Os números gigantes do WhatsApp: 1 bilhão de usuários, 42 bilhões de mensagens por dia

Aplicativo de mensagens também possui 1 bilhão de grupos

Jean Prado
Por
• Atualizado há 7 meses

Chegou a marca tão esperada: depois de alguns meses acumulando 900 milhões de usuários nos relatórios mensais do Facebook, o WhatsApp finalmente chegou a 1 bilhão de usuários, conforme anunciado pela empresa em seu blog nesta terça-feira (2). Alguns outros números interessantes sobre o aplicativo de mensagem foram compartilhados.

Há dois anos, quando o Facebook comprou o WhatsApp por US$ 19 bilhões, a empresa tinha apenas 55 funcionários. Hoje, o cenário não mudou muito, com 57 engenheiros (mas eles avisam que estão contratando). É um número relativamente baixo para uma empresa tão supervalorizada, mas mostra que não são necessárias tantas pessoas para formarem uma companhia billionária.

Além disso, o aplicativo informou que 42 bilhões (!) de mensagens são compartilhadas todos os dias, com direito a 1,6 bilhão de fotos (aposto que grande parte inclui mensagens engraçadas de bom dia nos grupos de família) e 250 milhões de vídeos. Falando em grupos, o aplicativo já acumula um bilhão, o mesmo número encontrado no Facebook, que tem 1,6 bilhão de usuários.

whatsapp-usuarios

Desde a compra pelo Facebook, o número de usuários do WhatsApp dobrou, como aponta o próprio Mark Zuckerberg. “Nós adicionamos a possibilidade de você ligar para seus entes queridos que estão longe. Nós retiramos a taxa de inscrição e deixamos o WhatsApp totalmente gratuito. Em seguida, vamos trabalhar para conectar mais pessoas ao redor do mundo e torná-lo mais fácil de se comunicar com as empresas”, disse.

Essa novidade que Zuckerberg disse que eles estão trabalhando na verdade é a estratégia do WhatsApp para ganhar dinheiro. Eles estão desenvolvendo ferramentas que vão facilitar a comunicação dos usuários com empresas e negócios, por meio de parcerias. “Isso pode significar a comunicação com o seu banco sobre uma transação recente que foi fraudada ou com uma companhia aérea sobre um voo atrasado”, diz o anúncio.

É uma jogada interessante porque o WhatsApp já é usado, mesmo que informalmente, por pequenos e grandes negócios para facilitar o atendimento e a comunicação. Planos de saúde, consultórios, programas de televisão e até jornais oferecem contato pelo serviço para incentivar os clientes e leitores a fazer contato de uma forma mais imediata.

Business on Messenger
Facebook Messenger para negócios, abordagem parecida com a do WhatsApp.

Zuckerberg ainda sugere que um bilhão de usuários é um número muito forte no mundo da tecnologia. “Há apenas alguns serviços que conectam mais de um bilhão de pessoas. Este marco é um passo importante no sentido de conectar o mundo inteiro”, aponta.

Como lembra o Gizmodo Brasil, o Facebook já tem um bilhão de usuários faz tempo, alcançando essa marca em 2012. Alguns serviços do Google já batem esse número também, como o YouTube, Chrome e mais recentemente o Gmail. A base de dispositivos da Apple também é muito forte e já alcança um bilhão de usuários, o que inclui dispositivos que rodam iOS, OS X, além da Apple TV e do Apple Watch.

Agora só resta saber se o aplicativo de mensagens vai continuar crescendo nesse ritmo acelerado. Pelo post no blog, eles parecem bem otimistas. “E agora, vamos voltar ao trabalho, porque ainda temos mais 6 bilhões de pessoas para entrarem no WhatsApp, e um longo caminho pela frente”, aspira.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados