Início » Aplicativos e Software » Este alarme da Microsoft promete não deixar você perder a hora

Este alarme da Microsoft promete não deixar você perder a hora

Mimicker para Android incentiva que usuários façam caretas para se animarem e não voltarem a dormir

Jean Prado Por

O laboratório de invenções malucas da Microsoft, batizado de Garage, lançou nesta quinta-feira (21) um alarme para Android que promete não deixar você perder a hora — ou a voltar a dormir. O Mimicker, como é chamado, incentiva que o usuário imite (de mimic, em inglês) a tarefa desejada e estimule o corpo a despertar.

Mimicker-Alarm-games-screenshots

Por exemplo: o alarme começa a tocar, você pega o celular e quer dispensar o toque. Antes, o Mimicker estabelece um tempo para você concluir o pequeno jogo solicitado, como expressar um semblante de felicidade, apontar a câmera para algo verde ou até resolver um trava-línguas corretamente. Essas três tarefas são divididas nos jogos Express Yourself, Color Capture e Tongue Twister, respectivamente.

Caso o usuário opte por colocar o alarme em modo soneca, o padrão é que o aplicativo espere mais cinco minutos. Depois, o alarme é reativado e são dados mais 30 segundos para concluir o desafio. “Se não completar a tarefa a tempo, presumimos que você voltou a dormir e o alarme voltará a tocar. Você só precisa completar uma tarefa para desligar o alarme”, explica Allison Light, gerente da equipe de desenvolvimento.

Mas qual é exatamente o sentido de a Microsoft lançar um aplicativo de alarme para Android? Na verdade, o que está por dentro também conta. O Mimicker faz parte do Project Oxford, aquele conjunto de APIs que usam inteligência artificial para aprender tarefas relacionadas à fala, língua e visão. Se você não lembra, é o mesmo projeto que abriga essa ferramenta que identifica emoções em fotos e essa, que adivinha quantos anos você tem.

“Com o Project Oxford, desenvolvedores de diferentes plataformas podem facilmente adicionar inteligência [artificial] em seus aplicativos sem serem especialistas em AI”, diz o comunicado. O texto ainda defende que o projeto é mais um exemplo do quanto a Microsoft está democratizando a inteligência artificial.

A empresa ainda sinalizou que todo o código do Mimicker é aberto, para que todos os desenvolvedores possam ver como as APIs foram usadas. Segundo Light, um aplicativo de alarme foi a solução mais fácil para explorar ao máximo o código de reconhecimento de expressões.

Se você ficou curioso, pode baixar o Mimicker para Android neste link. Será que a solução dá certo? Segundo a gerente, um teste interno entre a equipe trouxe bons resultados. Ela ainda diz que o aplicativo deve ajudar quem quer mudar seus hábitos ao longo do ano, acordando melhor. Então, tá.

Atualização em 22/01/2016 às 13:49. Caso você não consiga baixar o Mimicker pelo Google Play (parece que a Microsoft impôs uma restrição de país no aplicativo), é possível instalá-lo a partir do *.apk, encontrado aqui. Apenas tenha certeza que a opção de “Fontes desconhecidas” está ativada em seu Android.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Sousa
Falou tudo. Windows Mobile morre já já.
Kawe Antônio
Sim, isso é realmente um problema na MS. Mas de novo, o foco do MS Garage não é incentivar os serviços MS, o foco são as pessoas/funcionários. A MS quer incentivá-los a criarem, não importa para qual plataforma seja.
tuneman
acho que eu tinha lido no Lifehacker na época, mas o Gizmodo já publicou algo sobre isso. Faz anos que eu não uso mais o soneca. http://gizmodo.uol.com.br/por-que-o-botao-de-soneca-do-seu-despertador-esta-arruinando-seu-sono/ alias, eu usava o soneca, acabava mais cansado e ainda atrasado pro trabalho. hoje acordo até antes e fico aqui de boas lendo umas noticias até os atendimentos começarem.
Anakin
se os 3 sistemas tem potencial bem parecido, funções parecidas e monte de coisa parecida, porque não incentivar sua própria plataforma? falta de novo incentivo por parte da microsoft. Repare que incentivo é diferente de obrigar.
Kawe Antônio
1. Criam sim, na página de projeto deles há alguns projetos para Windows Phone. Você pode argumentar que o número deles é menor em relação a outros, mas isso é outra questão. https://www.microsoft.com/en-us/garage/#garage-workbench 2. O objetivo do MS Garage é permitir que os funcionários da MS utilizem seu tempo livre em projetos pessoais, e não louvar a própria empresa e serem obrigados a lançarem sues projetos para o WP - se isso acontece, acabaria com a essência do programa. São projetos pessoais, não tem relação direta com a empresa. 3. Como disse, a Google também tem um projeto semelhante, e seus funcionários não são obrigados a lançarem seus projetos para o Android. O importante é permitir que o funcionário utilize de sua criatividade e crie algo novo, ou de um jeito diferente.
Anakin
to dizendo, hahahahahahahaha enem usa muita interpretação de texto... you shall not pass!
Wes Ollie

cara, cria outro perfil do disqus, estou com muita vergonha alheia de você hahaha estou até com dó.... Bom, agora podemos falar em "enem" zZZzzZ

Wes
cara, cria outro perfil do disqus, estou com muita vergonha alheia de você hahaha estou até com dó.... Bom, agora podemos falar em "enem" zZZzzZ
Anakin
cara, cria um outro perfil do Disqus, to com muita vergonha alheia de você hahaha estou até com dó...
Anakin
algum estudo sobre isso? eu quero ler isso, me manda, eu uso uns 5 sonecas ;D
Anakin
Então vou mudar o comentário: "Nem os funcionários da Microsoft criam apps pro windows phone"
Anakin
enem mandando lembranças haha
Jean Prado
Caso vocês não estejam conseguindo instalar (por conta da trava por região), encontrei o *.apk aqui: https://www.apkmirror.com/apk/microsoft-corporation/mimicker-alarm/mimicker-alarm-1-0-0-232-android-apk-download/
Maurício Castro

wtf não roda no Nexus 5
EDIT: Agora que li os comentários, travado por região...

rapaz do computador
wtf não roda no Nexus 5 EDIT: Agora que li os comentários, travado por região...
Exibir mais comentários