Início » Ciência » Como emagreci 26 kg com ajuda da tecnologia

Como emagreci 26 kg com ajuda da tecnologia

Foram mais de 20 kg eliminados em quatro meses, sem fazer exercícios mirabolantes

Paulo Higa Por

Eu sempre fui uma pessoa com peso acima do normal e nunca havia me importado muito com isso. Com 1,61 metro de altura, pesava entre 70 e 75 kg durante a adolescência, uma condição conhecida como sobrepeso. Mas, nos últimos anos, com a rotina mais puxada no trabalho e na faculdade, a situação piorou bastante: algumas roupas deixaram de servir, meu reflexo nos vidros não me agradava e minha alimentação estava terrível.

Em junho de 2015, quando a balança bateu os 83 kg e ameaçava exibir números maiores no futuro, a luz amarela acendeu. Nessa época, eu já estava com obesidade de grau I, uma doença que, como vocês estão cansados de saber, é uma das principais causas (evitáveis) de morte no mundo e está relacionada a diversos problemas de saúde. Eu decidi que precisava fazer alguma coisa antes que a situação piorasse.

Hoje, com 57 kg, estou com peso normal e estabilizado há quatro meses. Para perder os quilos extras e ganhar saúde, tive uma ajudinha da tecnologia. Nos próximos parágrafos, conto o que fiz (e continuo fazendo) para manter minha nova forma.

Antes de começar

O Tecnoblog não é um consultório médico, portanto, tudo o que eu disser aqui não tem caráter de recomendação — estou apenas relatando o que fiz, com base no que estudei nos últimos meses. É bom procurar um profissional antes de mudar radicalmente sua dieta ou iniciar uma rotina de exercícios físicos.

piramide-alimentar-magali

Algumas das mudanças que fiz não seguem as diretrizes tomadas como verdades por boa parte dos médicos, nutricionistas e autoridades de saúde. Além disso, elas vão contra o senso comum de dieta e alimentação que se formou nas últimas décadas.

Ao seguir as dicas, você entende que irá contra as recomendações vigentes de nutrição e que poderá sofrer resistência dos amigos e familiares. No entanto, há embasamento científico por trás das mudanças, e eu tive o cuidado de linkar as referências ao longo do texto para que você mesmo possa lê-las.

Você foi avisado!

O que você está comendo?

Sim, eu sei que você estava esperando uma lista enorme de aplicativos de exercícios, mas a maior responsável pelo emagrecimento é a alimentação. Talvez você consiga perder peso se começar a correr, pular, nadar e dar cambalhotas sem mudar a comida, mas uma meta-análise de 25 anos (!) de estudos científicos mostra que o caminho inverso, ou seja, trocar a dieta sem mudar a atividade física, é muito mais eficiente.

myfitnesspal

Colocando em números, o grupo que apenas passou a fazer exercícios aeróbicos perdeu míseros 2,9 kg, em média. Quem apenas trocou a alimentação ficou com relevantes 10,7 kg a menos na balança. E as pessoas que combinaram as duas mudanças (dieta e exercícios) eliminaram 11 kg.

Exercícios? Mude a dieta primeiro.

Pensando nisso, uma boa forma de começar é registrar o que você está comendo. Eu usei o MyFitnessPal, mas há outras opções, como o FatSecret (que possui um banco de dados de alimentos mais organizado) e o brasileiro Dieta e Saúde. Escolha o que você achar melhor, já que todos possuem versões para iPhone, Android e Windows Phone (mas vou focar no primeiro).

Na primeira vez que você abre o MyFitnessPal, o aplicativo solicita alguns dados (idade, altura, peso e sexo) e depois sugere metas de calorias diárias e consumo de nutrientes. Não fique tão preocupado em estar dentro desses números: use o aplicativo apenas para registrar o que você come, pelo menos no início.

Se você for como eu, vai perceber o tanto de porcaria que anda comendo durante o dia: normalmente eu consumia algo entre 2.500 e 3.000 calorias diárias e mais de 300 gramas de carboidratos, boa parte de pães, massas, doces e refrigerantes. Depois de registrar tudo, é mais fácil descobrir o que está dando errado na alimentação.

brigadeiro-beijinho-bolo-doce

Pode parecer difícil cadastrar tudo o que você come, mas com o tempo o MyFitnessPal coloca no topo das buscas os alimentos mais consumidos, então essa tarefa vai ficando mais rápida. Depois de duas semanas, registrar minhas refeições se tornou muito natural. Dica: se você não tiver tempo para anotar imediatamente o que comeu, tire uma foto do prato e faça isso até o final do dia. O MyFitnessPal incentiva que você use o aplicativo diariamente (meu recorde foi de 97 dias consecutivos!).

Mudando a alimentação

Contar calorias é preocupação secundária.

O problema de apenas tentar ficar dentro da meta nutricional (no meu caso, o MyFitnessPal sugeriu 1.570 calorias diárias) é que isso é muito difícil a longo prazo. Ao simplesmente reduzir as porções de comida, eu sentia muita fome durante o dia, ficava muito indisposto e tinha vontade de comer ainda mais guloseimas. Esse é o principal motivo pelo qual muitas dietas não dão certo: é quase impossível suportar os efeitos negativos por mais do que alguns dias.

Por isso, não basta reduzir a alimentação, é necessário fazer algumas substituições. E substituições realísticas, porque, sendo bem sincero, eu não consigo trocar um pedaço suculento de picanha por uma porção de aspargos (se os aspargos fossem extintos do planeta, não fariam nenhuma falta), muito menos um belo salmão por alguma gororoba feita com berinjela, inhame ou jiló (quem consegue comer isso?).

legumes

A principal culpada pelo fato de engordarmos é a insulina. Como você aprendeu nas aulas de biologia, ela é responsável por controlar os níveis de glicose (açúcar) no sangue. Só que ela também possui outras funções, e eu destaco duas: estocar a gordura nas células adiposas e estimular o uso de glicose como fonte de energia em vez da gordura (que passa a ser armazenada no corpo).

