Twitter começa a mostrar timeline fora de ordem (mas você pode mudar isso)

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana
twitter-hq

O recurso provavelmente mais controverso e polêmico do Twitter acabou de dar mais um passo. A partir desta quarta-feira (10), alguns usuários do Twitter começaram a ver uma timeline que foge à regra da cronologia da rede social e se parece mais com a do Facebook, usando algoritmos para ordenar os tweets.

Como explica o The Verge, o objetivo da nova forma de organizar a timeline é mostrar tweets baseados na popularidade e de acordo com o nível de interação que você tem com aquela pessoa. O Twitter já faz isso com o “Enquanto você esteve fora”, então isto é basicamente uma expansão desse recurso para a timeline inteira.

Em um post no blog da rede social intitulado “Nunca perca tweets importantes de pessoas que você segue”, o engenheiro do Twitter Mike Jahr explica a mudança. “Você segue centenas de pessoas no Twitter — talvez milhares — e quando você abre a rede social, pode parecer que você perdeu alguns de seus principais tweets”, e esse recurso foi lançado para “te ajudar a manter-se atualizado com os melhores tweets das pessoas que você segue”.

Ele demonstra a funcionalidade de uma forma muito parecida com o “Enquanto você esteve fora”, só que sem estar devidamente indicado quais tweets estão fora de ordem e quais não estão. Ainda assim, Jahr reforça que os tweets são recentes e em ordem cronológica, que isso acontece em uma pequena parcela da timeline e que é só atualizá-la novamente para ver os tweets mais novos.

Provavelmente, você revirou os olhos ao ler o começo da notícia. Por que exatamente o Twitter está fazendo uma atualização que uma parcela de usuários despreza? Jahr defende que essa ferramenta faz com que as pessoas tendam a interagir mais na rede social, “criando mais conversas em tempo real, o que é ótimo para todo mundo”.

Mas calma. Essa nova timeline não está sendo forçada para os usuários, como alguns rumores deram a entender. Por ora, você precisa querer ver a timeline fora de ordem, uma vez que o novo recurso está nas configurações com o nome de “Mostrar os melhores Tweets primeiro”. Ele precisa ser ativado para funcionar.

twitter-revolution1060

Nós já falamos em como acabar com a timeline cronológica é um tiro no pé do Twitter, porque é uma das maiores vantagens da rede social. E os usuários concordam: com o crescimento desses rumores do Twitter mexer na timeline cronológica, a hashtag #RIPTwitter foi para os trends mundiais, provocando reações dos funcionários da empresa.

Jack Dorsey, um dos fundores do Twitter e atual CEO da rede social, até chegou a se pronunciar. “Sobre o #RIPTwitter: Quero que vocês saibam que sempre estamos ouvindo. Nós nunca planejamos reorganizar [a ordem dos tweets na] timeline durante a próxima semana”, disse, na semana passada.

Na série de tweets, ele continuou reforçando que o coração do Twitter é o sentimento de tempo real que a timeline proporciona, sem filtrar o conteúdo (como outras redes sociais fazem). “Eu amo a exibição em tempo real. Nós amamos o live stream. É o que nos define. E nós vamos continuar refinando-o para fazer com que o Twitter fique mais, e não menos, em tempo real”, enfatizou Jack.

Por fim, ele demonstrou empatia com os usuários que reclamaram do Twitter querer ser o Facebook, rede na qual a timeline é criticada por muitos por mostrar conteúdo de dias atrás como se fossem novos. “O Twitter pode nos ajudar a fazer contatos em tempo real baseado em interesses e tópicos dinâmicos, em vez de um diagrama social/de amigos. Nós entendemos”, ressaltou.

Como forçar a exibição de tweets em tempo real

Se por algum motivo a sua timeline começou a ficar estranha, mostrando tweets fora de ordem, ou você quer ter certeza de que está sempre vendo os tweets mais recentes, é possível vasculhar as configurações para proteger a sua timeline.

Opção do Histórico ainda não apareceu por aqui. Teoricamente, não preciso me preocupar com a timeline fora de ordem então.
Opção do Histórico ainda não apareceu por aqui. Teoricamente, não preciso me preocupar com a timeline fora de ordem então.

Como explica o Twitter nessa página de suporte, a timeline da rede social tem um recurso chamado histórico para mostrar os “tweets que você provavelmente gostará mais” no topo. E, tal como no “Enquanto você esteve ausente”, é possível desativá-lo.

Se você está na versão web, basta seguir os passos abaixo:

  1. Entrar na página de Configurações;
  2. Ir em Conteúdo, e, na seção Histórico, desativar a opção Mostrar os melhores Tweets primeiro.

Se você está usando o aplicativo do Twitter para iOS:

  1. Clicar no ícone de engrenagem para ir na página de Configurações;
  2. Escolher uma conta para ajustar as configurações;
  3. Na seção Histórico, clicar em Personalização do histórico;
  4. Desativar a opção Mostrar os melhores Tweets primeiro.

Se você está usando o aplicativo do Twitter para Android:

  1. No ícone de menu (com os três pontos), ir em Configurações;
  2. Clicar em Histórico;
  3. Desativar a opção Mostrar os melhores Tweets primeiro.

De nada.

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados