Início » Brasil » TAM libera uso de eletrônicos em todas as fases de vôo

TAM libera uso de eletrônicos em todas as fases de vôo

Lucas Braga Por

Atenção, senhores passageiros: estamos entrando em procedimento de decolagem. Favor manter a poltrona na posição vertical, a mesa travada e o celular... ligado! Sim: a partir de 31 de janeiro, os clientes de todos os voos domésticos da TAM poderão manter seus dispositivos eletrônicos ligados em procedimento de pouso e decolagem. Os voos internacionais também receberão a novidade, mas apenas a partir de março.

Avião

A medida chega dois anos após a FAA liberar medida similar para as companhias aéreas americanas. Em julho de 2015, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) atualizou suas normas para permitir o uso de eletrônicos durante o vôo, mas desde então apenas a Gol havia sido autorizada a liberá-los.

É importante destacar que a permissão se dá apenas para dispositivos que estejam com a função Modo Avião ativada. Com isso, os clientes podem ler em um Kindle, ouvir músicas, assistir a filmes e realizar outras tarefas offline que antes eram restritas para quando a aeronave atingisse altitude de cruzeiro. Como bem nota o Melhores Destinos, a medida beneficia principalmente os passageiros frequentes. Para quem faz 6 vôos por semana, 15 minutos adicionais representam 84 horas de trabalho (ou 42 filmes) em vôos em um ano.

Em 2015, a TAM passou a oferecer um serviço de entretenimento de bordo que faz proveito de tecnologia Wi-Fi (não há internet a bordo), e a novidade permite que os clientes tenham acesso aos conteúdos em todas as fases de vôo. Até o momento, nenhuma novidade quanto a isso para a Azul e a Avianca – fica a torcida de que essas companhias aéreas também realizem esse tipo de permissão o mais breve possível.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sinceramente eu nunca desligava.... sempre só colocava em modo aviao...
Porto Velho
Imagino que isso diminui muito o peso da aeronave devido a retirada das telas e fios. Resulta em economia de combustível ou aumento do limite "gratuito" de bagagem por passageiro. Elas só tem a ganhar!
Emanuel Schott
Imagino que isso diminui muito o peso da aeronave devido a retirada das telas e fios. Resulta em economia de combustível ou aumento do limite "gratuito" de bagagem por passageiro. Elas só tem a ganhar!
Jedielson Almeida
Obrigado pela Dica, dia 25 vou pra CPBR via TAM e já vou testar isso o/
Jedielson Almeida
valeu cara o/
danielnbl
Quando vc se loga no wifi dá a possibilidade de baixar o apk. Não funciona em celulares rooteados para o conteúdo que disponibilizam. Mas dá pra ver onde o avião tá, velocidade, etc
daniel
Quando vc se loga no wifi dá a possibilidade de baixar o apk. Não funciona em celulares rooteados para o conteúdo que disponibilizam. Mas dá pra ver onde o avião tá, velocidade, etc
Josiel Hen
"por favor, se você não sabe ou não esta familiarizado com "modo-avião" e também, não tenha nenhum sobrinho ou neto no voo, desligue o celular enquanto em serviço de decolagem/pouso"
German Alonso
Acredito que MT em breve todas as companhias aéreas modificarão seus sistemas de entretenimento para o wi-fi, visto q na europa e nos estados unidos são quase q uma regra esse tipo de serviço. Eu participei da instalação do sistema de WiFi da TAM e posso afirmar q é um dos melhores e questão de suporte e atendimento, MT em breve acredito q a azul tambem deve anunciar novidades dos tipo.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Não é impossível mas é bem difícil conseguir sinal lá por causa do avião que é praticamente uma gaiola de faraday e também porque as antenas de celular não são projetadas para enviar sinal em direção ao céu.
Supersonic
Não é impossível mas é bem difícil conseguir sinal lá por causa do avião que é praticamente uma gaiola de faraday e também porque as antenas de celular não são projetadas para enviar sinal em direção ao céu.
Theus
Eu já vi um senhor com celular do tipo sem ser smartphone, que pegava sinal lá em cima. (provavelmente ele não tem nem modo avião)
Daniel Lopes
Tinha Game of Thrones na última viagem que fiz!! ?
J Janz
Vc usa o app deles, TAM Entertainment ( https://play.google.com/store/apps/details?id=com.lan.entertainment ), e acessa o conteúdo que eles disponibilizam.
Tem alguns episódios de séries, filmes e outros (acho que documentários e sei lá mais o quê -- Eu, olhando rápido pra escolher logo, assisti 2 episódios de Eu, A Patroa e as Crianças / My Wife and Kids).
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Estão usando WiFi fornecida no avião (gol tem) ou postaram após o vôo.
Supersonic
Estão usando WiFi fornecida no avião (gol tem) ou postaram após o vôo.
Thiago Sabaia
estranho, sempre vejo um pessoal postando fotos em redes sociais durante o voo.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Não pega nada.
Supersonic
Não pega nada.
Jedielson Almeida
"Em 2015, a TAM passou a oferecer um serviço de entretenimento de bordo que faz proveito de tecnologia Wi-Fi" Todos os vôos nacionais? alguém sabe como faz pra acessar? nunca vi :v
Anakin
tb, mas sempre no modo avião
Thiago Sabaia
já usou fora do modo avião também? pega sinal?
Theus
Eu já havia me liberado :P