Com isso em mente, pense neste ciclo:

  • Alto nível de insulina causa obesidade, porque estimula o estoque de gordura.
  • Os carboidratos que você consome são transformados em açúcar no sangue e estocados como gordura no tecido adiposo.
  • Açúcar no sangue em excesso é tóxico.
  • O organismo libera insulina para diminuir o açúcar no sangue.
  • Volte ao item 1.

O que eu fiz? Reduzi drasticamente o consumo de alimentos ricos em carboidratos (pães, massas, doces e refrigerantes) e passei a me alimentar de comidas ricas em proteínas e gorduras (carnes, aves, peixes e ovos).

Foi difícil se livrar do pão francês no café da manhã e das sobremesas nos assaltos noturnos à geladeira, mas o rápido avanço na balança foi um grande estímulo para que eu continuasse focado no meu objetivo: em duas semanas, passei de 82,8 kg para 78,1 kg. Quase 5 kg a menos, em 15 dias, sem nenhuma regra complicada.

Os resultados das mudanças

saude-ios

A melhor parte é que tanto o peso corporal quanto o percentual de gordura diminuíram significativamente. Eis os meus números, em intervalos de 15 dias:

  • 07/06/2015: 82,8 kg e 29,1% de gordura;
  • 22/06/2015: 78,1 kg e 27,9% de gordura;
  • 07/07/2015: 74,6 kg e 26,1% de gordura;
  • 21/07/2015: 71,3 kg e 24,3% de gordura;
  • 07/08/2015: 67,4 kg e 22% de gordura;
  • 21/08/2015: 64,9 kg e 20,8% de gordura;
  • 08/09/2015: 63 kg e 19,1% de gordura;
  • 22/09/2015: 62,4 kg e 18,7% de gordura;
  • 07/10/2015: 59,3 kg e 16,2% de gordura.

Ou seja, em quatro meses, consegui eliminar 23 kg e reduzir a gordura corporal a um nível saudável. Enquanto escrevo este texto, em janeiro de 2016, estou com 56,8 kg e 14% de gordura (esses números eram um pouquinho maiores depois das guloseimas das festas de final de ano, mas deu para reverter a situação em poucos dias).

Para fazer as medições, usei uma balança Omron HBF–214, que mede o índice de gordura e outros parâmetros corporais por meio de bioimpedância. Eu comprei essa balança numa boa promoção por 70 reais; você pode encontrar modelos similares por algo entre 100 e 200 reais.

Mas não precisa gastar os tubos com isso: o importante é registrar o peso regularmente, algumas vezes por semana, logo ao acordar, com a balança que você tiver em casa. Assim, dá para saber se você está acertando ou não e ser estimulado pelos números diminuindo a cada dia.

Claro que você pode registrar esses números no papel, mas os aplicativos MyFitnessPal, FatSecret e Dieta e Saúde, que recomendei anteriormente, possuem a função de acompanhamento de peso e geram um gráfico para você ter uma noção de quantos quilos perdeu. Eu sou meio viciado em números e gráficos, então acabei me pesando todos os dias, exceto aos sábados e domingos, para ver a curva de evolução do meu peso.

myfitnesspal-peso

Se você usa iPhone, como eu, melhor ainda: o MyFitnessPal sincroniza os dados com o Saúde, recurso nativo do iOS, que centraliza todas as suas informações vitais. É possível cadastrar o percentual de gordura, ver os gráficos de consumo de calorias, carboidratos, proteínas e gorduras (calma, esses números são adicionados pelos aplicativos, não precisa ficar lendo os rótulos), bem como o nível de atividade física — desde o iPhone 5s, seu número de passos e distância percorrida são registrados automaticamente pelo coprocessador do celular, sem gasto adicional de bateria.

O que comer e não comer

Eu não quero fazer uma lista enorme de “coisas que você pode comer ou não”. Explicar o que como é mais simples do que parece.

Encontrou algo com embalagem industrializada, código de barras e ingredientes de nomes bizarros, como maltodextrina, glutamato monossódico, xarope de milho de alta frutose, estabilizante, corante, conservante, aromatizante, sequestrante EDTA (um ingrediente com esse nome definitivamente não pode ser bom) ou qualquer outra coisa que você não conhece? Provavelmente não é bom.

carne-bife-proteina-file

Carnes, aves, peixes, ovos e legumes não têm rótulos ou listas de ingredientes com nomes assustadores. Estão liberados! Isso é basicamente o que eu consumo durante o dia: no café da manhã, um omelete ou sobra do jantar de ontem; no almoço, uma carne ou frango com hortaliças e vegetais; no jantar, um peixe ou comida mais leve. Nada de arroz, pão ou bolo.

Depois de perder uns 15 kg, passei a comer doces e massas sem culpa nos finais de semana, sem grandes efeitos negativos (os ganhos de peso eram eliminados ao longo da semana seguinte), mas eu recomendaria cortá-los totalmente no começo.

frutas

Frutas são interessantes para as sobremesas ou se você estiver com fome no meio da tarde, embora com moderação. Obviamente, elas são nutricionalmente mais ricas que um pacote de bolacha, “suco” de caixinha ou bolo cheio de farinha de trigo e açúcar refinado, mas possuem frutose (açúcar) e também estimulam a produção de insulina a longo prazo.

Se mesmo assim quiser uma listinha mais detalhada, recomendo ler este artigo do Dr. José Carlos Souto, que vem fazendo um ótimo trabalho na tentativa de desmistificar certas “orientações” nutricionais (como a pirâmide alimentar e a restrição de gordura) que acabam trazendo mais malefícios do que benefícios à saúde.

