Início » Comportamento » Os 10 episódios mais ouvidos do Tecnocast

Os 10 episódios mais ouvidos do Tecnocast

Relembre os nossos bate-papos sobre as questões tecnológicas de um ponto de vista comportamental

Por
3 anos e meio atrás

tecnocast-logo

Você acompanha os podcasts do Tecnoblog? A gente aposta no formato desde 2012, quando gravamos nosso primeiro episódio do Tecnoblog Podcast, comentando as notícias da semana. No ano passado, reformulamos a ideia e lançamos o Tecnocast, para abordar a tecnologia de um ponto de vista comportamental — e produzir episódios que durem bastante tempo.

Os episódios do Tecnocast duram tanto tempo que você pode ouvir programas com mais de 1 ano e, mesmo assim, embarcar na discussão. Quer relembrar alguns deles? Em comemoração aos nossos 10 anos de vida, confira os 10 Tecnocasts mais ouvidos da história:

1. 012 – Material Design

012

A nova linguagem visual do Google foi adotada em todos os produtos da empresa. No Android, o Material Design está presente desde a versão 5.0 Lollipop. Nós discutimos os principais aspectos de design e usabilidade da renovação visual do pessoal de Mountain View.

2. 017 – A nova Microsoft

017

A Microsoft foi, provavelmente, a gigante de tecnologia que mais mudou nos últimos dois anos. Sob a direção de Satya Nadella, o terceiro CEO da empresa, substituindo Steve Ballmer, notamos uma Microsoft mais aberta a novas tecnologias, mais atenta aos concorrentes e mais disposta a arriscar.

3. 011 – Apps que não vivemos sem

tecnocast_011

Quais são os seus aplicativos preferidos? A gente também os nossos (e não consegue mais viver sem alguns deles). Entre gerenciadores financeiros, clientes de email, listas de tarefas e até teclados, descubra quais são as nossas escolhas.

4. 018 – Uber e a economia compartilhada

Uber e a economia compartilhada

O Uber esteve nos holofotes da mídia durante o ano todo. Embora tenha chegado ao Brasil em 2014, foi em 2015 que o serviço explodiu, chamando a atenção das prefeituras e atraindo a ira dos taxistas. Discutimos as questões polêmicas envolvendo o Uber e a economia compartilhada.

5. 009 – A internet das coisas

Arte por Marcel @grigio Müller

O episódio de internet das coisas foi um dos mais bacanas que gravei até agora. A internet passou pela era dos computadores (na época do mainframes) e pela era das pessoas (com as redes sociais). No futuro, que já começou, a internet será utilizada pelos objetos. Ou melhor, pelas coisas. Viajamos muito imaginando o que vem por aí!

6. 026 – Windows 10

026

Depois do Windows 8, que não empolgou tanto quanto a empresa gostaria, a Microsoft parece ter acertado a mão no Windows 10. Ele é importante não apenas por ser a nova versão do sistema operacional mais popular do mundo, mas porque marca uma nova era dentro da Microsoft, com uma plataforma unificada e a transição definitiva para uma gigante de serviços.

7. 015 – Amor em tempos de internet

015

Esta é uma espécie de “exemplo” do que queremos abordar no Tecnocast: não a tecnologia pura, mas o impacto que ela gera na vida das pessoas. Sem dúvida, uma das mudanças trazidas pela internet recentemente está nos relacionamentos amorosos, com a ascensão do Tinder e outros aplicativos do gênero. Passa seu Whats?

8. 024 – Quem tem um, não tem nenhum

24_backup_700X438

Estamos no fim do ano! E alguns de nós entraremos de férias, nos divertiremos bastante, tiraremos muitas fotos e… espera, você não tem mais as suas fotos antigas porque não tinha backup?! Neste programa, explicamos como lidamos com a segurança dos nossos dados e as técnicas para facilitar o trabalho de manter cópias dos nossos arquivos. O tema não é empolgante, mas o papo é.

9. 022 – Penso, logo não durmo

022

Fato: estamos dormindo cada vez menos. E não apenas porque estamos com menos tempo, mas também porque criou-se a ideia de que é “legal” ser uma pessoa ocupada, que trabalha bastante e não dorme quase nada. Mas dormir aumenta a nossa produtividade, melhora nossa capacidade de raciocínio e traz uma série de benefícios. Claro que temos uma série de dicas para dormir melhor com a ajuda da tecnologia.

10. 008 – O duelo de ecossistemas

O duelo de ecossistemas

Com a chegada dos smartwatches, passou a ser fundamental escolher um ecossistema. Embora muitas tecnologias conversem entre si, ser fiel aos produtos de uma única empresa parece ser a melhor opção para conseguir aproveitar bem o que os nossos gadgets têm a oferecer. Ou não. Você vai de Apple ou Google?

Este post faz parte das comemorações do aniversário de 10 anos do Tecnoblog.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.