Oi Fibra ou Oi Velox; qual a diferença?

Entenda as diferenças entre os serviços de internet banda larga Oi Fibra e Oi Velox conhecendo as características de cada um deles

Ricardo Fraga
Por
• Atualizado há 4 meses
Logo da Oi na frente de notebooks
Oi (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Quando contratamos um serviço de internet banda larga, é muito importante saber quais são exatamente as suas características para não se decepcionar depois. Pensando nisso, explicaremos qual a diferença entre Oi Fibra e Oi Velox.

Qual a diferença entre Oi Fibra e Oi Velox?

Os serviços Oi Fibra e Oi Velox, apesar de oferecidos pela mesma empresa, têm características muito diferentes. Essas diferenças vão desde o meio físico utilizado para fornecer o acesso até a qualidade e velocidade do acesso.

Conheça todas as particularidades de cada tipo de acesso e, ao final, veja um comparativo entre eles.

Oi Fibra

Oi Fibra é o acesso à internet banda larga fixa que utiliza fibra óptica no esquema de FTTH, quando a fibra vai direto da central da operadora até dentro da casa do cliente. Este tipo de conexão garante uma latência baixa e velocidades altas e estáveis.

Ao contratar este tipo de plano, o cliente Oi Fibra pode utilizar vários dispositivos móveis simultaneamente, fazer downloads e ver filmes e séries ao mesmo tempo, sem ficar com o receio de travamentos. Os amantes de jogos online também contam com uma latência muito baixa, o que permite jogar praticamente sem lag.

Além disso, usar a Internet das Coisas deixa de ser uma preocupação, uma vez que a conexão dá conta de atender a todo tipo de dispositivo com uma grande facilidade. A distância da central da empresa até a casa do cliente é um fator que praticamente não preocupa, uma vez que a perda do sinal acaba sendo mínima.

Oi Velox

Oi Velox é o serviço de acesso à internet banda larga que utiliza pares metálicos (o mesmo cabeamento usado na rede de telefonia fixa) para levar o acesso da central da operadora até a residência do cliente. Devido a uma limitação das tecnologias utilizadas no acesso do Oi Velox, este tipo de conexão tem uma latência mais alta, velocidades mais baixas e menos estáveis.

Ao contratar este tipo de plano de internet da Oi, o usuário acaba tendo um leque de possibilidades de uso um pouco reduzido. Conectar muitos dispositivos ao mesmo tempo pode comprometer o desempenho da conexão e a experiência de uso das pessoas, não permitindo, muitas vezes, que se assista a filmes e séries com uma qualidade elevada.

Diferentemente do acesso via fibra óptica, no acesso via xDSL (ADSL ou VDSL), utilizados no Oi Velox, a distância entre a central da operadora e a casa do usuário tem um impacto direto na velocidade final, uma vez que, quanto mais distante, maior será a perda do sinal.

A Oi deixou de comercializar a banda larga Oi Velox para novos assinantes desde abril de 2020, mesmo que a região ainda não seja contemplada com cobertura por fibra óptica. Clientes que já têm o serviço com tecnologia xDSL não são afetados pela medida.

Comparação

Para facilitar a compreensão da diferença entre Oi Fibra e Oi Velox, montamos esta tabela, que lista as principais características do acesso banda larga da Oi e mostra o que cada um deles têm. A velocidade disponível na região do usuário pode ser consultada diretamente no site da Oi.

CaracterísticasOi FibraOi Velox
Estrutura físicaFibra ópticaCabos metálicos de telefonia fixa
TecnologiaGPONxDSL (ADSL ou VDSL)
Velocidade máxima de download1 Gb/s15 Mb/s (ADSL) e 35 Mb/s (VDSL)
Depende da distância da casa do cliente até a central
Velocidade máxima de upload500 Mb/s3 Mb/s
Depende da distância da casa do cliente até a central
Perda de sinal pela distância entre a central e o clienteMínimaSignificativa
Muitos dispositivos ao mesmo tempoSimNão
Internet das CoisasSimNão
Baixa latência para jogosSimNão
Filmes e séries em alta qualidadeSimNão
Área de disponibilidadeMédiaGrande

Conclusão

Como pode ser visto, os dois tipos de acesso banda larga da Oi são bem diferentes, podendo atender a uma grande variedade de clientes, cada um com as suas demandas e necessidades. No entanto, ao comparar o Oi Fibra e Oi Velox, o resultado não poderia ser diferente.

O Oi Fibra é o melhor entre os serviços, não somente pela velocidade do acesso, mas pela qualidade da conexão e os benefícios ao usuário. O serviço de acesso via fibra atendendo muito bem àqueles que gostam de jogar, acompanhar lives, ver filmes e séries, seja através do celular, tablet, computador ou TV.

Com informações: Oi

Receba mais sobre Oi Fibra na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Fraga

Ricardo Fraga

Ex-redator

Ricardo Fraga é formado em jornalismo e já trabalhou como desenvolvedor de aplicativos. Cobrindo temas relacionados à tecnologia desde 2009, foi redator no Tecnoblog entre 2020 e 2021 e produziu conteúdos sobre softwares, hardwares e redes sociais para a editoria TB Responde. Antes disso, foi autor no Meio Bit e escreveu matérias sobre empresas de inovação como Google, Apple e Meta.

Canal Exclusivo

Relacionados