O ponto negativo dessa dieta é que os alimentos “bons” são mais caros, o que ajuda a explicar o paradoxo da obesidade, em que as pessoas mais pobres tendem a ser mais gordas (pães, massas, doces e industrializados são mais baratos). Em Por que Engordamos e o que Fazer Para Evitar, Gary Taubes cita alguns casos de grupos que eram desnutridos por causa da alimentação ruim, mas tinham altos índices de obesidade, como os pimas (tribo de índios norte-americanos), os zulus da África do Sul e os ganenses.

Caçando mitos

time-colesterol-capa-1999

Repare que muitas carnes (como a picanha) e peixes (como o salmão) são ricos em gordura. Aqui, é importante desmistificar o que vem sendo dito desde a década de 1970, curiosamente justo quando os níveis de obesidade começaram a aumentar de maneira assustadora.

A gordura saturada não vai entupir suas veias.

Não faz mal consumir gordura: ela é importante porque realça o sabor dos alimentos. E os estudos mostram que a ingestão de gordura não está relacionada a doenças cardiovasculares. Além disso, como vimos, o estoque de gordura corporal está relacionado principalmente à insulina, que é secretada quando consumimos carboidratos, não gordura.

Um ponto interessante da redução de carboidratos é que isso necessariamente leva ao aumento do consumo de proteínas (e gorduras). Como as proteínas são digeridas mais lentamente pelo organismo, você ficará sem fome por mais tempo. Consequentemente, os níveis de insulina no sangue diminuirão e você passará a queimar a gordura, não estocá-la.

Além disso, você comerá apenas quando estiver com fome (isto é importante!), portanto, acabará consumindo menos calorias ao longo do dia. Com isso, o acompanhamento de calorias dos aplicativos passa a não fazer sentido — na verdade, em alguns dias, o MyFitnessPal passou a me alertar por estar consumindo menos que 1.200 calorias (o que parece impossível para alguém que regularmente ultrapassava 3.000 calorias). Eu estava bem e sem fome, logo, não fazia sentido comer. Contar calorias passa a ser algo secundário.

Isso não significa que o aplicativo se torna inútil. No meu caso, ele foi essencial para eu controlar quanto carboidrato estava ingerindo diariamente. Lembra dos mais de 300 gramas que eu consumia por dia? Com a mudança na alimentação, passei a comer algo entre 30 e 90 gramas de carboidratos líquidos (ou seja, descontando as fibras). Qualquer redução no consumo de carboidrato é benéfica para manter a insulina sob controle, mas alguns sugerem um consumo entre 50 e 100 gramas para induzir a perda de peso; outros não ultrapassam os 30 gramas para acelerar a queima de gordura.

myfitnessapal-macros

Normalmente eu faço três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar), mas às vezes pulo o café da manhã. Isso vai totalmente contra uma recomendação famosa, que diz que você precisa se alimentar de três em três horas (como se eu tivesse tempo e dinheiro para isso). Eles afirmam que, se você comer regularmente, não abusará na refeição seguinte e seu metabolismo ficará mais rápido, o que não tem nenhum embasamento científico.

Como você se alimentará quando estiver com fome, não ficará com fome, portanto não abusará na refeição seguinte. A história de que o metabolismo diminui quando ficamos em jejum é comprovadamente falsa, embora as fabricantes de cereais, salgadinhos e snacks estampem isso em suas embalagens (note o conflito de interesses). Um estudo mostra que, em voluntários que fizeram jejuns de até 72 horas (veja, foram três dias, não três horas!), a taxa de metabolismo basal aumentou, não diminuiu.

Não há evidências de que aumentar a frequência das refeições tenha efeitos positivos sobre a fome. Pelo contrário: um estudo científico mostrou que elevar a quantidade de refeições de três para seis vezes por dia, na verdade, aumentou a fome e o desejo de comer, além de não ter gerado diferenças significativas na queima de gordura.

Estamos chegando ao fim (ufa!) e eu não escrevi nada sobre atividades físicas, mesmo tendo alguns aplicativos de corrida, pulseiras inteligentes e gadgets para recomendar. Isso é proposital: como o foco é perda de peso, não aumento de condicionamento físico ou massa muscular, falar de exercícios desvirtuaria o objetivo do texto. É claro que há inúmeros benefícios em praticar atividades físicas, mas perda de peso definitivamente não é uma delas, como já vimos no início.

Eu me tornei mais ativo depois de eliminar 26 kg (as coisas ficam bem mais fáceis quando suas pernas não doem na primeira ladeira ou escada), mas infelizmente não tive tempo para fazer exercícios físicos durante o emagrecimento (embora quisesse muito praticar corrida regularmente, porque tenho a impressão de que uma corrida matinal me deixa mais disposto durante o dia).

Resumo da ópera

  • Evitar alimentos processados (pães, massas, bolos, frutas em calda, carnes e peixes em conserva, açúcar refinado) e ultraprocessados (refrigerantes, sucos em pó, bolachas, salgadinhos).
  • Preferir as comidas de verdade (carnes, aves, peixes, ovos, vegetais verdes e frutas com moderação).
  • Não é necessário evitar a gordura natural dos alimentos.
  • Comer apenas quando estiver com fome.
  • Comer tudo o que for necessário para ficar saciado, mas parar quando estiver satisfeito.
  • Acompanhar o peso regularmente.
  • Praticar atividades físicas caso se sinta melhor, mas não focar tanto nelas para perder peso.

Finalizando

A restrição de carboidratos não é a única solução para emagrecer, pode não funcionar com tanta eficiência para todas as pessoas e talvez nem seja viável para alguns grupos (como os vegetarianos), mas é o método mais eficaz para perder e manter peso, em comparação com as dietas de restrição de gordura ou calorias, sem passar fome. Além disso, é a única que eu poderia manter durante tanto tempo: depois de todos esses meses, eu continuo comendo poucos carboidratos, não sinto falta de pães e bolos, e estou muito bem, obrigado.

No início, o fator psicológico pesa contra. Eu cresci com o senso comum de que ingerir gordura faz mal (olhe as prateleiras dos supermercados: estão lotadas de produtos 0% gordura), que basta fazer exercícios para emagrecer (então os gordos são gordos porque são preguiçosos?), que todos podem ser saudáveis, bastando trocar o bacon por tomate (como se isso fosse a coisa mais fácil do mundo) e que é tudo uma questão de diminuir as calorias consumidas (quando isso é uma preocupação secundária, na verdade).

Pior: não apenas eu, mas gerações de pessoas, incluindo meus pais, tios e amigos, cresceram com essas leis em mente, como resultado de décadas de recomendações nutricionais erradas, sem embasamento científico. É por isso que, quando comecei a mudar minha alimentação, não contei para ninguém, detalhadamente, o que estava fazendo: eu sabia que seria desestimulado a continuar, sob risco de meu coração entupir, meu colesterol explodir ou ganhar depois todos os quilos que perdi.

Quando você pesquisa, estuda e entende o que faz mal, fica mais fácil se manter dentro do peso desejado. Eu não parei de beber cerveja, tomar sorvete ou apreciar um bolo, mas não consumo isso todos os dias e tenho em mente o que posso comer no resto da semana. Por isso, mesmo que eu exagere em ocasiões especiais (almoços de final de ano!), volto naturalmente ao peso anterior em dois ou três dias. Faz quatro meses que não chego aos 60 kg — e os gráficos mostram que meu peso, na verdade, está lentamente diminuindo com o tempo, não aumentando.

Como relatos de emagrecimento não têm graça se não tiverem um "antes e depois", eu encontrei estas fotos nos meus arquivos:

higa-antes-depois

paulo-higa-barriga

O problema de ter perdido quase 1/3 de mim é que gastei uma fortuna em roupas novas. Todas as minhas camisetas eram G, mas agora são P (e algumas não ficam boas, porque têm modelagens maiores). Minhas camisas tamanho 3 ou 4 agora são tamanho 1. E as calças, que eram 44, agora são 36 ou 38 (normalmente slim ou skinny). Aliás, um dos meus maiores problemas nos últimos meses foi procurar cintos que não ficassem grandes demais — os menores que encontro ficam no último furo e sobram um pouco.

Não dá para ter tudo, né?

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Chris Porpiglio
Você está preparada para perder até 10kg em 30 dias? Emagreça de vez e muito mais rápido com 400 Receitas Fitness e Low Carb. A reeducação alimentar hoje é um grande destaque na mídia e você não precisa passar fome! ACESSE O LINK: http://bit.ly/400receitasre...
LARISSA MELLO
Muito boa a Leitura! Hoje minha meta é emagrecer com saúde em primeiro lugar. Obrigado pelas dicas!Deixo aqui uma dica de suplemento natural que esta me ajudando muitohttps://youtu.be/VTSNJ5NgDkM
Regis Vardeci
Parabéns excelente conteúdo no seu blog !!Que artigo fantástico.Baixando agora um desses aplicativos
Marcos
https://goo.gl/8UzhWu
Marcos
https://goo.gl/ZWkhMM
Marcos
https://goo.gl/BwgCpD
Marcos
https://goo.gl/fqb9Ht
Marcos
https://goo.gl/Ysp9U9
Marcos
https://goo.gl/owfy62
Marcos
https://goo.gl/JMKv7i
Marcos
https://goo.gl/Mb3mtn
Marcos
https://goo.gl/42jLQL
Marcos
https://goo.gl/nzz73o
Marcos
https://goo.gl/qHQ7q6
Marcos
https://goo.gl/3gofnE
Marcos
https://goo.gl/h6Y1jr
Marcos
https://goo.gl/cjTT3C
Marcos
https://goo.gl/Wm9vkt
Marcos
https://goo.gl/9ug4RK
Marcos
https://goo.gl/SKE5CY
Marcos
https://goo.gl/JWURFb
Marcos
https://goo.gl/T2GJJz
Marcos
https://goo.gl/CikKRp
Marcos
https://goo.gl/qWF4NR
Marcos
https://goo.gl/LbFCzu
Marcos
https://goo.gl/5Q3322
Marcos
https://goo.gl/AULeYL
Marcos
https://goo.gl/qW2pes
Marcos
https://goo.gl/zsyWpN
Marcos
https://goo.gl/Huuwzx
Marcos
https://goo.gl/5DpjTw
Marcos
https://goo.gl/GuSnjK
Marcos
https://goo.gl/iXQExr
Marcos
https://goo.gl/foK8Pa
Marcos
https://goo.gl/E13rNt
Marcos
https://goo.gl/Lj1d8p
Marcos
https://goo.gl/9uZkXM
Marcos
https://goo.gl/ZG7A25
Marcos
https://goo.gl/bYoZCE
Marcos
https://goo.gl/zcuAXY
Marcos
https://goo.gl/rN6VxM
Marcos
https://goo.gl/FRTTj3
Marcos
https://goo.gl/TcpqCK
Sara Smith
Hello❤ https://google.com/#btnI=ru...My id @412583
Erika
Gostei da matéria! Parabéns pela força de vontade. Vou tentar fazer o mesmo, pois estou um pouco acima do peso e não estou me sentindo bem assim. Peso 72,400 Kg e tenho 1,62m de altura. Acho legal ter um espaço para compartilharmos nossas experiências com as dietas e seus resultados, pois funciona como um incentivo. Minha meta inicial é eliminar 7,400 kgs, ficar com 65 kgs.
Pedro jefferson
Parabéns excelente contudo em seu blog !Aproveito e deixo pra vocês ver também esse rico material que esta mudando a vida das pessoas. https://goo.gl/RMQHS4https://youtu.be/cCYNxVB9IrY
Pedro jefferson
Parabéns excelente conteúdo no seu blog !!Aproveito e deixo pra vocês ver também esse rico material que esta mudando a vida das pessoashttps://goo.gl/RMQHS4 https://youtu.be/cCYNxVB9IrY
Mauro Evaristo
Olá parabens pelo artigo muito bom adorei vou compartilhar dicas muito boahttp://perderpesomais.com/
contatocachorro03
Não é facil mas precisamos tentar sempre!arcondicionadotaboao.online
Cleidiane Lima
Muito bom esse artigo. Realmente a tecnologia esta muito avançada!! amei o blog. Parabénshttp://projetofit60d.com/
Antonia
Antes de tudo bom dia e muito obrigado por compartilhar .
Eu tenho usado aplicativos no meu celular um motorola tem me ajudado muito, sou nova na internet mas é legal esse tipo de conteudo.

