Início » Telecomunicações » Cade aprova compartilhamento de redes 4G entre Vivo, TIM e Oi

Cade aprova compartilhamento de redes 4G entre Vivo, TIM e Oi

Paulo Higa Por

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta segunda-feira (14) o compartilhamento de infraestrutura de redes 4G entre as operadoras Vivo, TIM e Oi, segundo o G1. Com o acordo entre as três empresas, o custo de implantação da tecnologia cai de maneira significativa, permitindo que todas ampliem suas coberturas de rede.

antena-celular

Oi e TIM já possuíam um acordo de compartilhamento de infraestrutura de 4G, portanto, a novidade é a entrada da Vivo no negócio. Uma das motivações do acordo (e talvez a principal) é cumprir as metas de cobertura da Anatel. As operadoras que arremataram os lotes nacionais de 4G de 2.600 MHz precisam cobrir todos os 136 municípios com mais de 200 mil habitantes até o final do ano.

Nesse sentido, TIM e Oi devem ser as maiores beneficiadas pelo acordo, já que a Vivo cobre 169 municípios com o 4G de 2.600 MHz, bem mais que os 45 da Oi, por exemplo. É importante lembrar que, embora a TIM possua a maior cobertura 4G do país em número de municípios, com 306 cidades, boa parte se deve ao reaproveitamento da frequência de 1.800 MHz (que não conta para as metas da Anatel).

