Início » Celular » Microsoft, pare de desrespeitar seus consumidores

Microsoft, pare de desrespeitar seus consumidores

A confusão na atualização do Windows 10 Mobile reforça as trapalhadas da equipe de comunicação da Microsoft

Paulo Higa Por

Faz um ano que publiquei um artigo contando como as decisões da Microsoft estavam me agradando. De fato, Satya Nadella e as equipes de engenharia e produtos de Redmond fizeram e continuam fazendo um belo trabalho: eles transformaram a imagem da empresa (a Microsoft voltou a ser “legal” e conquistar fãs), lançaram bons produtos (superando a fase ruim do Windows 8) e se abriram para o mercado (quem imaginaria tantos produtos e serviços para Android, iOS e Linux na era Ballmer?).

Por isso é tão estranho acompanhar as trapalhadas que o pessoal de comunicação da matriz vem cometendo a todo momento. É anúncio que não se concretiza, datas de lançamento que são adiadas, regras que mudam quando alguém quer… E muitas vezes sem nenhum comunicado à imprensa, apenas declarações escondidas e jogadas no Twitter que, em vez de esclarecerem alguma coisa, acabam espalhando desinformação.

Existem outras falhas, mas a mais recente aconteceu nesta semana, com o lançamento do Windows 10 Mobile para smartphones antigos. Ou melhor: aconteceu nos últimos meses, já que o sistema “atrasou” diversas vezes, a ponto de virar piada. Em outubro, a promessa era que ele chegasse em dezembro. Em dezembro, o prazo foi ignorado devido às festas de final de ano. Em janeiro, a empresa enviou email aos parceiros para avisar que o lançamento seria em fevereiro. Como você notou ao olhar o calendário, essa data também não foi cumprida.

Microsoft, 2015.

Além disso, a Microsoft havia afirmado que todos os Lumias com Windows Phone 8 seriam atualizados para o Windows 10 Mobile. O tempo passou, a empresa não tocou mais no assunto e, nesta quinta-feira (17), a atualização chegou apenas para alguns aparelhos, deixando de lado modelos como os Lumias 925, 1020 e 520 (este último, o Windows Phone mais vendido no mundo).

Nas palavras da Microsoft: “Como o Windows 10 traz inovações significativas, muitos dispositivos antigos não poderão ser atualizados sem impactar na experiência de uso. Nosso objetivo é oferecer a atualização para o Windows 10 apenas para os dispositivos que sabemos que continuarão oferecendo uma boa experiência”.

O que isso significa? Os aparelhos que não estão na lista receberão a atualização em algum momento futuro ou serão abandonados? A nota oficial da Microsoft termina ali, então, obviamente, vamos cavar alguma coisa no Twitter: “Aparelhos com 512 MB de RAM não receberão atualização oficial para o Windows 10 Mobile”.

Você é um dos 12 milhões de compradores do Lumia 520?

Você é um dos 12 milhões de compradores do Lumia 520?

Não há informações sobre os smartphones com hardware superior, como o Lumia 1020, com 2 GB de RAM. Mas outro tweet escondido nos leva para um tópico no fórum de discussão da Microsoft, escrito por um funcionário da empresa, para esclarecer as dúvidas da atualização. Eis uma das perguntas: “Estou utilizando uma build do Windows 10 Insider no meu dispositivo, mas ele não está na lista de dispositivos que receberão o Windows 10 oficialmente. O que devo esperar para o futuro?”.

E a resposta: “Se você já tiver o Windows 10 Mobile Insider Preview no seu aparelho, pode continuar usando o aparelho sem suporte oficial. Não ofereceremos atualizações além da atual build 10586. Em algum momento no futuro, esses dispositivos também vão parar de receber atualizações do Windows 10 Mobile Insider Preview”. Depois, a Microsoft informou que não há planos para uma segunda onda de atualizações. Caso seu aparelho esteja na lista, parabéns. Se não estiver, sinto muito.

Eu poderia me estender por outros desastres de relações públicas da Microsoft, como o caso da atualização gratuita do Windows 10 para usuários piratas, ou da decisão de oferecer armazenamento ilimitado no OneDrive para todos os assinantes de Office 365 e depois voltar atrás alegando que os usuários estavam “abusando” da oferta (isso após todos os interessados já terem entrado no serviço, o que é no mínimo má fé por parte da empresa). Mas vamos focar em smartphones.

O problema de prometer e descumprir a promessa é que, além de ser falta de respeito com o consumidor, faz com que as palavras da empresa não valham nada. Se tudo pode mudar a qualquer momento, por que confiar no que estão dizendo agora?

Não é como se a Microsoft estivesse cometendo o erro pela primeira vez. No Windows Phone 7.5, havia uma expectativa de atualização para o Windows Phone 8, que não se concretizou — em vez disso, os usuários receberam uma atualização para o mico Windows Phone 7.8, que trazia algumas novidades estéticas para tentar imitar o novo sistema e continuava com um ecossistema de aplicativos ainda mais risível do que hoje.

Windows Phone 7.8: não tem nada do Windows Phone 8, mas pelo menos a tela inicial comporta mais Live Tiles

Windows Phone 7.8: não tem nada do Windows Phone 8, mas pelo menos a tela inicial comporta mais Live Tiles

Descobriu-se depois que a Microsoft já sabia que sua plataforma móvel teria vida curta: na verdade, o desenvolvimento do Windows Phone 8 começou antes mesmo do lançamento do Windows Phone 7, mas a empresa preferiu não contar isso aos usuários. O objetivo era “estabelecer uma nova abordagem de experiência de usuário e começar a criar um ecossistema para os desenvolvedores”, mesmo que isso significasse parar de dar suporte a milhões de aparelhos já vendidos.

Com o Windows 10 Mobile, a história se repete, penalizando os consumidores que não sabiam do caso ou, por algum motivo, continuaram acreditando nas palavras da Microsoft. Não apenas os smartphones com hardware limitado estão deixando de receber a atualização: aparelhos que apresentaram muitos bugs durante o desenvolvimento também foram deixados de lado. E isso inclui modelos antigos, mas que eram caríssimos na época de lançamento, como os Lumias 920, 925 e 1020.

Claro que, como já sabemos como a Microsoft funciona, tudo isso pode mudar. Algum funcionário em Redmond pode acordar de bom humor amanhã e, de repente, decidir algo positivo para os usuários antigos. No entanto, eu não consigo me lembrar de nenhuma decisão recente de “voltar atrás” da Microsoft (e foram muitas) que tenha sido boa para os consumidores.

Microsoft, pare de desrespeitar seus consumidores. E, por favor, tenha uma comunicação minimamente transparente com a mídia, em vez de esconder informações em tweets.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hildy
Desapontado! Sou um dos idiotas q investiu num Nokia Lumia 925 imaginando que receberia o Windows 10 Mobile. Simplesmente vou migrar possivelmente iOS mas avaliando uns Androids top de linha também Adeus Microsoft, cansei de ser trouxa e vcs n investirem poha nenhuma na gente q botou fé --'
Victor Mega
Lumia 925, 1020 sem atualizar?! Sério Microsoft?
João Feijó
Comprei 925 e tinha esperança que os idiotas da Microsoft entendesse que têm de conquistar um mercado que, até o momento, nunca se conseguiram impôr. Tenho o insider mas já não me permite atualizar mais, como foi descrito no artigo acima. Portanto só me resta descontinuar eu a Microsoft e ir para concorrência. Suspeito que milhares, senão milhões vão fazer o mesmo.
E_Palpatine
Ai carai, eu to pensando que esse negocio morreu, e tem gente remexendo com o defunto. Que apps estão chegando ? Me fala ai, tem um 830 aqui largado eu quero ver. Ah ta, é a mesma lixaiada de sempre.
JN Marcos

É sério isso que vai ficar no "é sério isso"? Cada vez mais apps chegando, quem não enxerga a diferença do Windows 10 para o Windows 8.1 (seja Phone ou para Desktops) é cego ou não quer ver.

