Início » Telecomunicações » Este é o conversor de TV digital que será distribuído aos beneficiários do Bolsa Família

Este é o conversor de TV digital que será distribuído aos beneficiários do Bolsa Família

Paulo Higa Por

O início do desligamento da TV analógica, que estava programado para acontecer no domingo (29) na cidade de Rio Verde (GO), não aconteceu. Mas as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, que terão direito a um conversor de TV digital, já estão recebendo seus equipamentos. O primeiro modelo escolhido pelo governo foi o DTB-332, fabricado pela D-Link.

d-link-dtb-332-tecnoblog

Além de receber o sinal digital ISDB-T em alta resolução, o D-Link DTB-332 tem alguns extras. Ele pode ser ligado ao televisor por meio das saídas HDMI, RCA e RF. Também há uma porta Ethernet para conectar o equipamento à internet e duas portas USB, que podem ser usadas para plugar um modem 3G compatível ou um pendrive com músicas, fotos e vídeos.

O conversor da D-Link possui o recurso de interatividade, por meio do middleware Ginga. O software que roda no DTB-332 foi desenvolvido no Brasil pela TOTVS. Nele, é possível acessar o guia de programação dos canais, configurar restrições parentais, ativar recursos de acessibilidade (audiodescrição e libras) e rodar aplicativos governamentais, que serão atualizados automaticamente e são personalizados para cada região.

Por enquanto, o conversor da D-Link será distribuído para 7 mil famílias de Rio Verde (GO), cidade-piloto que foi escolhida como a primeira para ter o sinal de TV analógica desativado. Os beneficiários do Bolsa Família que quiserem receber o kit conversor precisam fazer um pré-cadastro no telefone 147 para agendar a retirada do equipamento, que será pago pelas operadoras que ganharam o leilão da faixa de 700 MHz.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Creeper_Mod Android
O pen drive só é para atualizar o sistema ou colocar um adaptador wi-fi para assistir a tv do governo
Creeper_Mod Android
Para você ter a ideia, a globo da minha região está distribuindo kits digitais para não perder a audiência
João P. (srchrono trigger)
"O software que roda no DTB-332 foi desenvolvido no Brasil pela TOTVS."
"rodar aplicativos governamentais, que serão atualizados automaticamente"

Meu amigo na mesma hora que eu passar a mão num desses eu troco o Firmware dele aapslakosakosa
Kaneki. GoD.
Esse conversor foi bastante diferente do que foi dado aqui no estado de Pernambuco sendo muito diferente já que o pendrive não quer funcionar com músicas e vídeos.
Célia Maria
Quero meu kit, vão pra pqp! Que responsabilidade eu tenho se essa mer.... muda de analógico para digital?
Célia Maria
Isso mesmo.
Luana Rodrigues
Minha Mae é do bolsa familia alguém pode me dizer como faço pra conseguir um Gratuito?
Sonia Maria
Se só tem direito a esse conversos os beneficiários do bolsa fámilia, tem alguma coisa errada aí, porque conheço muitas pessoas que receberam uma carta para irem buscar o aparelho e nem são beneficiários do bolsa família.
Kaneki. GoD.
esse conversor da dlink será que é legal ?
Kaneki. GoD.
esse conversor da dlink será que é legal ?
Daniel Jr
Olá - voces acham que o governo pode dar credito ( para consumidor ) comprar na loja - na falta de aparelhos gratuitos ?http://mondiconect.com/conv...
Daniel Jr
Olá - voces acham que o governo pode dar credito ( para consumidor ) comprar na loja - na falta de aparelhos gratuitos ?

http://mondiconect.com/conversor-digital/
De Pointe Du Lac Robby
Por isso eu não pago porra nenhuma. Luz, água, TV a cabo, internet, uso tudo grátis nessa merda.
De Pointe Du Lac Robby
Eu amo meu país, meu país é foda. Mas odeio essa corja de filhos da putas que o governam, não valem a merda que cagam. Desliguem logo essa desgraça e deem o kit para as pessoa porra, liguei lá pois minha mãe é beneficiária do BF, e vieram com conversa fiada: "- Ah, na região de Guarulhos o sinal analógico irá funcionar até março do ano que vem, logo, os kit só serão distribuídos assim que que estiver perto de cortarem o sinal, iremos entrar em contato com o CRAS - (Centro de Referência de Assistência Social) que se encarregará de começar a entregar os kits e bláh bláh bláh,..... Governo maldito.
Dario Oliveira
Desde de 2007, que eu ouço, leio e vejo campanhas de informação, divulgação, concientização e preparamentos para o deligamento do sinal analógico, que seria em 2016--Teóricamente... O fato é: até a hoje, a maioria das pessoas não sabem o que é DTV! É só desligar, e pronto todos irão procurar saber o porque, quando os alienados ficarrem a lobotomia diária das telenovelas e dos desinformantes noticiários televisivos... Ah, mas as emissoras vão xiarem, por perder seu gado, sua fonte de renda: a atenção e manipulação das massas!
Lucas Wayne
Pago meu impostos. Exijo meu conversor digital gratuito :)
Paulo Lyrio Cruz
Sinto cheiro de alguém enchendo o cu de dinheiro...
3-6-9
Esse país (governado por esquerdopatas debilóides) é uma piada, de péssimo gosto!
Sam86
Esse país (governado por esquerdopatas debilóides) é uma piada, de péssimo gosto!
3-6-9
E de onde você acha que as operadoras vão tirar o dinheiro, 'jênio'?Temo que repetir 1 milhão de vezes pra ver se entra na cabeça do povão mal acostumando deste país:Não existe almoço grátis.Não existe almoço grátis.Não existe almoço grátis.
Sam86
E de onde você acha que as operadoras vão tirar o dinheiro, 'jênio'?

Temo que repetir 1 milhão de vezes pra ver se entra na cabeça do povão mal acostumando deste país:


Não existe almoço grátis.

Não existe almoço grátis.

Não existe almoço grátis.
Fábio Moser
E o 5 também...
E também o modelos importados como os da HTC também :-)
Tiago Celestino
E versões norte-americanas do iPhone 5s vão poder usar sem problemas o 4G.
Tiago Celestino
Não duvido disso.
Tiago Celestino
hahahahahahahahaha
Tiago Celestino
É o comodismo mesmo.
R0gério
Eu sei do leilão e da liberação da faixa de 700 MHz, mas você acha realmente que alguma empresa no Brasil faz investimento adicional sem repassar aos seus assinantes, por mais lógico que seja esse o envolvimento das operadoras? Será ótimo a melhora da cobertura com os 700MHz, mas quantos aparelhos compatíveis já estão disponíveis? O leilão foi feito às pressas com um prazo difícil, pra dizer o mínimo. Não acredito mais em "boa vontade" das operadoras e nunca no governo.
Da parte da população, a maioria sequer sabe distinguir sinal HD de SD. E não é característica apenas do brasileiro. Na introdução do sinal digital nos EUA, as pessoas também tinham dificuldade para dizer qual era qual. A pressa não se justifica, NMO. Apenas vão cobrar mais caro por um serviço que ainda continuará aquém do preço.
ochateador
Infelizmente sim.
ochateador
Pior é onde trabalho, sempre tem uns 4 ou 5 chamados abertos. E os fdp mandam 1 e-mail (por chamado) as 8h e 1 as 16h avisando que se ficar 3 dias sem atualização o sistema encerra o chamado.
Aí todo santo dia o cara que abriu o chamado vai no sistema da TOTVS e coloca um "como está o andamento" só para deixar o chamado vivo. O que gera de e-mail inutil não é brincadeira :(
ochateador
Mas se todas as emissoras pararem de transmitir em sinal analógico, ninguém com o sistema antigo irá conseguir usar, logo... todo mundo atualiza. (pelo menos na teoria)
Alexandre Souza
"equipamento, que será pago pelas operadoras que ganharam o leilão da faixa de 700 MHz."
Leia de novo
Hox
Se ficarem sem televisão também não poderão assistir as baboseiras evanxélicas da Recópia.
Josiel Hen
Não desfazendo nem nada, mas onde moro pessoas possuem tvs de 60 polegadas na mesma situação de seu comentário, no entanto não ocuparam 70% de seu terreno, o dinheiro e o que fazem com ele não me interessa, mas ainda assim é curioso ver como anda o país e sua população.
evefavretto
Pagar conversor é só parte da limpeza. A parte realmente importante (as vassouras metafóricas) é auxiliar e/ou bancar transmissores digitais e processos em torno deles. Afinal, também não adianta receptor sem transmissor, e os transmissores custam BEM caro.
tsouzar
Mas é isso (limpeza da faixa) que as operadoras estão fazendo ao financiar os receptores digitais. Limpar a faixa é acabar com toda comunicação nela e o meio para isso é facilitar a migração para o sinal digital.



