Início » Antivírus e Segurança » As pessoas ainda acham que a Apple vai sortear iPhones pelo Facebook

As pessoas ainda acham que a Apple vai sortear iPhones pelo Facebook

Golpe de cinco anos atrás continua a todo vapor. E as pessoas ainda caem.

Paulo Higa Por

Estamos em 2016, mas as pessoas continuam sendo enganadas por truques de 2011. No Facebook, a praga das páginas que se disfarçam de empresas e prometem sortear produtos voltou com força. Na manhã desta terça-feira (9), uma delas, que oferece um iPhone 6 Plus para quem curtir um post, já havia ultrapassado 90 mil curtidas e 200 mil compartilhamentos.

Os posts de sorteios que nunca acontecerão seguem um padrão peculiar. Eles sempre pedem para que o usuário curta a página e interaja com a publicação, com o objetivo de disseminar a falsa promoção. Algumas páginas são mais agressivas: no caso mais recente, seria possível aumentar as chances de ganhar “quanto mais amigos vocês marcarem nos comentários”, segundo as regras.

facebook-apple-fraude

O incentivo por trás dos falsos sorteios é aumentar rapidamente a base de fãs da página para vendê-la posteriormente. Com isso, um indivíduo ou empresa que desejar começar uma página no Facebook com bons números de seguidores (e todos legítimos) pode comprar o serviço pronto. No passado, a mesma técnica já foi usada em perfis do Instagram, que prometiam sortear gift cards para os desavisados.

Como agir? O primeiro passo é reportar a página fraudulenta ao Facebook, para que a rede social fique ciente do problema: basta acessar a fanpage, clicar no botão “…” e acessar a opção “Denunciar Página”. Depois, compartilhe este artigo com seus amigos que estão caindo na pegadinha.

apple-fraude

Sempre é bom reforçar que a Apple não faz sorteios de produtos por meio de redes sociais (e o mesmo vale para fabricantes de automóveis).

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Julian Leno
Sim, eu vi essa da Hilux, hauahuahua
Julian Leno
1 - Dê gosto
2 - Compartilhe com seus amigos
Tiago Celestino
Na verdade, estamos habituados a querer algo de maneira fácil, logo...
JGui
[Hipster detected]
André Machado
Estamos em 2016 e ainda existem pessoas que usam Facebook?
Paulo Freitas
O Facebook tem colaborado para tornar golpes como este cada vez mais furados. :)

Quando uma página que você já curtia muda de nome, agora o Facebook te envia uma notificação avisando que a página "Honda Brasil" mudou de nome para "Banda Calypso". rs


Antes tarde do que mais tarde...
corvolino
Ainda tem esse tipo de coisa no feisse? HAHAHAHAHA!
tuneman
sim! e semana passada mesmo vi um perfil sorteando iphones e uma honda hr-v.
denunciei na hora! hahaha
Alex Oliveira
Vc disse Hilux?!
Ed
Em todo post que eu vejo nesse estilo, as mulheres são lindas e jovens, e parecem muito felizes.
tuneman
verdade. se a pessoa compartilha algo assim já pode dar unfollow
tuneman
viu aquela da gatinha cadeirante?
se fosse velha e feita estariam compartilhando tanto? hahaha
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Muitas vezes eu curto páginas através do site da empresa para garantir que estou curtindo a página oficial.
Supersonic
Muitas vezes eu curto páginas através do site da empresa para garantir que estou curtindo a página oficial.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Usado ainda
Supersonic
Usado ainda
SiouxBR
A grande maioria das pessoas não sabe disso. Além disso, muitos blogueiros fazem sorteios de brindes/produto para avaliação recebidos de empresas e usam o Facebook para divulgar.
Então, para o usuário menos informado, parece ser legítimo...
SiouxBR
Pois é... vai que rola mesmo e eu ganho... ;)
Arley Martins
Eu neim olho mais esse tipo de coisa. Hoje em dia de graça nem o ar que respiramos é.
Fábio de Jesus
A página daquela funkeira, Tati Zaqui (é assim que escreve?) tava sorteando iphones, o que apareceu de gente compartilhando a publicação na minha timeline.
Ricardo Celso
MAIS UMA!
Criaram a page, ontem, e já bombando de idiota sendo enganado!

https://www.facebook.com/hondacivicnew/

Qualquer empresa e pessoa que se presta sabe que é totalmente ILEGAL e contra a política do Facebook, sortear qualquer produto.
Josiel Hen
Avisei uma amiga do instagram que era fake uma postagem que ela fez pra uma pagina do saraiva ela disse que sabia a postagem ta la até hoje.
Guilherme Jales
Já avisei uma vez e ouvi um "ah, tenho quase certeza que é, mas não custa nada, né???????" ¬¬'
Rafael Schüng
Amém
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Logo que lançaram o iPhone 6s no Brasil já apareceu gente compartilhando isso, me impressiono como uma pessoa que usa o face há uns 5 anos ainda cai nisso.
Supersonic
Logo que lançaram o iPhone 6s no Brasil já apareceu gente compartilhando isso, me impressiono como uma pessoa que usa o face há uns 5 anos ainda cai nisso.
Eliaquim Breezy
ter um numero significativo de curtidores na realidade n significa porra nenhuma, tenho uma pagina de 2 mil curtidores que tem mais alcance que uma de 162 mil curtidores que tbm sou dono e criador!
Eliaquim Breezy
Uma pagina se mede o valor pelo alcance, uma pagina recente costuma ter mais alcance que antigas... porém o valor de uma pagina com um alcance acima de 100 mil pessoas, ela já passa da casa dos mil reais... podendo chegar a valores de 5 a 6 mil reais!... dependendo de quem criiou a pagina e o metodo de divulgaçao, uma pagina de 2 mil reais, eles cobram entre 300 a 900 reais! preço de banana!
C. Herrera
É verdade. Eu estava pensando como alguém que NÃO curte esse tipo de página.
Mario Junior
Eu nem aviso. Por mim que se lasquem!

É a famosa "seleção natural".
Ed
Muitas pessoas têm vergonha de mim pq eu sou cadeirante, se vc não tem preconceito curte e diga amém.
Maco Coco
e essas mesmas pessoas votam e escolhe o que estraga o pais ¯_(?)_/¯
Rafael Schüng
"Todo dia saem de casa um trouxa e um esperto. No meio do caminho eles se encontram e sai negócio entre eles." -- Ditado Popular.
Luiz Felipe
Não faz sorteio pelas redes sociais e por nenhum outro modo kkk
Luiz Felipe C. Nogueira
Não faz sorteio pelas redes sociais e por nenhum outro modo kkk
Daniel Lemes
Muita gente nem lembra porque curtiu a página, e vai continuar exposto aos futuros posts de alguma forma, então acho que é negócio.
Wesley Francescon da Silva
Eu quero o/
Vinícius
Instagram tá cheio disso também, recentemente "ganhei" um yeezy boost numa marcação kkkk, mas bem que eu queria um ! ?
Léo Franclin
A Page é essa https://www.facebook.com/OficialAppleBrasil/likes
João
Não sei, mas quase certeza que é mais rápido e barato do que criar uma do 0.
Joaomanoel
Não sei, mas quase certeza que é mais rápido e barato do que criar uma do 0.
Alisson Santos
Facebook doará R$ 0,05 para cada curtida na foto desta criança com uma doença rara.
Alisson Silva
Facebook doará R$ 0,05 para cada curtida na foto desta criança com uma doença rara.
C. Herrera
Mas, afinal, a empresa ou indivíduo que compra uma página dessas tem mesmo algum ganho? Sei lá, me parece meio que uma furada comprar uma página cuja base de seguidores foi construída sob falsa premissa. Aliás, será que essa mesma página continuaria a ter um bom número de seguidores?

Sei lá... se as pessoas continuam sendo enganadas dessa forma, é bem capaz que a página acabe se dando bem mesmo.
Luizzz
Aqui é o mobilon, recebemos uma caixa de Tecnoblogs sem peliculas protetoras e estamos sorteando basta curtir, abraçar e compartilhar este post!!! Sorteio dia 30 desse mes.
Arthur V.*
E as únicas fanpages oficiais (e verificadas) da Apple no Facebook são as da App Store, do iTunes e do Apple Music.
Felipe Daldegan
Tudo eleitor da Dioma.
Gertrudes, a Lhama Morta
2016 e ainda tem gente que cai no golpe do bilhete, não me surpreendo com nada..
Gertrudes, a Lhama
2016 e ainda tem gente que cai no golpe do bilhete, não me surpreendo com nada..
totoso8
O grande "problema" disso, são os próprios usuários!Não adianta nada se, algumas pessoas sensatas reportam a página e a maioria esmagadora e desesperada de usuários que não tem condições de comprar tal produto (mas, adoram ficar com a "cara pregada" nessas redes sociais esperando por promoções e sorteios fantasiosos) continuarem "curtindo" essas idiotices. Por eu, tem que se f*** mesmo e encher o PC de spam, etc...!_______ sociedade tola
Raphael Ribeiro Silva™
O grande "problema" disso, são os próprios usuários!

Não adianta nada se, algumas pessoas sensatas reportam a página e a maioria esmagadora e desesperada de usuários que não tem condições de comprar tal produto (mas, adoram ficar com a "cara pregada" nessas redes sociais esperando por promoções e sorteios fantasiosos) continuarem "curtindo" essas idiotices. Por eu, tem que se f*** mesmo e encher o PC de spam, etc...!

_______ sociedade tola
Thiago Rodrigo
Caramba, esta parada de sorteio então da um retorno mais rápido que o ads do facebook.
Frank V
E quando eu tento avisar pra que as pessoas não sejam feitas de trouxa, me chamam de chato ¯\_(ツ)_/¯
Frank Vinnicyus
E quando eu tento avisar pra que as pessoas não sejam feitas de trouxa, me chamam de chato ¯_(?)_/¯
tuneman
já cansei de denunciar paginas e perfis que prometem sorteios.
iPhone ainda é pouco..., tem pagina que promete até Gol e Hilux!
Helvécio Dias
Trouxa sempre tem pra tudo.