Twitter, pare de tentar estragar o Twitter

Rede social está testando timeline que não exibe tweets em ordem cronológica

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 ano
Twitter

O Twitter é minha rede social preferida por alguns motivos.

Ele não possui um algoritmo que filtra o conteúdo, então eu tenho certeza que lerei tudo o que for produzido pelas pessoas que sigo (se não quero mais ler, simplesmente deixo de seguir). Além disso, o Twitter exibe os conteúdos em ordem cronológica, no momento em que os tweets são publicados, porque ninguém quer ler no sábado um comentário sobre um programa de TV que passa na terça-feira.

Só que o Twitter parece não estar muito satisfeito com o modelo atual, e começou a testar uma timeline que exibe tweets fora de ordem cronológica, abandonando um formato adotado desde o lançamento da rede social. O Motherboard notou que alguns usuários estranharam a timeline mostrando tweets sem uma organização clara, assim como acontece no Facebook.

twitter-timeline-cronologica

A rede social confirmou que está testando a nova timeline e que “continua explorando formas de exibir o melhor conteúdo para os usuários”. Esta não seria a primeira mudança drástica cogitada pelo Twitter: em setembro, notícias davam conta de que o limite de 140 caracteres seria eliminado para tornar o serviço mais atraente para novos usuários. As mensagens diretas, que estavam sujeitas ao mesmo limite, agora podem ter qualquer extensão.

No ano passado, o Twitter já havia pensado em implantar um algoritmo de filtragem de conteúdo semelhante ao do Facebook, que mostraria automaticamente os tweets mais relevantes aos usuários. Você deve saber que o Twitter possui uma função chamada “Enquanto você estava fora”, que mostra publicações importantes que você não viu anteriormente. E… bom, transformar esse embrião num adulto reinando toda a rede social não é algo muito difícil. O algoritmo está pronto, afinal de contas.

Mas sério: nós gostamos do Twitter porque o Twitter é do jeito que é. Ele não falha miseravelmente na tentativa de adivinhar o que é relevante para mim. Ele é objetivo, direto e não exibe textões que me fazem perder tempo. Ele não oculta conteúdos produzidos por contas que segui por livre e espontânea vontade. Ele não mostra comemorações de Ano Novo quando já estamos no Carnaval.

Twitter, por favor, pare de tentar estragar o Twitter.

Ou, sei lá, mudem o nome para Facebook.

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados