Início » Telecomunicações » Ministério das Comunicações adia desligamento da TV analógica

Ministério das Comunicações adia desligamento da TV analógica

São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte não verão mais o desligamento neste ano

Jean Prado Por

Conforme adiantamos em agosto, o desligamento da TV analógica vai demorar mais que o previsto. Após o projeto atrasar um pouco mais que o esperado na cidade de Rio Verde (GO), o Ministério das Comunicações (MC) resolveu divulgar um novo cronograma para a frequência da TV analógica parar de funcionar.

tv-analogica

A cidade, que estava definida como projeto piloto para o desligamento em 29 de novembro de 2015, agora só verá o fim da TV analógica no dia 15 de fevereiro. Brasília e outras nove cidades em torno do Distrito Federal farão a migração em outubro. Enquanto isso, as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte (e outras dezenas de cidades em vários estados) não terão mais o desligamento neste ano.

Agora, além das três capitais acima, as cidades de Vitória, Goiânia, Salvador, Recife, Fortaleza e outras do estado de São Paulo e da região Nordeste só verão o sinal de TV analógica ser desligado ao longo de 2017. Em 2018, o mesmo ocorrerá em capitais e importantes cidades das regiões Sul, Centro-Oeste e Norte, além de todo o interior dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

TV-Analogica-desligamento

As demais cidades precisarão esperar até 2023 para que a TV analógica seja desligada. Mas por que seu desligamento foi adiado novamente? Segundo Roberto Pinto Martins, secretário de Comunicação Eletrônica do MC, o ajuste foi feito pensando nos grandes eventos durante os próximos dois anos. "Teremos as eleições municipais e Olimpíadas neste ano, além de novas eleições e outra Copa em 2018. Todos esses eventos têm participação fundamental da TV aberta", explica.

Além disso, a cobertura deve estar de acordo com as especificações do MC, com 93% dos municípios tendo acesso ao sinal digital. Em agosto, como aponta o Convergência Digital, na cidade de Rio Verde, entre 24% e 53% dos 55 mil lares tinham condição de continuar assistindo televisão aberta após o desligamento.

Vale lembrar que o grupo responsável pela transição dos sistemas, batizado de Gired, terá de apresentar ao MC um relatório trimestral sobre o processo de transição do sistema analógico de TV para o digital. Caso o grupo julgue necessário, poderá apresentar ao Ministério a alteração desse percentual, sob decisão unânime.

Campanha para o desligamento

Em maio de 2015, a Anatel começou a veicular uma campanha publicitária em São Paulo para avisar os telespectadores sobre o desligamento. Isso deve acontecer um ano antes da data prevista para a transição em cada cidade, segundo o MC. O logotipo indicativo de que a transmissão feita é analógica e as tarjas informativas sobre o desligamento devem aparecer com mais frequência conforme a data limite do desligamento.

O Ministério também deve abordar outras táticas para garantir que a transição da TV analógica para a digital seja informada para toda a população. 180 dias antes do prazo final, cartelas informativas serão exibidas; 75 dias antes, vídeos informativos. As cidades em que o desligamento irá acontecer esse ano terão 30 dias para se adaptar.

Com essas campanhas, as emissoras de TV ainda precisarão adotar a proporção widescreen (16:9) em suas transmissões. Exceto, como aponta o Ministério das Comunicações, programas jornalísticos, propagandas e materiais originalmente produzidos em 4:3.

Lembrando que o desligamento da TV analógica favorece a liberação da faixa de 700 MHz para o 4G, que tem maior penetração de sinal que as de 1,8 GHz e 2,6 GHz atuais. É isso que Roberto Martins quer destacar nas campanhas. "A população está informada sobre o desligamento, mas não tem a percepção de que é uma evolução das telecomunicações", comenta.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leonam Ramos Folí
o problema é a merda do "brasileiro" que só compra quando precisa (porque ta sem) não pensa em conforto e qualidade, só mão fechada mesmo! tirando q virou moda um monte de tv ai LED e etc com tv digital ja, a merda é nm nem sabe usar, compra pra ostentar!
Eliezer
O dia que a porcaria do Governo parar de controlar tudo e dar liberdade de concorrência nos negócios em todos os setores o Brasil vai melhorar...
William Lima Crisostomo
Aqui na região até TV aparecida tem HD e a globo não kkk
Gregory Engraf
Justamente, o sinal digital ainda é muito fraco!
Burnerman_X
Mas creio que o maior problema nem é com os telespectadores, mas sim com as emissoras.
Sinal hdtv via uhf é uma BOSTA de transmitir, as emissoras tem que por muitas antenas repetidoras para que funcione direito, pra piorar as emissoras pequenas não tem como bancar a substituição/instalação dessas antenas.
Resultado: Ao desligar da tv analógica, a maioria dos lugares ficará sem sinal ou apenas com Globo e/ou SBT. Infelizmente a realidade é essa.
Burnerman_X
Pelo andar da carruagem, até liberarem a frequência já saiu o 5G
Hemerson Silva
Deixa o prazo aberto
Hemerson Silva
Hahahahahahahahahaha "tem outra copa" ..... Meu Deus do céu, pela lógica, em 2022 também tem copa hahahahahaha esses políticos são uma piada
abraaocaldas
Quando chegar perto do fim do prazo a gente dobra o prazo.
Anakin
É a Microsoft que está cuidando desses prazos? Soon™
colonel mustachu
mas eles vão dar conversores pra quem tá no bolsa familia.. a população humilde ter dificuldade de trocar não é desculpa..ou melhor.. NÓS vamos dar..
Gregory Kubya
mas eles vão dar conversores pra quem tá no bolsa familia.. a população humilde ter dificuldade de trocar não é desculpa..

ou melhor.. NÓS vamos dar..
Keaton
Pelo jeito é seguro dizer que aquela TV analógica de 1960 que eu tenho em casa vai continuar funcionando por um longo tempo...
Lucas Corrêa
Mas que justificativa fraca hein, os eventos citados se repetirão neste mesmo intervalo de tempo por sei lá quanto tempo. Parece que não conhece o povo brasileiro, só vão se mexer no dia que ligarem a tv e não passar nada.
Roberto
Na minha região pega apenas a Globo e o SBT em HD e será desligado (pelo menos em teoria) esse ano. Felizmente, tenho dois pontos de tv a cabo em casa.
Yago G. Oliveira
Não adianta ficar adiando. O brasileiro só irá fazer a troca ou comprar um conversor no dia em que ele ligar a TV e não ter mais imagem.
Yago G.
Não adianta ficar adiando. O brasileiro só irá fazer a troca ou comprar um conversor no dia em que ele ligar a TV e não ter mais imagem.
Diego F. Duarte
Tecnicamente só adiaram em 2-3 meses o desligamento então, é isso? (Tirando as cidades do interior q foram pra 2023. Q coisa q a globo ganhou mais 8 anos no analogico)
Bruno Dias
“Teremos as eleições municipais e Olimpíadas neste ano, além de novas eleições e outra Copa em 2018. Todos esses eventos têm participação fundamental da TV aberta”,
De dois em dois anos temos eleições. De dois em dois anos temos copa do mundo e olimpiadas intercalados.... Se nao derem conversores, ou ter preços baixos, vai ser dificil a populaçao mais humilde trocar para o sinal digital
E_Palpatine
Microsoft, é você querendo lançar o Windows 10 para TV Digital ? Por isso os atrasos ???