A Claro é a única entre as quatro grandes operadoras que não entrou no acordo de compartilhamento, embora tenha um contrato similar com a Vivo. Em novembro, segundo os números da Teleco, a Claro ultrapassou a Vivo em número de municípios cobertos: são 186, contra 169 da espanhola. Em porcentagem de cobertura, a Claro continuou líder de mercado, com 47,9% da população capaz de receber o sinal 4G.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luca Neto
Boa sorte ;)
Fábio Moser
A obrigação para o final deste ano é 200 mil habitantes e não 250 mil. Para o final de 2016, serão todos os municípios com mais de 100 mil, ou seja, em algum momento de 2016, a Claro vai cobrir BC com 4G, e sinceramente, não me importo se for na última semana do ano, pois o 3G da Claro funciona muito bem. Agora, voltar pra TIM? NUNCA!
Luca Neto
Olha,se você quer usar 4G por ai mude pra Tim ou para a Vivo por que na Claro não existe previsão de cobertura oficial já que BC não entra nas obrigações por ter menos de 250 mil habitantes. Já Vivo e Tim cobrem BC,Itajaí,e também Navegantes por causa do aeroporto e arredores.
Luca Neto
Eu te perguntaria se existe 4G da Claro fora de SP,unico lugar aliás que a Claro proporciona uma ótima experiência de uso. Você tema sorte de usar uma operadora com pouquissimos clientes e que ainda assim apresenta deficiências dramáticas que se traduzem na perca constante de share. Comparar Claro e Vivo em SC é igual comparar uma Ferrari com um Fusca 1975, por que é esta a impressão nitida que tenho já que viajo SC de ponta a ponta. A Tim apenas não apresenta velocidades de conexão tão elevadas iguais aos 5 ou 6 Mbps que a Vivo apresenta em 3G de forma bem padronizada por ai ou nos 60 ou 80Mbps em 4G,mas supera a Claro com folga razoável e leve em consideração em tudo que falei que de acordo com dados da Anatel,a Tim possui mais de 43,7% de todas as linhas celulares e ativas em SC,ou seja 3.887.828 de linhas, o que mostra quão robusta está a sua rede de dados e voz. Vivo possui apenas 2.146.249 e a Claro quase na lanterna junto da Oi com 1.650.027. Outro dado interessante é que a Vivo também lidera folgada com mais de 37% das linhas de dados 3G e 4G de SC,seguida pela Tim com 34% e depois pela Claro com apenas 16%. Observe o quanto a Claro tem problemas e como você tem sorte rs.....
Yago G.
Só será barato na questão de implementação de torres. Onde as antigas torres que já estão instaladas poderiam ser usadas.
Yago G.
E olha que a Oi tem mais torres que a Claro e a Vivo.
João Luiz
Complica mesmo. Por isso eu continuo na Vivo, que pelo menos aqui onde eu moro, sempre tem sinal bom e a internet funciona em todos os lugares.
Fábio Moser
É... já ouvi falar que em cidade pequenas complica.... =/
João Luiz
Que bom, Fábio. Aqui no interior de SP a Claro é sofrível. Na capital é OK, e em cidades com mais de 300 mil habitantes também, mas, em cidades menores, esquece, hehe.
McFake
Falando em operadoras, o Tecnoblog poderia fazer uma matéria sobre ONDE ESTÃO AS OPERADORAS VIRTUAIS tão faladas há uns 2 anos atrás e que até hj não sairam do papel de fato (Porto Seguro Conecta não vale). Cadê a operadora dos Correios? O bradesco tb não ia ter uma ou estou enganado? Não se falou mais nada...
João Luiz
Pois é. Estou até agora esperando a Vivo "lançar" alguma coisa, e nada.
Fábio Moser
Noooossa... mas eu tenho Claro eu não posso me queixar no serviço não, pelo menos pra mim, funciona muito bem Lucas. Claro que em termos de cobertura a TIM (seguida pela Vivo) estão à frente, mas não sinto algo tão dramático... pelo menos, aqui em Balneário Camboriú. Que pena que está ruim em outros locais do estado. Espero que melhorem! Sabe me dizer sobre o 4G da Claro? Alguma previsão para Itajaí ou Balneário Camboriú?
Eduardo Spaki
vao derrubar a tarifa de DDD?
Isaac Andrada
o/
Luca Neto
A Tim está em SC muito adiantada inclusive da Vivo em cobertura 4G e 3G, tanto em número de cidades com em abrangência. O único atraso da Tim,e que é muito grave,é não ter ativado Blumenau e Chapecó ainda, por serem duas das cidades que são parte do acordo com a Oi e como a Oi esta em crise está atrasada,tanto é que a Tim se descolou usando 1800Mhz e até Gaspar,Indaial,Rio do Sul,Lages,Jaraguá do Sul,São Bento do Sul,Brusque.... Todas contam já com 4G da Tim. A Vivo por sinal também está parada no tempo, provavelmente vai usar a rede da GVT no acordo citado na matéria pra sair do atraso. E quanto ,Claro em SC,só funciona por que ninguém tem,é a operadora mais lixo e escrota do estado não é sequer capaz de cobrir a capital Florianópolis decentemente,Blumenau só tem 4G direito na via expressa e raramente funciona como prometido,Menor cobertura 3G e número de localidades atendidas e onde tem o sinal é podre por falta de investimento em antenas,já que ela não tem frequência de 850Mhz em SC como Vivo e Tim pr dar um up na cobertura.Fora os famosos apagões generalizados que o pessoal lá do alto e médio vale estão acostumados,comono final de ano,feriados,nas enchentes comuns em SC,etc..
Yago G.
Adriano procure as ouvidorias. Eles demoram mas são bem mais diretos que aqueles atendentes terceirizados.
Arley Martins
O 4G deve pegar geral no pais quando a frequência 700mhz for liberada, pois será mais barato para as operadoras. Enquanto isso, elas vão ficar nessa de fazer o sinal pega nos centros das cidades e os bairros afastados ficarem pegando os "respingos" do 4G.
Adriano Northingan
sabe o grande problema para mim as operadoras nunca chega na periferias das cidades eu moro em Campinas SP com mais de 1 milhão de pessoas qualquer operadora pega no centro mais na periferias é uma lastima chega ser revoltante isso, então não adianta prometer 4G aumentar cobertura e não chegar a periferias
Danilo Fernandes
Aqui em São Paulo, há cobertura 4G de todas as operadoras (com exceção da Nextel). Até mesmo em bairros afastados (periferias) há sinal 4G da Claro, Tim e VIVO. Já a Oi é a mais fraquinha delas, operando em muitos bairros com o 3G e nos mais localizados em 4G.
Fábio Moser
Sim, mas ainda seriam 4 cidades que a Claro (e a Oi) teriam que cobrir com o 4G em menos de 3 semanas....
Luiz Paulo Schlischting
São apenas 7 com mais de 200k habitantes, infelizmente nosso estado é cheio de cidades onde a placa de bem-vindo fica a poucos metros da volte logo.
Supersonic
So claro e vivo.
ri alto
Fábio Moser
Nossa, Pelotas é uma cidade importante, imaginei que já tivesse cobertura 4G de todas operadoras...
Supersonic
Pelotas
Fábio Moser
KKKKKKKKK
Antony
Aonde você foi moraaAAaaAAaAAarrr aonde foi
Fábio Moser
Onde você mora?
Supersonic
aqui a Tim ainda não chegou, talvez chegue logo com esse acordo já que já tem vivo 4g aqui porque ela tem até 31 de Dezembro para chegar, depois deve tomar multa, sei lá.
Fábio Moser
Eu gosto muito da Claro, o 3G dela funciona muito bem, aqui em SC, muitas vezes consigo pegar velocidades de até 8 Mb, pelo 3G... porém, tô decepcionado com a cobertura 4G. Aqui em Santa Catarina, a Vivo e a TIM dispararam no 4G com uma cobertura muito ampla... Já a Claro, cobre apenas três municípios, Florianópolis, Joinville e Blumenau. E a Oi... só Florianópolis e Joinville. Faltam três semanas para terminar o ano... como a Claro e a Oi farão? Se elas devem cobrir por lei, os municípios com mais de 200.000 habitantes... há vários aqui em SC que elas terão de implantar a cobertura ainda... vão dar conta em tão pouco tempo!????