whatsapp-logo-700x446

Prepare-se para ficar sem WhatsApp pelas próximas 48 horas: a Justiça de São Paulo impôs um bloqueio do aplicativo sob pena de multa para todas as operadoras de telefonia celular ou fixa, que devem cumprir a decisão a partir da meia-noite desta quinta-feira (17). Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a medida é cautelar e o autor está mantido sob sigilo.

A decisão também vale para as operadoras de banda larga, como NET e GVT. Portanto, não deve ser possível utilizar o WhatsApp nem conectado à sua rede Wi-Fi. Conforme apurado pela Folha, o pedido do bloqueio não foi feito pelas operadoras de telefonia. Há a suposição de que a decisão é fruto de uma investigação policial, uma vez que o bloqueio foi solicitado dentro de uma investigação sobre quebra de sigilo de dados.

Segundo um relatório divulgado pelo Ibope na terça-feira (15), o WhatsApp é o aplicativo mais usado no Brasil, com participação de 93% entre os pesquisados. Em fevereiro, um juíz do Piauí determinou o bloqueio do aplicativo no Brasil para o aplicativo colaborar com investigações policiais, mas a decisão foi suspensa por um desembargador.

Atualização em 16/12/2015 às 20h07. O Tribunal de Justiça de São Paulo, em meio à carência de informações sobre o assunto, divulgou uma nota sobre o ocorrido, esclarecendo que o aplicativo não atendeu a uma decisão judicial antiga, e por isso terá seus serviços bloqueados por 48 horas.

A 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo determinou a operadoras de telefonia móvel o bloqueio do aplicativo WhatsApp, pelo período de 48 horas. O prazo passa a contar a partir da 0 hora seguinte ao recebimento do ofício da Justiça.

A decisão foi proferida em um procedimento criminal, que corre em segredo de justiça. Isso porque o WhatsApp não atendeu a uma determinação judicial de 23 de julho de 2015. Em 7 de agosto de 2015, a empresa foi novamente notificada, sendo fixada multa em caso de não cumprimento.

Como, ainda assim, a empresa não atendeu à determinação judicial, o Ministério Público requereu o bloqueio dos serviços pelo prazo de 48 horas, com base na lei do Marco Civil da internet, o que foi deferido pela juíza Sandra Regina Nostre Marques.

Atualização em 16/12/2015 às 20h25. Segundo o ofício da ordem de bloqueio do WhatsApp, obtida por Paulo Rená (@prenass), o bloqueio vale para operadoras de telefonia fixa ou móvel, portanto, o aplicativo seria bloqueado em todas as conexões. Serão bloqueados os domínios WhatsApp.net e WhatsApp.com e todos os subdomínios e endereços de IP vinculados ao aplicativo. Será feita uma limpeza de cache nesses domínios e “tudo o que mais for necessário para  suspensão do tráfego de informações”. Leia o texto completo abaixo:

teor-bloqueio-whatsapp

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Dusqis Surupis

Não exatamente, tu tá pagando pra usar o serviço que a operadora presta a você, tanto é que, se você deixa de recarregar um chip pré-pago por 3 meses, você perde a linha e ela será disponibilizada a outra pessoa.
Ela é uma prestadora de serviços e você um contratante.

Deison Ribeiro
Não exatamente, tu tá pagando pra usar o serviço que a operadora presta a você, tanto é que, se você deixa de recarregar um chip pré-pago por 3 meses, você perde a linha e ela será disponibilizada a outra pessoa. Ela é uma prestadora de serviços e você um contratante.
Alberto Prado
O Telegram também roda em quase todas. Com exceção de tvs e consoles. Mas acho que eles atendem nichos diferentes, apesar do Skype ter chat tb. Pra mim eles se complementam. Eu uso Skype todo dia para vídeo chamada, mas acho o Telegram mais prático para chat.
Elder Bruno
Entendi. Da hora. Mas ainda se for ver em termo de praticidade acho eu que o skype seria a melhor opção. (não sei todas as funções do skype) Digo pois ele funciona em todas as plataformas que uso: PC, Iphone, TV, Game, etc.
Leandro
Pô cara, kkkk... Comu do Galo vai dominar o mundo!
Felipe Nascimento
Que nada, eles tem que aprender a configurar VPN pra acessar o WhatsApp e deixar o Telegram em paz desses câncer do WhatsApp >.<
Mario
Já voltou...
Higo
EXTRA!!! Um desembargador de SP acaba de ordenar o desbloqueio. http://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/desembargador-de-sao-paulo-determina-desbloqueio-de-whatsapp-em-todo-o-brasil.html
Gustavo da Silva Vieira
hauHuauHAUHUahuA
Gustavo da Silva Vieira
Tá esquisito isso aí...
Alberto Prado
Olha, só pelo fato de poder manda arquivos e não só mídias, acho que já seria motivo suficiente. Mas segundo teste, a segurança dele é melhor. O limite de grupo no Whats é de 50, no Telegram é de 200, podendo chega a 1000 quando ativa o super grupo. (Bom para empresas) Criação de Canais. As mensagens ficam armazenadas e aparecem mesmo pra quem entra depois. Bom para blogs, sites e a fins. No meu caso, eu poderia usar para manter o role play do RPG que eu mestro e que sempre tem gente nova. Ai da pra vê a história desde o inicio. Você pode cria um chat privado com criptografia de ponta a ponta com msg de auto destruição. Você pode configura para que somente uma pessoa não possa ver seu status, ou só os amigos ou todos. Enfim, muitas coisas.
Eddy

Anham.
Os mesmos que votam 1 estrelinha e comentam na PlayStore: "To baxano eça poha ci fo bon do maz istrela"

Kafeh
Anham. Os mesmos que votam 1 estrelinha e comentam na PlayStore: "To baxano eça poha ci fo bon do maz istrela"
Eddy

Hein?!

Kafeh
Hein?!
Exibir mais comentários