse e no som se preferir, muito bom mesmo para gravar a tela do
computador, programa leve, fácil de usar e profissional.

https://www.youtube.com/wat...

RECOMENDO, MUITO BOM MESMO E FÁCIL DE USAR.

Luis Yorkiv
Se o processador do celular tiver vários núcleos dá conta de boa, agora se for single core, aí acho que dá umas travadas!!
Iuri Dov
O melhor, na minha opinião, é o Shou, de graça, sem Ads e tem todas essas funções premium. :) E faz transmissão ao vivo para o Shou.TV, concorrente do Twitch. :)
Keaton
Ah. lol
Keaton
Sim, sim, isso acontece com os pcs que tentam gravar. Mas e o mesmo acontece com jogos que rodam direito num dual core 1.2GHZ e 1GB RAM se eu tentar gravar num mesmo com um quad-core 1.5GHz ARM e 2GB de RAM? (Vou ter de comprar outro dispositivo android, meu já tá antiginho.)
Gustavo Vieira
pena que se voce nao ta gravando seu rosto no circulo, fica aquele icone do play games... deveria ter como ocultar..
marcos_5000
Nem todos os jogos tem integração com o Google Play Games, nesses casos, infelizmente não da de gravar esses jogos usando o app. :/
Jonatas Barbosa
kkk boa mano chutágoras kkkk ganhei o dia kkkk
Lucas Carvalho
Me sinto na obrigação de esclarecer que é uma brincadeira.
Bruno Cavalcanti
Eu só jogo Hearthstone no celular. Mas não consegui achar o jogo dentro do Google Play Games pra usar o recurso. Alguém sabe se é possível?
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Exibir mais comentários