Início » Celular » HP Elite x3: um celular com Windows 10 que também pode ser o seu computador

HP Elite x3: um celular com Windows 10 que também pode ser o seu computador

Em vídeo: uma olhada no smartphone da HP com Continuum, hardware potente e tela de 6 polegadas

Paulo Higa Por

Direto de Barcelona — Quando você menos esperava, a HP decidiu anunciar um novo smartphone. Com hardware poderoso, tela gigante de 6 polegadas e plataforma Windows, o Elite x3 quer estar dentro dos bolsos dos usuários corporativos, mas também pode funcionar como notebook ou desktop, graças ao Continuum, que faz o celular se comportar como PC.

O Elite x3 é um aparelho enorme, que certamente não agrada aos que preferem telas menores, como eu; é impossível manuseá-lo com apenas uma mão. O design é sóbrio, com exceção da parte inferior, que possui uma grade de alto-falante bem peculiar. Não há nada muito diferente ou fora de série no acabamento do smartphone, que mescla elementos de plástico e metal.

hp-elite-3-2

Mas a HP abriu os olhos de quem gosta de números grandes. Além do processador Snapdragon 820, o high-end mais recente da Qualcomm, ele tem 4 GB de RAM e nada menos que 64 GB de armazenamento interno (você pode expandi-lo, caso isso ainda não seja suficiente). A empresa também não economizou na bateria, que possui capacidade de 4.150 mAh.

Todo esse hardware roda o Windows 10 Mobile com direito ao Continuum, também presente nos Lumias 950. Basta conectar o Elite x3 a uma dock da HP, que possui conexões para monitor, teclado e mouse, para transformar seu smartphone num desktop. A HP planeja lançar um acessório em formato de notebook de 12,5 polegadas para o Elite x3, uma ideia que lembra bastante o velho Motorola Atrix.

Eis as minhas primeiras impressões em vídeo:

Infelizmente, as unidades que a HP expôs na Mobile World Congress ainda estavam muito instáveis. O aparelho até funcionava razoavelmente bem como smartphone, embora faltassem alguns recursos, como a versão com leitor de impressões digitais. Mas o Continuum era inutilizável: extremamente lento, o celular precisava de mais do que alguns segundos para fazer uma tarefa simples, como abrir o menu Iniciar. Acessar um site pelo Microsoft Edge exigia uma bela dose de paciência. Espero que as coisas melhorem antes que o aparelho chegue às lojas.

Por causa da arquitetura diferenciada do processador, o Elite x3 não consegue rodar softwares clássicos do Windows — talvez isso seja possível no suposto Surface Phone, que teria chip da Intel. Mas a HP quer resolver essa questão com o HP Workspace, um recurso que dá acesso a aplicativos virtualizados pesados, como o Excel para Windows, com direito a todos os macros, gráficos e recursos complexos da versão original. Isso também não estava disponível nos protótipos, que eram capazes apenas de exibir screenshots falsas.

Segundo a HP, o Elite x3 começará a ser vendido no verão do hemisfério norte (ou seja, em algum momento entre junho e setembro). O preço ainda não foi revelado.

Paulo Higa viajou para Barcelona a convite da Intel.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carlos Alberto Pinheiro Paula
Eu tenho lg g3 e zenfone 2 ambos com tela de 5,5. Também tenho lumia 1520 com tela de 6. Não acho grande. Menor que 5,5 não dá para usar.
João Pedro
kkkkkkkkkkkk', você por aqui? LOL Ontem eu ví o David no Windowsclub, agora você no tecnoblog, que hilário. uahauhue Hilário é prq vc é dono do Windowsteam, e tipo, é meio estranho, é como se fosse o Higa indo comentar alguma coisa lá. Abç
João Pedro
Você também?! LOL Tecnoblog faz sucesso mesmo hein? auhauhe Abç
ludiaz
Cara. Essa comparação entre reviews positivos e negativos foi a primeira coisa que me veio a cabeça.
Gustavo Rocha
Pra quem n trabalha, n estuda e n precisa editar planilhas, arquivos do word e n quer comprar ou carregar um note enorme pra todo o lugar da casa ou pela rua (correndo o rico de ser assaltado) ou pra quem não gosta de assistir filmes em telas maiores sem ter qu alugar ou plugar uma gambiarra de fios... Talvez seja useless mesmo. Como eu e maioria das pessoas comum nos encaixamos em todos esses quesitos ou pelo menos na grande maioria deles. O Continnum é completamente useful.
Gustavo Rocha
Uma bela amostra de como não se apresentar um aparelho em um site... Cara vc pesquisou mais sobre o aparelho, sobre o que a HP quer e sobre o que os diretores falaram na MWC? Com certeza n. Eles levaram um protótipo para a apresentação. Por n estar acabado o celular n tem fluidez e nem os drivers originais porque os protótipos usam linhas de transmissão de informações maleáveis para que os testes sejam realizados e alterações sejam feitas na programação e processamento de forma mais rápida e mais vezes, pois eles precisam testar uma gama grande de possibilidades. Enfim. Faltou bastante pesquisa sobre o produto inclusive na parte onde se fala sobre o acabamento, pois mesmo a parte de "plástico comum" observada na apresentação na MWC 2016 será diferente, ganhando uma tom mais premium como a do Lumia 950XL. Não falei em tom ofensivo. Entenda como uma crítica construtiva e que pode ajudar para posts de apresentação de outros grandes smartphones lançados no evento como o S7 e os equipamentos da Hawuei que surpreenderam todo mundo.
Douglas B

Também. Eu tinha o Lumia 925 com 4,5" e achei grande quando comprei, depois comprei o Lumia 640 XL com 5,7" e hoje acho o 925 minúsculo, não consigo mais. Só compro celular com 5,5" ou mais kkkk

Baião, Douglas
Também. Eu tinha o Lumia 925 com 4,5" e achei grande quando comprei, depois comprei o Lumia 640 XL com 5,7" e hoje acho o 925 minúsculo, não consigo mais. Só compro celular com 5,5" ou mais kkkk
SiouxBR
Tenho um Sony T2 de 6" e não tenho dificuldade nenhuma em usá-lo. E para quem que, como eu, acessa demais sistemas web criados para desktop, o tamanho é ideal. Hoje não consigo mais me ver usando um celular de tela com menos de 6"...
Alexandre Lima
Poia é
João

Já é difícil achar usuários de WP, imagine usuários de WP que sejam editores então, 1 a cada 40 milhões...

Joaomanoel
Já é difícil achar usuários de WP, imagine usuários de WP que sejam editores então, 1 a cada 40 milhões...
Douglas B

Né?
E eu acho que não só a HP, mas Microsoft, Apple, LG, Samsung, Motorola, todas deveriam começar a lançar high-end com tela de 4,5". Sei lá, ainda tem gente que prefere algo mais discreto. Lança uma versão de 4,5 e uma de 6.

Baião, Douglas
Né? E eu acho que não só a HP, mas Microsoft, Apple, LG, Samsung, Motorola, todas deveriam começar a lançar high-end com tela de 4,5". Sei lá, ainda tem gente que prefere algo mais discreto. Lança uma versão de 4,5 e uma de 6.
Caleb Enyawbruce

muito bem observado

Exibir mais comentários