O que é o crossplay em jogos online?

Curtir os seus jogos online com qualquer pessoa, independentemente de qual console cada um tenha; entenda o que é crossplay

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Saiba o que é crossplay em jogos online (Imagem: Divulgação)

Com tantas opções de jogos online, é comum que as pessoas acabem adquirindo diferentes sistemas para a jogatina. Títulos como Call of Duty, Rocket League e até mesmo Street Fighter V precisam da presença dos jogadores para que suas partidas tenham sucesso. É aí que entra a possibilidade de juntar mais pessoas. Saiba o que é o crossplay em jogos online.

O crossplay em jogos online é a possibilidade de jogar partidas entre sistemas usando uma conexão de internet. Por exemplo: um usuário quer curtir Minecraft em seu Nintendo Switch, mas quer a companhia no jogo de um amigo ou familiar que tem um Xbox One. Com o crossplay, isso é totalmente possível.

Dessa forma, usuários de sistemas desde o PlayStation 4 ao PC podem se aventurar, realizar disputas e jogar cooperativamente, tudo sem uma barreira imposta pela escolha da plataforma. Essa conveniência acaba aumentando a comunidade de um jogo, pois consegue acumular mais jogadores em suas partidas.

Crossplay exige custos, nem todos os jogos trazem

Por outro lado, não são todos os títulos que permitem a jogatina online entre consoles. Alguns estúdios afirmam que oferecer a opção de crossplay é difícil e custoso, por isso acabam não permitindo essa opção em suas obras. Já outros acreditam que há uma necessidade e expectativa por parte dos jogadores.

Nick Clifford, diretor de marketing do estúdio Phoenix Labs de Dauntless disse em uma entrevista para o site GameDaily:

Em vez de apenas forçar o crossplay para todos no mundo, tudo se resume a quais são seus objetivos. Qual é a sua visão para a sua comunidade? Desde cedo, sabíamos os traços gerais com que estaríamos construindo esta comunidade online em Dauntless. Sabíamos que queríamos que os jogadores compartilhassem os grandes momentos do jogo com outros jogadores.

Em 2021, muitos jogos já aderiram à jogatina online entre consoles, muitos ainda de forma beta. A grande maioria oferece a opção de não usar o crossplay por esse motivo. De qualquer forma, a barreira está diminuindo cada vez mais, com os desenvolvedores acreditando ser uma excelente maneira de aumentar a comunidade de seus jogos.

E você? Curte usar o crossplay em suas jogatinas?

Com informações: Xbox.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Call of Duty na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados