Início » Web » Este captcha ajuda a encontrar pessoas desaparecidas

Este captcha ajuda a encontrar pessoas desaparecidas

Captcha da ONG Mães da Sé mostra nomes, fotos e datas de nascimento de pessoas desaparecidas

Por
2 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O captcha, a tecnologia mais chata que o ser humano já desenvolveu para evitar requisições automatizadas de robôs, frequentemente tem intenções secundárias (e nobres). O reCaptcha, mais conhecido, colabora na digitalização de livros, solução de problemas de inteligência artificial e aprimoramento de mapas. Agora, a ONG Mães da Sé lançou o Captcha Desaparecido, que ajuda na busca de pessoas desaparecidas.

No Captcha Desaparecido, em vez de digitar palavras, letras ou números aleatórios, você precisa preencher o nome da pessoa desaparecida e a data de nascimento para validar o formulário. O captcha também mostra a foto da pessoa e um botão “Tenho informações sobre esta pessoa”, para os usuários que por ventura tenham visto a pessoa desaparecida e queiram colaborar com a ONG.

captcha-desaparecido

Como informa o site do projeto, “quanto mais pessoas virem essas fotos e nomes, maiores as chances dessas pessoas serem encontradas”. E qualquer um pode colaborar com a iniciativa: na página do Captcha Desaparecido, é possível obter os códigos para implantar o captcha em PHP. Você pode conferir o funcionamento da ferramenta no site oficial.

Com informações: Exame.