Nossa extensão alerta sobre ofertas falsas
e aplica cupons de desconto

Início » Web » Twitter, pare de tentar estragar o Twitter

Twitter, pare de tentar estragar o Twitter

Rede social está testando timeline que não exibe tweets em ordem cronológica

Por
1 ano atrás
A nova extensão do Tecnoblog está pronta.Baixe Agora!

Twitter

O Twitter é minha rede social preferida por alguns motivos.

Ele não possui um algoritmo que filtra o conteúdo, então eu tenho certeza que lerei tudo o que for produzido pelas pessoas que sigo (se não quero mais ler, simplesmente deixo de seguir). Além disso, o Twitter exibe os conteúdos em ordem cronológica, no momento em que os tweets são publicados, porque ninguém quer ler no sábado um comentário sobre um programa de TV que passa na terça-feira.

Só que o Twitter parece não estar muito satisfeito com o modelo atual, e começou a testar uma timeline que exibe tweets fora de ordem cronológica, abandonando um formato adotado desde o lançamento da rede social. O Motherboard notou que alguns usuários estranharam a timeline mostrando tweets sem uma organização clara, assim como acontece no Facebook.

twitter-timeline-cronologica

A rede social confirmou que está testando a nova timeline e que “continua explorando formas de exibir o melhor conteúdo para os usuários”. Esta não seria a primeira mudança drástica cogitada pelo Twitter: em setembro, notícias davam conta de que o limite de 140 caracteres seria eliminado para tornar o serviço mais atraente para novos usuários. As mensagens diretas, que estavam sujeitas ao mesmo limite, agora podem ter qualquer extensão.

No ano passado, o Twitter já havia pensado em implantar um algoritmo de filtragem de conteúdo semelhante ao do Facebook, que mostraria automaticamente os tweets mais relevantes aos usuários. Você deve saber que o Twitter possui uma função chamada “Enquanto você estava fora”, que mostra publicações importantes que você não viu anteriormente. E… bom, transformar esse embrião num adulto reinando toda a rede social não é algo muito difícil. O algoritmo está pronto, afinal de contas.

Mas sério: nós gostamos do Twitter porque o Twitter é do jeito que é. Ele não falha miseravelmente na tentativa de adivinhar o que é relevante para mim. Ele é objetivo, direto e não exibe textões que me fazem perder tempo. Ele não oculta conteúdos produzidos por contas que segui por livre e espontânea vontade. Ele não mostra comemorações de Ano Novo quando já estamos no Carnaval.

Twitter, por favor, pare de tentar estragar o Twitter.

Ou, sei lá, mudem o nome para Facebook.

Mais sobre:
  • R.I.P. Twitter (se isso acontecer).
    Hora de procurarmos alternativas.

  • Igor Rodrigues

    Isso é o que acontece quando rede social abre o capital, sempre digo. Ainda mais uma rede como o Twitter, que já tinha limitações de crescimento e flexibilidade. Agora são forçados a ficar inventando moda.

    • pinportal

      Mas o Facebook também é uma empresa aberta. Se fosse fechada também teria que inventar moda, afinal teria pressão dos investidores sócios da empresa.

      • Igor Rodrigues

        E o Face também intensificou as mudanças polêmicas e a espionagem de usuários depois da abertura. Não acho que as empresas fechadas sejam imunes a isso, mas os interesses que elas precisam atender são muito menores. O Twitter apresenta um lucro decente, mas muito menor do que o mercado espera, o que desvaloriza demais a empresa e joga pressão nela. É um mercado de expectativas.

        • pinportal

          Na verdade o Twitter só dá prejuízo, o último relatório de outubro de 2015 demonstra que o prejuízo foi de U$S 132 milhões no trimestre. É só procurar no google “twitter tem prejuízo”, aparecem várias datas diferente, de vários trimestres.
          Na verdade eu não sei se ele sobrevive do dinheiro que arrecadou na época da IPO ou se faz empréstimos.

          Mas não, ele não dá lucro.

          • Igor Rodrigues

            Ué, eu li que o resultado foi positivo, mas abaixo do esperado. http://www.latimes.com/business/technology/la-fi-tn-twitter-earnings-20151027-story.html

            De qualquer jeito mesmo com lucro é algo irrelevante diante do tamanho. O que o torna não-lucrativo para os investidores.

            Particularmente gosto muito da sugestão do The Guardian: Nacionalizar o Twitter (bem interessante, dá uma olhada). Só fica a dúvida. Que país deveria fazê-lo? (Eu voto na Finlândia ou Dinamarca).

            http://www.theguardian.com/commentisfree/2015/nov/04/the-hearts-are-the-final-straw-its-time-to-nationalise-twitter

          • pinportal

            No caso ele fala da receita da empresa (o dinheiro bruto que ela ganha), analistas acreditavam que seria superior.

            Só que depois disso, eles retiram todos os custos da empresa (salário de funcionários, iptu, energia elétrica, impostos, etc) e depois veem o quê sobra. Se for positivo, então distribui em dividendos aos acionistas. Só que o Twitter perde dinheiro, dá prejuízo, tira do próprio bolso para continuar funcionado.

            Não acho que um governo iria nacionalizá-lo, o quê eu acho é que as ações do Twitter estão caindo (a empresa já chegou a valer mais de U$S 30 bilhões e hoje vale U$S 17 bilhões) e quê alguma gigante vai acabar comprando a empresa (há rumores há alguna meses do desejo do Google comprá-lo, mas está esperando as ações caírem mais).

            Você me pergunta: como ele dá prejuizo, enquanto o Facebook dá lucro de bilhões de dólares? O anúncio no Facebook é muito mais caro, por isso que um usuário lá é mais valioso que no Twitter. Um usuário Google idem. E por quê o anúncio no Twitter não é tão caro quanto no Facebook e Google (por exemplo)? Pois o Twitter não tem a quantidade de informações que as outras duas sobre cada usuário. Para isso é necessário tecnologia e know-how, por isso que elas vivem comprando empresas especializadas em publicidade. Para aperfeiçoar a tecnologia e saber mais e mais do usuário, podendo cobrar mais caro pelo anúncio.

            E é por isso que o Spotify, por exemplo, teria uma receita muito maior nas mãos do Facebook do quê como ele está hoje. Ao invés de você ouvir uma propaganda da Ivete Sangalo, ouviria sobre algo que muito provavelmente está interessado. Justamente pela sincronização de informacoes da sua conta Facebook, Instagram, Whatsapp, etc.
            E com isso, como já disse, cobrariam muito mais caro do anunciante, garantindo que o usuário que veria/ouviria a propaganda seria realmente um potencial comprador do produto.

            Big data, meu caro. Esse é o futuro.

  • Paçaro

    Virando a mesma bosta que o Facebook.

    • Elton Alves Do Nascimento

      infelizmente

  • Pode nem xingar muito, que os xingamentos vão sair tudo fora de ordem

    • xingar eu vou no twitter muito!!!

  • Luan Borges

    Um dos principais atrativos do Twitter pra mim, lá em 2009, foi o fato dele ser em tempo real. Twitter, por favor, não mate isso.

    • Pra mim, é o fato de não ser uma rede privada (amigos e família), mas sim uma espécie de “praça pública”, cheia de gente desconhecida compartilhando ideias. Além disso, o fato de todos os sites e pessoas, famosas ou não, postarem um resumo de seus conteúdos lá com seus respectivos links, transforma o Twitter na melhor fonte de informação em tempo real. E ele tem a ferramenta de pesquisa, onde vc pesquisa algo sobre o uzbequistão e acha tudo sobre ele, em tempo real (coisa que a rede vizinha está longe de ter).
      Tem uma coisa que eles poderiam fazer que ficaria muito melhor: duas colunas, uma em tempo real, outra com tweets em destaque! Será que nenhum gênio pensou nisso? Eles não podem parar de exibir os negócios em ordem cronológica, é uma das mágicas do Twitter!

