Samsung conserta mecanismo de inserção da S Pen no Galaxy Note 5

Peça foi adicionada para evitar que a stylus entre ao contrário e danifique o reconhecimento da caneta

Jean Prado
Por
• Atualizado há 2 semanas

Lembra quando vários blogs e usuários decidiram colocar a S Pen ao contrário no Galaxy Note 5 e o aparelho deu defeito? Pois é. Muitos se revoltaram por não haver um mecanismo que impede a inserção errada, mas a Samsung simplesmente argumentou que o usuário deveria ler o manual para evitar problemas. Agora, eles decidiram usar uma abordagem diferente.

Phandroid, que recebeu a dica de uma fonte anônima, avisa que a Samsung consertou a falha. Eles adicionaram uma peça que impede que a caneta seja colocada ao contrário. Assim, o usuário que se confundir com o lado correto da stylus não terá problemas.

note-5-motherboard-1

Como você pode ver na imagem acima, a peça nova, de cor cinza, fica na placa da esquerda, presa ao painel por uma fita adesiva verde. A placa da direita, que foi implementada nas primeiras unidades do dispositivo, não tem essa segurança. Ao veículo, a fonte garante que a peça cumpre sua função, apesar de estar presa no painel por um simples adesivo.

Resolvi, então, questionar a Samsung Brasil se os modelos vendidos aqui no país sofrerão essa atualização, uma vez que a falha de construção tinha impacto sobre todos os aparelhos. Ao Tecnoblog, a fabricante respondeu: “a Samsung confirma que o mecanismo interno da S Pen foi alterado para evitar a situação causada por sua incorreta inserção. Como sempre, recomendamos seguir as instruções adequadas para armazenar a S Pen”.

Infelizmente, não tem como identificar quais unidades sofreram — ou não — as modificações (a não ser abrindo o dispositivo). De qualquer forma, é importante que você tome cuidado: se a caneta for inserida da forma errada, provavelmente as funções de detecção da S Pen não funcionarão mais. Ela pode até ficar presa no aparelho, precisando ser retirada em uma assistência técnica.

Ainda que tardiamente, é bom que a falha tenha sido corrigida. Mesmo assim, a instrução que permanece é a de tomar cuidado. Em contraste aos modelos anteriores ― cuja caneta tinha uma espessura diferente nas pontas ―, até não é difícil confundir os lados da S Pen no Galaxy Note 5.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados