Início » Legislação » Homem que acessou fotos íntimas de celebridades no iCloud e Gmail é condenado

Homem que acessou fotos íntimas de celebridades no iCloud e Gmail é condenado

Acesso indevido às fotos nuas de celebridades no caso The Fappening ocorreu utilizando a técnica de phishing

Jean Prado Por

Lembra do enorme vazamento de fotos íntimas de celebridades que aconteceu há dois anos? Após uma longa investigação do FBI, que ainda não terminou, um homem admitiu que acessou contas no iCloud e Gmail utilizando a técnica de phishing, na qual ele se passou pela Apple ou pelo Google para enganar os usuários e conseguir entrar nas contas sem autorização.

Jeniffer Lawrence, atriz que teve fotos íntimas vazadas no escândalo.

Jeniffer Lawrence, atriz que teve fotos íntimas vazadas no escândalo.

O hacker Ryan Collins, de 36 anos, violou a Lei de Fraude e Abuso de Computadores (CFAA, na sigla em inglês), acessando informações pessoais sem autorização dos proprietários. Segundo o Departamento de Justiça americano (DoJ), 50 contas do iCloud foram acessadas, além de 72 do Gmail.

Na época, acreditou-se que o vazamento estava ligado a uma brecha no iCloud, o que logo depois foi descartado pela Apple. Ainda assim, o escândalo, chamado de Celebgate ou The Fappening, prejudicou personalidades como a atriz Jeniffer Lawrence, que ameaçou processar os responsáveis, e a atriz Mary Elizabeth Winstead, que confirmou a veracidade das fotos.

Collins foi processado em Los Angeles, um dos centros da indústria de entretenimento, mas ele será condenado em Pensilvânia, seu estado natal. Os promotores recomendaram uma sentença de 18 meses, que poderá ser estendida pelo juiz para até cinco anos de prisão. A fiança é de US$ 250 mil.

icloud

Na confissão, e segundo apurado pela investigação, Collins enviava e-mails para suas vítimas fingindo ser a Apple ou o Google e pedia que elas enviassem seu nome de usuário e senha. Apesar do vazamento só ter sido feito no finalzinho de agosto de 2014, o hacker tentava acesso desde novembro de 2012.

Após quase dois anos tentando acessar mais de 120 contas, Collins colheu informações pessoais das celebridades, como fotos íntimas e vídeos, segundo a confissão. Em alguns casos, ele usou um programa para baixar todo o conteúdo armazenado nos backups do iCloud das vítimas.

“As pessoas armazenam importantes informações privadas em suas contas online e em seus dispositivos digitais”, disse a promotora Eileen M. Decker. “Acesso não autorizado a esse tipo de informação privada é crime”, completou.

Gmail

David Bowdich, diretor assistente do escritório do FBI em LA, disse que, além de violar a privacidade dos usuários, Collins causou estresse emocional nas vítimas, que eram principalmente mulheres. Ele ainda afirmou que até hoje todo tipo de gente sofre as consequências de crimes como esse, e aconselhou usuários a fortalecer suas senhas e não enviar informações pessoais por e-mail.

Há algum tempo, a própria Apple criou uma página de suporte para ajudar os usuários a identificar e-mails de phishing e se proteger de ataques. “Nunca envie dados de cartão de crédito, senhas de contas ou informações pessoais detalhadas por e-mail, a menos que tenha confirmado que o destinatário é quem afirma ser”, diz a página.

Apesar de Collins ter admitido acessar as contas das vítimas e baixado informações, não há evidências de que ele compartilhou as imagens e vídeos que obteve. O escândalo começou com posts de usuários anônimos no 4chan. As investigações continuam — e mais pessoas podem ser presas nesse processo.

Com informações: 9to5Mac, BBC.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

LessTech
A imagem arranhada afeta a qualquer um. Por mais que não se ganhe dinheiro "com a imagem", uma vez ela arranhada, especialmente quando falamos de nudes, afeta a vida profissional independente da área de atuação.
Thiago
Com tudo hoje em dia sendo montagem, não duvido nada que não seja ela... JL... Já fui procurar pela Jennifer Lopes! Droga! rsrs
Leonardo Marques de Souza
As celebridades tem o mesmo tratamento que as comuns , pela lei. E o dano moral e material é proporcional ao impacto causado ,ao prejuizo. Assim sendo as celebridades são, automaticamente ,mas prejudicadas que as pessoas menos conhecidas. Bem justo, e previsto tanto na lei americana como na brasileira.
Galo Carijó™
Agora ca entre nós...mostrar a JL de quatro abrindo o brioco, já merecia uma estátua pra ele!
Galileu Dev
Basta que tudo esteja encriptados. Simples. Gostar de guardar arquivos pessoais na nuvem?....criptografa!
Armando Augustus Freire
@disqus_O1IrjKs2nu:disqus , entendo perfeitamente o seu ponto de vista e do @luispiacesi:disqus também e é uma interpretação super válida! Mas acredito que a partir do momento em que tratamos um caso, legalmente falando, fazendo diferenciação entre pessoas apenas pela posição/influência política/social, teríamos brechas terríveis na lei e julgamentos completamente sem cabimento: então um juíz que é fã da Jennifer, poderia aumentar a pena de alguém que cometeu algum crime contra ela, pois a lei seria mais flexível neste aspecto. Da mesma maneira que um juíz que não gosta de determinado ator ou artista, poderia colocar o mínimo cabível numa sentença, apenas por não gostar daquela figura. O ponto perigoso aí é exatamente o "peso-humano", a empatia, que dá-se a essas figuras públicas e o quanto isso não afetaria um julgamento/sentença de acordo com um simples gostar ou não gostar de um juíz! Por isso a lei deve ser igual para todos! Já não basta o que vimos na tarde hoje, a privilegiação de certas figuras públicas, apenas para ter foro diferenciado! Embora seja um outro âmbito, basta fazer uma analogia simples para entender onde poderíamos chegar com tamanha flexibilidade!
Luis Piacesi
Não é o fato de ser celebridade especificamente! É que por ser uma pessoa pública, a exposição é infinitamente maior, assim como o prejuízo! Mas concordo que a Lei tem que ser igual para todos! Nesse caso um processo separado de cada vítima faria juz a pena que continuo achando leve por se tratar de EUA!
Luis Piacesi
Foi exatamente o ponto de vista que tive
Anakin
foro privilegiado para celebridades? haha a pena deve ser igual mesmo se for uma pessoa comum.
Marcos Oliveira
Eu não acho que as celebs sejam "entidades" à parte. Mas acho que deve haver um peso diferente pra eles sim. Porque essas pessoas trabalham COM a imagem. Uma aparição de Jennifer Lawrence na TV (vestida, a trabalho) tem a audiência de milhares de pessoas no mundo todo. Meninas de 12 anos a veem e querem ser como a Katniss, mulheres usam produtos com seu nome... E todas essas pessoas são afetadas quando a imagem de seu ídolo á maculada dessa maneira. OBS: Não sou a favor do culto às celebridades, longe disso. É só uma constatação do que já ocorre.
Diego Vieira
Por mim ele nem deveria ir pra cadeia, burro foi quem deu a senha LOL
corvolino
Não é todo mundo que tem esse tipo de conhecimento, calma cara.
Adriano Francisco dos Santos
Usuários leigos sempre cairão nesses golpes. Tenho para mim que isso é um fato que nunca mudará. Quanto ao que vc disse sobre ter pegado leve: Eu não acho que alguém deveria ser tratado de forma diferente só porque cometeu algum crime contra uma pessoa publica. A lei tem que ser igual para todos, sem exceções. Dito isso, eu não estou discutindo o tamanho da pena do hacker. Minha fonte do tamanho da pena foi você :)
Arthur Dubeux
Mas será que foi isso mesmo? Ou essa história não foi apenas uma decoy pra cobrir alguma falha grave de segurança no sistema, que a Apple não quer que saibamos?
Renan Mendonça
Acho que deve ter sido exatamente a burrice dos enganados que deve ter resultado numa punição relativamente pequena. Também acho paia, mas mandar e-mail e senha... é uma santa burrice Batman.
Exibir mais comentários