chooseyourweapon_tb

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (14) a criação de uma plataforma online cruzada entre Xbox One, PC e outros videogames. Sim, o mesmo jogo no Xbox One, contra outra pessoa no PlayStation ou no Windows 10. Talvez até no OS X.

Segundo a carta de Chris Charla, diretor do [email protected], a empresa sempre foi entusiasta da ideia do cross-platform. Hoje já é possível jogar Killer Instinct entre o Windows 10 e o Xbox One, por exemplo. Mas o objetivo é a conquista³. Uma conquista muito maior. Expandir o conceito para outras redes de PC e outros consoles. Começando com nada menos que o divertidíssimo Rocket League! Não conhece?

rocketleague

Antes de se empolgar demais, é importante notar que o suporte a múltiplas plataformas depende da colaboração de produtoras e desenvolvedores. Sim, a notícia é muito importante, desde que outras mandantes do mercado dos games deem suporte ao compartilhamento de plataformas.

Sim, Nintendo e Sony, eu estou falando de vocês agora. A Nintendo já deixou claro que topa participar de algo assim. Já a Sony, complica um pouco mais. Não seria algo inédito, mas não vai ser assim tão simples.

Como disse Tom Phillips, do Eurogamer, realisticamente falando, a Sony deve se manter afastada disso por enquanto, já que é dela o console de maior sucesso dessa geração, e levar esses jogadores para outra plataforma, principalmente para videogames da concorrente, pode ser um erro estratégico. Por outro lado, se ela não abraçar o conceito de cross-platform e eventualmente isso se tornar o padrão do mercado, essa atitude pode causar mais prejuízo que lucro aos cofres da gigante japonesa. Só o tempo dirá.

Mas seria fantástico se todas essas empresas abraçassem logo essa ideia. À Microsoft, o nosso muito obrigado pela iniciativa e por buscar algo que é o sonho de muitos gamers há anos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Didacus Hff
Eu confirmo isso que o Matheus falou. Tenho um Ps4 e comprei recentemente um PC Gamer. Alguns jogos ainda jogo no Ps4, pois comprei nele, tipo BF1, Titanfall 2. Como estou jogando de mouse e teclado no PC, comprei um adaptador e estou jogando no Ps4 com ele também. Já que tenho um PC e um monitor legal, não vejo motivo para não aproveitar isso. . Mas o PRINCIPAL é que achei muito melhor.... Mas não tira o mérito da pessoa, pois tem que treinar bastante, já que quem está acostumado com controle é bem diferente. Jogar no mouse e teclado requer HABILIDADE sim. Especialmente na mão esquerda. Tem que treinar. . Acho injusto criticar o mouse e teclado, pois FPS surgiu no PC. De lá veio para o console. E outra, há controles especiais, turbo, stelf etc. Enfim, cada um jogue com o que melhor se adapta. Não tem como igualar nesse sentido. Tem gente que tem headset, ora, bem melhor para FPS que não ter fone algum, ou ter um fone mais simples. Etc. . Mas na minha opinião mouse e teclado é bem melhor para jogar.... precisão melhora muito. Eu acho até que esse tipo de jogo é feito para mouse e teclado e não para controle.... Nunca mais irei jogar com controle esse tipo de game.
Elder Bruno
Imagino que não seja todos os jogos, e sim alguns. Até por que, se for analisar os jogos de tiro, será uma surra monumental pra cima de quem usa console.
Felipe
Detalhe que o Cross entre XONE e PC se resume a apenas XONE e PCs com Windows 10, e com jogos publicados na loja da Microsoft (pouco esperta?). Ou seja, nada de Steam ou Origin. Esse mundo colorido e aberto precisa ser bem exemplificado com jogos explorando e mostrando essa abertura que ela "finalmente" resolveu inserir neste mercado tão rachado.
Raphael
A Sony já tem cross-plataform faz um tempo. Títulos como Street Fighter V e o próprio Rocket League são cross-plataform com o PC.
Raph4 (Raphael Corrêa)
Links? (porque "que legal ver isso!", não do tipo "duvido etc"). Se alguém tiver alguma source, agradeço! :D
abraaocaldas
Já fizeram experimentos com fps e controle vs teclado e mouse, um jogador pro no controle não tem chance contra um mediano no teclado e mouse.
leoleonardo85
Pelo pro Phil, tenho certeza
Matheus Gonçalves
"M$" cara... http://media0.giphy.com/media/qmfpjpAT2fJRK/giphy.gif
Matheus Gonçalves
Acho que isso é meio do seu grupo de amigos então. Dos meus amigos, a maioria que jogo online é no PS4 e meu Xbox uso praticamente pra jogos offline. Isso tem muito mais a ver com quais videogames seus amigos tem que uma regra geral, na verdade.
Matheus Gonçalves
Entre PC e PS3 sim. Mas a novidade é a Microsoft estar disposta a fazer um Xbox One - PS4!
Matheus Gonçalves
A Sony vai estar fazendo as coisas do lado dela quando topar esse plano da Microsoft de fazer cross-platform com o Xbox, cara. Fazer com PC é ok. Quero ver fazer com o videogame concorrente. A mágica vai estar aí. Se acontecer.
Elton Alves Do Nascimento
Espero muito, é sofrido jogar sempre com ping alto
Elton Alves Do Nascimento
A M$ já declarou que pretende colocar suporte a mouse e teclado no XONE muito em breve. Além disso falaram também que haverá a opção "você quer jogar só contra pessoas do XONE ou quer incluir outras plataformas na busca de partida?". Então ao meu ver, eles estão fazendo isso da forma correta.
Elton Alves Do Nascimento
Maioria das pessoas que conheço que possuem PS4 só jogam offline, XBOX o contrário, pessoal foge de single, vai entender.
Exibir mais comentários