Se você possui um smartphone ou tablet Android, saiba que o dispositivo possui um recurso que ajuda pessoas com deficiência a usarem as funções do aparelho. O TalkBack é uma ferramenta nativa que pode ser ativada nas configurações do dispositivo. Abaixo, conheça mais detalhes sobre essa função e como tudo funciona.

O TalkBack é um software leitor de tela para celulares desenvolvido pelo Google. Como dito anteriormente, se trata de um recurso de acessibilidade que ajuda pessoas com deficiência visual a selecionarem as opções presentes em menus do smartphone.

O suporte de voz, para quem tem baixa ou perda total de visão, fala em voz alta (como um assistente pessoal) quais são as alternativas na tela.

Ou seja, sempre que selecionar um aplicativos ou uma opção do aparelho, o celular irá emitir o som descritivo (feedback falado). Sendo assim, o usuário sabe o que está sendo selecionado no momento.

O sistema também consegue avisar se a bateria está acabando, quais são os ícones presentes na tela e até ler mensagens do WhatsApp. É preciso confirmar ações, sempre com toque duplo, para dar sequência às suas escolhas.

Disponível em dispositivos Android

O TalkBack é um recurso do Android, um aplicativo que implementa o feedback falado, audível e por vibração ao telefone ou tablet e vem pré-instalado na maioria dos dispositivos Google. Entretanto, você também pode instalar direto no Google Play.

No iPhone, e em outros produtos da Apple com iOS, o leitor de tela se chama Voice Over.

Se você está confuso com “a voz do celular”, provavelmente, ativou o TalkBack por engano. A maneira de usar o celular muda bastante e você pode encontrar dificuldades para desativar.

Os comandos básicos são alterados (para rolar a tela é necessário usar dois dedos, um toque para selecionar botões, opções e dois toques para confirmá-las.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google TalkBack na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados