Início » Telecomunicações » Qual operadora tem o 4G mais rápido do Brasil?

Qual operadora tem o 4G mais rápido do Brasil?

Claro perde título de 4G mais rápido do país e despenca para terceira posição em velocidade média

Paulo Higa Por

A OpenSignal, empresa que analisa a qualidade das operadoras móveis ao redor do mundo, publica relatórios periódicos para mostrar a situação do 4G no Brasil. Nas últimas medições, realizadas entre outubro de 2015 e janeiro de 2016, houve uma troca de posições: a Claro, anteriormente considerada a mais rápida na banda larga móvel, perdeu a liderança para a Vivo, que atingiu média de 15,32 Mb/s no 4G.

A Claro foi a líder em velocidade no 4G em todas as medições anteriores, tanto que utiliza os relatórios da OpenSignal para afirmar que oferece a internet móvel mais rápida do Brasil. Mas os mexicanos terão que repensar suas peças publicitárias: os assinantes da Claro viram o 4G cair de 17,8 Mb/s para 11,4 Mb/s em apenas seis meses, sendo ultrapassados pelos clientes da Vivo e Oi.

celular-roubado-bloqueio-imei

Estas são as operadoras mais rápidas do Brasil no 4G, em velocidade média:

  1. Vivo (15,32 Mb/s)
  2. Oi (11,92 Mb/s)
  3. Claro (11,36 Mb/s)
  4. TIM (10,28 Mb/s)
Vivo e TIM melhoraram 4G a cada mês; Claro perdeu velocidade

Vivo e TIM melhoraram 4G a cada mês; Claro perdeu velocidade

Com relação à latência no 4G, a história é bem diferente: a TIM, lanterna na velocidade média, tem o melhor ping entre as quatro grandes operadoras, enquanto a Vivo fica no extremo oposto da lista:

  1. TIM (70,72 ms)
  2. Oi (88,15 ms)
  3. Claro (90,29 ms)
  4. Vivo (192,37 ms)
Vivo está diminuindo o ping no 4G, mas ainda perde feio das concorrentes

Vivo está diminuindo o ping no 4G, mas ainda perde feio das concorrentes

A própria OpenSignal apontou como “surpreendente” o fato da Vivo ter uma latência tão alta durante as medições, o que poderia afetar a qualidade do 4G da operadora. “Pense assim: os serviços de internet móvel da Vivo são os mais rápidos depois que já estão baixando, mas cada acesso é mais lento para começar”, diz o estudo. A Vivo também obteve a pior latência no 3G, onde a líder é a Nextel.

Como esperado, a velocidade do nosso 4G está caindo a cada dia. Quando a cobertura era limitada e poucos clientes se conectavam às novas antenas, nós chegamos a ter o 4G mais rápido do mundo, com média de 21 Mb/s. No último relatório, o Brasil chegou a 12 Mb/s de média. Pode até parecer bastante se você pensar que o Japão também possui média de 12 Mb/s e os Estados Unidos são ainda piores (10 Mb/s), mas a tendência é que nossos números piorem à medida que mais brasileiros comprarem aparelhos 4G. O país campeão é Singapura, com média de 37 Mb/s.

antena-celular-telecom-torre

Além de estar cada vez mais devagar, o 4G brasileiro ainda é cheio de buracos. Na Coreia do Sul, os usuários ficam 97% do tempo conectados a uma rede LTE. Mesmo em países grandes, como os Estados Unidos, a cobertura é bem decente: 81%. No Brasil, os assinantes ficam em média apenas 53% do tempo no 4G e passam a outra metade do tempo nas já congestionadas redes 2G e 3G (ou sem sinal).

O relatório foi baseado em 110,5 milhões de medições por 58 mil usuários brasileiros nos aplicativos da empresa para Android e iPhone, entre 15 de outubro de 2015 e 15 de janeiro de 2016. Você pode conferir o estudo completo na página da OpenSignal.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