      • Isso aí depende de quem cria o perfil, no Twitter dá para deixar como privado e só vai ver quem você aceitar o follow.

        Idem para o inverso no Facebook, você pode transformá-lo em praça pública se quiser.

  • Igor

    Twitter está cavando a própria cova com essa

  • Jonathan Zanella

    Por um lado eu acho positivo o twitter testar estas coisas. Porém é bem fácil eles perceberem que a maioria dos seus usuários não quer isso e que não funcionar. Igual o limite de 140 caracteres, eles soltaram a ideia, viram que ninguém curtiu e não implementaram.

    • Elton Alves Do Nascimento

      O problema é que eles tão nem aí pros usuários “from 2009”, eles querem mesmo é “facebookizar” o twitter

      • Jonathan Zanella

        Você viu alguma mudança deles que foi tão ruim pros usuários? Até agora só ouvi propostas, mas nada efetivo.

  • Acho engraçado que, enquanto o Twitter busca novos usuários e se adapta pensando neles, vai acabar perdendo os atuais usuários, que é a base sólida dele.

  • Renato

    Aliás eu odeio esse “Enquanto você estava fora” , leave twitter alone.

    • Oliver Schultes

      somos 2

    • Elton Alves Do Nascimento

      procurei opção pra desativar, mas nem achei.

      • Tiago Celestino

        Só avisando que não existe essa opção de desligar. 😉

        • Elton Alves Do Nascimento

          Pois, já aceitei que ela nunca vai existir

  • Feripe Hatsune

    Larguei o Facebook pela poluição toxica e gratuita, além das cagadas feitas naquela timeline, fiz do Twitter meu refugio, agora o Twitter vai fazer o mesmo… Tá ficando difícil essa vida..
    O que vamos fazer, migrar para o G+ ?

    • Aqueles “cards” do G+ são de doer

      • Feripe Hatsune

        Agora tem um Material Design na rede toda. Mas está tão bugado que voltei pro layout antigo.

    • pinportal

      Cara, cria listas no Facebook só com as páginas que você quer ver. Isso filtra bastante os posts. Tenho listas de Tecnologia, Economia, etc.

      • Feripe Hatsune

        Fiz isso antes, mas o pessoas que postaram cariam de nível mesmo. E eu fui contaminado e cai de nível também. Decidi dar 30 dias de chá. Hoje, nem sinto mais falta.

        • Adriano Garcez

          8 meses e contando. Me sinto até melhor depois de ter saído de lá. Twitter é muito amor, e espero que a relação dure muito, só depende dele. <3

          • Feripe Hatsune

            Eu também espero, não quero abandonar o Twitter, tenho vários amigos japoneses lá, noticias que eu sigo relacionadas ao país do sol nascente saem lá primeiro. Incluindo blogs de tecnologia como este ^^

    • Tiago Celestino

      O G+ até é legal, só tem vários bugs bizarros.

  • Eu odeio com todas as minhas forças aquele “Enquanto você estava fora”, e mesmo colocando que não gostei todas as vezes que aparece, ele insiste e sempre volta. u_u

    • Quando você diz que não gostou, ele entende que você não gostou da seleção q eles fizeram, e isso vai mudar o algoritmo deles, não que o “Enquanto você estava fora” vai sair pq vc clicou em não gostei. 😀

  • David Diniz

    twiiter: TIRE O LIMITE DE 140 CARACTERES! #Textãojá!

    • Elton Alves Do Nascimento

      Por favor não!

    • Amom

      Vai pro facebook, deixa o Twitter em paz! Por Favor!

      • David Diniz

        Já estou naquela porcaria… Uso o twitter para ler notícias de jornais e revistas.