Tenho bebido tambem chá de hibisco para emagrecer rápido e com Saúde, consegui elimar alguns quilos nada d+, tenho tomado em capsulas comprei no http://hibiscoemagrecedor.com.br/ caso alguem tenha interesse.

É como o moço falou aqui nos comentarios abaixo Aquele 99% Dedicação e 1% Tecnologia! Parabéns!
Vitor Santos2232
caso esteja precisando de um chaveiro na hora do aperto, vem neste é 24horas
chaveiro 24 horas

link do blog novo,
saiba mais

quer saber como se cadastra rno uber como motorista e ainda começar ganhando 200 reais?
se for passageiro ganha 2 corridas gratis
cadastro no uber
valter
Cara este foi um dos melhores artigos que eu já li, muito bom mesmo , o recomendo Parabéns...ótimo trabalho no Tecnoblog!http://bit.ly/2yVQUM02017
Maria Santana da Silva
Nosssa acho que li umas 3x !! que showw!
Mydogfit.com
Luiza Balon
Parabéns, super completo teu relato. Me inspirou muito.
Miqueline
Parabéns pelo post, e pelo resultado atingido. Att, www.lojavidanatural.com.br
Marluce Mereles
Gostei muito do Artigo, eu também falo sobre este assunto blog:http://secandobarrigaculote...
Genilson Silva
Parabéns pelo conteúdo e por compartilhar algo importante.
Genilson Silva
portal http://www.naonde.com.br
karla
bom dia adorei seu artigo muito bom tudo bem explicado começo meio e fim espero que continue assim e ainda em pouco tempo muito bom mesmo se quiserem dar uma passadinha no meu site tem muitas dicas para vcs https://vamosemagreceraki.b...
Magda Reis
Parabéns pelo artigo. Não sabemos realmente o que podemos comer. Cada vez mais, vem surgindo novas dicas e receitas de sucos e dietas detox, mas, muita gente não sabe utilizar corretamente os benefícios de se manter uma alimentação saudável. Obrigada por compartilhar.
http://planodetoxemagrecemesmo.com.br
celio roberto
que perder de 5 a 10 Kg em 21 diashttp://dietaemagrecer.esy.es/
celio roberto
dicas sobre hidrografia vejam issohttp://cursodehidrografia.e...
Marluce Mereles
Ótimas Dicas eu Também Falo sobre desse assunto, quero compartilhar veja aqui no meu
Blog>>> : http://secandobarrigaculoteajatocomsucodetox.blogspot.com.br/
André
Muito bom.Vou agregar com o Emagrecer de Vez => http://blog.guiacursosdigit...Valeuu
Fábio Gonçalves
Aquela dúvida para 2017! https://uploads.disquscdn.c...
Fábio Gonçalves
Aquela dúvida para 2017! https://uploads.disquscdn.com/images/e5713fa8f1cae54d8e6ca807bb3364645f81285e799d409ceee9525817fa97e7.jpg
Fábio Gonçalves
Aquela dúvida para 2017!
Alef
http://emagrecergr.com.br
Alef
sim ok http://emagrecergr.com.br
anonimo
alguém já ouviu falar ray peat? vale a pena conhecer literatura dele
Rafael Farias
Graças a esse texto eu pesquisei bastante sobre essa dieta. Comecei há 47 dias e já perdi 8,5 kg.
Meu corpo está funcionando muito melhor agora, durmo melhor, não sinto mais sono à tarde, me concentro melhor, minhas idas ao banheiro nunca foram tão regulares.
Com certeza vou seguir essa dieta pra sempre.
Grato pela inspiração.
Gustavo Saraiva
De nada, meu caro!
Abs
Marcelo Rodrigo
Como não achei ela num preço bacana, comprei uma balança somente para monitorar o peso, de precisão, e estou gostando do resultado até então :)

Obrigado pelos reviews Gustavo.
Diego
Li seu comentário e pensei que fosse eu que havia escrito. Completei 29 anos esses dias e acho que o sininho dos problemas começou a chacoalhar de leve. Como você disse e eu reitero, meus exames também sempre foram tranquilos e até o colesterol ser quase abaixo do normal, me fizeram dar risada dos resultados.
Já tentei algumas dietas e essa low carb foi a última. Deu certo, mas ela necessita de um pouco de investimento e é trabalhosa no começo. Voltarei a ela, mas ingerindo e controlando bem os carboidratos.
Voltarei a usar o MyFitnessPal amanhã mesmo e vou me policiar mais, vendo seu comentário me alertou mais ainda e me vi também.
É apenas um reply tentando te incentivar mais e também, me incantivar.
Boa sorte e abraços.
Jotacê
Isso, basicamente, é a Dieta Atkins. Já fiz e funciona muito bem. O problema é quando chega o inverno a falta de carboidratos simplesmente congela o seu corpo, não importando quantas roupas você use ou quanto de proteínas você coma. E isso com as temperaturas aqui no Rio Grande do Sul é bem sério.
Anthenor Júnior
"Dieta", no sentido de "mudar alimentação momentaneamente só pra emagrecer", é completamente errado. Dieta é a cota habitual de alimentos sólidos e líquidos ingeridos. Temos que mudar a dieta, sim, mas tbm pode chamar de estilo de vida! :)

