Início » Comportamento » Como os cegos usam a internet (e como um plugin torna essa tarefa mais emocionante)

Como os cegos usam a internet (e como um plugin torna essa tarefa mais emocionante)

Por
3 anos atrás

Mais de 6,5 milhões de pessoas no Brasil são cegas ou têm baixa visão, de acordo com o IBGE. Muitas delas acessam o Tecnoblog diariamente, acompanhando os artigos e interagindo nos comentários. Mas você já parou para pensar como os deficientes visuais acessam a internet, se eles não enxergam o que está escrito na tela do computador?

O que é o TalkBack? Saiba como funciona no Android

livetim-emoti-sounds-publi

Isso é possível com o auxílio dos leitores de tela, que pronunciam em voz alta o que está escrito nos aplicativos e páginas da web. No iOS, o recurso se chama VoiceOver; no Android, ele atende pelo nome de TalkBack. Nos computadores com Windows, um dos mais utilizados no mundo é o NVDA, que é gratuito e de código aberto.

Os leitores de tela funcionam bem, mas são meio frios quando o assunto é emoji. Eles leem 🙂 como “emoticon sorrindo”, por exemplo, o que não traz a mesma sensação de quando vemos a carinha feliz. Mas a Live TIM resolveu melhorar isso: em parceria com o Instituto Benjamin Constant, a empresa criou o plugin Emoti Sounds para NVDA, que permite que os cegos “ouçam” os emojis.

Assista ao vídeo para entender melhor (se preferir, assista ao vídeo com audiodescrição):

Eles identificaram os emojis mais utilizados na internet e gravaram sons para cada um deles, substituindo as narrações sem graça dos leitores de tela por emoções reais. A ideia da Live TIM é entregar uma experiência ainda mais inclusiva para os deficientes visuais, incluindo todos no universo de linguagem mais utilizado na internet.

Você pode conferir mais detalhes do Emoti Sounds e ouvir os sons dos emojis nesta página da Live TIM (que, obviamente, segue as boas práticas de design universal e é acessível para todo mundo).

Mais sobre:
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.