Início » Aplicativos e Software » Microsoft libera Cortana em português para beta testers do Windows 10

Microsoft libera Cortana em português para beta testers do Windows 10

Paulo Higa Por

Após mais de dois meses de atraso, a Microsoft liberou nesta sexta-feira (4) uma versão de testes do Windows 10 que ativa o suporte a três novos idiomas na Cortana, incluindo o português do Brasil. A novidade está disponível na build 14279, que começou a ser lançada para os participantes do Programa Windows Insider no anel rápido de distribuição.

Com a novidade, a Cortana entra para o grupo dos assistentes que entendem o nosso idioma, junto com Google Now e SiriComo sabemos, a expansão para novos países está longe de ser simples: é necessário adaptar as respostas para as expressões e padrões de fala de cada região. No anúncio, a Microsoft diz que a nossa Cortana gosta de... pastel, uma comida tipicamente brasileira.

Cortana

A nova versão de testes do Windows também adiciona suporte ao espanhol do México e ao francês canadense à Cortana. Além disso, há mudanças no processo de login, melhorias no desempenho ao lidar com caracteres japoneses, integração reforçada com o Sway e atualizações no aplicativo do Xbox. Você pode conferir todas as novidades no blog da Microsoft.

Para testar a Cortana em português do Brasil é necessário estar inscrito no Programa Windows Insider. Você pode participar entrando nas configurações do Windows 10, clicando em “Atualização e segurança” e, no menu do Windows Update, entrando em “Opções avançadas”. A build mais recente está disponível apenas para os usuários que estiverem no “Modo Rápido”, que traz as últimas novidades (mas também é mais instável). Lembre-se que o processo pode ser irreversível, e existe a possibilidade de você não conseguir voltar para a versão estável sem perder todos os dados.

Mais sobre: , ,