Início » Celular » É o fim da marca Motorola nos smartphones

É o fim da marca Motorola nos smartphones

Paulo Higa Por

Esqueça a marca da Motorola nos próximos smartphones da empresa. Depois de comprar a fabricante norte-americana de celulares por US$ 2,91 bilhões das mãos do Google, a Lenovo decidiu que vai utilizar seu próprio nome nos futuros aparelhos e transformar a família Moto em uma linha de celulares da empresa chinesa a partir deste ano.

A notícia foi publicada inicialmente pelo CNET nesta quinta-feira (7), com base nas palavras de Rick Osterloh, diretor operacional da Motorola: “Nós vamos lentamente eliminar a Motorola e focar em Moto”.

motorola-logo-riscado

Com a mudança, os smartphones da linha, como Moto G e Moto X, ainda usarão o famoso ícone “M”, mas ficarão sob a marca “Moto by Lenovo”. O nome Motorola continuará existindo: a Motorola Solutions (que não foi comprada) permanece firme no setor de equipamentos de telecomunicações, e a Lenovo ainda pretende usar o nome internamente, mais ou menos como, no fundo, a Vivo ainda é Telefônica.

Esta é uma mudança… estranha. Embora a Lenovo seja a maior fabricante de PCs do mundo, ela não tem um nome estabelecido no ocidente no mercado de smartphones. No Brasil, o primeiro aparelho da marca (Vibe A7010) chegou há apenas um mês. A Motorola, além de ser muito mais forte por aqui, tem uma longa história no segmento de celulares.

De qualquer forma, é interessante perceber como isso parece até ter sido planejado há um tempão, talvez sem querer. Desde que a Motorola lançou os primeiros smartphones Moto, ainda sob o comando do Google, todo mundo passou a chamar os aparelhos simplesmente de “Moto X” e “Moto G”: o nome “Motorola” foi gradualmente (e naturalmente) perdendo espaço.

Atualização em 08/01 às 11h35. A Motorola emitiu o seguinte comunicado:

“A Motorola Mobility continua a existir como parte do grupo Lenovo e vai liderar as áreas de engenharia e design em todos os nossos produtos móveis. No entanto, para a nossa estratégia de marketing, vamos adotar duas marcas em smartphones e wearables e seguir, daqui para frente, com Moto e Vibe globalmente.”

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anderson Souza
Kkkkkkk Coml será que vai ser usada essa outra parte? ????????
GameS DoG
lenovo e fogo... destriura tudo da Motorola... adeus Moto G 5.. kkkkk ao invés do moto G 5.. terá o Lenovo Bosta 5
Don Ramón
E o Android quase puro que a linha Moto entrega, manterão? Se sim, será a primeira fabricante a entregar duas opções diferentes do mesmo sistema operacional. Dará suporte a ambas de igual maneira, alguma garantia de atualização para os futuros Lenovo Moto?
Ela Name
Comentário totalmente sem lógica. Quem usa sabe que não é assim!
Eduardo Alvim
Hello Moto.
Jóckisan
Inicialmente achei a decisão estranha, mas como o próprio artigo diz, ninguém mais se refere a um aparelho da Motorola como "um celular da Motorola", e sim como um "Moto X" ou "Moto G". Os nomes dos modelos terminaram ultrapassando o valor da marca principal, então essa foi uma mudança natural.
Gertrudes, a Lhama Morta

Meu z3 compact deve ter vindo com outra interface então, porque eu que tinha um Nexus antes, não vejo nenhuma grande diferença entre os dois sistemas. A da Sony tem algumas adições úteis a mais, e só.

Gertrudes, a Lhama
Meu z3 compact deve ter vindo com outra interface então, porque eu que tinha um Nexus antes, não vejo nenhuma grande diferença entre os dois sistemas. A da Sony tem algumas adições úteis a mais, e só.
Amarildo
A interface da Sony é tão batida e sofrida, quase que nos mesmos moldes das antigas UI da Samsung.
Willguevara
Dólar a quatro reais e fim da isenção de imposto sobre eletrônicos não me fazem ter esperanças em ter aparelhos acessíveis ou com bom custo/benefício este ano. E seu moto X play e o Zenfone 2 que comprei também no final do ano, já estão 300 reais mais caros.
Bruno

Tiro no pé! A Lenovo perde qualidade e nome no mercado a cada dia que passa! A linha e a garantia consumer deles são simplesmente patéticas. Não sei como a linha enterprise deles tá, mas se seguir a mesma lógica, deve ter piorado bastante.
Comprei um Lenovo Yoga 2 11" e te digo q nunca mais compro Lenovo na vida, e eu curtia mto os ThinkPads antigos!

Bruno Caldeira
Tiro no pé! A Lenovo perde qualidade e nome no mercado a cada dia que passa! A linha e a garantia consumer deles são simplesmente patéticas. Não sei como a linha enterprise deles tá, mas se seguir a mesma lógica, deve ter piorado bastante. Comprei um Lenovo Yoga 2 11" e te digo q nunca mais compro Lenovo na vida, e eu curtia mto os ThinkPads antigos!
luiscesarfc

Por conta disso, como é Lenovo, agora é só Moto Ovo.

Luis Cesar
Por conta disso, como é Lenovo, agora é só Moto Ovo.
PinPortal ✔️

Eu não sei se a marca Alcatel no setor Mobile é licenciado [ou seja, continua de propriedade da Alcatel Lucent (agora da Nokia)

Exibir mais comentários