  • Oliver Schultes

    A melhor coisa do Twitter é a timeline em tempo real, é o que permitiu que a rede social ficasse tão popular nas coberturas de grandes eventos, por exemplo. Se essa notícia se confirmar será uma grande tiro no pé.

  • Oliver Schultes

    O limite de 140 caracteres não pode aumentar. É o que dinamiza a interação. No máximo, o que seria mais ou menos aceitável, seria desconsiderar links na contagem dos caracteres.

    • Elton Alves Do Nascimento

      Desde que o twitter colocou um encurtador de links automático isso não é necessário.

      • Jonathan Zanella

        Tamanho do link e nome de perfil citado não deveriam contar. As vezes você precisa responder um tweet que tem muita gente na conversa e sobra uns 70 caracteres só :/

        • Elton Alves Do Nascimento

          Muita gente na conversa realmente encurta muito as conversas, mas por mais que suporte o foco do reply não é esse, né? Aí fica meio “tá ruim, mas tá bom, mas tá ruim”

  • Kawe Antonio

    Adoro o Twitter por dois motivos: TL em tempo real – é mágico ver todo mundo comentando um assunto, como a Carta do Temer ou qualquer outro assunto, cria uma sentimento muito bom de comunidade que o FB está longe de ter -, e a dinamização do conteúdo – consigo ler tudo o que aparece sem me incomodar ou me cansar; não gostei, só passar pro próximo, tudo isso por causa do limite de caracteres. Isso que atraiu os atuais usuários para a plataforma, mudar isso pra algo como o FB só vai acabar com a mesma, pois será mais do mesmo.

    Só espero que o Twitter não faça isso.

  • Elton Alves Do Nascimento

    O problema do twitter é que ele perdeu muitos usuários desde 2009, a rede cresceu muito até 2012 mais ou menos e depois começou a cair, não tenho fontes agora sobre os dados do twitter, mas a popularidade atual dele é bem menor do que já foi um dia. E é aí que começa o problema, o twitter simplesmente está nem aí pros usuários fiéis (que estão freneticamente ativos na rede desde 2009) e quer trazer a galera “suja” do facebook pra rede só pra fazer volume. Eu sinceramente espero que essa ideia não vingue e que se vingar que haja a opção de manter a timeline cronológica. Porque a timeline “estilo facebook” é uma das coisas mais nojentas que já vi inventarem na internet.

  • O melhor do Twitter é ele ser em tempo real… Começou a putaria agora!

  • Weslly Barros

    A melhor coisa do Twitter é a interação em tempo real, se parar de exibir os twittes em tempo real ira acabar com tudo isso.
    Por favor twitter fique como esta, assim já esta ótimo, não de um tiro na própria cabeça.

  • Eu apenas queria a volta da função Descobrir, bem melhor que a função Momentos.

  • Alex Oliveira

    “Ou, sei lá, mudem o nome para Facebook.”
    Oooorrraaaa Marquinho!

  • Tiago Celestino

    O Twitter é o novo Facebook.

  • Amom

    Acho que podiam colocar uns 200 caracteres como limite, que já estava bom. Eu até que gosto do limite, me força a escrever melhor, ao invés de simplesmente escrever mais.

  • Eliézer José Lonczynski

    Twitter nao suicide pfvr

  • Se esse limite de 140 caracteres for retirado –> 2ª guerra mundial dos textões.

    Vai virar o mesmo campeonato de argumentos e ego que o Facebook é.

  • ALMANAKUT BRASIL

    Só dá Big Bosta, fuxico de celebridade e asneiras para idiotas!

    • ALMANAKUT BRASIL

      E Facebook não filtra mensagens, mas pende para o lado de quem enche seus cofres, inclusive com dinheiro público!

      Todos violam o tal artigo 5º do manual de legislação em causa própria e colocam a Soberania Nacional na lata do lixo!