Você não precisa mais compartilhar links para arquivos na nuvem ou se limitar a enviar somente fotos e vídeos pelo WhatsApp. As versões mais recentes do aplicativo de mensagens para Android e iPhone adicionaram a função de envio de documentos nos chats e grupos, permitindo que você compartilhe rapidamente um PDF com seus contatos.

O recurso ainda é bem limitado se comparado com o que é oferecido por concorrentes como o Telegram, que permite o envio de qualquer tipo de arquivo de até 1 GB — nos meus testes, ainda não era possível enviar nem arquivos do Word pelo WhatsApp, por exemplo, apenas documentos em PDF ou convertidos do Google Drive. Mas já é alguma coisa.

O botão para compartilhar documentos está no menu onde é possível enviar fotos, vídeos, contatos e localização. No caso do Android, você pode enviar arquivos que estiverem tanto na memória do aparelho quanto no microSD. Quem tiver iPhone pode escolher documentos armazenados em serviços de nuvem, como iCloud Drive e Google Drive.

A novidade está sendo liberada aos poucos para todos os usuários com a última versão do WhatsApp para Android e iOS. Se você já atualizou o aplicativo de mensagens no seu Android, mas ainda não recebeu a opção, experimente baixar o APK da versão 2.12.489 diretamente na página do WhatsApp.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados