Início » Celular » Firefox OS será descontinuado em maio

Firefox OS será descontinuado em maio

Paulo Higa Por

Pois é, não deu certo. A tentativa da Mozilla de participar do mercado de sistemas operacionais móveis nos celulares de baixo custo fracassou, e o Firefox OS já tem data para acabar. Nesta quinta-feira (4), a fundação anunciou que vai parar de desenvolver a plataforma após o lançamento da versão 2.6, que tem previsão para chegar no final de maio.

O Firefox Marketplace, loja de aplicativos da Mozilla, continuará aceitando novos aplicativos gratuitos para Firefox OS até 2017, mas os softwares para outras plataformas, como webapps que funcionam no Firefox para Android, serão removidos no próximo dia 29 de março.

firefox-os

No anúncio, a Mozilla reconhece que a existência de plataformas móveis consolidadas não permitiu que o Firefox OS conquistasse mercado. “Como foi anunciado em dezembro, o fato de haver múltiplos sistemas operacionais e ecossistemas de aplicativos já estabelecidos significava que estávamos atrasados, e as condições não estavam lá para a Mozilla ganhar no mercado de smartphones”, diz a nota.

Com o fim do Firefox OS para smartphones, a Mozilla concentrará seus esforços para tentar inovar no mercado de dispositivos conectados e internet das coisas. Depois de maio, quando o Firefox OS 2.6 for lançado, não haverá mais nenhum integrante da equipe da Mozilla envolvido no projeto, o que significa que o suporte estará encerrado.

Um problema do Firefox OS é que ele pecava justamente no que esperávamos ser um ponto forte. Na época em que a Mozilla anunciou sua plataforma, a companhia deixou claro que focaria em aparelhos de baixo custo, um mercado até então mal atendido pelo Android, que possuía desempenho sofrível. Só que os primeiros smartphones com Firefox OS também eram ruins nesse ponto: a abertura de aplicativos demorava bastante e todas as ações eram notavelmente lentas.

Para os interessados, o Boot 2 Gecko, embrião do que veio a se chamar Firefox OS posteriormente, é um projeto open source e o código-fonte está disponível livremente no GitHub para todos que quiserem estudar a plataforma — ou talvez se aventurar e criar outro sistema operacional, quem sabe.