ps.: digo, não é que ta completamente errado, perdão, mas esse neologismo coloquial gera essa confusão de significados. Coloquialmente "dieta" é sinônimo da expressão "fazer regime". Mas regime é um conjunto de regras, ou maneira de reger, de gerir, de 'governar'. Regime alimentar é nada mais que a sua dieta, gerir sua alimentação.
E por aí vai.
Anthenor Júnior
Demais! Parabéns! Comecei a usar o app desde ontem que ouvi no podcast. Mas só li esse post hoje, e, pqp, consumi de 250 a 300 carbo ontem e hje! Vou dar um jeito de mudar isso. Valeu cara! Qlqr coisa volto pra dar um feedback.
Anderson Mansera
Que artigo fantástico, Higa! Parabéns pelo artigo e pelo emagrecimento!
Marcos Guilherme
Baixando agora um desses aplicativos, quero monitorar a ingestão de carboidratos!
rodrigo
essa mateira já me cheirava publieditorial... este comentario também...
Ueritom Ribeiro Borges
Eu estou usando o MapMyFitness, que é compatível com o Mova Mais. Assim eu ganho pontos pelas atividades, que posso trocar por milhas e produtos pelo Multiplus. Se quiser saber mais, visite http://j.mp/convitemovamais
Pedro Resende
Muito legal o relato, parabéns.
Juci.
Já leu Gary Taubes? Ele também não é médico (é um jornalista especializado em notícias, reportagens e estudos médicos) e conseguiu reunir bastante informação sobre "exercícios físicos" e a sua "relação" com perda de massa gorda. E o mais legal: cheio de referências bibliográficas com estudos sérios, de peso. Acho que poderia aproveitar bem.
.
Só por curiosidade: sabia que é o excesso de açúcar/carboidrato na dieta que AUMENTA apressão sanguínea e que é frequente o relato de pessoas que praticam LCHF e regularizaram a pressão arterial? Alguns relatam que tiveram que diminuir a dosagem do remédio para pressão e outros deixaram de usar, sob supervisão médica.
Juci.
Tanto faz se é comida por quilo ou buffet, o prato é simples: vegetais (legumes verduras), ovos e carnes com a sua gordura natural. Não há mistérios, não é bicho de 7 cabeças, não. E custa menos que a dieta padrão porque SACIA, você não sente fome à tarde toda.

Para quem não é praticante de LCHF, ou ainda é "escravo de carboidratos", é difícil entender o conceito de SIMPLESMENTE NÃO COMER PORQUE NÃO TEM FOME. Mas é real. Por exemplo, eu não como nada de manhã, tomo um café com nata, almoço às 11, 12 horas, e só vou sentir fome às 20, ou seja, faço duas refeições por dia.
.
E outra: esta dieta é tão simples que um janta completa fica pronta em 20 minutos. Não tem 20 minutos para dedicar àquilo que vai ENTRAR em você, LITERALMENTE fazer parte de você? Bem, daí eu sou forçada a perguntar: tem certeza mesmo de que quer viver?
.
Voltando: não há nenhum "chá milagroso/whey protein/albumina da índia/spirulla de R$ 290,00 30 pílulas para 15 dias". É comer SIMPLES, sem ataques de frescurite aguda.
.
"Ah, mas tem que ser de gado criado soltoooo, orgânicooo, é mais caroooo" - NÃO. Se há uma coisa que aprendi é que o BOM não é inimigo do ótimo. Seria "ótimo" poder comer só carne de gado criado solto, legumes e verduras orgânicas, bacon defumado em casa. Mas, não tem o "ótimo"? VAI O BOM MESMO E BOA, porque perto da dieta padrão o "regular" da Paleo Low Carb é ÓTIMO. O bom, então, é EX-CE-LEN-TE.
Ale Santos
Falar para alguém perder peso sem focar nos exercícios foi uma das coisas mais irresponsáveis que já li. Principalmente porque seu corpo pode estar debilitado e emagrecer não é sinal de ser saudável. Você deve ir ao médico e verificar coisas básicas, como pressão arterial e condicionamento cardio-respiratorio.Eu não sou médico, não posso ajudar nisso, mas já perdi 20 kg também é garanto que com exercícios vc realmente vai ter um corpo funcional. Cuidado com a saúde, tem muito jovem morrendo por seguir essas dicas rasas.
O_RPGista
Falar para alguém perder peso sem focar nos exercícios foi uma das coisas mais irresponsáveis que já li. Principalmente porque seu corpo pode estar debilitado e emagrecer não é sinal de ser saudável. Você deve ir ao médico e verificar coisas básicas, como pressão arterial e condicionamento cardio-respiratorio.

Eu não sou médico, não posso ajudar nisso, mas já perdi 20 kg também é garanto que com exercícios vc realmente vai ter um corpo funcional. Cuidado com a saúde, tem muito jovem morrendo por seguir essas dicas rasas.
felipecn
Não dá pra esquecer que nem todo mundo come em casa ou cozinha a própria comida.
Claro que é mais saudável, mas nem sempre é possível na rotina da maioria das pessoas.