Ou você acha que a tal limpeza é feita pelos funcionários das operadoras esfregando vassouras no céu? kkkkkk
vigia122
Ele entendeu, só que ele é ignorante o suficiente para não ligar para as pessoas que veem televisão analógica. Ainda é burro o suficiente para pensar que o governo que vai pagar os aparelhos, mas isso está no texto, então deve ser analfabetismo funcional dele.
Keaton
Anotem o modelo DTB-332 e esperem para ver o tanto deles que vai aparecer no Mercado Livre...
E quando acabar o sinal, vai ter doido que vendeu isso desesperado para trocar de TV ou comprar outro...
Keaton
Sei lá... de repente fiquei com vontade assistir Sayonara, Zetsubou-Sensei de novo.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Sim, na net os canais são os mesmos há mais de 10 anos, as pessoas ligam a TV no seu número de canal favoritos e assistem em sd mesmo.
Supersonic
Sim, na net os canais são os mesmos há mais de 10 anos, as pessoas ligam a TV no seu número de canal favoritos e assistem em sd mesmo.
Leon
Antes D-Link do que Tecnomania... :P
Sandro
Mas é isso que estou dizendo, quando mais aparelhos que capturam sinal digital mais rápido o sinal analógico será desligado.
EMANUEL FLORIPA
Na verdade esse aparelho que estão distribuindo não vai ajudar em nada o 4G. Desligar o sinal analógico, para ceder a banda de frequência ao 4G, sim, vai ser útil. O aparelho só server para quem tem TV analógica continuar assistindo TV.
EMANUEL ESPINDOLA
Na verdade esse aparelho que estão distribuindo não vai ajudar em nada o 4G. Desligar o sinal analógico, para ceder a banda de frequência ao 4G, sim, vai ser útil. O aparelho só server para quem tem TV analógica continuar assistindo TV.
Sandro
Isso limpa a frequência para uso do sinal 4G, aqui no Brasil usam a mesma frequência da tv analógica, alpem de possibilitar uma instalação mais barata já que não vai precisar de filtros para separar os sinals, e isso vai melhorar o sinal da rede móvel. Pq na tecnologia 4G as antenas de dados e voz são as mesmas, isso garante que sempre vai ter sinal, se tem sinal para ligar, tem sinal 4G, diferentemente do 3G que precisa de antena própria. Agora se for para assistir tv Globo é outros quinhentos, mas vai servir para melhorar a internet.
Thiago Sabaia
Pelo menos uma coisa boa, é fabricado pela D-Link.
EMANUEL FLORIPA
O que é que o programa bolsa família tem a ver com transmissão de televisão? Deixem as pessoas sem assistir a Globo! Estarão fazendo um favor a elas.O que ocorre na verdade: nós, cidadãos que pagam impostos, estamos pagando para que a Globo possa continuar a distribuir sua porcaria para o povo desinformado.
EMANUEL ESPINDOLA
O que é que o programa bolsa família tem a ver com transmissão de televisão? Deixem as pessoas sem assistir a Globo! Estarão fazendo um favor a elas.


O que ocorre na verdade: nós, cidadãos que pagam impostos, estamos pagando para que a Globo possa continuar a distribuir sua porcaria para o povo desinformado.
evefavretto
Olha, eu não vi o manual, ou qualquer outra documentação DESSE modelo em específico, então a questão está ainda em aberto. Seria útil pra TVs BEM VELHAS MESMO, mas acho que um modulador RF aumentaria ainda mais o custo.
Gabriel Brito
Foi falta de atenção minha. Entendi RF como sendo saída, agora que me toquei.
Gabriel Brito
Tem cara das duas coisas, na verdade. É que aqui tem um roteador da D-link muito parecido.
tuneman
é sério isso?
Tsu_brO
Acho que você acaba associando D-Link com roteador, por isso acha que tudo parece roteador... eu mesmo achei com cara de set-top box, inclusive achei que era isso quando vi a foto na página principal
Lissandro
Acho que você acaba associando D-Link com roteador, por isso acha que tudo parece roteador... eu mesmo achei com cara de set-top box, inclusive achei que era isso quando vi a foto na página principal
Tsu_brO
Me diz desde quando algo ser proibido impediu brasileiro de fazer?
Lissandro
Me diz desde quando algo ser proibido impediu brasileiro de fazer?
evefavretto
Com tantas campanhas, até mesmo das próprias emissoras, sobre a TV digital, acho que ignorância sobre a existência do sinal digital não é o problema. O problema é outro.
Leonardo Stringary
Feito pela TOTVS...ja sinto o cheiro de cagada no ar.
evefavretto
O que nem todo mundo sabe é que, tirando cidades grandes com MUITOS CANAIS MESMO(SP e RJ capitais, em particular), liberar a faixar de 700 não depende exclusivamente da digitalização. Basta realocar os canais do 51+ para canais abaixo e pronto. As operadoras já sugeriram essa opção para agilizar a limpeza para as cidades médias.
Tulio Reis Assis
Estranho é que o Ginga (que o site fala que e o sistema dele) foi produzido na UFRJ... não entendi o pq da TOTVS
fromRiften
Também odeio a Totvs. Não entendo como as empresas ainda pagam pra usar um software tão mal desenvolvido. Vc abre um chamado com eles. Em vez deles identificarem o problema e lançarem um patch de correção, os caras simplesmente alteram o banco de dados na unha e rezam pra que o bug não ocorra novamente.
Jonathan Fenile de Castro
Ele foi feito só para isso.
Jonathan Fenile de Castro
São as emissoras que pressionam o governo a atrasar o desligamento, são elas que perderão audiência quando isso acontecer. É por isso que não foi feito ainda.
Elian Valmir da Silva
Que aparelho é esse? Eu só achei no google um manual de uma outra versão!
ochateador
TV analógica desligada em 2020 é sonho, deve desligar mesmo só em 2035 por aí.
ochateador
Quer fazer todo mundo migrar para TV digital rápido ?
Só baixar decreto dizendo. A partir do dia 1º do mês tal do ano tal é proibido transmitir em sinal analógico pois a faixa será exclusiva para 4G. Povo que corra atrás para aprender a usar o sinal digital.
ochateador
"O software que roda no DTB-332 foi desenvolvido no Brasil pela TOTVS."



Mano....
Boa sorte para quem usar isso ou precisar de suporte.
A quantidade de merda que tem nos programas da TOTVS que nem eles sabem resolver não é brincadeira...... fora que é uma bela merda aprender a mexer naquilo :|
Daniel Ribeiro
É fácil resolver isso... É só desliga o sinal analógico de uma vez.
Ai o sujeito se obriga a aprender a sintonizar os canais corretamente.

