A geladeira inteligente da Samsung quer centralizar os dados da sua família

Family Hub Refrigerator gerencia seus alimentos, compra ingredientes e faz até streaming de música

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 mês

Direto de Las Vegas — Tela de 21,5 polegadas, resolução de 1920×1080 pixels e LCD sensível a toques. Parece um monitor novo, mas é o refrigerador Family Hub, anunciado pela Samsung nesta terça-feira (5) durante a CES 2016. Como o nome sugere, esta geladeira quer se transformar no hub central da sua família.

O que o Family Hub Refrigerator faz?

Na grande tela, localizada na porta direita do refrigerador, você pode fixar os desenhos das crianças, as fotos de família e algumas anotações rápidas, porque ímã de geladeira e notas post-it são coisas do passado. Também é possível compartilhar e editar calendários, assim, todos poderão ter acesso aos compromissos de família num local bem visível.

geladeira-samsung-1
geladeira-samsung-2
samsung-geladeira-4
samsung-geladeira-6

Todos esses recursos podem parecer apenas perfumarias inúteis (ainda mais sabendo que a geladeira será vendida por um preço impraticável para quase todo mundo, especialmente no Brasil), mas fazem sentido se você pensar no refrigerador como um “centralizador de informações da família”. Todo mundo passa pela geladeira várias vezes ao dia. Eu sei que você acabou de procurar alguma besteira para comer antes de ler este texto.

O refrigerador também possui recursos inteligentes de… refrigerador. Existem três câmeras dentro do equipamento, que tiram fotos dos alimentos sempre que você fecha a porta. Isso permite que você veja o que há dentro da geladeira por meio do seu smartphone. E isso abre outra possibilidade: se você estiver no supermercado e não lembra se há comida suficiente para preparar o jantar, basta sacar o smartphone do bolso (Androids e iPhones são bem-vindos) e dar uma olhada na sua geladeira à distância.

O software do Family Hub Refrigerator permite que você gerencie as datas de validade dos alimentos, para evitar desperdício. É possível guardar receitas e listas de compras diretamente na geladeira, além de adquirir ingredientes sem sair de casa. Alguns supermercados brasileiros (como o Pão de Açúcar) já possuem delivery de alimentos, então seria bacana se algo parecido funcionasse no país. Nos Estados Unidos, o recurso foi desenvolvido em parceria com a MasterCard.

samsung-geladeira-3
A Samsung não deixou a gente comer os doces, mas pareciam ótimos
A Samsung não deixou a gente comer os doces, mas pareciam ótimos

Você também pode fazer streaming de música ou vídeo por meio dos aplicativos da geladeira: há um alto-falante embutido, e o refrigerador se conecta a caixas de som Bluetooth. Dá para espelhar a imagem da TV na tela do Family Hub Refrigerator, para não perder uma partida de futebol enquanto você estiver na cozinha, por exemplo. E, além de tudo isso, o refrigerador possui o interessante recurso de refrigerar os alimentos.

Não que você esteja querendo comprar uma tão cedo, mas o Family Hub Refrigerator chega ao mercado ainda no primeiro semestre de 2016. O preço sugerido é de 5.000 dólares.

Paulo Higa viajou para Las Vegas a convite da Samsung.

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados