Início » Celular » HP Elite x3: um celular com Windows 10 que também pode ser o seu computador

HP Elite x3: um celular com Windows 10 que também pode ser o seu computador

Em vídeo: uma olhada no smartphone da HP com Continuum, hardware potente e tela de 6 polegadas

Paulo Higa Por

Direto de Barcelona — Quando você menos esperava, a HP decidiu anunciar um novo smartphone. Com hardware poderoso, tela gigante de 6 polegadas e plataforma Windows, o Elite x3 quer estar dentro dos bolsos dos usuários corporativos, mas também pode funcionar como notebook ou desktop, graças ao Continuum, que faz o celular se comportar como PC.

O Elite x3 é um aparelho enorme, que certamente não agrada aos que preferem telas menores, como eu; é impossível manuseá-lo com apenas uma mão. O design é sóbrio, com exceção da parte inferior, que possui uma grade de alto-falante bem peculiar. Não há nada muito diferente ou fora de série no acabamento do smartphone, que mescla elementos de plástico e metal.

hp-elite-3-2

Mas a HP abriu os olhos de quem gosta de números grandes. Além do processador Snapdragon 820, o high-end mais recente da Qualcomm, ele tem 4 GB de RAM e nada menos que 64 GB de armazenamento interno (você pode expandi-lo, caso isso ainda não seja suficiente). A empresa também não economizou na bateria, que possui capacidade de 4.150 mAh.

Todo esse hardware roda o Windows 10 Mobile com direito ao Continuum, também presente nos Lumias 950. Basta conectar o Elite x3 a uma dock da HP, que possui conexões para monitor, teclado e mouse, para transformar seu smartphone num desktop. A HP planeja lançar um acessório em formato de notebook de 12,5 polegadas para o Elite x3, uma ideia que lembra bastante o velho Motorola Atrix.

Eis as minhas primeiras impressões em vídeo:

Infelizmente, as unidades que a HP expôs na Mobile World Congress ainda estavam muito instáveis. O aparelho até funcionava razoavelmente bem como smartphone, embora faltassem alguns recursos, como a versão com leitor de impressões digitais. Mas o Continuum era inutilizável: extremamente lento, o celular precisava de mais do que alguns segundos para fazer uma tarefa simples, como abrir o menu Iniciar. Acessar um site pelo Microsoft Edge exigia uma bela dose de paciência. Espero que as coisas melhorem antes que o aparelho chegue às lojas.

Por causa da arquitetura diferenciada do processador, o Elite x3 não consegue rodar softwares clássicos do Windows — talvez isso seja possível no suposto Surface Phone, que teria chip da Intel. Mas a HP quer resolver essa questão com o HP Workspace, um recurso que dá acesso a aplicativos virtualizados pesados, como o Excel para Windows, com direito a todos os macros, gráficos e recursos complexos da versão original. Isso também não estava disponível nos protótipos, que eram capazes apenas de exibir screenshots falsas.

Segundo a HP, o Elite x3 começará a ser vendido no verão do hemisfério norte (ou seja, em algum momento entre junho e setembro). O preço ainda não foi revelado.

Paulo Higa viajou para Barcelona a convite da Intel.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carlos Alberto Pinheiro Paula
Eu tenho lg g3 e zenfone 2 ambos com tela de 5,5. Também tenho lumia 1520 com tela de 6. Não acho grande. Menor que 5,5 não dá para usar.
João Pedro
Você também?! LOL Tecnoblog faz sucesso mesmo hein? auhauhe Abç
João Pedro
kkkkkkkkkkkk', você por aqui? LOL Ontem eu ví o David no Windowsclub, agora você no tecnoblog, que hilário. uahauhue Hilário é prq vc é dono do Windowsteam, e tipo, é meio estranho, é como se fosse o Higa indo comentar alguma coisa lá. Abç
ludiaz
Cara. Essa comparação entre reviews positivos e negativos foi a primeira coisa que me veio a cabeça.
Gustavo Rocha
Pra quem n trabalha, n estuda e n precisa editar planilhas, arquivos do word e n quer comprar ou carregar um note enorme pra todo o lugar da casa ou pela rua (correndo o rico de ser assaltado) ou pra quem não gosta de assistir filmes em telas maiores sem ter qu alugar ou plugar uma gambiarra de fios... Talvez seja useless mesmo. Como eu e maioria das pessoas comum nos encaixamos em todos esses quesitos ou pelo menos na grande maioria deles. O Continnum é completamente useful.
Gustavo Rocha
Uma bela amostra de como não se apresentar um aparelho em um site... Cara vc pesquisou mais sobre o aparelho, sobre o que a HP quer e sobre o que os diretores falaram na MWC? Com certeza n. Eles levaram um protótipo para a apresentação. Por n estar acabado o celular n tem fluidez e nem os drivers originais porque os protótipos usam linhas de transmissão de informações maleáveis para que os testes sejam realizados e alterações sejam feitas na programação e processamento de forma mais rápida e mais vezes, pois eles precisam testar uma gama grande de possibilidades. Enfim. Faltou bastante pesquisa sobre o produto inclusive na parte onde se fala sobre o acabamento, pois mesmo a parte de "plástico comum" observada na apresentação na MWC 2016 será diferente, ganhando uma tom mais premium como a do Lumia 950XL. Não falei em tom ofensivo. Entenda como uma crítica construtiva e que pode ajudar para posts de apresentação de outros grandes smartphones lançados no evento como o S7 e os equipamentos da Hawuei que surpreenderam todo mundo.
Baião, Douglas
Também. Eu tinha o Lumia 925 com 4,5" e achei grande quando comprei, depois comprei o Lumia 640 XL com 5,7" e hoje acho o 925 minúsculo, não consigo mais. Só compro celular com 5,5" ou mais kkkk
SiouxBR
Tenho um Sony T2 de 6" e não tenho dificuldade nenhuma em usá-lo. E para quem que, como eu, acessa demais sistemas web criados para desktop, o tamanho é ideal. Hoje não consigo mais me ver usando um celular de tela com menos de 6"...
Alexandre Lima
Poia é
Joaomanoel
Já é difícil achar usuários de WP, imagine usuários de WP que sejam editores então, 1 a cada 40 milhões...
Baião, Douglas
Né? E eu acho que não só a HP, mas Microsoft, Apple, LG, Samsung, Motorola, todas deveriam começar a lançar high-end com tela de 4,5". Sei lá, ainda tem gente que prefere algo mais discreto. Lança uma versão de 4,5 e uma de 6.
Ramon Gonzalez
muito bem observado
blogaomobile
Esse é o mal. Usuários que não usam o sistema fazem "review" de produtos e acabam falando bobagens.
André Gualberto
Hater à vista ou a prazo mesmo??? ?
Wallison Santos
Ehhhh muito desconfiado desse Continuum
Vitor Mikaelson
Provavelmente o Surface Phone, vai ser com processador Qualcomm. E se tiver Win32, teria que ser compilado para ARM (assim como o Office foi para o Windows RT), e usando o Project Centennial, que permite apps em Win32 usar APIs do WinRT/UWP, tem sandbox (App-V) e tudo mais. E estes Win32 só rodariam através da Loja. Muito difícil eles utilizarem um processador Intel. Core M não funcionaria em um celular, e Atom é fraco demais. Só se forem fazer um processador especifico para ele (who knows). Na minha opinião, eu faria tudo diferente. Não coloria estes Win32 nem na Loja do PC, faria uma Bridge semelhante ao do iOS, para portar de verdade e virar um universal, de fato.
LeeEdwards2
Deve ser uma tortura para o Paulo Higa comentar sobre Windows phone. Imagino que sempre que ele é selecionado a fazer uma matéria sobre esse sistema horroroso, após terminar de escrever deve sentir um alívio absurdo quando volta para o iPhone 6 dele hehe
Alexandre Lima
Mano, vc deveria conhecer o modo uso com uma mão. segura o botão home que fica mais fácil usar a tela com uma mão.
Gabriel Arruda
Sim, mas então é essa a solução "correta" estrategicamente falando, não lançar um smartphone que roda aplicações Win32 como seria o suposto Surface Phone. Não sabia desse Remote App, poderiam ter vendido junto com o Lumia né?
Baião, Douglas
Review de iPhone: "ele é enorme, vai agradar muito quem ama telas grandes" Review de WP: "ele é enorme e vai desagradar muito quem prefere celulares pequenos pq é impossível mexer nele com um mão" (lembre-se de manter sempre tom negativo) Mas enfim, dá pra pressionar o botão Windows (do meio) que a tela recua, pra vc conseguir alcançar outras partes da tela sem utilizar a outra mão. No mais, muito bom hands-on :)
Newton Lima
O recurso é Legal. É semelhante ao que eu faço com o Motorola Atrix MB860 com o Dock. Uso um teclado com touch pad semelhante ao do vídeo, HD externo, Pendrive, etc. A ideia é antiga e para quem sabe usar é bem útil.
Vitor Mikaelson
Funciona via Miracast também. E na verdade, nem precisa de um dock de verdade, pode ser um USB-C > HDMI
Vitor Mikaelson
Provavelmente deve ter sido alguma falha deste protótipo especifico, já que vi em outros hands-on dele funcionando perfeitamente (aliá, o Word aqui no 930 abre mais rápido até!)
Vitor Mikaelson
É via nuvem, isso não é um problema para as empresas, mas para usuário comum, é (principalmente no Brasil). Acredito que no futuro (quando tivermos mais servidores espalhado, diminuindo a latência) muita coisa será via streaming, dessa forma. Chromebook já roda Photoshop via streaming, e Google começou a usar Streaming de apps até no Android! E no caso do 950, a MS tem o Azure RemoteApp, https://www.remoteapp.windowsazure.com/en/
Jonas Lemm
Continuum bem useless por enquanto, espero que fique usável quando lançarem. Pq se for assim como mostra o vídeo será impossível alguma utilidade REAL. HP podia ter reduzido as bordas do aparelho tornando-o menor, não? Ai ai ai...
Thiago Rodrigo
Precisa do Dock??? O 950 tema escolha do dock ou através do miracast. Hp foi bem, mas esse pequeno recurso, afinal eu nao quero ficar conectando varios cabos para usar o continum.
Gnull
Só quis divulgar o vídeo, onde se pode ver que o continuum funciona muito bem.
McFake
Essa cara é péssimo! Não entende de nada direito e no "blog" q ele posta retruca todo mundo que tenta corrigir as idiotices que ele fala.
Gnull
Os caras mostram ainda em fase beta, fica essa impressão. Mas o do Lumia 950 está muito bom, dá uma olhada no vídeo do André buss (https://www.youtube.com/watch?v=EjBn9_wAMes), ele usa com pen drive, hd externo, mouse e teclado conectados.
Gabriel Arruda
Achei legal a proposta, muito mais bem pensado que a solução da própria Microsoft (Lumia 950 e 950 XL), já que pensou nos apps x86 e a questão do laptop...é óbvio que um executivo precisa que funcione nesse formato também e não apenas como desktop de mesa. Só me preocupa um pouco estar tão cru faltando pouco tempo para o lançamento. A solução de virtualização é bem interessante, inclusive mais adequada que um Surface Phone na minha opinião. Por mais que seja importante e até um diferencial bom a curto prazo, ficar se amarrando a plataforma x86 tem prazo de validade, precisam "enfraquecer" o Win32 o mais rápido possível se realmente querem fazer do Windows 10 uma plataforma universal.
blogaomobile
Continuum funciona sem fio também, inclusive o acessório como "Notebook vazio" E funciona de forma independente no celular e na outra tela. Nos Lumias 950/XL funciona muito bem.
blogaomobile
Nos Lumia 950 e 950 XL já funciona muito bem e muito rápido.
Marcos Oliveira
Vai demorar pra refinar issae, mas a ideia e boa!
Compadre Washington
Paulo Higa faça o review do Xiaomi Mi5, Obrigado! ; )
Antony
Esse Continuum por enquanto só queima o filme. Esperando pra ver como vai ficar nos Lumias