Início » Aplicativos e Software » Você já pode instalar a Cortana no Android e iOS (mas não faça isso ainda)

Você já pode instalar a Cortana no Android e iOS (mas não faça isso ainda)

Assistente pessoal da Microsoft ainda precisa melhorar bastante nas plataformas concorrentes

Avatar Por

A Microsoft divulgou nesta quarta-feira (9) que a Cortana, seu aplicativo de assistente pessoal, está disponível para download no Android e iOS, em versões estáveis, para usuários dos Estados Unidos e da China. A Cortana estava sendo testada por um grupo de usuários nos últimos meses em estágio beta.

De imediato pensamos que isso pode ser muito vantajoso, principalmente para quem utiliza o Windows 10. Isso por causa da integração do sistema de notificações da Cortana e o sistema operacional da Microsoft. É possível, por exemplo, receber notificações sincronizadas de quando uma ligação foi perdida e até mesmo responder mensagens de texto pela interface do desktop.

Todavia, existem outras nuances que precisamos avaliar aqui. Para isso, vamos seguir uma linha de raciocínio juntos: pergunte-se por que a Microsoft quer a Cortana em várias plataformas em vez de mantê-la somente em sua arquitetura.

Talvez a estratégia seja mais Google e menos Apple, mais “vamos oferecer o que temos ao mundo” e menos “venha até nós se quiser o que temos a oferecer”. Talvez a meta seja manter a Cortana crescendo e evoluindo onde seja possível, para caso o Windows não dê certo nos smartphones. Mas fato é que a concorrente do Google Now e da Siri chegou tentando ganhar espaço nas plataformas adversárias.

Resolvi então testá-la no Android 5.1. E preciso dizer que não gostei do que vi, mas vamos por partes.

ajusteInicial01 ajusteInicial02 Cortana_Android_Recursos_Basicos

A primeira coisa que eu notei é que, ao contrário do Google Now, não existe uma forma de configurar dois idiomas ao mesmo tempo na Cortana, e isso para mim é um problema. Tentei inclusive mudar a linguagem do meu sistema, mas aparentemente só está funcionando em inglês, japonês e chinês simplificado.

Mas vamos testar como a assistente se sai com perguntas óbvias:

president_Cortana

Ok, essa era simples. Vamos tentar algo focado em esportes:

corinthians_cortana_2015

Agora algo focado em qualidade:

tecnoblog

Realmente a precisão dos resultados é impressionante! Mentira, na verdade, para duas buscas acima, executadas no Bing, o resultado foi inconclusivo. As minhas montagens, de qualquer forma, expressam a mais pura verdade, nada além da verdade.

Vamos agora testar alguns recursos adicionais que sabemos que funcionam nas princiais assistentes virtuais, como busca de restaurante nas redondezas, consulta aos compromissos do dia, navegação e agendamento de lembretes:

testes_adicionais_cortana_Android

É importante deixar claro que a Cortana está usando os serviços do Bing para executar as buscas, mas utiliza o Google Maps para confirmar os trajetos e serviços de transportes. Testei outras funções que existem no Google Now, como ligar para determinada pessoa no viva voz ou tomar nota de alguma ideia, e a Cortana funcionou perfeitamente.

Tudo muito bom, tudo muito bem, certo? Então… agora é que os problemas começam. Por exemplo, vamos testar a integração com outros aplicativos, como o Twitter. É bem comum eu postar nesta rede social por meio de comandos de voz do Google Now. Mas veja na imagem abaixo, no quadrante da direita, o que a Cortana fez e compare com o que o Google Now fez nos dois blocos da esquerda:

test_twitter_GoogleNow_Cortana

Em vez de postar no Twitter, como o Google Now, a assistente da Microsoft acionou a busca, com um resultado um tanto quanto estranho. Mas esse não é o principal problema da Cortana no Android.

Para mim, o que mais incomodou foi ver que o software da Microsoft, além de falhar ao tentar ouvir o que eu dizia e, em diversas situações, ficar tentando captar o som sem sucesso por vários segundos, se colocar como opção de aplicativo para quando eu queria abrir o app do Google.

erros_Cortana_Android_01

Isso sem contar que a Cortana tomou posse do microfone do aparelho, gerando interferência em momentos nas quais eu queria usar o Google Now. Confira o horário das capturas de tela abaixo, foram várias as vezes nas quais isso aconteceu:

erro_mic_Cortana_Android_1060

Aí eu tentei dar um quebrada de gelo e pedi pra assistente me contar uma piada. E… bem… O que eu posso dizer?

piadinha_Cortana_Android

E aí Toad, como você resolveu esses problemas então?

Desinstalando a Cortana, oras. Por enquanto, a única vantagem que eu vi foi a integração com a versão Windows de desktop (que sequer funciona no iOS, apenas no robozinho do Google). Mas isso não paga a dor de cabeça com os problemas que o aplicativo causa em outras ferramentas que já funcionavam muito bem, obrigado.

Recomendo, portanto, que vocês não instalem a Cortana quando estiver disponível no Brasil. Ao menos não até que esses bugs e percalços de compatibilidade sejam corrigidos. Por enquanto e por um bom tempo, continuem com o Google Now e com a Siri que é bem mais negócio.