JNMarcos
É sério isso que vai ficar no "é sério isso"? Cada vez mais apps chegando, quem não enxerga a diferença do Windows 10 para o Windows 8.1 (seja Phone ou para Desktops) é cego ou não quer ver.
E_Palpatine
W10M ??? De novo É SÉRIO ISSO ?
Levi Paesani
Faz tempo que não uso WP como principal, uso Iphone, nunca abandonei de vez pois tenho um 1020, e as fotos não tem nenhum quem bata, lamentei a iniciativa da M$, fui insider, senti na pele a drenagem absurda da bateria no 1020 bem como a lentidão na câmera. Mas se a M$ não é capaz de resolver problemas tão simples não deveria ter se posto a comprar a nokia. M$, meus pêsames vcs enterraram mais um SO, e o que é pior, de maneira vergonhosa, na base da mentira, não é a toa a queda na participação mundial que estão tendo. Espero que uma enxurrada de processos os obriguem a atualizar o que prometeram, só assim pra esse CEO de banana entender que comprometimento e integridade geram confiança. Quem vai se aventurar a desenvolver para uma empresa dessas?
Diih Takeshi
Triste né, Microsoft tem nos decepcionado cada dia mais, por isso na primeira oportunidade que eu tiver me mudo pro android, agora não posso pois acabei de comprar a alguns meses meu Lumia 640xl e não tenho condições no momento, e com os rumores de que chegarão os novos Surface phones ano q vem já imagino aparelhos da linha x40 sendo deixados pra trás da mesma forma que fizeram com a linha x30 estão dando atenção somente pros 550,650,950/xl ...
Joe Carvalho
É tipo vc entrar num puteiro e pagar o mesmo valor caro pela puta mais feia e perebenta. ¬¬
OldKnight100
Concordo em 100%. Estou na conta de ex fãs do Windows Phone. Tchau até nunca mais.
JN Marcos

Sim, muito sério. Os app estão bem mais atualizados. WhatsApp, por exemplo, é notável que recebe bem mais atenção agora, mesmo no WP. E quando "falei", estava falando da MS (foi sua pergunta), mas sim, os desenvolvedores em geral deram bem mais atenção com o W10. Netflix, Telegram são outros exemplos. Bem mais apps chegam ao mobile pelo W10M. E sim, a Microsoft deixou muito claro o fim do WP com a chegada do W10M.

dinho

Concordo em gênero numero e grau. Minha namorada esta no segundo Lumia e a permanência foi em função da garantia da atualização por parte da Microsoft em comunicado oficial. Inacreditável pq quem já uso um Lumia sabe que o sistema operacional tem muito potencial para ser desenvolvido, particularmente, apesar de ter Android, acho a utilização muito simples e interessante, perfeita para quem quer algo diferente do iPhone e do Android. Lamentável , não precisa nem dizer que o próximo vai passar longe do tio gates. Nada pior pra uma empresa que menosprezar ou mentir abertamente para seus consumidores, a resposta vai vir em queda de vendas.

Gilson Santana de Melo

Eu tenho um L930, atualizei pra o W10M, mais ta uma merda! Só não troquei ainda por que os aparelhos que eu quero ainda estão muito caros! Utilizo o basico mesmo do L930, whats, instagran, e-mail, ligar e receber e camera!
Mas posteriormente eu irei sair da MS! Por causa dessa falta de respeito da MS...

Amanto Moura

Eu gostava MUITO do WP, uso por 2 anos e via potencial na plataforma mas desde que a MS entrou no lugar da Nokia as coisas desandaram, e concordo muito com o seu comentário (e todos do post) tá ruim, já morreu assim que der compro um Nexus.

Exibir mais comentários