Eu duvido que algum cidadão vai até a porta da ANATEL reclamar que a sua TV parou de funcionar... Mais provável que chame o "sobrinho" mais próximo pra resolver.
evefavretto
Se pesquisar pelo modelo no Google, aparece o manual de uma versão antiga. Parece ser uma RF loop out. Só serve como divisor de sinal pra não ter que usar um splitter, acho.
Gabriel Brito
Saída RF me chamou atenção, a princípio não faz muito sentido, mas estamos falando dr um lugar onde não haverá sinal analógico pra quem não tem outra entrada na TV. Outra coisa é que a D-link tem a incrível habilidade de fazer qualquer aparelho com cara de roteador.
evefavretto
Que desperdício de dinheiro. Sim, é dinheiro das operadoras(já pago), mas elas só tem algo na casa de uns 4 bi(acho), e essa grana também deve ser usada para a LIMPEZA DA FAIXA de 700Mhz.
Dar conversores com features inúteis(forçados pelo governo), como interatividade (que ninguém usa) e portas pra canal de retorno(que ninguém usa MESMO), só vai servir para drenar o fundo de limpeza da faixa mais rápido, ameaçando a real utilidade dele.
Daniel Soares
Não sabia que a TV aberta digital era paga.
Fábio Moser
Sim!!! Eu vejo o mesmo Alisson!!!!
Fábio Moser
Acho justo. Está mais do que na hora da desativação do sistema analógico, sem contar que com isso, teremos a liberação da faixa dos 700 MHz para o uso do 4G no país! : )
Jonathan Fenile de Castro
Vamos ver se você entende. Houve um leilão de uma faixa do espectro para utilização pelas teles da transmissão 4G. O uso dessa faixa afeta o sinal analógico de televisão. Então é basicamente assim, as televisões já usam essa faixa que as teles querem usar, justamente porque nessa faixa a operação do 4G é mais barata, demanda menos antenas, e você acha que seria justo elas simplesmente usarem e dane-se quem transmite e recebe sinal de televisão nessas frequências? Ora, se elas querem usar, tudo bem, mas elas têm que indenizar que tá saindo prejudicado com isso.
R0gério
E repassam esse custo pra gente. No final, acabamos pagando TV digital pra quem não trabalha assistir o "Esquenta".
Jonathan Fenile de Castro
Foi o que eu disse, não? São as teles que pagarão.
marcos_5000
Ele quer saber se as teles q vão pagar esses conversores "grátis" aí...
Igor B.
Vc tem razão, a desinformação reina nesse país. O governo não faz a divulgação desse desligamento da tv analógica corretamente, elas Teles também (porque em contrapartida da compra das bandas 4g foram obrigadas a tomar várias medidas pra "limpar" a atual banda). Se tudo continuar assim, essa TV analógica só vai ser desligada em 2020.
Igor Beleza
Vc tem razão, a desinformação reina nesse país. O governo não faz a divulgação desse desligamento da tv analógica corretamente, elas Teles também (porque em contrapartida da compra das bandas 4g foram obrigadas a tomar várias medidas pra "limpar" a atual banda). Se tudo continuar assim, essa TV analógica só vai ser desligada em 2020.
Alisson Santos
O desligamento total vai demorar muito mais do que se espera e só será possível se for feito de modo forçado. A baixa adesão ocorre principalmente por falta de conhecimento mínimo das pessoas sobre o assunto. Conheço dezenas de casos onde as pessoas possuem moderníssimas TVs de LED, moram em lugares onde o sinal digital está disponível, mas simplesmente assistem canais analógicos. Conheço pessoas que também assinam pacotes HD de TV e assistem a versão SD dos canais. Conheço gente que tem a TV nova, o sinal HD e configuram a TV em 4:3. Este país me dá desespero.
Alisson Silva
O desligamento total vai demorar muito mais do que se espera e só será possível se for feito de modo forçado. A baixa adesão ocorre principalmente por falta de conhecimento mínimo das pessoas sobre o assunto. Conheço dezenas de casos onde as pessoas possuem moderníssimas TVs de LED, moram em lugares onde o sinal digital está disponível, mas simplesmente assistem canais analógicos. Conheço pessoas que também assinam pacotes HD de TV e assistem a versão SD dos canais. Conheço gente que tem a TV nova, o sinal HD e configuram a TV e 4:3. Este país me dá desespero.
Jonathan Fenile de Castro
São as teles que ganharam o leilão do 4G. Não custava colocar isso na matéria, mas né..
Vitor Coelho
Esse dinheiro foi tirado de algum ministerio ou as operadoras de midia estao bancando?
Anakin
Finalmente ;D