Facebook começa a liberar transmissão de vídeos ao vivo para todo mundo

Rede social também anunciou recurso de colagem de fotos

Jean Prado
Por
• Atualizado há 6 dias

O Facebook anunciou dois novos recursos que dão mais opções aos usuários na hora de compartilhar os momentos com seus amigos. É inevitável comparar a primeira, chamada de Live Video, ao Periscope, porque o funcionamento é basicamente o mesmo: você faz um streaming de vídeo em tempo real para os seus seguidores.

New Sharing Flow facebook

Para iniciar a transmissão, basta clicar em Atualizar Status e tocar no ícone do Live Video. O usuário deve colocar uma pequena descrição e selecionar quem deve conseguir assistir à gravação. Quem está fazendo a transmissão pode ver quantas pessoas estão assistindo ao streaming e quem acabou de entrar. Os amigos podem fazer comentários e o autor do vídeo pode curti-los.

Com o Live, o Facebook também repensou como é o modelo de compartilhar alguma novidade nos aplicativos para dispositivos móveis. Ao clicar em “O que você está pensando”, em vez de ir para outra tela, eles pensam em criar um menu dropdown para simplificar o processo de postar alguma coisa ― e também fica mais fácil para o Facebook incluir mais recursos de compartilhamento no futuro.

Live-3screen-facebook

Você não está sozinho se teve um sentimento de déjà vu ao saber do Live Video. É porque ele já havia sido apresentado antes, mas estava restrito apenas às celebridades. Agora, o Facebook resolveu disponibilizá-lo para todos como uma alternativa ao Periscope ― isto é, se você morar nos Estados Unidos, usar um iPhone e for sortudo o suficiente para receber a novidade. O recurso está sendo distribuído de forma gradual.

Os requisitos acima também se aplicam a outro recurso apresentado pelo Facebook, batizado de Collage. O Facebook percebeu que um álbum de fotos não é o suficiente para mostrar as experiências de uma viagem ou uma tarde no parque.

Collage-3screen-facebook

Com as collages, será possível agrupar fotos e vídeos que foram tirados durante momentos legais. O Facebook também dá a opção de você mover essas mídias, como uma colagem mesmo ― é muito mais fácil fazer isso no aplicativo do Facebook que recorrer a apps de terceiros que reduzem muito a qualidade, resolução e tamanho da imagem. Quando você terminar de organizar tudo, é só adicionar um título e publicar.

Dessa vez, quem usa Android não ficou tão de fora: o Facebook prometeu o recurso para o robozinho verde no começo de 2016.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados