Início » Brasil » TAM libera uso de eletrônicos em todas as fases de vôo

TAM libera uso de eletrônicos em todas as fases de vôo

Por
2 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Atenção, senhores passageiros: estamos entrando em procedimento de decolagem. Favor manter a poltrona na posição vertical, a mesa travada e o celular… ligado! Sim: a partir de 31 de janeiro, os clientes de todos os voos domésticos da TAM poderão manter seus dispositivos eletrônicos ligados em procedimento de pouso e decolagem. Os voos internacionais também receberão a novidade, mas apenas a partir de março.

Avião

A medida chega dois anos após a FAA liberar medida similar para as companhias aéreas americanas. Em julho de 2015, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) atualizou suas normas para permitir o uso de eletrônicos durante o vôo, mas desde então apenas a Gol havia sido autorizada a liberá-los.

É importante destacar que a permissão se dá apenas para dispositivos que estejam com a função Modo Avião ativada. Com isso, os clientes podem ler em um Kindle, ouvir músicas, assistir a filmes e realizar outras tarefas offline que antes eram restritas para quando a aeronave atingisse altitude de cruzeiro. Como bem nota o Melhores Destinos, a medida beneficia principalmente os passageiros frequentes. Para quem faz 6 vôos por semana, 15 minutos adicionais representam 84 horas de trabalho (ou 42 filmes) em vôos em um ano.

Em 2015, a TAM passou a oferecer um serviço de entretenimento de bordo que faz proveito de tecnologia Wi-Fi (não há internet a bordo), e a novidade permite que os clientes tenham acesso aos conteúdos em todas as fases de vôo. Até o momento, nenhuma novidade quanto a isso para a Azul e a Avianca – fica a torcida de que essas companhias aéreas também realizem esse tipo de permissão o mais breve possível.

Mais sobre: ,