Agora eu pergunto: qual recurso você gostaria de ver na assistente pessoal do seu aparelho?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcus Lemos
Não sei como é no Android, mas uso a Cortana no Windows Phone (em português) e posso dizer que ela esta anos luz à frente do Google Now em utilidade (com excessão da versão do Moto X, que realmente é impressionante).
Lucas Fogolin
Parou para pensar que a Siri e o Google Now também tiveram muitas dificuldades em entender funções no começo? O fato é que toda plataforma precisa de dados para ser melhorada e, se não houverem dados sendo enviados pelos usuários, como o sistema pode ser melhorado? Assim aconteceu com a Siri e com o Google Now. Nenhum app é lançado sem bugs e todos melhoram com o tempo, mas se não houverem usuários, como é possível que eles sejam resolvidos?
Rubens Dos Santos
Esqueceram de falar q a MS considera o app como Beta. Entendo q vcs tem o direito de dar suas opniões. Mas sinceramente, achei essa postagem uma merda. Uso o WP e Android. Vc julga demais algo tão recente. N sei qual problema em aceitar essa Nova Microsoft. Eu sinto como se as pessoas não quisessem aceitar as evoluções da MS. Janeiro/2016 a cortana chega em pt-br. Só quero ver qual vai ser os mimimis desses blogueiros agora. P.S. N sou nenhum fanboy. So acho correto relatar uma informação com mais veracidade, pois sendo imparciais ou não, suas postagens podem influenciar as pessoas q a leem.
Eliézer José Lonczynski
Sendo curto e objetivo; Cortana é beta nos EUA, UK e China.. Nos demais países e alpha.. Isso na versão pra windows 10 imagine para outras plataformas... E o objetivo único e simples da MS ao levar a Cortana a outras plataformas e aprimorar o Bing.
Marcos Tony Lehmann
Nos outros sistemas ela não tem integração total, desse modo, não seria melhor nem lançar, já que nunca será como é no sistema nativo, assim como são o Now e Siri? Ou quando receber refinamentos, poderá ter boa usabilidade e precisão mesmo sem acesso 'à raiz'?
Vitor Mikaelson
Acho que é por outro motivo, na verdade. Se o lembrete for pela Cortana, tem como fazer lembrete de local (Remind me to buy milk when I get to supermarket, por exemplo)
Vitor Mikaelson
Acho que essa falta de integração é pois no Windows é diferente. Funciona via app (se reparar, a Cortana é meio que um "webapp", então algumas coisas mais profundas ficaram de fora na versão do iOS/Android)
Breno
Cara, concordo com vc: é impossível ser imparcial na vida. Qualquer coisa que falamos, comentamos ou escrevemos, estamos injetando nossa cultura, opinião, logo, deixando de ser imparcial. Mas este n é o problema. Uma coisa é ser imparcial dando uma nota e avaliação justa. E outra coisa é ir além da imparcialidade, é fazer um review de algo sendo fanboy, onde a avaliação e nota não serão justas. E aqui no TB os reviews sempre são livres de fanboysmo e os autores sempre tentam ser o mais consistente possível. Exemplo é quando o Higa elogia a Motorola quando acerta num modelo novo. E o mesmo Higa senta o pau na mesma Motorola quando ela erra.
Matheus Gonçalves
Pois é. Eu adoro a Cortana. Me rasgo em elogios pra ela no Windows Phone. Mas, para algumas pessoas, é inadmissível falar mal de algo que eles gostam. E eu nunca, nunca vou entender isso. Se eu gosto de algo, e vejo que ela tem um problema, eu vou falar desse problema. Até para que esse "algo" se torne melhor no futuro.
Matheus Gonçalves
Eu não estou justificando nada cara. Estou, amigavelmente, tentando te mostrar que talvez você tenha se enganado no feeling inicial. Novamente, este texto aqui, que tem como título "Cortana: o Google Now do Windows Phone, só que melhor!", é meu: http://meiobit.com/283650/cortana-google-now-windows-phone-so-que-melhor/ De qualquer forma, mesmo gostando da Cortana, eu preciso evidenciar quando ela demonstra algum tipo de problema, isso incomodando a você e a mim, ou não. Se ainda assim, você quiser continuar com esse comportamento, infelizmente não tenho o que fazer. Mas saiba que eu tenho a consciência tranquila de que não fiz nada que afete minha credibilidade no que tange minha mais profunda sinceridade em relação aos meus testes e em nunca proteger uma marca ou produto, gostando dele ou não. Abraços e tenha um bom dia.
Fábio Moser
Eu me enganei, na pressa, escrevi imparcial, mas é claro que você entendeu que eu quis dizer PARCIAL. E não tente justificar o que não tem justificativa, ponto final.
Matheus Gonçalves
O problema é esse: foi liberado como versão estável, depois de alfa e beta, pra uso final. Se fosse uma versão beta mesmo, acho que os problemas poderiam ser considerados menos graves.
Jorge Flávio Costa
Sim, de cabeça me lembro do Fantastical e Calendars da Readdle que interagem diretamente com o Lembretes, via API. E é uma pena mesmo a Apple estar abandonando os padrões abertos, todos perdem com isso.
Matheus Fernal
Interessante Jorge, não sabia que essa integração era possível com os lembretes mas pesquisando na documentação achei o até o método pra fazer a gravação deles. Estranho que nunca soube de nenhum app que faça isso. A integração com o calendário já vi bastanta pq é feita via arquivo ICS. Bons tempos que a Apple adotava padrões abertos.
Jorge Flávio Costa
No caso das Notas, foi decisão de negócios, pois eles querem que você use a nuvem deles. Ultimamente o iOS tem se tornado bem aberto e já permite um app escrever diretamente nos seus calendários, contatos e sim, lembretes também. Eu acho que deveria ter uma opção pra o usuário escolher se quer gravar lembretes no Caderno da Cortana ou nos Lembretes nativos do iOS (ou o Keep do Android).
Exibir mais comentários