Início » Aplicativos e Software » Você já pode instalar a Cortana no Android e iOS (mas não faça isso ainda)

Você já pode instalar a Cortana no Android e iOS (mas não faça isso ainda)

Assistente pessoal da Microsoft ainda precisa melhorar bastante nas plataformas concorrentes

Por
3 anos e meio atrás

A Microsoft divulgou nesta quarta-feira (9) que a Cortana, seu aplicativo de assistente pessoal, está disponível para download no Android e iOS, em versões estáveis, para usuários dos Estados Unidos e da China. A Cortana estava sendo testada por um grupo de usuários nos últimos meses em estágio beta.

De imediato pensamos que isso pode ser muito vantajoso, principalmente para quem utiliza o Windows 10. Isso por causa da integração do sistema de notificações da Cortana e o sistema operacional da Microsoft. É possível, por exemplo, receber notificações sincronizadas de quando uma ligação foi perdida e até mesmo responder mensagens de texto pela interface do desktop.

Todavia, existem outras nuances que precisamos avaliar aqui. Para isso, vamos seguir uma linha de raciocínio juntos: pergunte-se por que a Microsoft quer a Cortana em várias plataformas em vez de mantê-la somente em sua arquitetura.

Talvez a estratégia seja mais Google e menos Apple, mais “vamos oferecer o que temos ao mundo” e menos “venha até nós se quiser o que temos a oferecer”. Talvez a meta seja manter a Cortana crescendo e evoluindo onde seja possível, para caso o Windows não dê certo nos smartphones. Mas fato é que a concorrente do Google Now e da Siri chegou tentando ganhar espaço nas plataformas adversárias.

Resolvi então testá-la no Android 5.1. E preciso dizer que não gostei do que vi, mas vamos por partes.

ajusteInicial01

ajusteInicial02

Cortana_Android_Recursos_Basicos

A primeira coisa que eu notei é que, ao contrário do Google Now, não existe uma forma de configurar dois idiomas ao mesmo tempo na Cortana, e isso para mim é um problema. Tentei inclusive mudar a linguagem do meu sistema, mas aparentemente só está funcionando em inglês, japonês e chinês simplificado.

Mas vamos testar como a assistente se sai com perguntas óbvias:

president_Cortana

Ok, essa era simples. Vamos tentar algo focado em esportes:

corinthians_cortana_2015

Agora algo focado em qualidade:

tecnoblog

Realmente a precisão dos resultados é impressionante! Mentira, na verdade, para duas buscas acima, executadas no Bing, o resultado foi inconclusivo. As minhas montagens, de qualquer forma, expressam a mais pura verdade, nada além da verdade.

Vamos agora testar alguns recursos adicionais que sabemos que funcionam nas princiais assistentes virtuais, como busca de restaurante nas redondezas, consulta aos compromissos do dia, navegação e agendamento de lembretes:

testes_adicionais_cortana_Android

É importante deixar claro que a Cortana está usando os serviços do Bing para executar as buscas, mas utiliza o Google Maps para confirmar os trajetos e serviços de transportes. Testei outras funções que existem no Google Now, como ligar para determinada pessoa no viva voz ou tomar nota de alguma ideia, e a Cortana funcionou perfeitamente.

Tudo muito bom, tudo muito bem, certo? Então… agora é que os problemas começam. Por exemplo, vamos testar a integração com outros aplicativos, como o Twitter. É bem comum eu postar nesta rede social por meio de comandos de voz do Google Now. Mas veja na imagem abaixo, no quadrante da direita, o que a Cortana fez e compare com o que o Google Now fez nos dois blocos da esquerda:

test_twitter_GoogleNow_Cortana

Em vez de postar no Twitter, como o Google Now, a assistente da Microsoft acionou a busca, com um resultado um tanto quanto estranho. Mas esse não é o principal problema da Cortana no Android.

Para mim, o que mais incomodou foi ver que o software da Microsoft, além de falhar ao tentar ouvir o que eu dizia e, em diversas situações, ficar tentando captar o som sem sucesso por vários segundos, se colocar como opção de aplicativo para quando eu queria abrir o app do Google.

erros_Cortana_Android_01

Isso sem contar que a Cortana tomou posse do microfone do aparelho, gerando interferência em momentos nas quais eu queria usar o Google Now. Confira o horário das capturas de tela abaixo, foram várias as vezes nas quais isso aconteceu:

erro_mic_Cortana_Android_1060

Aí eu tentei dar um quebrada de gelo e pedi pra assistente me contar uma piada. E… bem… O que eu posso dizer?

piadinha_Cortana_Android

E aí Toad, como você resolveu esses problemas então?

Desinstalando a Cortana, oras. Por enquanto, a única vantagem que eu vi foi a integração com a versão Windows de desktop (que sequer funciona no iOS, apenas no robozinho do Google). Mas isso não paga a dor de cabeça com os problemas que o aplicativo causa em outras ferramentas que já funcionavam muito bem, obrigado.

Recomendo, portanto, que vocês não instalem a Cortana quando estiver disponível no Brasil. Ao menos não até que esses bugs e percalços de compatibilidade sejam corrigidos. Por enquanto e por um bom tempo, continuem com o Google Now e com a Siri que é bem mais negócio.

Agora eu pergunto: qual recurso você gostaria de ver na assistente pessoal do seu aparelho?

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.