Conheço lugares onde dá pra comer comida saudável e natural por preço decente, mas perto de onde trabalho as opções não são muito boas - quando é razoável, é caro.
felipecn
Caio, cê que é parado demais :P
Juci.
Estranho... Eu faço uma linha bem parecida com a do Higa e as contas de mercado na minha casa DIMINUÍRAM...
.
Será que é porque cervejas, refrigerantes, sucos de caixinha, lanchinhos, bolachas, "comidas prontas" congeladas, saídas semanais e/ou pedidos de entrega de pizza e cachorros quentes, porcarias na rua E, uma coisa que a turma sempre esquece de contabilizar, A CONTA DA FARMÁCIA DEPOIS, são beeeeemmmm mais caros que comer verduras, legumes (feiras existem para serem usadas), ovos, carne de 2.ª (tem mais gordura natural), bacon e alguns peixes da época, num preço razoável?
.
Pois é, estou na dúvida, agora....
Marcel Souza
Eu também eliminei 30kg com a dieta paleo, fazendo alguns ciclos cetogênicos (até 20g de carbo/diário), só tenho uma ressalva com esse artigo. Essa balança exibe o BF (Percentual de gordura) totalmente errado, a precisão dela é medíocre, basta olhar muitos reviews pela internet e eu mesmo já verifiquei que a balança mostra até 10% a mais de BF meu e de alguns amigos.
Juci.
Primeiro de tudo, ESTE http://www.lowcarb-paleo.co... e ESTE http://www.lowcarb-paleo.co...Daí, ESTE http://www.paleodiario.com/... ..Depois, divirta-se, só comida: de verdade, nutritiva, saciante e LIBERTADORA!1) http://www.vidalowcarb.com....2) http://www.lowcarb-paleo.co...3) http://www.lowcarb-paleo.co...4) http://www.casalcaverna.com...5) http://www.lowcarb-paleo.co...Dica: sendo um frequentador do Disqus você sabe que, às vezes, o melhor das postagens está nos comentários, certo? Ok, então já sabe o que fazer.
Paulo Higa
Fala, Marcelo!

Você tem algum estudo que mostre a eficácia da alimentação de 3 em 3 horas? Eu pesquisei, mas não encontrei nenhum artigo científico que comprove isso.

Abs,
Paulo Higa
1. Eu cortei 100% das bebidas com açúcar, mas ainda costumo tomar refrigerante diet, suco natural ou água (nessa ordem de preferência) quando como fora. Ou vinho. Ou cerveja. Enfim, depende da ocasião, acho que isso não é para ser uma religião. Sempre com moderação, claro. :-)

2. Estou bebendo mais água, mas foi um processo meio que natural, não me "forcei" a isso.
Juci.
"nossas certezas científicas"...
.

O processo científico pressupõe alguns passos:
.
1) Um fato observado chama a atenção;
2) Alguma hipóteses são formuladas;
3) Experimentos controlados são realizados para reproduzir o fato e testar as hipóteses;
4) Descarte de hipóteses falaciosas;
5) Elaboração uma Teoria;
6) Uma "lei científica" é definida, com base na Teoria;

.
Galileu Galilei.
.
Qual era a "NOSSA CERTEZA CIENTÍFICA" da época? A Terra como centro do universo, o Sol girando em torno da Terra. E isto era o "óbvio", qualquer um que se dispusesse a ficar durante um dia, na mesma posição, sob a luz do sol podia "ver" que a "sombra" é que se "movia", não a Terra. Os mais inofensivos ainda fazia um "dããã" pra quem OUSAVA questionar a "NOSSA CERTEZA CIENTÍFICA". Os mais agressivos condenavam a/o atrevida/o à fogueira ou ao exílio.
.
Galileu, com um telescópio, observou (1) que Júpiter possuía quatro corpos que giravam em torno de si. Observou Vênus e viu que esta girava em torno de si mesma, mas não em torno da Terra. Galileu formulou uma hipótese (2): a de que NEM todos os corpos giravam em torno do Terra, então a Terra não era o centro do Universo. Tempos estudando, observava o mesmo fato (3) e descartou a hipótese falaciosa (4), a "nossa certeza científica" da época de que tudo girava em torno da Terra. Elaborou uma Teoria (5), não tinha como provar, na sua época. Porém, a evolução das tecnologias deu condições para confirmação da TEORIA (5), logo ATUALMENTE é realmente LEI CIENTÍFICA (6),
.
O que aconteceu com a "nossa certeza científica" da época? PUFFF! Sumiu. Ué, mas não era "CERTEZA", imutável, inquebrável? Pois é...
.

Sabe, em um cursinho pré-vestibular aprendi com um professor de matemática uma verdade que levarei para a vida: NÃO EXISTEM CERTEZAS CIENTÍFICA EM ALIMENTAÇÃO/NUTRIÇÃO e/ou DESCOBERTAS MÉDICAS. Se eu quiser ter alguma "certeza" ficarei com a Matemática: é a única que quando diz "É ASSIM. É ESTA A RESPOSTA, A ÚNICA RESPOSTA." sabe realmente do que está falando, porque é EXATA. 2 + 2 = 4. Não interessa se o fato foi bem ou mal observado, se o pesquisador não pensou em outras variáveis, se conduziu mal o experimento, se a hipótese levantada estava mal formulada, achou um "2 + 2"? É 4, não há o que pensar a respeito. O mesmo NUNCA se pode afirmar a respeito de outras ciências, é só pensar no quantas vezes já se afirmou "cientificamente" que o ovo é bom ou ruim.
.
O seu argumento é bem interessante, porém parte de FALSAS PREMISSAS, ou seja, as suas hipóteses estão erradas, logo a sua conclusão será (e é) falaciosa.
.
1 ) Não existe "certeza científica" de nada - se a hipótese for mal formulada ou mal conduzida, o resultado é uma "Teoria" e / ou "Lei Científica" INVÁLIDA - Vide o caso "Lei dos Usos/Desuso" de Lamarck, que tem o nome de "lei", foi "certeza" durante muito tempo mas é inválida face às novas evidências;

2) Não é porque um cientista renomado, ou grupo de cientistas, disse algo que este algo é automaticamente verdade. O nome disso é FALÁCIA DA AUTORIDADE;

3) NÃO HÁ COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA (favor re-ler os passos descritos) da hipótese padrão que os nutricionistas e seguidores das "Diretrizes da Pirâmide Alimentar com CARBOIDRATOS na base" dizem ser "lei", eles falham justamente no passo 2, logo não obtiveram e nem obterão resultados que tornem suas falácias de falsa premissa em "Teoria" e "Lei" porque não se comprovam no mundo real;
.
Sobre o processo que o Higa seguiu, adotou, se ele fez de acordo com as orientações Low Carb High Fat Paleo, posso levantar algumas hipóteses, com excelentes chances de acertos:
.
1 = O Higa se absteve NÃO de carboidratos (legumes, verduras, folhosas, tubérculos) e sim de CARBOIDRATOS PROCESSADOS (trigo e seus derivados, e amidos processados) E AÇÚCARES (refrigerantes, sucos de caixinha, e outros produtos com maltodextrina, dextrose);
.
2 = O Higa não teve e não terá problemas com "aminoácidos essenciais" porque a maioria dos aminoácidos essenciais vem de PROTEÍNA ANIMAL e ele comeu/come carnes;
.
3 = O Higa não teve e não terá problemas com "vitaminas" porque sua alimentação as incluiu da MELHOR MANEIRA POSSÍVEL: vegetais (legumes e verduras) e carnes COM sua GORDURA NATURAL;
.
4 = O Higa NÃO PERDEU MASSA MUSCULAR, porque ao REDUZIR drasticamente e/ou CORTAR a quantidade de carboidratos ruins, manter uma quantidade baixa de carboidratos bons e AUMENTAR a ingestão de GORDURAS BOAS e PROTEÍNAS, de forma que seu corpo funcionasse como uma máquina de queimar gordura e não carboidratos, eliminou o efeito CATABÓLICO e preservou sua massa muscular, pois quando sentia fome, comia proteína E GORDURA, servindo o seu corpo daquilo que este precisava e usava como combustível. Quando o controle da insulina é mantido pela alimentação (sem ingestão de carboidratos/amidos podres e/ou açúcar) o corpo PREFERE queimar GORDURA à queimar músculos, a PROTEÍNA dá mais trabalho que a gordura para ser transformada em energia, "rende menos";
.
5 = O Higa não passou fome e provavelmente nem sabe mais o que é gripe, resfriados e / ou alergias do tipo sinusite, rinite, crises de bronquite, surtos de coceira, surtos de psoríase, porque não ingere tanto trigo (glúten, muito relacionado à alergias e doenças auto-imunes) e nem leite (também relacionado às alergias respiratórias ), ou seja, a sua saúde provavelmente está melhor.
.

Como curiosidade: existem GORDURAS ESSENCIAIS (ômegas) e AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS, que o corpo humano precisa para se manter. Mas não existe "carboidrato essencial", sem o qual alguma função do corpo entre em estado de mau funcionamento, de não saúde.

Ok. Acho que me empolguei um pouquinho. Chega, né? Deu, já.
.

PS: eliminei 11 quilos de massa gorda em 5 meses. Sim, com Low Carb High Fat Paleo. Uma pena que, graças às diretrizes vigentes que pregam o perigo de não comer carboidratos, demorei muito tempo na minha vida pra me convencer a testar Low Carb High Fat.
Juci.
De boa: a sua boca é SUA ou de pessoas que estão do "lado negro da força"?
.
Se é sua, MANDE NELA. Simples. Porque se a SUA boca for do pessoal aí, Frank, fo*** pro seu lado. Estas pessoas, que agora o criticam por aquilo que você NÃO põe na boca, que enchem seu saco porque você não come porcaria embalada e nem venenos enlatados, são as mesmas que o criticarão quando você estiver obeso, que dirão "aaaiiiinnn, tá desse tamanho porque come tudo o que vê pela frente!", ou "aaaiiiinnnn, porco comilão nojento, gordo preguiçoso, que não tem força de vontade!"... São EXATAMENTE as mesmas porque vivem disso: ladram para tentar fazer a caravana parar, para depois ladrar porque a caravana parou. No popular é a turma do "não há c* que contente". Desculpe-me se forem pessoas do seu convívio, mas, infelizmente não escolhemos os parentes, :( , às vezes nossos pais, irmãos, esposos(as) e correlatos também são da turma do c* difícil de contentar. Fazer o que... Acontece. O lance é deixar entrar por um ouvido, fingir que concordou E FAZER EXATO O OPOSTO.

Então, Frank, pense bem: a responsabilidade É SUA, é SEU corpo, SUA saúde física e mental. A SUA boca é sua? Ou é dos outros?
Gucky
Em 2009 cheguei igual a você aos 91 Kg (tenho 1.78m de altura). Aí despertei para a vida e resolvi emagrecer, comecei a fazer caminhada todo dia, cortei besteiras como bolachas recheadas e chocolates e fechei a boca. Perdi os quilos extras aos poucos e em 2010 já tinha chegado aos 68 Kg (-23 Kg) e desde essa época tenho ficado na média entre 68 e 69 Kg e com saude. Nada melhor que emagrecer e manter o peso, coisa que muita gente não consegue.
Gustavo Saraiva
Também li alguns comentários, mas comigo tem funcionado superbem, inclusive o meu resultado ficou 2 ou 3% diferente da avaliação funcional que fiz. Nenhuma medição é perfeita (descobri pelo google), mas com adipômetro é muito mais precisa.
Marcelo Rodrigo
Bacana
E a medição de gordura tem funcionado bem? Li relatos que ela não é muito estável na aferição de gorduras
Gustavo Saraiva
Então, é nessa faixa de preço mesmo. Como ela é digital e não mede só o peso, acaba saindo mais caro. Paguei 144 na Ricardo Eletro, mas o desconto só apareceu quando fui pelo Buscapé.
Vitor Lima
Excelente post. O aplicativo é ideal para aliar uma dieta mais responsável com a prática de exercícios.

Eu era totalmente sedentário e após alguns problemas se saúde comecei a me exercitar um pouco e rapidamente tive melhorias na saúde.

Se o exercício não é o principal fator para emagrecer, por outro lado é fundamental para nosso futuro. Seu post contribuiu para a minha visão q o principal benefício do exercício não é emagrecer ou ficar bombado. É uma poupança de saúde para resgatar no futuro.
Exibir mais comentários