O Google afirmou nesta terça-feira que alguns de seus serviços estão parcialmente bloqueados na China por conta de um “problema técnico”.

De acordo com a gigante da web, desde o último domingo seu serviço de telefonia móvel não pode mais ser acessado pelos usuários do país e algumas agências de notícias afirmam que em algumas regiões os navegantes dão de cara com uma mensagem de erro ao tentar acessar os endereços Google.cn ou Google.com.hk. Apesar da empresa norte-americana afirmar que problema é causado por conta da atuação do Grande Firewall da China (que, vá lá, tem o nome oficial de “Escudo Dourado”, bem menos engraçado), não foi dessa vez que o país bloqueou o grande senhor das buscas na rede em retaliação à sua decisão de parar de censurar o conteúdo exibido aos sensíveis cidadãos chineses.

Na realidade o problema aconteceu por causa da inclusão, aparentemente aleatória, das letras “RFA” nos parâmetros das urls do sistema de busca do Google, o que confundiu o Grande Firewall por fazer referência ao site de notícias Radio Free Asia, bloqueadíssimo por lá, que pode ser encontrado no endereço RFA.org.

Em uma declaração oficial, o Google afirma que seus técnicos estão “trabalhando para resolver o problema”. A página que mostra a disponibilidade de seus serviços na China continua a mostrar que tudo anda normal – ou seja, com o YoutTube, Sites e Blogger bloqueados e Docs, Picasa, Groups e Mobile funcionando parcialmente. [ReadWriteWeb]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados