Início » Brasil » TAM libera uso de eletrônicos em todas as fases de vôo

TAM libera uso de eletrônicos em todas as fases de vôo

Por
1 ano e meio atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Atenção, senhores passageiros: estamos entrando em procedimento de decolagem. Favor manter a poltrona na posição vertical, a mesa travada e o celular… ligado! Sim: a partir de 31 de janeiro, os clientes de todos os voos domésticos da TAM poderão manter seus dispositivos eletrônicos ligados em procedimento de pouso e decolagem. Os voos internacionais também receberão a novidade, mas apenas a partir de março.

Avião

A medida chega dois anos após a FAA liberar medida similar para as companhias aéreas americanas. Em julho de 2015, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) atualizou suas normas para permitir o uso de eletrônicos durante o vôo, mas desde então apenas a Gol havia sido autorizada a liberá-los.

É importante destacar que a permissão se dá apenas para dispositivos que estejam com a função Modo Avião ativada. Com isso, os clientes podem ler em um Kindle, ouvir músicas, assistir a filmes e realizar outras tarefas offline que antes eram restritas para quando a aeronave atingisse altitude de cruzeiro. Como bem nota o Melhores Destinos, a medida beneficia principalmente os passageiros frequentes. Para quem faz 6 vôos por semana, 15 minutos adicionais representam 84 horas de trabalho (ou 42 filmes) em vôos em um ano.

Em 2015, a TAM passou a oferecer um serviço de entretenimento de bordo que faz proveito de tecnologia Wi-Fi (não há internet a bordo), e a novidade permite que os clientes tenham acesso aos conteúdos em todas as fases de vôo. Até o momento, nenhuma novidade quanto a isso para a Azul e a Avianca – fica a torcida de que essas companhias aéreas também realizem esse tipo de permissão o mais breve possível.

Mais sobre: ,
  • Eu já havia me liberado 😛

    • já usou fora do modo avião também? pega sinal?

      • Supersonic

        Não pega nada.

        • estranho, sempre vejo um pessoal postando fotos em redes sociais durante o voo.

          • Supersonic

            Estão usando WiFi fornecida no avião (gol tem) ou postaram após o vôo.

        • Eu já vi um senhor com celular do tipo sem ser smartphone, que pegava sinal lá em cima. (provavelmente ele não tem nem modo avião)

          • Supersonic

            Não é impossível mas é bem difícil conseguir sinal lá por causa do avião que é praticamente uma gaiola de faraday e também porque as antenas de celular não são projetadas para enviar sinal em direção ao céu.

    • Anakin

      tb, mas sempre no modo avião

  • Jedielson Almeida

    “Em 2015, a TAM passou a oferecer um serviço de entretenimento de bordo que faz proveito de tecnologia Wi-Fi” Todos os vôos nacionais? alguém sabe como faz pra acessar? nunca vi :v

    • J Janz

      Vc usa o app deles, TAM Entertainment ( https://play.google.com/store/apps/details?id=com.lan.entertainment ), e acessa o conteúdo que eles disponibilizam.
      Tem alguns episódios de séries, filmes e outros (acho que documentários e sei lá mais o quê — Eu, olhando rápido pra escolher logo, assisti 2 episódios de Eu, A Patroa e as Crianças / My Wife and Kids).

      • Tinha Game of Thrones na última viagem que fiz!! 😄

      • Jedielson Almeida

        Obrigado pela Dica, dia 25 vou pra CPBR via TAM e já vou testar isso o/

    • daniel

      Quando vc se loga no wifi dá a possibilidade de baixar o apk. Não funciona em celulares rooteados para o conteúdo que disponibilizam. Mas dá pra ver onde o avião tá, velocidade, etc

      • Jedielson Almeida

        valeu cara o/

  • German Alonso

    Acredito que MT em breve todas as companhias aéreas modificarão seus sistemas de entretenimento para o wi-fi, visto q na europa e nos estados unidos são quase q uma regra esse tipo de serviço. Eu participei da instalação do sistema de WiFi da TAM e posso afirmar q é um dos melhores e questão de suporte e atendimento, MT em breve acredito q a azul tambem deve anunciar novidades dos tipo.

    • Emanuel Schott

      Imagino que isso diminui muito o peso da aeronave devido a retirada das telas e fios. Resulta em economia de combustível ou aumento do limite “gratuito” de bagagem por passageiro. Elas só tem a ganhar!

  • Josiel Hen

    “por favor, se você não sabe ou não esta familiarizado com “modo-avião” e também, não tenha nenhum sobrinho ou neto no voo, desligue o celular enquanto em serviço de decolagem/pouso”

  • Sinceramente eu nunca desligava…. sempre só colocava em modo aviao…