O Google revelou nesta quarta-feira (20) que o seu novo algoritmo para compressão de dados, anunciado em setembro, estará disponível para os usuários na próxima versão do Chrome. É esperado que ele carregue as páginas mais rápido, além de gastar menos bateria nos dispositivos móveis.

chrome-icone

Batizado de Brotli (que significa “pequeno pão” em suíço-alemão), o algoritmo é open source e carrega as páginas até 26% mais rápido que o atual, chamado de Zopfli. Eles conseguiram isso por meio da criação de um formato de dados totalmente novo (em vez de reutilizarem o Deflate, que havia sido implementado no Zopfli).

Além de comprimir dados em velocidade significativamente maior, o algoritmo é capaz de fazer compressões mais densas, o que ajuda na alocação de memória e no carregamento da página. Ou seja: seu sites vão efetivamente carregar mais rápido. Em dispositivos móveis, ainda há a vantagem de o Brotli fazer transferências menores, o que gasta menos bateria. Vitória!

Se você não usa o Chrome, não se preocupe: ainda em setembro, a Mozilla anunciou que o Firefox também suportaria o algoritmo na versão 44 do navegador, cujo lançamento está previsto para este mês. Assim como na próxima versão do Chrome, o algoritmo só deve suportar o protocolo HTTPS em vez do amplamente usado HTTP.

Com informações: The Verge

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Joao Teodoro

mas isso da pra usar em qualquer navegador

Mickael Fernandes
Estou tendo problemas com o chrome... consumo de ram e processador elevadíssimos, deixando a máquina lenta (i5 3330, 8gb ram), chegava a ocupar mais 50% da ram. Aparentemente eu resolvi esse problemas, mas agora meu teclado não funciona em pop-ups (ex.: login no Disqus), nem em aba anônima. Alguém sabe a respeito?
Zanac_Compile
Valeu, isso aí!!
Mr. M
Respeito o que acha, integralmente. Eu acho a empreda Mozilla incrível, inovadora e com um ótimo navegador Firefox. A privacidade, a cada passo que o tempo decorre, fica mais escassa. O próprio Governo está dizendo e mostrando isso, já que, recentemente, saiu uma notícia no TecMundo noticiando que o Governo requerirá documentos e informações pessoais para acessar tal site.
Gaius Baltar
Para quem quer velocidade e não se importa com a ausência de extensões o Edge é uma ótima aposta. Em um computador antigo do trabalho ele consome 1/3 da memória RAM do Firefox. Em máquinas de alto desempenho a diferença entre ele e o Chrome ou Firefox é grande, mas não absurda.
Zanac_Compile
Certamente que estamos totalmente expostos, nos arquivos do dropbox, nos relatos do facebook, nos comandos para SIRI, no gmail, nos trajetos do Waze, nos vídeos do YouTube. E na medida do possível, se pudermos minimizar, tudo é válido, cada vez isto será mais crítico e relevante, essa venda da alma que o Google exige vai refletir cada vez mais, seja num pedido de visto para EUA, numa entrada na Europa, numa apólice de e seguro, num plano de saúde, numa análise de emprego, num caso criminal, cada vez mais essas informações que fornecemos deliberadamente vão influenciar negativamente nossas vidas em coisas que deveriam ser privadas. Na medida do possível, minimizo o risco. Se o Chrome fosse muito melhor, ou se eu usasse Android ou Chromebook, então ele seria minha escolha. Mas como o FF é tão bom ou melhor, somado ao histórico que simpatizo muito e com a postura de privacidade que eles devem, escolho sempre FF. São os meus critérios :)
Wes Ollie

Sqn

Wes
Sqn
Mr. M
Aqui, a memória sendo gasta, com o Google Chrome com 3 abas abertas, no total. https://uploads.disquscdn.com/images/3f9d601ce34cf8fa16d9721d3cfcdea055e39554203a3571801b830c00408fc2.png
Mr. M
O AdBlock Plus se diz retirar o rastreamento. Não que eu não acredite ou não tenha confiança, mas cá entre nós: isso é difícil. Eu tenho o Tor Browser instalado. Se eu quiser privacidade, uso-o.
Mr. M
Não dê tanta notação ao Wise Memory Optimizer. Eu nem usei ele. De qualquer modo, ele não passa de 200MB. Isso porque a memória é mais repassada para System, o sistema, que chega a gastar 800MB. Sendo assim, acabo usando o Wise. Mas isso nem sempre acontece. Às vezes, deixando umas 3 abas abertas no Chrome, como, por exemplo, 3 abas do YouTube, não passa de 600MB - isso no System.
Mr. M
https://uploads.disquscdn.com/images/179e6848b95fd68a583871f5d18d1bf5dbf7e3a2e5fa26dea012e522907a6797.png
Breno Da Silva Pereira
180m '-' aki so uma aba sem extensao vai quase 1gb facil dexa da tua mintira rapa
Breno Da Silva Pereira
Pois qui o Firefox é um torpedo Adblock Plus + NoSctript XD
Mr. M
Não quero que entenda mal, cada um pensa como deve pensar, cada um tem sua intelectualidade e achismo, e eu acho que privacidade é uma coisa com que não se deve dar relevância.
Exibir mais comentários