Adam e Jamie, os famosos Mythbusters, foram a atração especial da Nvidia para o nVision 2008, que aconteceu na cidade de San Jose (CA). O mito da vez: “GPUs são mais rápidas que CPUs”.

Ao contrário do que vocês podem estar pensando, nenhum experimento com chips foi realizado. A experiência foi feita com dois robôs atiradores de bolinhas de paint-ball. O primeiro deles atirava apenas uma bolinha por vez, em diferentes velocidades. O segundo atirou 2100 bolinhas coloridas de uma só vez, que atingiram um painel a uma distância de 2,43 metros em apenas 275 milisegundos, formando a imagem de Mona Lisa.

A idéia da experiência, é mostrar que um processador gráfico (GPU) seria mais rápido do que um processador comum, simplesmente por ser multi-tarefa (atirar várias bolinhas de uma vez). Levando em conta que o futuro dos CPUs também é uma arquitetura com vários núcleos, a única coisa que eles provaram foi que “processadores com vários núcleos são mais rápidos do que processadores de núcleo único”.

Será que alguém tinha dúvidas quanto a isso?

Tudo bem que se tratando de núcleos de processamento, os processadores x86 ainda estão engatinhando. As GPUs mais modernas já possuem quantidades absurdas de núcleos de processamento, e mesmo assim não dão conta de renderizar certas aplicações – em sua maioria jogos. Até aqui, cada um evoluiu apenas conforme o necessário (ou não).

Existem ainda diversas experiências utilizando uma GPU como unidade de processamento central, mas não dá para comparar os dois processadores desta forma. Cada um é desenvolvido para uma finalidade, e a nVidia sabe bem disso.

Clique aqui e saiba mais sobre o nVision 2008.

via: CrunchGear | TG Daily

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Canal Exclusivo

Relacionados