Linguagem Swift

No meio do ano, durante a conferência WWDC 2015, a Apple pegou todo mundo de surpresa ao anunciar o plano de transformar a linguagem de programação Swift em open source. Na ocasião, a companhia prometeu fazer a mudança até o final de 2015. Pois aí está: a linguagem está disponível desde esta quinta-feira (3) sob licença Apache.

A intenção da Apple com a decisão é expandir o uso do Swift. A linguagem foi apresentada oficialmente na WWDC de 2014 para, tanto quanto possível, substituir o Objective-C no desenvolvimento de aplicativos para as plataformas OS X e iOS.

Alguma coisa mais atual deveria mesmo surgir. O Objective-C apareceu na década de 1980, logo, muitos desenvolvedores sentiam necessidade de contar com uma linguagem que facilitasse a implementação de recursos mais alinhados com as necessidades atuais do mercado.

Para atender a essa demanda, o Swift oferece suporte a protocolos e extensões atuais ao mesmo tempo que considera padrões modernos de segurança e desempenho. Além disso, a linguagem reúne características importantes “herdadas” do Objective-C, diminuindo o tempo de adaptação do desenvolvedor, por exemplo.

Com a abertura de seu código-fonte, o ecossistema do Swift poderá chegar mais facilmente a aplicações nas nuvens ou mesmo a plataformas rivais, como Android e Windows. Não que a Apple planeje disponibilizar compiladores para essas plataformas; se isso acontecer, será pelas mãos de comunidades de desenvolvedores.

Swift - Mac

Como a Apple é uma empresa fortemente centrada em seu próprio universo, a decisão pode soar estranha. Mas, acredite, a abertura do código da linguagem pode trazer vários benefícios à companhia.

Se o Swift for usado em outras plataformas, presume-se que o envolvimento de programadores e empresas de software com a linguagem será muito maior. Isso deve resultar em soluções mais rápidas para deficiências no Swift, assim como na implementação de mais recursos, já que a própria comunidade poderá se encarregar dessas melhorias (ainda que a Apple continue no controle de tudo).

É aí que outras vantagens começam a ficar claras. Uma delas é desenvolvimento mais rápido de aplicativos seguros e com bom desempenho. Outra é a relativa facilidade com que será possível portar software entre plataformas distintas. Há ainda o fato de que os desenvolvedores poderão criar software para as plataformas da Apple a partir de máquinas com Linux, por exemplo.

Interessado? Você pode fazer download do código e saber mais sobre a linguagem Swift em seu site oficial. Repositórios também podem ser encontrados na página da Apple no GitHub.

Com informações: TechCrunch, Wired

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

É uma forma bem simples de universalização

Jack Silsan
É uma forma bem simples de universalização
Bruno

Mas acredito que não vai funcionar com as libraries (UIKit) e com xcode, você vai poder desenvolver igual desenvolve com C e C++, mas não com ide visual e emulador do xcode.

Bruno Caldeira
Mas acredito que não vai funcionar com as libraries (UIKit) e com xcode, você vai poder desenvolver igual desenvolve com C e C++, mas não com ide visual e emulador do xcode.
Bruno

Vc pode brincar com o playground de swift aqui: http://swiftstub.com/ ou pagar por hora para acessar mac os aqui http://www.macincloud.com/
Pelo menos para testar e ver se você se adapta. Também pode comprar um mac mini que é mais barato, ou tentar um hackintosh.

Bruno Caldeira
Vc pode brincar com o playground de swift aqui: http://swiftstub.com/ ou pagar por hora para acessar mac os aqui http://www.macincloud.com/ Pelo menos para testar e ver se você se adapta. Também pode comprar um mac mini que é mais barato, ou tentar um hackintosh.
Keaton
Gosto da idéia. Agora nem preciso mais de hackintosh para tentar aprender o swift.
Leo
Terminei de verificar e eles possuem versão para Linux também (ver https://developer.apple.com/swift/ e https://swift.org/download/ ).
Leo
Segundo o site da linguagem (https://developer.apple.com/swift/ e https://swift.org/download/), eles suportam Linux também.
Leo
De todas as linguagens que programei até hoje, sem dúvida é a mais fácil e simples. Se você for comparar com ObjC, é como sair da água pro vinho.
Gabriel Brito
Eles não dão ponto sem nó. Até quando liberam a linguagem, claro que existe uma estratégia por trás. Aliás, em qualquer empresa, especialmente de tecnologia, uma jogada dessas sempre faz parte de um projeto maior.
Antony
Resta saber se fora do universo Apple é interessante alguém desenvolver em Swift. Tem alguma vantagem sobre outras linguagens mais consolidadas, por exemplo? O que mata mais nesses pontos sem dúvida é a portabilidade, ao menos enquanto não houverem compiladores/interpretadores em outras plataformas.
The-Rambonsoisa
http://53media.tumblr.com/post/133893844209/4565565
Júlio Vasel
tem lógica pois você possibilita o aprendizado. eu não começo a desenvolver pq não posso nem aprender direito a fazer o negócio. não vou comprar um mac só pra testar se vou me adaptar a linguagem ou a forma de trabalho. abrir portas para novos programadores seria essencial
Alexandre
Não tem lógica liberar uma linguagem de programação onde para você pode compilar e ver o resultado é necessário ter um MAC....
Exibir mais comentários