Pelo visto, ficaremos só com duas plataformas móveis principais mesmo.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jamerson Lucas
o Ubuntu Mate é muito bom tb XD
Firmino Gomes
Palm Os e BlackBerry OS
Azazel
Beeelo argumento, uau. Eu preciso ser chefe de cozinha para criticar um prato? Preciso ser deputado para criticar políticos? Preciso ser cantor para criticar uma música? Pelo amor, jovem. Aceita logo que fizeram cagada com o Windows Phone que dói menos.
Dudu Wandscheer
"Microsoft está matando o Windows Phone aos poucos..." Ela já matou o Windows Phone. Agora é Windows Mobile.
Dudu Wandscheer
Quando você estiver lá dentro da MS em Redmond na One Microsoft Way e ver que estão realmente fazendo cagada, você vem aqui e posta esse comentário de novo. Ou você é um empresário bem sucedido?
Dudu Wandscheer
Depois que a popularidade é atingida, só uma dormida no ponto das líderes faria os novos sistemas terem seus minutos de fama. Nokia era rainha dos S.Os com o Symbian. Dormiu no ponto. Ubuntu não faz sucesso nem no Desktop. Lembrando que neste mercado, ganha quem molha mais a mão e organizações sem fins lucrativos comem poeira.
BassVix
O Tizen não é ruim, mas não devia nem ter existido, em Smart TVs só serviu para desovar um SO sem objetivo, que inicialmente era concorrer em Smartphones.
Bruno
Muitos querem o Windows 10m batendo de frente com os dois maiores concorrentes, mas esquecem que a Microsoft disse que não pretende bater ele, mas sim ter um so com a total experiência dos serviços dele
João Silverado
Sobre os gráficos do The Verge, realmente são os dados atuais. Mas não está mais havendo lançamento de novos aparelhos. Foram lançados o Lumia 950, 950 XL e o 550 (Esses já com o w10 mobile, são os únicos que tem oficialmente, o resto usa a versão insider pra reportar bugs). Aos que interessa o SO, estão aguardando a liberação para os aparelhos antigos ou o lançamento de novos hardwares. E como não tá acontecendo nem um nem outro, o share vai diminuir mesmo, isso não tem o que fazer. Então de duas uma, ou já era realmente, ou estão ainda trabalhando nisso. E como se tem notícias de investimento e o SO recebe duas a três atualizações por mês para os insiders, é pq estão gastando grana. Sobre a questão dos Apps, os projetos de conversão de Apps de outras plataformas, sem o Dev ter q reescrever o código do zero, é a estratégia que a empresa bolou pra suprir a falta que alguns apps fazem. Até lá, só nos resta aguardar o desfecho de tudo isso mesmo.
Eric Viana
Sim, eu falei Surface Phone pois andei lendo que esse seria o primeiro aparelho deles a suportar o W10 mobile. Concordo com você que um telefone com real suporte a apps do Windows e o Continuum operando aumentam as chances de aceite pelos consumidores... Só não sei se isso será suficiente para massificar o sistema ao ponto de tornar real a concorrência com Android e iOS. Acredito que o W10 Mobile será muito mais nicho (business) do que massa. O WP sempre foi um bom sistema mas morreu com os sucessivos reboots que a MS aprontou com ele. Isso somado a falta de apps derrota qualquer possibilidade. Os apps tem margens super estreitas (quando tem algo além de publicidade) não justifica o desenvolvimento para um OS sem escala e que exige reescrita a cada versão. PS. Quanto ao TheVerge concordo que eles adoram matar coisas, mas os gráficos e dados do IDC estão lá para mostrar a queda do WP e colocar a MS no grupo cinza dos "outros" o que é péssimo mesmo.
João Silverado
Estou falando do Windows 10 mobile finalizado, completo, funcionando tudo conforme planejaram. Apps universais, conversores de Apps de outras plataformas (Bridge), modo Continnum funcionando em vários aparelhos (e espero que sem restrição de uso do Office). O Windows Phone (última versão sendo a 8.1) praticamente morreu mesmo, pois não vai ter mais atualização pra esse SO. Os aparelhos serão atualizados pra versão 10. O The Verge já matou o Windows, o Surface, o Xbox, e todos estão aí ainda. O WP do jeito que está realmente não vai mais existir, mas a Microsoft não vai desistir do mundo mobile.
G. C.
Só a LG e Samsung tem metade do mercado de smartTVs. Se alguém acha que o webOS está em crise estando no topo, imagine os outros sistemas
Sweet the Fox
Para mim é assim Metro UI > Unity
Rafael Schüng
Questão de produtividade: Tilling Managers > Window Managers > Desktops(DE's) > Abismos, Galáxias e Universos > Unity
Azazel
O 10 Mobile talvez dê certo se a MS parar de fazer cagada.
Sam86
