Após mais de dois meses de atraso, a Microsoft liberou nesta sexta-feira (4) uma versão de testes do Windows 10 que ativa o suporte a três novos idiomas na Cortana, incluindo o português do Brasil. A novidade está disponível na build 14279, que começou a ser lançada para os participantes do Programa Windows Insider no anel rápido de distribuição.

Com a novidade, a Cortana entra para o grupo dos assistentes que entendem o nosso idioma, junto com Google Now e Siri. Como sabemos, a expansão para novos países está longe de ser simples: é necessário adaptar as respostas para as expressões e padrões de fala de cada região. No anúncio, a Microsoft diz que a nossa Cortana gosta de… pastel, uma comida tipicamente brasileira.

Cortana

A nova versão de testes do Windows também adiciona suporte ao espanhol do México e ao francês canadense à Cortana. Além disso, há mudanças no processo de login, melhorias no desempenho ao lidar com caracteres japoneses, integração reforçada com o Sway e atualizações no aplicativo do Xbox. Você pode conferir todas as novidades no blog da Microsoft.

Para testar a Cortana em português do Brasil é necessário estar inscrito no Programa Windows Insider. Você pode participar entrando nas configurações do Windows 10, clicando em “Atualização e segurança” e, no menu do Windows Update, entrando em “Opções avançadas”. A build mais recente está disponível apenas para os usuários que estiverem no “Modo Rápido”, que traz as últimas novidades (mas também é mais instável). Lembre-se que o processo pode ser irreversível, e existe a possibilidade de você não conseguir voltar para a versão estável sem perder todos os dados.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Andriw
1) querer que a cortana esteja pelo menos nos níveis dos concorrentes não é querer de mais, pelo contrário, é fazer sentido sua existência. Pensando dessa sua forma, teríamos sempre a cortana inferior. O ônus de entrar tarde em um mercado é o custo maior para essa entrada, não a entrega de um produto inferior. 2) desconsiderar o Google Now só porquê não conta piadas imbecis??? Qual o sentido disso???
Bruno Vieira
Mas também foram lançados bem antes no mercado né? A Microsoft introduziu a Cortana tarde, é verdade. Mas agora querer que em 2 anos ela faça o que a Siri fez em 4 anos já é demais. O Google Now eu estou desconsiderando pois ele não tem uma "interação tão humana com o usuário". E o Brasil não é um mercado de extremo interesse ou que possua preferência, tanto para a Cortana como foi para a Siri, visto que as versões americanas dessas IAs sempre serão muito superiores.
Juliana Sims
oi...a build 14279 so esta disponivel para usuarios q compraram lumias com w10 de fabrica...para nos q entramos no insider temos q aguardar a liberacao para todos.
Juliana Sims
a versao 14279 e o windows 10 redstone que so esta disponivel pra quem tem windows 10 nativo ou seja pra quem ja comprou um lumia co w10 de fabrica :)
Vsoco
Saco, ainda não recebi...
Andriw
O que você escreve só comprova a lerdeza da Microsoft. Cortana existe há dois anos e só agora está em português. E seus concorrentes estão em português há muito mais tempo e com muito mais recursos. A Microsoft está sempre correndo atrás dos concorrentes nesse segmento.
Jedielson Almeida
Me senti assistindo Her pra bando do final do vídeo hahahaha
Bruno Vieira
Cara, lembra que lançar a Cortana não é só estalar os dedos. 3 comandos parecem muito pouco, mas pra ter conteúdo o suficiente pra executar isso primeiro tem que criar toda uma estrutura de informações que a Cortana utiliza. A maior parte do trabalho é criar a base pra assistente, depois disso eles só continuam aperfeiçoando. E outra, é BETA. Então não esperemos que lancem a primeira versão com 500 comandos com a voz perfeita e sem um jeitinho "robótico". A Microsoft mesmo adequa a Cortana a cada país em que ela está disponível, aqui no Brasil ela gostando de pastéis e tendo conhecimento sobre MPB e eventos brasileiros, etc.
Elton Alves Do Nascimento
Pelo visto vai demorar chegar no xbox, os comandos de voz do xbox one atual quebram um galho bacana, mas eu quero jogar um "cortana, bote aí um Demolidor pra eu ver na netflix" e ela já entender de cara.
Anakin
hahaha achei que era seu.
Lucas Davi
Caraleo que parece a voz da assistente da Magazine Luiza
João Silverado
Tá respondendo pra quem? [Edit]: Não fiz esse vídeo, só compartilhei.
Tiago Ferrari
Você participa do programa "Insider" da Microsoft (https://insider.windows.com) e atualizou a sua build do Windows 10 no PC usando o modo rápido para a versão "14279"?
Anakin
"Gostei tanto dessa voz dela que não paro de escutar" Amigo, você precisa de uma namorada rs
Anakin
muito melhor essa Cortana
Exibir mais comentários