BassVix
Vitória/ES. Um segundo teste que fiz deu 99Mbps de down e 30Mbps de up.
Lairton Gomes
onde vc mora?
Richardson
https://uploads.disquscdn.com/images/6eda02bff73f6a663f097388986c884ed5590c7b045459a72bcbf90ecc7f9131.png Medição Claro hoje. Uma outra deu 99 down e 31 de up. No Fast ponto com bateu entre 75 e 95 de down.
Eduardo Lima
Não entendi, concluindo qual é a melhor operadora ?!
Jefferson Rodrigues
Verdade!
Anderson Antonio Santos Costa
Retratos de uma internet limitada demais com franquias pequenas... Por isso muitos brasileiros não usam o 4G...
Caio Oliva
Cara, testa no SpeedTest. Se a internet da claro fosse ruim, eu não baixaria seriado a 7~9 mega por segundo de download no torrent.. O 4G é padrão velo, seja pré, pós ou controle.. Com certeza esse app do open é bugado kkk
Julio Cesar Corcini de Medeiro
Eu tenho 14 GB na claro e não é caro... A Claro tem planos de até 30 GB, só não contrata quem não quer. O Meu é o Combo Multi, então TV, internet, telefone e celular fica ainda mais barato...
Diogo Mendes
Tenho um plano controle da claro que tambem tem 4 G acabei de fazer um teste aqui e não passou de 1,5 Mb/s. Com esses teste ruim de outros estados faz a claro cair na velocidade cair. Conheço varios lugar de Anapolis que e grande movimento que em certo ponto o sinal da claro nem chega.
Yago G. Oliveira

Moro em Parnaíba-PI, todas são ótimas sem excessão. Sinal sempre cheio, mas o que relatei é o que acontece na Vivo. Ela parece que trata a cidade (pequena~média) como centro urbano saturado. Quando não utilizamos a rede, ela cai instantaneamente para H ou WCDMA. Já a TIM e Claro (líderes absolutas) sempre cravam no H+ e só oscila quando há um evento grande na cidade.
A Oi aqui também só fica no HSPA, mas a velocidade é constante em 5 MB/s, uso ela e não me incomodo. Como não é tão utilizada, não tem problemas com oscilação, quedas, entre outros.

Yago G.
Moro em Parnaíba-PI, todas são ótimas sem excessão. Sinal sempre cheio, mas o que relatei é o que acontece na Vivo. Ela parece que trata a cidade (pequena~média) como centro urbano saturado. Quando não utilizamos a rede, ela cai instantaneamente para H ou WCDMA. Já a TIM e Claro (líderes absolutas) sempre cravam no H+ e só oscila quando há um evento grande na cidade. A Oi aqui também só fica no HSPA, mas a velocidade é constante em 5 MB/s, uso ela e não me incomodo. Como não é tão utilizada, não tem problemas com oscilação, quedas, entre outros.
Caio Oliva
Diogo, sinto em lhe informar. Mas acredito que você nunca tenha utilizado o OpenSignal. Quando se calcula a velocidade real, o SpeedTest começa em zero e vai até o limite, caindo um pouco dependendo do pico. O OpenSignal, não, ao fazer o cálculo de velocidade real ele vai até 10~15 megas, e oscila entre isso. Caso você não saiba, velocidade média tem um mínino e um máximo. Se o mínimo é zero e o máximo 110, me desculpe mas 12 mega (como é me mostrado na hora da aferição) está incorreto.
Diogo Mendes

Sabe o que e velocidade media ?
Não e so em SP que e a velocidade media que eles calcula por exemplo em SP, RJ, MG, RS tiver uma media de 90 e no resto do pais chega a media de 5 mega. Com isso a media cai la em baixo.

Diogo Mendes
Sabe o que e velocidade media ? Não e so em SP que e a velocidade media que eles calcula por exemplo em SP, RJ, MG, RS tiver uma media de 90 e no resto do pais chega a media de 5 mega. Com isso a media cai la em baixo.
Ed
Onde você mora? Aqui em Maringá (PR) a Vivo está quase sempre na rede H+ para quem, assim como eu, não tem um aparelho com 4G. Sobre o market share, a TIM domina amplamente aqui. Não sei dizer o percentual, com certeza é mais de 50%, e a Vivo em um distante 2º lugar. Mas isso é irrelevante, já que praticamente não faço ligações. A Vivo e a Claro possuem redes 4G aqui faz teeempo, a TIM inaugurou há uns 2 ou 3 meses apenas, e a Oi ainda não tem (testei o 3G dela esse mês e nem sequer rede H+ ela possui, só H, com velocidade média de 3 Mb/s).
Exibir mais comentários