Este alarme da Microsoft promete não deixar você perder a hora

Mimicker para Android incentiva que usuários façam caretas para se animarem e não voltarem a dormir

Jean Prado
Por
• Atualizado há 2 semanas
Mimicker-Alarm-games-screenshots

O laboratório de invenções malucas da Microsoft, batizado de Garage, lançou nesta quinta-feira (21) um alarme para Android que promete não deixar você perder a hora — ou a voltar a dormir. O Mimicker, como é chamado, incentiva que o usuário imite (de mimic, em inglês) a tarefa desejada e estimule o corpo a despertar.

Por exemplo: o alarme começa a tocar, você pega o celular e quer dispensar o toque. Antes, o Mimicker estabelece um tempo para você concluir o pequeno jogo solicitado, como expressar um semblante de felicidade, apontar a câmera para algo verde ou até resolver um trava-línguas corretamente. Essas três tarefas são divididas nos jogos Express Yourself, Color Capture e Tongue Twister, respectivamente.

Caso o usuário opte por colocar o alarme em modo soneca, o padrão é que o aplicativo espere mais cinco minutos. Depois, o alarme é reativado e são dados mais 30 segundos para concluir o desafio. “Se não completar a tarefa a tempo, presumimos que você voltou a dormir e o alarme voltará a tocar. Você só precisa completar uma tarefa para desligar o alarme”, explica Allison Light, gerente da equipe de desenvolvimento.

Mas qual é exatamente o sentido de a Microsoft lançar um aplicativo de alarme para Android? Na verdade, o que está por dentro também conta. O Mimicker faz parte do Project Oxford, aquele conjunto de APIs que usam inteligência artificial para aprender tarefas relacionadas à fala, língua e visão. Se você não lembra, é o mesmo projeto que abriga essa ferramenta que identifica emoções em fotos e essa, que adivinha quantos anos você tem.

“Com o Project Oxford, desenvolvedores de diferentes plataformas podem facilmente adicionar inteligência [artificial] em seus aplicativos sem serem especialistas em AI”, diz o comunicado. O texto ainda defende que o projeto é mais um exemplo do quanto a Microsoft está democratizando a inteligência artificial.

A empresa ainda sinalizou que todo o código do Mimicker é aberto, para que todos os desenvolvedores possam ver como as APIs foram usadas. Segundo Light, um aplicativo de alarme foi a solução mais fácil para explorar ao máximo o código de reconhecimento de expressões.

Se você ficou curioso, pode baixar o Mimicker para Android neste link. Será que a solução dá certo? Segundo a gerente, um teste interno entre a equipe trouxe bons resultados. Ela ainda diz que o aplicativo deve ajudar quem quer mudar seus hábitos ao longo do ano, acordando melhor. Então, tá.

Atualização em 22/01/2016 às 13:49. Caso você não consiga baixar o Mimicker pelo Google Play (parece que a Microsoft impôs uma restrição de país no aplicativo), é possível instalá-lo a partir do *.apk, encontrado aqui. Apenas tenha certeza que a opção de “Fontes desconhecidas” está ativada em seu Android.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados