Início » Telecom » Vivo, não estrague a nossa internet

Vivo, não estrague a nossa internet

Um desabafo sobre a gestão de Amos Genish, ex-presidente da GVT e atual CEO da Vivo

Por
1 ano atrás

Está claro que a Vivo quer mudar totalmente a nossa relação com a internet. A operadora foi a primeira a abolir a redução de velocidade pós-franquia em pacotes de dados móveis e também a empresa que começou a tecer publicamente críticas ao WhatsApp. O próximo passo é estabelecer limites de consumo para a banda larga fixa.

É verdade que a Vivo não é a primeira operadora a considerar esse tipo de limite. A NET estabelece franquias mensais de consumo nos contratos há anos, embora raramente limite as conexões dos assinantes na prática. O mesmo serve para a Oi, que também explicita as limitações no regulamento, mas sequer tem tecnologia para aplicar isso na vida real: em muitos lugares, a troca de velocidade tem de ser feita manualmente nas centrais regionais.

Dado o histórico recente da Vivo, é provável que a operadora realmente aplique esse tipo de limitação. No Twitter, a operadora começou a esclarecer que a banda larga por fibra ótica terá corte após uso integral da franquia, enquanto a internet no padrão ADSL terá velocidade reduzida.

vivo-twitter

Quando questionada pelo Tecnoblog, a assessoria de imprensa da Vivo negou a informação. Segundo a empresa, em relação aos clientes GVT e Vivo Fibra, o limite de franquia “está sendo avaliado”. No entanto, é importante lembrar que novos contratos da banda larga por fibra ótica da Vivo para empresas começaram a estabelecer franquias mensais de consumo, assim como no Vivo Internet Fixa.

O que mais espanta é que quem está no comando da empresa é Amos Genish, ex-presidente da GVT que assumiu a Vivo após a fusão das companhias. Genish criou a GVT do zero. Durante sua jornada na GVT, a visão da empresa era muito mais aberta ao consumidor do que a interesses corporativos. Lembro-me perfeitamente de campanhas que anunciavam o fato da banda larga ser realmente ilimitada e de ser a única operadora que oferecia “respeito ao consumidor”.

Confesso que, como cliente, fiquei empolgado ao saber quem iria liderar a Vivo após a fusão. A minha esperança era de que a gestão de Genish aplicasse os mesmos princípios da GVT para todos os clientes do grupo. Infelizmente, isso não se concretizou. Mudar contratos antigos de clientes sem alarde, no caso da internet móvel, foi exatamente o contrário do “respeito” que uma empresa pode ter com seus consumidores. Chamar o WhatsApp de “operadora pirata” foi outra falta de respeito, tanto com o aplicativo quanto com o bilhão de usuários do serviço.

Para muitos, especialmente no interior de São Paulo e nas regiões periféricas da capital paulista, a Vivo é a única opção de banda larga disponível. Com franquia de 130 GB para uma conexão de 25 Mb/s, basta que o cliente faça tráfego constante na velocidade máxima por pouco mais de 11 horas. Numa época em que estamos usando cada vez mais serviços de streaming e backup na nuvem, 130 GB é pouco.

Deixar uma franquia tão baixa significa alterar toda a nossa forma de utilização de internet. Já não basta monitorarmos dados no celular, agora teremos que medir o consumo da internet em casa? Em vez de tentar “preservar” a rede, invista mais nela e em sua disponibilidade. Tem muita gente querendo assinar velocidades maiores (e por consequência gastar mais com esse tipo de serviço), mas a operadora simplesmente não possui viabilidade técnica para tal.

Como redator de telecomunicações e principalmente como consumidor, torço bastante para que a empresa reveja sua estratégia de limitar a banda larga fixa, nem que seja fazendo vista grossa para o próprio contrato, como acontece na NET e Oi. Por favor, Vivo, não estrague a forma como utilizamos a internet.

Tecnocast.zip 001 – Do not, my friends, become addicted to the internet

Gravamos uma edição especial do Tecnocast para discutir os limites na banda larga fixa. O modelo de negócio das operadoras está em risco, pois todos os seus serviços estão deixando de existir e migrando para dentro da internet. É fato que o usuário não pode pagar o pato, mas também não existe almoço grátis. O que fazer? Dê o play!

zip
Mais sobre:
  • Gabriel Rezende

    A minha internet é de 2 mega, não tenho opção para mudar. Usando o limite divulgado terei 333 Mb por dia. Muito né?

    • Emanuel Schott

      330MB é o que chego a usar no Tim Beta..kkk No WiFi passo dos 20GB tranquilamente.

    • Assistir alguma série ou jogar algo online? Nop, não poderá.

    • A minha tbm é de 2 Mbps. Hoje só assisti uns 3 vídeos e o resto é navegação normal. Olha o quanto já foi gasto! 1 GB! Provavelmente o Windows está atualizando, etc…
      A Vivo acaba de nos dar uma facada na testa!

      • Islan Oliveira

        Exato. Hoje em dia com acesso normal, a pessoa facilmente gasta 1 GB de internet por dia, isso sem contar YouTube, Netflix, material educativo. Se acrescentar download então…

    • ochateador

      Pelo jeito só assinando link dedicado para escapar disso 😐

  • Jack-Moser

    Estava demorando para clientes da GVT serem prejudicados com essa fusão, o objetivo da vivo é arrecadar (cortando de alguns para disponibilizar para outros), não a satisfação dos seus clientes, tenho gvt justamente por não ter limitação, no primeiro sintoma de redução vou fazer questão mudar de operadora….se é para ser a mesma bost…. então prefiro a bost.. mais em conta.

    • Lucas Veiga

      GVT vai começar a perder muitos clientes se continuar com essa idéia.

    • Já começou a estragar a GVT…
      Eu lembro que há muitos anos, a Vivo simplesmente BLOQUEAVA o YouTube no meu celular. Eu tinha um pacote pra acessar qualquer site, mas o YouTube simplesmente não entrava. Foi uma briga, até eu desistir e mudar.
      Agora, a GVT começou a fazer traffic shaping… alguém aí lembrado do caso recente do Xvideos, em que grande parte das pessoas simplesmente não conseguem mais acessar o site? Pois é…

      • Cliente GVT aqui. Até boa parte do ano passado era mil maravilhas. Agora é comum a internet cair e nunca alcançar a velocidade de download que antes alcançava. E sobre o xVideos, não é apenas com ele não. Vários sites (pornôs ou não) estão simplesmente inutilizáveis.

        • Saí da Vivo há tempos, pois eu tinha lá minha internet – que eu pagava -, e simplesmente não podia ver vídeos no YouTube, pq o site não abria nem sequer lento! E isso foi bem nos primórdios, tipo quando 3G ainda era novidade. Ou seja, faz parte da política dela definir se vc pode ou não usar a internet como quiser.

        • Keaton

          Até ano passado? Sinto que a qualidade da GVT vem despencando desde 2011-2012… mas infelizmente as outras são piores.

        • i Dino

          Eu tenho GVT há uns 4 anos, e realmente. Antes a conexão era uma maravilha, baixava jogos enormes(estilo Tomb Raider e lol sacas? Dava pra rodar lol e dota ao mesmo tempo em dois pcs se quisesse, no mesmo aparelho de wifi) em no máximo 30/40 minutos e tinha uma sede da empresa aqui perto. Há um tempo, a sede deixou de existir. A internet continuou de boas, mas de uns meses pra cá ficou uma bosta. Às vezes leva minutos pra baixar uma imagem. UMA IMAGEM! Um absurdo pelo preço que eu pago. Eles dizem que é pq não tem uma sede por perto. Pura enganação. Só chover um pouco e o sinal cai, e isso não acontecia antes.

      • Adriano Garcez

        A GVT tem ficado bem instável nos últimos meses, talvez por conta das chuvas, mas é normal ter uma melhora expressiva quando dá meia-noite, o que me faz desconfiar de TS. Esse problema de lentidão quando um pingo de água cai do céu sempre aconteceu, então vou esperar passar a época de chuvas pra ter certeza do que está acontecendo.

    • C. Herrera

      “Estava demorando para clientes da GVT serem prejudicados”

      Concordo com você. Clientes serem prejudicados é uma constante no Brasil, infelizmente. Quase todo dia é uma mer…a nova!

  • Taichou12

    Se não houvesse um cartel aqui no Brasil, era uma boa oportunidade para outras empresas ganharem clientes, abolindo esse tipo de negocio.

  • David Diniz

    Quer dizer que o cliente que tem fibra poderá ter o acesso CORTADO até o fechamento da fatura? Esse Amos Genish é maluco não é?

    E aqui em São Paulo SP que o Lindo 4G(que eu deixo meu smartphone Em 3G por que o 4G é igual a um queijo suiço) da morta é capado em 13mbps de download e 13mbps de upload e pago religiosamente R$ 125(tenho 10% de desconto então pago R$ 115) para ter um serviço meia boca? Estou pensando seriamente em voltar para a TIM por causa disso.

    • dbamaro

      http://www.vivofibra.com.br/Uploads/Manuais/a4b75d58-a20c-4068-bc4b-f6134b8507f9.pdf nao vai nao… nao se preocupe… so olhar o regulamento deles… eu salvaria esse pdf

      • David Diniz

        Aqui em casa tem Net vírtua 120Mbps. tivemos Vivo fibra mas devido a má experiência com Streaming voltamos para a Net e o virtua.

        • dbamaro

          o dns da vivo realmente eh ruim… so usar o open dns q resolve

          • David Diniz

            Tentei de tudo na época dbamaro. Até que joguei a toalha liguei na net e pedi para voltar com a assinatura que minha mãe tinha a mais de 10 anos.

          • Rafael Gil

            Na minha casa não resolve não, infelizmente :/

  • E com isso, eles conseguem limitar a quantidade de streaming que você vai assistir, construindo mais um muro.

  • franquia pra internet fixa? sério?
    que merda hein
    sabia não..

    • Taichou12

      kkkkkkkkkk

  • Ricardo – Vaz Lobo

    Lá no morro, a GVT passou seus cabos. Ligaram-me várias vezes seguidas por dias a fio (sem trocadilho) oferecendo uma proposta irrecusável, não topei. Fui numa lan imprimir umas paradas e perguntei pro camarada lá se estava a usando e funcionava bem. Resposta: quando não cai é ótima, mas como cai o tempo todo, sou obrigado a continuar com o Virtua. Sinal de perigo?

  • dbamaro

    so digo uma coisa… a fibra nao podera ser cortada!!! olhem o pdf com o contrato da vivo… claramente fala ilimitado

    http://www.vivofibra.com.br/Uploads/Manuais/a4b75d58-a20c-4068-bc4b-f6134b8507f9.pdf

    • Gabriel Ramos Rodrigues

      Pior que podem. =(
      Na cláusula 4.4 diz:
      “Alteração ou Extinção do Plano de Serviço

      Em caso de alteração ou extinção deste Plano de Serviço, a VIVO comunicará sua intenção ao Assinante e à Anatel, respeitado o prazo mínimo e regras previstas na regulamentação em vigor.

      No caso de extinção deste Plano de Serviço, o Assinante poderá, dentro do prazo estabelecido, optar por qualquer Plano de Serviço vigente e oferecido por esta empresa, desde que atenda as condições do novo Plano de Serviço. O Assinante que não efetuar a troca de Plano será compulsoriamente migrado para Plano de Serviço definido pela VIVO ao final do período.”

      • dbamaro

        e eh nesse momento q eu processarei eles

    • Chicão ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      O item 4.4 resolve tudo em favor deles.
      É sempre assim.
      Sempre tem o ponto no contrato em que eles dizem que podem fazer o que quiserem e ponto final.

  • Feripe Hatsune

    Daqui a pouco será mais fácil voltar para a internet discada. Além da praga egípcia chamada Traffic shaping, agora teremos outro câncer chamado Franquia de Consumo voltando…

  • André Almeida Martins

    belíssimo texto, Lucas!!!
    vc colocou em pauta o “emputecimento” de uma GALERA!!!!

  • Essa da Fibra eu não sabia. Porra, se baixar dois jogos no Xbox One lá se vai a franquia. Imagina usando Netflix?

    • João Luiz Gomes Silveira

      Eu uso uns 90Gb mensal, os videos do youtube sempre carregando em fullHD. Bom que ja fiz o contrato e nao vao limitar. Lado ruim, certeza que a conta vai aumentar e aumentar e quando for reclamar la vem a desculpa que seu plano nao existe e vai ter que realizar um “upgrade”

  • Ivens

    Sem falar que nos últimos dias a Vivo Fibra está totalmente instável. Tenho conexão 100mb e do nada cai pra 10mb, depois vai pra 40mb, depois pra 5mb e de repente cai de vez, voltando uns 10 minutos depois.

    • Rafael Gil

      Pois é, a vivo fibra é a maior decepção. Tenho também e é extremamente instável.
      Tem dias que eu desligo o Wifi e navego pelo 4G (da Porto/TIM) pq a fibra ultraveloz(!) de 100Mb não ta abrindo página nenhuma.
      Youtube e Netflix é sorte, as vezes roda bem, as vezes não dá pra assistir nada.
      Pena que não tem Live TIM lá em casa, e a NET lá é outra porcaria :/

  • George Orge

    Realmente o Amos Genish está virando uma decepção. Em vez de levar a experiência GVT para Vivo preferiu ser um “capitão do mato” da Telefonica, um “capacho” dos espanhois que mal entendem o mercado brasileiro apesar de anos de presença no território do “novo tratado de Tordesilhas”…. Enquanto isso já é a terceira colocada em cobertura 4G(quando era a primeira quando ele assumiu), quando cobre uma localidade faz muito mal feito, ou seja, não faz o dever de casa. Infelizmente a Vivo está indo de mal a pior. Vou reavaliar minha posição como cliente de quase 18 ANOS e fazer portabilidade para a Claro. Esta sim está dando banho de 4G em cima da outra que critica o WhatsApp para esconder a porcaria que anda fazendo. E a Tim, outrora criticada, promete 1000 cidades com 4G até o final do ano.

    • Sandro

      Dei uma nova chance pra TIM poucas semanas atrás… A cobertura, mesmo com estas novas antenas 4G, tá ainda uma m****…

      • David Diniz

        Espera ela colocar 4G em 1800MHz ou mesmo 700MHz que a situação melhora e muito.

      • Rafael Oliveira

        Não sei onde tu moras, mas aqui no Recife e Região Metropolitana sou cliente da TIM a coisa de 5 anos e fiz minha família migrar da bOi para ela através do TimBETA, a única coisa que reclamo é do 3G mas não sei ainda se é defeito do aparelho, ou da TIM. Explico: Quando eu seto a rede para apenas 3G, navego normal e tal, mas dai quando eu paro de acessar e entra em stand-by parece que dá um branco, meu celular mostra sinal full mas se alguém me ligar dá fora de area ou desligado, se eu tentar ligar não completa, navegar não vai, só consigo resolver setando pra 2G aí posso receber ligação novamente…

      • Renato Frota

        Eu dei uma chance pra TIM há uns 2 meses, quando entraram os novos planos pré e controle. Saí da Vivo da qual era cliente há 7 anos, mesmo sabendo que no meu bairro a cobertura TIM era de mal a pior (chegava a ficar sem sinal em alguns momentos). Resultado: há cerca de 3 semanas o sinal está sempre de 50% pra cima, funciona 3G+ a uns 5 mbps, 4G quando pega é quase 15 mbps (e no centro da cidade pega sempre). Eu não poderia estar mais feliz!!

    • David Diniz

      Só para constar já tem relatos de pessoas conseguindo 140 CENTO E QUARENTA MEGA BITS de velocidade na rede 4G da claro!!!! Muito provavelmente a operadora está fazendo teste com LTE A!. Eu estou considerando a portabilidade para a TIM ou mesmo a Claro.

  • Uriel Dos Santos Souza

    #boicoteVivo

    Só começar a campanha.

  • Alisson Silva

    130 GB para quem tem Netflix e compra jogos digitais não é nada, não serve. O segredo é o boicote. As empresas só fazem dessas coisas porque sabem que as pessoas vão reclamar, espernear e não vai passar disso. Quando dói no bolso das empresas é que elas reveem estratégias. Nada como um cancelamento em massa para que tudo volte ao normal, mas isso no Brasil é um sonho impossível de ser realizado. Somos revolucionários de Facebook.

  • Era só que faltava, Além de não disponibilizar mais de 2MB na minha casa, agora quer limitar ? Que porra é essa ? Esses caras tão de filhadaputagem

  • Ricardo – Vaz Lobo

    Quando aparecer um concorrente “uberizando” o mercado, eles vão partir pra agressão. #boicoteVivo

  • É exatamente isso que me acontece: moro numa cidade que só tem Vivo, não tenho nenhuma opção via Fibra/ADSL. E agora vão começar com essa infantilidade de redução e bloqueio.

    Nisso, eu fico pensando: o que deu na cabeça do Genish? O que deu na cabeça da Vivo? Estamos em 2016, já com conexões mais confiáveis e estáveis por todo o mundo… e eles vem fazer algo de muitos anos atrás! Para que já tá feio.

  • Waguneru Firuho

    Sou cliente vivo (movel) a uns bons 3 ou 4 anos. E se no inicio tudo eram flores, posso dizer com certeza: Assim que acabar minha fidelização com a vivo eu migro pra outra operadora. Cortes no serviço não são tolerados, e com certeza migrarei pra uma opção que não corte meu serviço apos eu atingir um limite de dados. Em regiões que não há outra opção, é compreensivel. Mas aqueles que como eu podem migrar, fica a obrigação moral de migrar e pressionar a empresa por mais respeito aos clientes. Afinal, é uma empresa, a única linguagem que entendem é dinheiro. Então vamos dar prejuizo a eles!

  • Gosta de assistir alguma série ou jogar online? Pois é, ferrou.

    O pensamento dessas empresas é: “Para quê investir em estrutura se podemos ter lucro fácil do cliente? Ele vai recorrer à quem? Ele não tem opção.”

    Estamos fodidos, sem mais.

  • Hugo Pereira

    As operadoras fazem o que querem, cobram o que querem, e não fazemos nada (ou não podemos).
    Somos reféns disso. Se uma mudança que prejudique o consumidor tiver êxito, somos obrigados a nos adaptar. Isso é revoltante.

    • Infelizmente esta é a situação. Não temos opção. Sempre podemos cancelar, é claro. Mas e aí? Vamos para onde? Não existe outra empresa.

      • Hugo Pereira

        esse é o ponto. Somos reféns disso.

  • Assinem o abaixo-assinado (http://chn.ge/20WtZHH) a fim de dizer que nós não aceitamos a mudança! Vamos nos mobilizar antes que seja tarde demais. Felizmente para quem tiver opção da Live TIM é só cancelar o contrato com a Vivo e usar o serviço da TIM. Se for um cliente do Vivo Internet Fixa (Como eu), basta rejeitar qualquer alteração de velocidade ou evitar de solicitar reparos se o problema for simples, a fim de manter o contrato (Apesar que a segunda opção não garanta que a Vivo venha fazer alterações unilaterais). O canal do Otário sugeriu o boicote, porém boa parte das pessoas que possuem o serviço de Internet não possui opções melhores.

  • Nasser Almeida

    Sou cliente GVT e se essa redução ocorrer na prática vou simplesmente cancelar o serviço. O poder está com os consumidores, basta boicotar a empresa. Amos Genish está se mostrando extremamente retrógrado, uma pena jogar no lixo toda a reputação de inovador, de respeito ao consumidor que construiu com a GVT.
    Sugiro ao tecnoblog e demais veículos de tecnologia que se unam numa campanha contra este tipo de atitude por parte das operadoras. Se a Oi conseguiu por fim ao bloqueio com uma campanha, nós tb conseguimos.

  • Só espero que haja um boicote geral a ela… e que a concorrência não caia na onda, como foi no bloqueio da internet móvel. :/ triste, Brasil.

    • Antony

      A concorrência tem que ver nisso uma oportunidade.

    • C. Herrera

      Cara, é isso mesmo! Já manifestei para a Vivo minha intenção de deixar de utilizar seus serviços, já que tenho a opção de adquirir os mesmo de outra empresa.

  • Rodrigo Sidney

    Acabo de entrar no setor de reclamações do site da Vivo e deixei a seguinte mensagem:

    “Gostaria de deixar bem claro que assim que a limitação na internet fixa entrar am vigor, estarei cancelando seu serviço. Apesar de residir em uma área em que não tenho outra opção a não ser a Vivo, não vejo lógica alguma em continuar pagando por um serviço que não conseguirei utilizar.

    Não tenho interesse em quaisquer explicações hipócritas sobre “benefícios” que isso trará, ou desculpas esfarrapadas, ou explicações de como isso não afetará meu perfil de consumo. Assim que a limitação entrar em vigor, nunca mais serei cliente Vivo, mesmo que precise esperar uma eternidade para outra operadora se instalar em minha área.

    Parem de agir contra seus clientes.”

    Não sei o quanto isso ajuda, mas se fizermos isso em massa, e talvez até ligarmos lá reclamando, pode ser que eles caiam na real.

    • C. Herrera

      Fiz exatamente o mesmo, mas, no meu caso, eu tenho a opção de mudar para a NET e é o que estou estudando fazer desde dezembro. Em minha reclamação eu deixei claro que sou cliente da empresa há anos, mas que minha insatisfação chegou ao limite.

      Também não sei o quanto isso ajuda, mas penso que fizemos nossa parte, sem ter que “pedir por favor” para que a Vivo forneça o serviço pelo qual é paga!

      • Viper

        Mas a NET também tem limite.

        • Meninão Bobo

          Vai ter que pagar pacotes de dados adicionaes, não tem o que fazer…

          Espero que a Live Tim não mude… hoje o beneficio dela está bem claro, sem limite de downloads!!!

          http://www.livetim.tim.com.br/guru/faca-voce-mesmo/92-explore_live_tim/12-a_live_tim_limita_meu_acesso_a_internet

          • Viper

            A GVT também, mas como a Vivo comprou ela…. Além disso, fico muito admirado, porque essa iniciativa partiu do ex-presidente da GVT, que sempre disse que os usuários tem que ter liberdade, etc.

        • Ediomar Stanga

          Tem franquia, mas ninguém reclamou disso, até ultrapassava essa franquia e a operadora não reduzia a velocidade, ta parecendo um mito, minhas sobrinhas ficam vendo direto netflix, minha irmã usa o dia inteiro o pc para vender suas coisas, eu ficava escutando músicas em rádio online e alguns vídeos, minha irmã tinha um plano de 10 megas, todo dia era assim e nem reduzia a velocidade, ou seja, virou mito isso da NET

          • Viper

            Eu tinha NET e mudei para a GVT exatamente por causa de “cortarem” minha conexão, tinha que ficar fazendo gambiarra mudando o MAC ADDRESS para evitar estourar o consumo, te garanto que não é mito, começa a baixar muitos “arquivos” gigantes pelo torrent que vai ver o mito hahah.

    • assine a petição e compartilhe, amigo http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR88207

    • Naldo Soares

      é um cartel com aprovação do governo.

      • Marcvs Antonivs

        Tem nada a ver com governo. Tem tudo a ver com as regras de privatização do governo FHC.

        • fabiano

          nossa cara falou merda agora, rsrs FHC rsrsrs…. voce só pode ser petista só pode..

          • MAN DRU

            agora quando nego fala mal do FHC é PETRALHA OU COMUNA E PETISTA Leia cara antes de vc falar besteira e olha que eu não sou de partido algum vc nem deve saber quem foi sergio motta ex ministro das telecomunicações do governo FHC e nem sabe o que significa TELESP TELEBRAS portanto leia meu caro jovem kkkkkkkkk leia

          • Amiths

            Quando nego fala mal do LULA ou da DILMA é coxinha, é a mesma coisa, não?

          • Ricardo Carvalho

            E quem fala mal de todos os políticos? kkkkkkkkk Vcs são burros… as grandes empresas e todos os políticos (99%) estão unidos num plano diabólico sob os pretextos mais demagogos para destruir e controlar a população como sempre fez.. Com a limitação da internet, a grande massa não terá mais como se informar da realidade e o buraco que o Brasil esta, porque a mídia só fala merda pra desinformar. É tudo estratégia de controle de massa… A internet é o único canal aberto para a população estudar e saber o que esta acontecendo de verdade no Brasil, não foi a toa que desde 2013 tivemos as 3 maiores manifestações da história do Brasil. Essa elite não vai deixar os brasileiros acordarem e limitar a internet é manter as coisas como estão, indo cada vez mais pro buraco.

          • Tauan mello rolim rosa

            cara voce manja da conspiraçao parabens finalmente alguem q pensa como eu, somos um bando de gado, eles usam estrategias malditas pra nos confudir, voce nao acha estranho todo mudo gritando fora lula e derrepente as empresas de internet começam a limitar os usuarios?, quem pensa la na frente sabe que limitar a internet eh tornar o brasileiro mais burro e menos questionador, parece q tudo eh uma baita farça que zoa com a nossa cara o tempo todo, tudo distraçao, se for pensar a longo prazo estamos perdidsos ja estamos afundados, vamos protestar contra essa pratica do mal

          • UniversoLógico

            Cara pior que quem falou merda foi você…

          • DanielSilva

            leia sobre o assunto , sabe nada inocente….http://www.cgi.br/pagina/decretos/108

          • Cristina Franco

            Quantos anos vc tem, não sabe de nada Fabiano, não viveu essa época, portanto não saberia opinar! FOI ISSO MESMO UE ACONTECEU, VC ESTA ACHANDO QUE VIVE ONDE? Coréia do Sul, Japão?

          • fabiano

            brasileira sendo brasileira…..continua assim, rsrsrs.. boa sorte

          • fabiano

            vc deve ser CUBANA

        • rdant D

          Se a operadora telefônica estivesse ainda hoje nas mãos do governo, levando em conta a péssima capacidade de administração e corrupção, estaríamos ainda na era da internet discada em grande parte do Brasil. E isso é fato.

          Você pode ter certeza que todas as operadoras do Brasil hoje estão pagando altas taxas de impostos (renda) ao governo. E pode ter certeza, também, de que o mercado para todos é cada vez mais caótico.

          Não estou isentando como os executivos dessas empresas traçam suas estratégias, afinal, muitas vezes almejam só o lucro e tomam medidas que são ruins pro consumidor.

          Nessa hora é necessário de atitudes de consumidores conscientes para reclamar, boicotar e repassar a mensagem para outros. O que não pode é aceitar tais coisas passivamente.

          O ato de assinar um abaixo assinado como esse no link, já é um começo para tentar “salvar” a internet: https://secure.avaaz.org/po/petition/Vivo_GVT_OI_NET_Claro_Anatel_Ministerio_Publico_Federal_Contra_o_Limite_na_Franquia_de_Dados_na_Banda_Larga_Fixa/?pv=4

          Assinem e repassem!

        • Deckard Cain

          Acredito que tem sim. O governo utilizou sua querida Anatel pra abocanhar muito dinheiro ao conceder faixas de frequencia para celulares e em volta elas cobraram algo em troca pelo cartel das empresas já instaladas no brasil. Compare com romenia onde se matou a “anatonta” e liberou o mercado para livre concorrencia.

        • Eduardo Ferraz Pacheco

          Marcvs Antonivs Após 14 anos de PT a culpa então é, de novo, do Governo FHC? É necessário fazer uma observação importante a você. “Acabou a mortadela, seu petista de Merd….”

    • Aproveitem e também assinem a petição na Change.org e compartilhem http://chn.ge/20WtZHH e espalhem o link para vários contatos (Em contextos relevantes para evitar problemas) e enviem emails para todos os contatos, principalmente para os clientes da Vivo! Não podemos aceitar isso passivamente!

    • Carlos Filho

      A vivo tá parecendo o governo ultimamente. Puta que pariu! Parece que tem prazer em atrapalhar nossa vida.

      • Yago G.

        Eu que não quero pagar essa conta, desisti dela faz tempo.

    • Meninão Bobo

      Espero que a Live Tim continue assim, já que ela não tem TV a Cabo, mudem todos para Live TIM, eu tenho e recomendo, upload melhor que da vivo fibra ( ja tive vivo fibra 100mb)

      • Pena quem nem todas capitais são atendidas pela Live TIM.

      • Ediomar Stanga

        A tim fez parceria com uma tv por assinatura, pacote completo por 90 reais, só não tem globosats, mas tem outros canais full que tem em outras operadoras…

        • Meninão Bobo

          Você fala do Bluebox? Se for eu testei é ruim, lento trava… tive que devolver e voltar para NET…

    • EMANUEL ESPINDOLA

      Se eu tivesse um plano vivo, mudaria para outra qualquer. Só por cogitarem criar essa limitação. É uma falta de respeito. Tem que ser muito idiota pra achar que alguém acredita nessa conversa de que limitar é melhor. #boicoteVivo

      • Tauan mello rolim rosa

        isso eh desculpa pra nao fazerem upgrades nos seus servidores aposto q eles tem srvidores de 7 anos atras e nao querem mudar, dai pra compensar o gargalo eles cortam o limite, pra essas velocidades super rapidas ninguem dura uma semana com essa velocidade dai o servidor nao cai, e quem paga uma net de 100 mega so pra ver email nem vai perceber, mas pera ai? quem paga 100 mega pra ver email? isso vai da bosta e das grandes tenho certeza e espero que de assim eles acordam esse bando de FDP

    • Felipe

      Só eu acho que o plano deles é transformar a GVT na ilimitada (mais cara), e a Vivo Fibra uma opção mais barata e com limites? Sei lá, não uso GVT (tenho NET há anos, sempre ultrapassado a franquia e nunca cogitaram cortar aquilo tá no contrato só de enfeite), então não sei se essa de que o serviço da GVT já piorou ou se é só o psicológico do pessoal, mas eu acho improvável cortarem da GVT também

      • sonliyu

        Não tem nada de psicológico e a diferença é visível. Quando o negocio é bom dura pouco como foi o caso da gvt que tive mais de 2 anos e nunca me incomodei… Dias atrás solicitei uma visita técnica e o cara teve q reduzir minha velocidade, o q não resolveu, e disse q se pifasse o meu modem eles não tinham como repor, um absurdo. Estamos reféns das empresas de telefonia e não tem pra onde correr qualquer uma delas é uma merda.

    • Fernando Lhp

      Posso copiar seu texto e compartilhar? Genial!!

      • Rodrigo Sidney

        Fique a vontade!

    • ESTEVAO SALES DOS SANTOS CEDRO

      voce esta certo e só cancelar nao vamos morrer se ficar sem internet!

  • Márcio Alvarenga

    O povo brasileiro tem q aprender a fazer protesto contra empresa privada tbm, n só contra políticos. No dia q a Paulista encher de gente num protesto contra a vivo, eles vão pensar mil vezes

    • Bruno Codeman

      Não farão pq o brasileiro é demente. Aos olhos do nosso povo, a presidente de tudo (inclusive da Vivo) é a Dilma e tudo é culpa do governo. Logo, ela tem culpa pelas próprias incompetências E pelas da Vivo também.

      • Kelves Medea Dos Santos

        De certa forma é, pq pela lei as empresas são “obrigadas” a disponibilizar apenas 10% do pacote oferecido, então enquanto as leis não mudarem não vai adiantar muita coisa protestar contra as empresas privadas.

    • Felipe

      Amigo, protesto contra empresa privada não se faz na rua, apenas cancela o serviço.
      Garanto que o resultado será maior 🙂

  • Márcio Alvarenga

    Vamos espalhar por tds as redes sociais essa mensagem, vamos protestar contra a vivo na Paulista. O povo precisa aprender a fazer isso

    • David Diniz

      Ao invés da paulista protesta na sede lá na Luis Carlos Berrini que é melhor.

      • Márcio Alvarenga

        Concordo tbm, mas um protesto bem grande chamaria a atenção de td mundo, até dos políticos, msm sabendo q eles n valem nd tbm

  • johnnywell

    Isso não é a mesma coisa que taxar conteúdo de forma diferenciada como queriam fazer antes? Já que conteúdos pesados vão esgotar sua franquia e na pratica custaram mais caro que o conteúdo leve.

    • Antony

      Não. Seria se eles limitassem o uso de um certo tipo de software/pacote/porta.

      • johnnywell

        Repense sobre a minha proposição e você vai entender qual é a relaçao.

  • Danilo Soares

    Infelizmente sou refém da Vivo, só existe ela onde moro, mas se mudarem de fato pra esse esquema de franquia, eu cancelo fico num serviço 4G de alguma outra operadora, mesmo com franquia só pra cancelar aquele lixo que eles chamam de banda larga…

  • C. Herrera

    “Por favor, Vivo, não estrague a forma como utilizamos a internet.”

    Com o máximo respeito ao Lucas Braga, não, não, não! A Vivo NÃO está fazendo favor algum a seus clientes (meu caso) – que pagam e pagam CARO por um serviço muitas vezes ruim (para dizer o mínimo) e que funciona (quando funciona) precariamente em muitas das regiões onde a empresa opera.

    Em minha opinião, penso que das empresas (sejam elas quais forem), devemos EXIGIR, EXIGIR e EXIGIR da forma que pudermos (e, claro, com o bom senso que muitas vezes falta a seus dirigentes), seja boicotando, reclamando como pudermos ou deixando de adquirir produtos/serviços sempre que houver opção (e eu sei que muitos não tem essa possibilidade, infelizmente). Desde dezembro, estou estudando minhas opções para deixar de ser cliente da Vivo. Pedir por favor? Rogar? N-Ã-O! Eu PAGO pontualmente o que me é exigido, eu EXIJO o que eu PAGO e, no caso, ainda tenho que engolir velocidades inferiores à contratada porque a lei assim o permite!

    Imagino que existam empresas que RESPEITAM seu clientes, fornecendo produtos/serviços de qualidade às vezes até superior em relação ao que pagam. Na minha opinião, a Vivo não é uma delas.

    Sem “por favor”, então!

    • Yago G.

      Eu ainda pensei em voltar a usar Vivo, mas não dá mais. Estou muito feliz com a minha operadora atual, passar sufoco pagando caro, não estou louco.

  • Jack-Moser

    Ontem GVT – “respeito ao consumidor” não precisava nem de propaganda para vender, fazia questão de indicar 8(.
    Hoje VIVO – “desrespeito ao consumidor” para vender mais o já cliente tem que ser limitado por não ter estrutura.

  • Começou a guerra entre as operadoras e Netflix, YouTube, WhatsApp e afins…

    • David Diniz

      Começou a guerra entre a vivo e Netflix, YouTube, WhatsApp e afins… Corrigido (y)

      • Bom, acredito que a Vivo só saiu na frente. Conspiração ou não, é uma forma de podar o crescimento da Netflix, por exemplo.

        • David Diniz

          Só a vivo tá nessa guerra sem sentido. TIM,Claro(Net) e outras empresas já se tocaram que o futuro é o streaming. Ok, o vírtua tem franquia mas quantas vezes isso foi aplicado?

          • Eu vejo sentido sim. Pra mim é resultado disso aqui: http://tvefamosos.uol.com.br/noticias/ooops/2016/01/24/operadoras-perdem-quase-1-milhao-de-assinantes-e-estudam-ataque-a-netflix.htm

            Não sei quantos clientes a Vivo Internet Fixa tem, mas deve ser uma das maiores. Já que não podem reduzir a velocidade de certos sites, como prevê o Marco Civil, bloquear ou reduzir a velocidade na medida que o stream não role, vai fazer com que consumir VoD seja inviável ou caro o bastante em comparação com a assinatura da TV. E o pior, eles podem ainda liberar tráfego de dados (isso já acontece com a Netshoes, por exemplo, vc usa sem consumir dados do seu plano) para seus parceiros da TV, ou seja, os VoD continuam para os assinantes de TV.

            Boicote é solução? Como disse várias cidades do interior não tem opção senão a Vivo. Então, se a Vivo conseguir resultado com isso, outras operadoras podem entrar na brincadeira. Mas como eu disse, é uma conspiração.

    • Charles

      Olha só… David Diniz, Lucas Braga… Por um momento parece que voltei aos antigos fóruns sobre celular. Parabéns Lucas pela coluna no Tecnoblog. Seus textos tem uma interpretação precisa e correta sobre o mercado de telefonia. Coisa de quem entende e acompanha tudo há pelo menos 15 anos. Raridade em meio a tantas matérias de grandes veículos com informações distorcidas ou pela metade. Abraços.

  • Darllan Marinho

    Gostei da matéria, é bem isso mesmo. Já fui cliente da Oi e NET, ambas tinham franquia de dados para banda larga fixa, mas, NUNCA houve redução da minha velocidade ou corte do sinal, não sei se porque eu não consumia a franquia, ou ela não era aplicada. Atualmente sou cliente da Cabo Telecom, uma operadora local, ela antigamente também tinha uma franquia de dados, mas, também nunca houve corte ou limitação na minha internet, pode ser vista grossa.

    • ნათალენსე

      Já vi que você é de Natal ou arredores. A Cabo Telecom é um tesouro que temos aqui, oferece serviços muito acima das “grandes operadoras de fora” e com preço justo, tanto internet, TV ou telefone fixo. Não tem como morar em alguma cidade onde a Cabo Telecom opera aqui no Rio Grande do Norte e usar os serviços de outra empresa (Oi, GVT, NET, etc).

      • Darllan Marinho

        Opa, sou sim, Potiguar. Não troco a Cabo Telecom por nenhuma dessas, já fui cliente de todas, Oi, NET, GVT, Sky, a Cabo Telecom é como falou, serviço de qualidade com preço justo, melhor definição. Na Cabo Telecom tenho TV + Internet + Telefone, a internet sempre que faço aferições apresenta o dobro da velocidade que contratei, sempre.

        • ნათალენსე

          Também tenho os três serviços e não tenho do que reclamar. Aqui em casa somos clientes da empresa desde 2001 e sem planos para mudar. Já notei isso da velocidade bem maior que a contratada sempre que faço as aferições.

  • Vagner Aniceto

    Nesses tempos em que um jogo chaga a 50GB e o update 8GB a dona Vivo acaba de simplesmente inviabilizar a compra de jogos online pra seus clientes.

  • Edmar Lopes Braga

    Como sempre Pau no Cú do Povo…

  • Leonardo Sensui

    de boa com o net virtua aqui

    • Como está sua experiência com o NET Vírtua? A NET fica praticando os limites do seu contrato ou nunca teve este problema?

      • Alberto Prado

        Sou de Cbá-MT e aqui eu passo do limite todo mês e não tenho a velocidade reduzida. Me parece que isso é meio que regional. Tem lugar que tem, e lugar que não. Deve ser lugares muito saturados.

      • tiagoluz8

        Aqui em Florianópolis a NET nunca limitou minha banda. Tenho Vírtua de 30 Mbps e a franquia é 80GB. Mês passado, por exemplo, usei 800GB e nada de limitar velocidade ou cobrar extra.

  • Islan Oliveira

    Se eu com internet de 1 Mb poderia sem muita dificuldade chegar a 130 GB em um mês, imagina que tem uma conexão de 25 Mb. É simplesmente insano, num mundo onde o 4K começa a crescer, limitar a velocidade e ainda mais com valores tão baixos. Os usuários da Vivo vão ter que abandonar Netflix e YouTube? VERGONHA.

    • Naldo Soares

      O engraçado é que se você pedir um 1 mega, o que te ajudaria a demorar um mes inteiro para baixar 130 gb voce não tem 130 gb e sim 10 gb

  • Renato

    Se o brasileiro fosse malandro como acha que é faria uma chuva de cancelamentos de planos até quebrar a Vivo ou pelo menos incomodar bastante. Mas um povo pacífico que vota numa presidanta como a nossa……. é um bem precioso para esta gente sem escrúpulos.

  • abraaocaldas

    Uma forma prática e fácil de aumentar a quantidade de clientes na rede sem precisar fazer investimentos.

    • Alberto Prado

      Exatamente. A Vivo tá querendo fazer retorno no investimentos. Principalmente nesse momento de crise, pois os lucros que terão que ser remetido para a Espanha é medido em dólares.

  • Terra Nova

    Se acontecer cancelo na mesma hora!

  • Renan Batista Sanches

    Isso é golpe no consumidor para atingir as metas da Anatel, se por contrato o sujeito tem a conexão “limitada” qd atinge a franquia, não tem como reclamar q a conexão está abaixo do contratado

  • Jacques

    Esses dias vou ligar lá pra negociar preços de telefone e internet pra manter a conexão como secundária e vamos ver o que eles falam.

    Até o momento que escrevo esse comentário, no site da vivo na lista de preços fala que não tem limite mensal de trafego, exceto pro plano de 1mbps que fala na piada de 10gb e uma clausula num contrato que dá a liberdade deles alterarem a franquia a qualquer momento é abusiva e certamente daria qualquer causa ganha se acionada a justiça.

    O efeito concorrência aqui na minha cidade foi muito bom: boa parte dos que tinha internet da vivo trocou pela internet da concorrência mesmo ela sendo mais cara apenas pelo fato deles conseguirem vender e entregar até 20mbps em qualquer lugar que eles atuam, diferente da vivo onde boa parte da cidade era limitada a no máximo 2mbps. Uns 6~9 meses depois deles entrarem em operação massiva a vivo começou a trocar a fiação e melhorar a rede em vários pontos da cidade, no aguardo do desenrolar dessa coisa, espero que a propaganda negativa da franquia faça eles repensarem na merda que fizeram.

  • Rodolpho Markovsky

    Eu diria que a torre da vivo na Berrini “se parece” com um prédio que aparece no final de um filme chamado “clube da luta” …

    8)

  • Thiago Rodrigo

    Concordo, vivo e do tipo de operadora, que deve ser abandonas.
    Aproveitar e parabenizar o Tecnoblog pelo canal do telegram, muito foda, agora perco uma postagem.😝

  • Raph4 (Raphael Corrêa)

    E a GVT segue fraca e mirradinha. Saí da Net 60mpbs (que era muito instável) para GVT (de novo, pois é) e só pude migrar para 25mbps. Agora ligo todo mês para tentar velocidades acima e nada novo está disponível na minha região. O mesmo “problema no armário” que já alegam há 3 anos. Queria pelo menos 100mbps e uploads dignos para trabalhar mas tenho que me contentar na pindaíba 🙁

    O futuro não parece mais bonito com a Vivo, embora eu use no celular e não possa reclamar da cobertura, os preços são os maiores e também devem subir ainda mais.

    • Islan Oliveira

      Cara, aqui na minha cidade é pior. Até uma boa parte do ano passado, o máximo disponível era 1 Mb/s. Agora aparentemente tem até 10 Mb/s, mas é aquele precinho camarada que só a Velox faz. E não temos escolha, pois se não quisermos Velox só tem opção de internet via rádio.

  • Breno Carvalho

    Isso é muito grave! Pena que no “monopólio” do setor, não existe concorrência competente. O Brasil sofre nos principais setores básicos por não ter concorrência e um livre mercado!

  • Marivaldo Soares

    A Vivo(morto) realmente é uma merda, e o desgoverno vê todo esse desrespeito e não faz simplesmente nada. E infelizmente para nós a Vivo caga e anda para as reclamações, justamente porque não há punição para essas empresas que lesam os seus consumidores.

  • Malefos / Skulltrail

    O lance é vandalizar a Vivo, política do ódio e do terror já, vamos destruir centrais, atacar funcionários da vivo(não das terceirizadas), fazer ataques cybernéticos, essa empresa é bandida, mercenária, sem escrúpulos, presta um péssimo serviço técnico, sem infra adequada, tudo de pior a PIOR, não combatemos ladrões sendo ladrões, mas a VIVO já deu, PELA EXECUÇÃO DA VIVO e seus donos! (kkkk absurdo eu sei, mas é o que dá vontade de fazer, opá? por que não?)

    • Ricardo – Vaz Lobo

      Tem muita terceirizada que tem como “sócio oculto” diretor da operadora.

  • Ricardo – Vaz Lobo

    E aquele tal chip italiano só pra Whatsapp chega no Brazil quando?

  • Fiz um abaixo assinado, a quem interessar: http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR88207

    Ajudem a compartilhar!

  • Caparroz

    É uma patifaria só as telecomunicações brasileiras, uma das várias coisas que devem ser mudadas nesse país… O Povo é saqueado com a aval do governo e seus bandidos, que tem políticos acionistas por trás dessas empresas!

  • Naldo Soares

    Isso é assustador!

  • Naldo Soares

    O negocio é ter internet de 1 Mb/s assim você demorará um 1 mês para gastar o limite!

    • Islan Oliveira

      Que nada. Com 1 Mb/s eu gasto uns 70 GB por mês facilmente.

      • Naldo Soares

        Mas se voce pedir 1 Mb/s só poderá baixar 10 GB kkkkkkkkkkkkkkk

        • Islan Oliveira

          Pois é. Pelo menos por enquanto a LERDOX não limita…

  • Naldo Soares

    Banda Larga Popular 200 kb/s: 10 GB

    Banda Larga Popular 1 e 2 Mb/s: 10 GB

    Vivo Internet 4 Mb/s: 50 GB

    Vivo Internet 8 e 10 Mb/s: 100 GB

    Vivo Internet 15 Mb/s: 120 GB

    Vivo Internet 25 Mb/s: 130 GB

  • Os testes de bloqueio já começaram a meses!!!
    Aqui em Diadema, região metropolitana de SP, vários bairros só tem a VIVO como opção de internet fixa. Boa parte só tem disponível de 1 a 2 Mbps de velocidade na tecnologia ADSL. Eu pagava R$ 59,90 em 2 Mb, quando soube que havia baixado pra R$ 39,90, liguei lá e solicitei alteração, agora venho percebendo reduções gigantescas de velocidade após certo tempo de uso durante o mês, por exemplo, de 1,9 Mbps de download (230 Kilobytes de transferência) para apenas 300 Kbps (37 Kilobytes). Não caiam na pegadinha da redução de preço, fazem isso pra poder “renovar” o contrato com as novas condições!

  • ნათალენსე

    O povo brasileiro não é um povo sério e é por isso que as empresas fazem o que querem aqui. Se a Vivo limitar a internet de quem já é assinante o pessoal vai reclamar em tudo quanto é canto, vão esbravejar, chorar, dizer que odeia, que é lixo, mas a maioria esmagadora dos clientes vai continuar assinante dos serviços da empresa por comodidade. E vai fazer das tripas coração pra lidar com a internet limitada.

  • Não duvido nada que esse limite de velocidade também não seja para prejudicar a Netflix, visto que a Vivo abriu guerra contra o serviço basicamente.

  • Thadeu Chedid Afonso

    Eu questionei no twitter, e o que me responderam é que a informação que tem confirmada é sobre ADSL, logo após, eu falei que se fizessem isso, seria um tiro no pé maior ainda, me responderam com uma carinha “;)”

    • Guest

      Putz! :/

  • É fácil ser pró-consumidor e pró-liberdade de escolha quando se é CEO

  • É fácil ser pró-consumidor e pró-liberdade de escolha quando se é CEO de uma operadora pequena, competindo com as grandes do mercado, no máximo sendo negócio periférico de um grande grupo de mídia.

    É difícil ser pró-consumidor e pró-liberdade de escolha quando se é CEO de uma operadora grande, precisando dar resultados para acionistas famintos, e cuja liderança mundial tem ideias bem próprias sobre OTT (aliás, a Telefonica Brasil ainda não lançou o Tuenti por aqui, né), sobre sistemas operacionais de smartphones (não apenas Firefox OS, mas também o fato da Telefonica ser uma das estimuladoras da pressão dos reguladores da UE sobre o Google), a vida, o Universo e tudo o mais.

    Esse é o problema do Amos Genish: ser CEO da GVT é uma coisa, ser CEO da Telefonica Brasil é outra, com bem mais pressão.

    • Mateus

      fora que essa ordem da internet deve ter partido da Espanhola pra ele, ele não teve outra escolha a não ser obedecer….

    • Rafael Oliveira

      Não muda o fato da Telefônica ter adquirido uma empresa que cresceu e muito baseada em pilares de qualidade, respeito e bom atendimento e serviço decente a preço “justo”(lançado bem abaixo do que a Oi cobrava na época por 10Mbps por exemplo), é burrice e idiotice achar que eliminar o concorrente que se destacou por isso, vai também eliminar o cliente insatisfeito com esse modo retrógrado de tratar o consumidor. Por mais que tenham comprado de volta a carteira de clientes que migrou, ao aparecer um outro serviço melhor o consumidor migrara novamente.
      É o que pretendo fazer em relação a GVT aqui, pois eu tinha 15Mbps fui obrigado a reduzir para 10Mbps por que estava horrível a internet, após a redução continuou ruim, sofri por mais de 6 meses, até o Supervisor de Redes deles veio aqui em casa, técnico saia daqui de 8 horas da noite e não resolvia nada e ainda me enviaram uma fatura de R$ 400,00 quando eu pagava R$ 120,00, não tenho vergonha nenhuma de dizer que abro diversos protocolos contra a GVT na Anatel e assim atualmente pago 68,90 por 10Mbps não satisfeito, porque não posso fazer upgrade e nem fui trato com respeito.

      • Johnny Walker Junior

        A GVT perdeu o respeito pelos seus clientes há muito tempo, hoje oferece um serviço ruim, instável que limita seu uso quando assistindo Youtube e similares, por vezes a conexão nem carrega a página e não é problema do site, ocorrendo muito com serviços do Google. Hoje acho minha Internet bem mais lenta do que quando contratei a GVT pela primeira vez, apesar de ser a mesma velocidade. O serviço dela só está piorando a cada dia que passa.

  • Não só não melhora a Vivo como piora a GVT… Devia ter algum virus da imbecilidade na caneta que ele usou pra vender alma pra Vivo.

  • Ricardo Silva

    Desabafo sobre a VIVO transformar a INTERNET BANDA LARGA FIXA em FRANQUIAS DE CONSUMO DE DADOS, comuns nos planos de internet móvel !?!

    Uma certeza, de que no exato momento em que a limitação Internet Banda Larga Fixa da Vivo, o VIVO SPEEDY entrar em vigor, estarei cancelando meu plano de Internet Banda Larga Fixa.
    Apesar de residir em uma região onde não há nenhuma outra opção a não ser a Internet Banda Larga fornecida pela Vivo para ter acesso a internet, não verei mais motivo algum, razão ou circunstância alguma em continuar pagando por um serviço que atualmente além de ser muito instável e de baixa qualidade e velocidade, que num futuro próximo será limitado e que não mais atenderá as minhas necessidades.

    Utilizo a Internet Banda Larga Fixa, para Jogos e Partidas on-line, faço streaming de jogos na Steam, utilizo muitos serviços em nuvem, como Netflix, YouTube, Pandora e Spotify, etc. Como poderei acessar esses serviços depois que VIVO transformar a INTERNET BANDA LARGA FIXA em FRANQUIAS DE CONSUMO DE DADOS, comuns nos planos de internet móvel !?!

    A Vivo, e suas políticas, não atendem e muito menos não presa a qualidade e a satisfação dos seus clientes, fazendo com que os antigos cancelem seus serviços e afastam os novos e futuros clientes.

    “Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar.”

    Por Sam Walton – Fundador da maior rede de varejo do mundo, o Walmart.

  • Ricardo Silva

    Desabafo
    sobre a VIVO transformar a INTERNET BANDA LARGA FIXA em FRANQUIAS DE CONSUMO DE
    DADOS, comuns nos planos de internet móvel !?!

    Uma
    certeza, de que no exato momento em que a limitação Internet Banda Larga Fixa
    da Vivo, o VIVO SPEEDY entrar em vigor, estarei cancelando meu plano de
    Internet Banda Larga Fixa.

    Apesar de
    residir em uma região onde não há nenhuma outra opção a não ser a Internet
    Banda Larga fornecida pela Vivo para ter acesso a internet, não verei mais
    motivo algum, razão ou circunstância alguma em continuar utilizando e pagando
    caro por um serviço que atualmente além de ser muito instável, de baixa
    qualidade e velocidade, que num futuro próximo será limitado e que não mais
    atenderá as minhas necessidades.

    Utilizo a
    Internet Banda Larga Fixa, para Jogos e Partidas on-line, faço streaming de
    jogos na Steam, utilizo muitos serviços em nuvem, como Netflix, YouTube,
    Pandora e Spotify, etc. Como poderei acessar esses serviços depois que VIVO
    transformar a INTERNET BANDA LARGA FIXA em FRANQUIAS DE CONSUMO DE DADOS,
    comuns nos planos de internet móvel !?!

    A Vivo, e
    suas políticas, não atendem e muito menos não presa a qualidade e a satisfação
    dos seus clientes, fazendo com que os antigos cancelem seus serviços e afastam
    os novos e futuros clientes.

    “ Clientes
    podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente
    gastando seu dinheiro em algum outro lugar. ”

    Por Sam
    Walton – Fundador da maior rede de varejo do mundo, o Walmart.

    https://tecnoblog.net/191575/vivo-nao-estrague-nossa-internet/

  • Ricardo Silva

    Desabafo sobre a VIVO transformar a INTERNET BANDA LARGA FIXA em FRANQUIAS DE CONSUMO DE DADOS, comuns nos planos de internet móvel !?!

    Uma certeza, de que no exato momento em que a limitação Internet Banda Larga Fixa
    da Vivo, o VIVO SPEEDY entrar em vigor, estarei cancelando meu plano de
    Internet Banda Larga Fixa.

    Apesar de residir em uma região onde não há nenhuma outra opção a não ser a Internet
    Banda Larga fornecida pela Vivo para ter acesso a internet, não verei mais
    motivo algum, razão ou circunstância alguma em continuar utilizando e pagando
    caro por um serviço que atualmente além de ser muito instável, de baixa
    qualidade e velocidade, que num futuro próximo será limitado e que não mais
    atenderá as minhas necessidades.

    Utilizo a Internet Banda Larga Fixa, para Jogos e Partidas on-line, faço streaming de
    jogos na Steam, utilizo muitos serviços em nuvem, como Netflix, YouTube, Pandora e Spotify, etc. Como poderei acessar esses serviços depois que VIVO transformar a INTERNET BANDA LARGA FIXA em FRANQUIAS DE CONSUMO DE DADOS,comuns nos planos de internet móvel !?!

    A Vivo, e suas políticas, não atendem e muito menos não presa a qualidade e a satisfação
    dos seus clientes, fazendo com que os antigos cancelem seus serviços e afastam
    os novos e futuros clientes.

    “ Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente
    gastando seu dinheiro em algum outro lugar. ”

    Por Sam Walton – Fundador da maior rede de varejo do mundo, o Walmart.

  • Trovalds

    Se a VIVO colocar franquia na banda larga fixa (nas áreas que a GVT atende), vai dar um tiro no próprio pé. Digo isso porque onde ela está presente ela é mais uma opção, não reina sozinha. Apesar de ainda ser o melhor serviço, se eles fizerem isso eu como cliente migro na mesma hora pra outra operadora. E acredito que muita gente vai seguir pelo mesmo caminho.

  • ochateador

    Nessas horas dá vontade de monta rum provedor de pequeno porte só para vender planos de 20/10 e faturar em cima de clientes descontentes…

  • ditom

    Tenho 3 linhas de celular Vivo além de combo GVT.
    Estou em vias de descontinuar 2 linhas e, estou ficando tentado a cancelar GVT. Um colega já cancelou e passou a um provedor menor. Está muito satisfeito.
    O caminho é esse: redes sociais denunciando é usuário cancelando!

  • Aqui em Birigui, apesar de anunciarem a disponibilidade de conexões de 8 mega (que já é uma velocidade bem mixuruca), nunca consegui colocar mais do que 4 mega (uma merreca). Paguei caro um tempão, entre 60 e 100 reais por essa merda.

    Aí começaram a aparecer empresas locais que ofereciam fibra ótica. Sem franquia, 15 mega na época, pouquinho mais caro. Assinei com uma que em menos de um ano começou a oferecer 35 mega. Hoje eu tenho o plano mais caro, 120 dilmas e quase 9 vezes mais velocidade do que eu pude ter com a Vivo.

    Eu quero mais é que a Vivo se exploda agora. Dormiu no ponto, perdeu.

  • Naldo Soares

    O Amos Genish vai criar uma falsa escassez para poder quintuplicar o preço cobrado pela internet, Genial!! por isso que o povo de Israel sempre foi e sempre será um dos povos mais amados ao longo da historia da humanidade.

  • frlouzada

    Sem dúvidas a intenção deles é prejudicar as empresas de streaming (Netflix) que oferecem serviços que competem com a TV por assinatura da GVT.

  • Dreadful

    eu volto para a net, que pelo menos não executava a franquia.

  • daniel

    Ano passado mudei pra NET e tinha limite. Quando soube não esperei verificar se minha internet seria cortada e voltei pra GVT. Hoje eu não sei o que faço.

  • Alex Oliveira

    Anos atrás a NET até avisava que deu o limite e reduzia a velocidade. Hoje nem isso.

  • Rindo muito da cara daquele famoso youtuber que fez um comercial se achando o “deus dos games” hahahaha.

    É galera, jeito vai ser voltar a assistir televisão e alugar filmes nas locadores.

    That’s 90 again!

  • Jesael

    Vivo? Aquela operadora que bloqueava o bluetooth dos celulares no início dos anos 2000? Sei.

  • se4n

    Meu grande medo eh que a Net, Oi, etc sigam o exemplo. Se todo mundo começar a fazer isso qual opção vamos ter?

    • Anderson Antonio Santos Costa

      Net e Oi têm franquia de dados em contrato, mas não aplicam com medo de processos dos clientes…

  • O PNBL foi para o saco e o país tem suas comunicações na mão de empresas que fazem o que querem e pressionam o governo para ter apoio a atitudes loucas.

    Creio que as outras TELEs não acompanham a Vivo, como no caso do Whatsapp pirata. Me parece que o corporativismo dominou o Genish e sua visão pró-consumidor.

  • Marcvs Antonivs

    Me parece (não sou jurista) que isso é ilegal, não?

  • Higo

    As outras agora vão começar a fazer o mesmo, a exemplo da Internet móvel.
    Já passou da hora do MPF começar a investigar a possibilidade de formação de um cartel…

  • Marcos Xavier

    Essa foi a forma que as Empresas de TV brasileira (sim TV, politica é isso, um influenciando a decisão do outro) acharam para barrar o netflix no Brasil.

  • JGui

    Então, espero que todos aqui comentando, gastem essa energia também para entrar no Meu Vivo, e enviar a sua mensagem de indignação. Mas escreva com sinceridade. Não é muito? Sim. Mas é alguma coisa!

    vivo.com.br/ faleconosco/ > Escreva para a Viva

  • JGui

    Então né… espero que todos aqui comentando, gastem essa energia também para entrar no Meu Vivo, e enviar a sua mensagem de indignação. Mas escreva com sinceridade.
    Não é muito? Sim. Mas é alguma coisa.

    vivo.com.br/faleconosco/ >> Escreva para a Vivo

  • Viper

    Isso é uma vergonha, não sei como a Anatel permite algo desse tipo. 130GB? Não da nem para fazer streaming direito.
    Absurdo, espero realmente que isso não aconteça com a GVT.

  • Wellington Gabriel de Borba

    Eu pensava que o Amos Genish traria uma nova cultura, a da GVT para a Vivo. Parece que foi a Vivo que trouxe a cultura dela para o Amos.

  • Dkt

    A Vivo está com os piores planos, mais caros e menos vantajosos. Fiz a portabilidade após quase 10 anos com a Vivo. Não deixará saudades.

  • Leandro Santos

    Feliz momento em que a live Tim chegou até minha residência.

  • Marcvs Antonivs

    Quero mais é que a vivo MORRA!

  • Antonio Pinheiro

    assim que concretizar a mudança da gvt para a base da vivo, vou cancelar os 3 serviços…

  • A GVT sempre foi para mim uma empresa confiavel que nunca tive problemas de queda de conexão. Sempre recomendei aos amigos e clientes os seus serviços de internet. Porem desde de que a VIVO comprou a mesma, a qualidade só vem caindo a cada dia que passa. Como tudo que se relaciona com essa empresa VIVO. Onde tudo que coloca a mão se transforma em serviços de péssima qualidade.

    – Acho que está na hora de mudar e tentar encotrar uma operadora mais confiavel, se é que existe alguma.

    – Só lamento que uma empresa como a GVT que foi considerada umas das melhores do Brasil, vem se tornando a cada dia uma das piores, graças a VIVO!

    Agora mesmo estou tentando escrever essa reclamação e estou sem a conexão “GVT” ou “VIVO”…

    – VIVO IRRITADO!

    – VIVO TENTANDO TRABALHAR!

    – VIVO CADA VEZ MAIS MORTO!

  • Luis Silva

    Anatel filha da puta, fica defendendo as empresas ao invés de defender os consumidores LIXO de órgão dessa imundícia que a gente chama de governo, numa época em que os jogos cada vez estão maiores ex: GTA V 60GB, Batman: Arkham Knight 50GB, Streaming de conteúdos em HD,2K, 4K e esses troxas andam pra trás, ou seja não é a empresa que tem que investir é nós consumidores que temos que gastar menos pagando um preço alto, VAI PRA PUTA QUE TE PARIU ANATEL LIXO.

  • André luis

    Excelente artigo. No entanto tem um ponto que poucos ou quase ninguém está abordando que é o marco civil. Essa medida da vivo é uma afronta ao marco civil,no seguinte sentido: eles queriam cobrar por conteúdo difenciado, mas como não conseguiram (não sei se por estratégia do governo) estão agora querendo limitar o acesso com a idéia de franquia . E a Anatel., agora comandada pelo PT, e não FHC como alguns ainda escrevem, vem dizer que essa medida é salutar aos assinantes. Anatel me diga em que século você está? Só pode está presa numa bolha temporal do século passado.

  • єυяi_P

    Com o bordão do Canal do Otário: Vivo, ‘num’ fode porra! Puta Sacanagem. Sou cliente Oi Velox, e se aderir, mudo para primeira que tiver ilimitada.#nãovaiterlimitação

  • Thiago Luiz da Silva

    Ja era não tecnologia ADSL e VDSL da vivo não terá redução de velocidade, a Vivo foi ao Extremo mesmo o novo contrato já informa que após o consumo de mega a internet será bloqueada sem choro e nem vela…. 3.1.8 Cada Plano de Serviço disponibiliza uma quantidade mensal
    de Megabytes (MB) para transferência de dados. Após atingir o
    limite mensal de transferência de dados contratados, ou seja,
    após o consumo total da franquia de dados, o acesso à internet
    será bloqueado. Consulte as condições de uso, contratação,
    restrições de velocidades e demais informações no Plano de Serviço e Regulamento do Vivo Internet Fixa em http://www.vivo.com.br

  • Christian Zangrando

    Agradeçam o oligopólio liberado pelo governo. Até mesmo tem a aprovação da Anatel, então tá tudo bem né! Lembrando que o governo fez inúmeras regulamentações para o fechamento do mercado de banda larga, telefonia e televisão a cabo para impedir a entrada de novas companhias no país assim mantendo o forte cartel das empresas atuantes no mercado nacional.
    Lembrando que esse movimento da Vivo vai se estender para outras operadoras e com certeza é uma cartelização entre as mesmas. O movimento vai começar com a Vivo e vai estender a outras operadoras para impedir a migração de clientes em massa.
    A única solução para esse embaraço, seria a liberação de uma livre concorrência de empresas que oferecessem os mesmos serviços no nosso país. O que elevaria a qualidade do serviço prestado e com certeza a redução dos valores cobrados nos pacotes, que por sinal são um assalto…

  • Danilo Souza Moraes

    Pessoal, eu criei uma página no face para denunciar essa prática e alertar as pessoas do quao pouco poderemos usar a internet no dia a dia com essa nova limitação. Também estou criando um site para calcular o uso mensal dependendo dos serviços que você utiliza. Curtam a página e ajudem a divulgar:
    facebook.com/franquianao

  • Adriano Alves de Sousa

    Uso internet pra caramba, mas onde eu moro no máximo chega internet 2mb.
    Mesmo se eu quisesse, e não quero, não poderia ter mais do que esses 10gb poderei ter internet por mais ou menos 12 horas. Meus clientes não receberão seus projetos, nem eu os e-mails.
    E ai? A solução é cancelar e depender da internet de lan house e 3g pra se comunicar?
    Bem vindo de volta aos anos 90? Que triste retrocesso em tecnologia!

  • Adriano Alves de Sousa

    Basicamente acho que vai acontecer o seguinte.
    – Primeiro muitos usuários que, como eu, não vão conseguir usar a franquia e vão cancelar.
    – Esse prejuizo vai ser repassado para os usuários que tem velocidades maiores e pagarão mais caro, dai também desistem e param.
    – E o custo vai para as empresas que dependem da internet pra trabalhar, que provavelmente vai dobrar de valor e começarem a buscar soluções alternativas.
    No fim, quanto menos usuários mais caro será o serviço. Então, o ultimo que sair paga o pato.

  • Frederico Moser dos Reis

    Usando o utorrent com protocolo de criptografia ativado dá para driblar esse limite?

    E se eu usar o Tor Browser que mascara o IP como navegador será que funciona, evita que as operadoras saibam o consumo de dados pelo meu PC?

  • Deckard Cain

    Esse “ceo” é um idiota completo com suas idéias que atrasam a humanidade ao invés de se adaptar. Disse que criou a marca GVT e pode matá-la, ignorando toda a relação com o mundo que a empresa criou, ao se diferenciar das demais do mercado. Não duvido se ele tiver o mesmo discurso com um filho dele: eu criei, eu posso matá-lo quando quiser. Um idiota completo.

  • João Carlos USA

    Internet Banda Larga Fixa Limitada – O que pretendem as operadoras?

    Simples: transformar o Brasil em um país de primeiro mundo

    O Brasil é um país e em desenvolvimento. Há quem diga que o país não evolui, mas isso não é verdade. Fizemos uma Copa do Mundo de 2014 com sucesso e nos preparamos para que os Jogos Olímpicos 2016 estejam no mesmo patamar. Dessa forma, o Brasil se destaca como outros países, considerados de primeiro mundo, que também cumpriram seu papel na organização dos espetáculos. Ora, um país que investe Bilhões na construção de estádios, áreas de esportes e centros de treinamento e ainda recebe a classificação de PADRÃO FIFA DE QUALIDADE não pode se dizer pobre, muito menos não evoluído.

    E dessa forma vamos seguindo, implantando coisas que lá foram já acontecem, que é o exemplo da limitação da banda larga. A operadora Vivo, que acaba de se fundir com a GVT, está com uma proposta muito bacana: limitar o acesso das redes fixas de Internet, o que já acontece na rede móvel. Assim, logo que você atingir o limite do pacote de dados contratado, sua internet com velocidade de 15Mbps será bloqueada com opção de compra de pacotes extras ou, dependendo do contrato, reduzida à uma velocidade de – acredite – até 256Kbps.

    Esse modelo é bem comum no território Europeu. Por exemplo, em nosso primo mais velho, Portugal – como diz nossa CULTURA, “isso é coisa de português” – os planos são contratados com limite de dados. A Vodafone, por exemplo, oferece um plano com limite de 50GB à uma velocidade de 100Mbps. Caso o cliente exceda o contratado, ele pode comprar novos pacotes. Se comparados friamente, com os dados fornecidos, a Vivo está se espelhando em um país desenvolvido e trazendo suas práticas para o Brasil. Porém, o que não foi mencionado – de propósito – sobre os planos portugueses, é que o limite de 50GB é apenas para Downloads, e não conexões normais, tais como acesso à e-mail, Facebook, streams do Youtube, sites em geral, etc. Ou seja, a tecnologia foi implantada para que a operadora pudesse validar o que é acesso “normal” e o que é “download”. Será que aqui também seguiremos o exemplo português ou os “portugueses” seremos nós, clientes?

    Outro fato importante é que, com um combo, você tem acesso a esses 50GB para Download, 147 canais de TV por assinatura e ainda 200 minutos para ligações locais do seu telefone fixo pelo preço abusivo de aproximadamente 26,00 Euros (26 X 4 = R$104,00 – em conversão direta). E a legislação portuguesa é mais rígida que a brasileira: nós temos o direito de receber no mínimo 20% da velocidade contratada, ou seja, se contratarmos um plano de velocidade de 10Mb e a operadora te entrega 4Mb, você não pode nem reclamar, pois se o atendente ficar de “birra”, ainda reduz para 2Mb e amparado por lei. Se a operadora, por motivos de manutenção ou qualquer outra coisa, deixar de lhe fornecer internet por um ou dois dias, você até consegue um desconto proporcional, mas após três ou quatro ligações para abrir chamado, gerar protocolo, reclamação e assim por diante. Em Portugal, se a velocidade não atingir os 80% do valor contratado, você deve ligar para a operadora e abrir um chamado. Geralmente o problema é resolvido naquele exato momento ou, se precisar da visita de um técnico, ele é agendado para estar na sua residência no dia seguinte. E não se preocupe com o incômodo causado, pois na sua próxima fatura já estará o estorno do tempo que você usou a internet “lenta”. E ainda dizem que os “portugueses” moram na Europa.

  • Cristina Franco

    Lixo, pior empresa de telefonia e internet, abusa de seus clientes! Só visa lucro, lucro e fod@ se o cliente!

  • Sou cliente GVT e já posso afirmar que a Vivo já está restringindo os serviços de banda larga.

    E não é apenas quando se atinge o limite da franquia. Basta eu subir um vídeo, de qualquer tamanho, para o youtube, que sofro um corte instantaneamente.

    Isso é sistemático e ocorre sempre.

  • eduardo castro

    Á VIVO ACABOU COM Á INTERNET BOA, QUE ERA COM A GVT, É FODA ESSAS OPERADORAS, EU DETESTO A VIVO, TIM, CLARO E A OI, SÃO TUDO UNS LIXOS, EM QUESTÃO DE BANDA LARGA ( INTERNET ) EU TENHO SAUDADES DA GVT QUE ERA SEM DUVIDA Á MELHOR !!!

  • Aurea Braz

    Eu tenho a minha banda larga móvel cortada desde maio e a minha banda larga fixa está horrível desde que a VIVO se uniu à GVT. Sou cliente GVT faz tempo e me vejo sem saída.

  • Lazaro Menezes

    Oi gente da Net, Claro que é Vivo quem assina LiveTim.

  • Hecto Silva

    A GVT era ótima e agora que a Vivo assumiu decaiu muito a velocidade de conexão, achei que era virus, mas não é, vários vizinhos me disseram a mesma coisa. Que tristeza.

  • Luis Oliveira

    Resumindo tudo.Vou cancelar em dezembro.Vou colocar a Live Tim

  • Guilherme Machado

    Aqui no Brasil as coisas demoram demais, e quando acontecem estragam. Demorou para haver abertura, política, tecnológica, etc, etc. Depois estragam tudinho.

  • Rogério Vosta

    quando o assunto é generalizado sim falo mal de todos os políticos e das empresas que querem limitar minha internet nenhum deles presta por isso parei de votar sim perdi direito a concorrer a cargos públicos mas já que todas os cargos públicos serão privatizados não faz diferença