A MS pode dar uma revolucionada em sua plataforma móvel, basta ser audaciosa. Com a liberação do código fonte da Swift, basta a MS adotá-la como linguagem padrão no desenvolvimento de apps universais para Windows 10. Deste modo um app desenvolvido para iOS seria facilmente convertido para Windows 10. O know-how adquirido pela MS desenvolvendo aquele sistema de migração de apps em Swift para C# ajudaria bastante nisso. Vamos lá, MS, be bold!
Eric Viana
Você estaria falando do Surface Phone? Pq o Windows Phone está basicamente morimbundo. Nem o Office funciona bem nos WP... http://www.theverge.com/2016/1/28/10864034/windows-phone-is-dead
Eric Viana
O problema do Firefox OS e de qualquer OS que tente entrar no mercado é o ecossistema de apps. Se o pseudo-smartphone não tiver redes sociais (facebook, twitter, instagram, snapchat) e não permitir o uso de whatsapp (em uma lista simplória mas focada) fica desinteressante para todo o público alvo que pretende atingir. Pode custar R$50 reais e vai continuar encostado numa prateleira de estoque. Vejam que, se a Microsoft está matando lentamente o Windows Phone porque não conseguiu emplacar vocês acham que seria fácil para a Mozilla emplacar o sistema dela? A dualidade de iOS/Android está posta e qualquer coisa fora dos dois ecossistemas tem grandes chances de naufragar. Pela visão de negócios. Quem aqui iria destacar desenvolvedores, que custam caro, para desenvolver apps exclusivos para uma plataforma visivelmente sem chances em um mercado dualizado onde 40 e poucos porcento pertencem a Maçã e 50 e poucos porcento pertecem ao Robô? Por maiores que sejam as boas intenções de um OS ao atacar uma fatia não atendida de mercado o que conta no final são os $$$ que esse OS pode gerar para pagar uma operação.
Celso
Mas pelo jeito não anda rendendo muito para a LG, senão ela não faria isso aqui, ó: http://www.tecmundo.com.br/webos/92052-lg-demite-funcionarios-webos-ameaca-futuro-plataforma.htm
Antony
Plataformas PRINCIPAIS. Não dá pra considerar 2.6% de marketshare global como relevante.
Maco Coco
retiro que disse hehe
Sweet the Fox
Horror para o Unity é até um elogio
Sweet the Fox
Eu não testei a 10.10... Fui da 10.04 para a 11.04 e 12.04
G. C.
webOS é um dos principais sistemas pra smartTV. Um dos líderes de mercado. Tizen está indo no mesmo caminho.
G. C.
Tizen é ótimo em smartTV, como o webOS.
G. C.
O que é uma pena. Ubuntu Phone é um sistema sensacional de usar. Muito bem feito na parte de usabilidade.
G. C.
Já tem Ubuntu Phone no mercado com a Bq e Meizu e eles não recomendam? Em que ano parou de ler a respeito do sistema?
João Silverado
Pois é, o Tizen acho que realmente seria um tiro no pé. Pelo menos se fizesse como um rumo de tempos atrás, dizendo que a Samsung abandonaria o Android pra se dedicar só ao Tizen.
João Silverado
A partir de hoje, e mais alguns milhões de dólares depois, gastos do bolso da Microsoft, o Higa queima a língua. As três gigantes da informática não são as 3 gigantes a toa. Quando tem um projeto que já nasce falido tipo aquele Microsoft Kin, o projeto morre rapidinho. Mas se é algo que pode ficar bom depois de bem lapidado, e algo que está no contexto atual (dispositivos móveis por exemplo), a empresa não mata fácil não. Mas claro, tem que ter grana pra investir. Se não, mesmo sendo um projeto dentro do contexto, não há grana que banque.
Anderson Antonio Santos Costa
A Blackberry já quer ir de vez para o Android. O Tizen pode não ter futuro nos smartphones, mas está em Smart TVs de forma mais abrangente, assim como o WebOS, que nem está nos smartphones. O Windows 10 pode dar certo nos PC's, mas os atrasos no lançamento da versão Mobile e problemas com os Lumias lançados no final do ano passado podem atrapalhar a reputação da Microsoft no mercado mobile. (Se a MS fizesse mais apps exclusivos para a versão Mobile do Windows, seria melhor.)
Celso
O BB10 já é o próximo. Em breve, o WebOS (da LG) e o Tizen (da Samsung).
Keaton
Android e Palm OS. Tem outro?
Vitor Mikaelson
Não é. A plataforma (WinRT, UWP) é igual. O kernel, é o mesmo. Como ele disse, apenas algumas camadas. Xbox tem uma camada diferente para jogos, Windows tem para o "Win32", etc. A Microsoft na hora de desenvolver o sistema (ao menos a parte WinRT, kernel e afins), escreve apenas uma vez, e que compila para vários devices...
Deilan Nunes
O Android já concorre a muito tempo com o ios e já passou na frente a muito tempo... A MS hj ta com uma proposta diferente, não quer dominar o mercado igual ao Android, mas manter uma pequena e boa parcela de usuários igual ao do ios...
Paulo Monti
É percebi o sarcasmo! Duas plataformas.
Deilan Nunes
>Pelo visto, ficaremos só com duas plataformas móveis principais mesmo. ? poderiam pelo menos falar três né? Windows phone tbm é sistema ?
Tiago Celestino
Não fale isso!! :D
leoleonardo85
???
Wendel Schelhan
senti um recauq
Rafael Schüng
Uma dica pra quem quer os velhos tempos de Gnome 2 é partir pro Debian com Mate Desktop. Ubuntu com Unity é um 'orror'
Cortana
Por que você torce para um morrer? Não basta usar o que prefere?
Maco Coco
como esse blog não fica entre os principais mesmo
marcos_5000
Na minha opinião, a última versão boa, foi a 12.04 (se falarmos só das versões LTS), ou a 13.04. Estava bem rápida e sem bugs, depois dessa versão, só bugs. :/
Compadre Washington
Bandida... Ordinááária!!!
Mithsiel
opa, corrigido hehe
tuneman
concordo! pra mim a 10.10 foi a ultima versão boa.
Feripe Hatsune
Além do FirefoxOS não ter atraído muitos devs, que já tem que se preocupar com outras plataformas. Pode ser sido uma questão de prioridade talvez? Essa loja unificada é que será a jogada, já que cada sistema tem a sua, agora a MS juntando tudo como no Windows será um ótimo diferencial.
Maico Andrade
Vish, -1
Sweet the Fox
Ubuntu é uma droga desde 2011
LeeEdwards2
O Higa depois que usou um iPhone 6s passou a odiar ainda mais o Windows pônei. Pudera, sistema ruim do kct, torço pra ser o próximo a morrer. Concorrer com iOS é pedir pra tomar uma surra.
Olacir Oliveira
So lembrei de um post de comemoração dos 10 anos do TB.
Cortana
Não são totalmente diferentes, você deve estar com o WP na cabeça. Algumas camadas do Windows 10 mobile são muito parecidas, para não dizer iguais à versão PC. Imagine o Windows 10 PC sem a área de trabalho. A loja é uma só, o desenvolvimento de aplicativos é praticamente um só.
leoleonardo85
"Pelo visto, ficaremos só com duas plataformas móveis principais mesmo." Higa provocador
Patricia da viela
http://instagram-media51.tumblr.com/post/137545498742/89439834354
João Silverado
Não vai, ainda tem investimento, empresas criando aparelhos. Eles tem informações que ainda não temos, mesmo o SO ainda não estar concluído e liberado oficialmente.
João Silverado
Na verdade não é mto diferente a programação pra WP da pra PC, e com o W10 o abismo tá cada vez mais...inexistente, digamos assim. Mas com certeza ter um aparelho dito mobile que rode aplicações do PC, principalmente as antigas (x86 como vc disse) mesmo que precise de alguma conversão via projeto bridge, vai ser um diferencial e tanto comparado aos sistemas existentes
André
agora só falta o WP
Guaip
O problema é que Windows 10 é totalmente diferente no mobile e no desktop. De igual, apenas o nome, a linguagem visual e o conceito geral, pois ele é desde lá no fundo é um OS diferente em termos de programação. Eu to sentindo que a MS vai desistir de vez do WP e focar em smartphones x86 com Windows 10 full com um "modo smartphone" - o que, convenhamos, seria muito legal!
Cortana
Difícil a Microsoft desistir. O Windows 10 é um sistema para vários processadores, se ele está indo bem no PC (está crescendo), isso garante o desenvolvimento mobile também. Podemos dizer que o sistema é um só, a diferença é que o mobile possui menos camadas que a versão para PC. O fato de ter uma loja unificada também vai dando fôlego ao sistema. O Firefox OS foi feito só para celulares, e no fim, não tinha usuários em lugar algum. São situações bem diferentes.
David Diniz
O próximo é o WindowsPhone(Mobile 10) que vai morrer.
marcos_5000
Só pra ser chato e corrigir, mas é CanoNical e UbuntU. :D O Ubuntu Phone já não deu certo a muito tempo. Até hoje o sistema é tão ruim que a própria Canonical não recomenda o uso do sistema. :S
BassVix
Finalmente!!! Boa notícia de sexta. Concorrente do FirefoxOS...ele mesmo. Inutilidade, assim como investir recurso em Tizen, não é Samsung?!
tuneman
cheguei a usar no aparelho de uma amiga. era muito bonito e facil de usar, mas extremamente bugado.
Maycon Cruz
Já era previsível desde o início. Por mais que é importante termos concorrentes, é difícil fazer o consumidor se dividir entre vários SOs. Se até a Microsoft anda tendo que suar a camisa pra manter o Windows Mobile relevante, imagina algum novato? (Ubuntu Mobile também não tá muito longe de ser esquecido também).
Mithsiel
Próxima da lista é a Canonical com o Ubuntu Phone.
Edgar Araújo
Infelizmente, nenhum desses outros tem potencial ainda pra bater de frente com Android e iOS. O Windows 10 tem potencial, mas vem deixando mesmo os fãs da marca nervosos nos últimos meses, com tanta demora pro lançamento oficial e pra prometida plataforma migração dos apps para desenvolvedores; Sei não...
Isaac Andrada
Menos um. Uma pena. Importante a diversidade de ecossistemas.
Feripe Hatsune
Pobre Firefox OS, só falta a MS desistir do Windows Phone pra ele fazer companhia pra raposa. (duvido que vai acontecer). Mas até ele tem mais chances.
Maco Coco
Já era de se esperar!