Em janeiro, a Netflix anunciou que bloquearia extensões, proxies e VPNs de acessarem seu serviço, e os usuários já estão sentindo a medida. Os clientes que tentam acessar o catálogo da empresa fingindo que estão em outro país não estão conseguindo.

netflix-bloqueio-vpn

O assunto surgiu há alguns dias no Reddit, e os usuários afirmam estar vendo o erro acima, de código M7111-1331-5059. Em netflix.com/proxy, a mensagem diz que “você parece estar usando um desbloqueador ou proxy. Desative todos os serviços desse tipo e tente novamente”.

No fórum, os participantes estão fazendo duras críticas à empresa. “Estou seriamente pensando em cancelar minha assinatura da Netflix, já que 90% do conteúdo que eu assisto não está disponível no meu país”, disse o criador do tópico, que mora na Espanha. O país europeu não tinha acesso à Netflix até o ano passado.

A empresa argumenta que desbloqueadores de conteúdo não são mais necessários, uma vez que a Netflix já está disponível em mais de 190 países. Mas esse é um assunto controverso, uma vez que o conteúdo disponível é o que varia mais. Até produções originais, como House of Cars, Better Call Saul e Orange is The New Black não podem ser assistidas em todos os lugares.

netflix-home

Existem vários fatores para que isso ocorra. No caso desses títulos específicos, por exemplo, há direitos de distribuição que foram fechados com diversas produtoras que não se aplicam a todos os países, portanto, essas séries não podem ser disponibilizadas onde a Netflix não detém os direitos. Isso também vale para filmes e séries que não são originais, e que só tiveram distribuição permitida em alguns locais.

Outro fator é que os diferentes países têm diferentes agências de regulação para a exibição de filmes e séries, além de diferentes critérios para a aprovação de alguma obra. Por isso, pode ser que a empresa tenha tentado disponibilizar o conteúdo em certa região, mas ele não tenha sido aprovado pelo governo.

netflix-expansao

Por último, como apontou o próprio relatório da empresa que listou as dificuldades dessa expansão global, existe o fator linguístico. Jhsto, usuário do Reddit, afirmou que a Netflix ainda não disponibilizou a segunda temporada de Better Call Saul em seu país, Finlândia, porque ainda não existem legendas em finlandês (ainda que ele consiga ver com o áudio original).

No entanto, ele disse ter feito login em Amsterdã e conseguido assistir à serie, desativando a transcrição em holandês. “Acho que a Netflix está superestimando a necessidade de legendas locais especialmente na Europa Setentrional, onde as pessoas são mais ou menos fluentes e inglês de qualquer forma”, argumentou.

O que está sendo bloqueado

Como aponta o Gizmodo Brasil, além de extensões desbloqueadoras e proxys comuns, a Netflix também está bloqueando VPNs. Eles fazem isso pegando o IP dessas redes privadas e bloqueando-as no servidor, negando o acesso de usuários que usam esse tipo de manobra.

Segundo o The Next Web, VPNs como Private Internet Access, ExpressVPN e Mullvad já foram bloqueados. Brasileiros já reclamam que o Hola e TunnelBear, dois famosos aqui no país, não estão mais funcionando.

vpn-tunnelbear

Nem VPNs criados pelos próprios usuários escaparam dessa, uma vez que a empresa bloqueou endereços de IP dos principais provedores de servidores, como DigitalOcean, Linode e Amazon Web Services. A empresa assume que, como não são computadores reais usados por consumidores, não precisam acessar o catálogo.

Extensões para desbloquear o conteúdo já chegaram a anunciar que vão arranjar formas de retomar a conexão. No entanto, está claro o esforço da Netflix em acabar com essas alternativas, que podem colocá-los em maus lençóis com agências de licenciamento de conteúdo.

Imagino que os bloqueadores e VPNs devem renovar os IPs, que posteriormente serão bloqueados pela Netflix. Usuários encontrarão outra alternativa, que funcionará por algum tempo, e quando ficar mais conhecida, será bloqueada pela empresa. E por aí vai.

Com informações: International Business Times.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lola Verano

Viver fora dos EUA e encontrar uma maneira de obter seu Netflix é difícil, já que para se registrar normalmente eles precisam de um cartão de crédito dos EUA. Compartilhando meu lugar pessoal para comprar cartões de presente Visa para ajudar os outros a serem seguros (giftcards2u.com) e eu gosto de obter a partir daqui porque eles ajudam a registrar os cartões e fornecer informações dos EUA. Então, depois de eu registrá-lo como um cartão de crédito, enquanto minha VPN está ligada. Apenas tenha cuidado e certifique-se de que é um provedor de VPN de qualidade

Caio Everton
Não, a empresa com a qual eu tinha reclamado na época dessa mensagem era a de DNS, que reordenava o tráfego para os EUA. Mas muitas desistiram, ficou caro se manter nessa briga.
Aline de Jesus
Ué! Mas vc conseguiu acessar sem aparecer essa mensagem? Como vc fez? Enviou mensagem para a Netflix?
Aline de Jesus
Exatamente!!! Não é pedir muito!
Aline de Jesus
Ué! Quem assiste netflix não le livros desde quando? Em que planeta você vive? Sou professora de inglês e preciso praticar o listening. Vou fazer isso lendo livros? se liga, pamonha!
João Pires
Putz, tô numa situação complicada, sou leigo e não fiz absolutamente nenhuma alteração. Estou no Brasil e só quero acessar o conteúdo disponível ao Brasil mesmo. Do nada, dia 24/06/17 começou o erro M7111-1331-5059. Tô muito chateado e sem conseguir solução, nem com o Netflix, nem com a NET. Alguém que possa me dar uma ajuda?
João Pires
Como se faz isso? Sou totalmente leigo e estou tentando achar uma solução. Obrigado desde já!
Conrado Lins de Azevedo Campos
Isso memo ai revoltadão kkkkkkkkkkkkkkkk
Conrado Lins de Azevedo Campos
Porcaria isso, vão ler um livro cambada de burros
Mitie Takeuchi
foda que por exemplo eu que estou no japão as vezes quero ver series americanas mas n sei ingles e nem japones eles pelo menos deveria legendar essas merdas, assim nao teria tanta gente reclamando
Joelson Soares de Carvalho
é so desativar tc ip 06 e colocar esse dns no tc ip 04 173.214.251.89 173.214.251.91 ........
Joelson Soares de Carvalho
é so desativar tc ip 06 e colocar esse dns no tc ip 04 173.214.251.89 173.214.251.91
Rodrigo Araujo de Mello
vou cancelar agora partiu filmes on line novamente
Tiago Antunes De Souza

só queria poder assistir em inglês com legenda em inglês :(

Tiago Antunes De Souza
só queria poder assistir em inglês com legenda em inglês :(
Exibir mais comentários