Início » Telecomunicações » Vivo libera chamadas por Wi-Fi para usuários de iPhone

Vivo libera chamadas por Wi-Fi para usuários de iPhone

Exclusivo: operadora trabalha para levar recurso de Wi-Fi Calling aos smartphones Android

Lucas Braga Por

O iOS 9.3 chegou nesta segunda-feira (21) e, sem muito alarde, a Vivo ativou o serviço de Wi-Fi Calling nos iPhones dos clientes. Com o recurso, é possível fazer e receber chamadas utilizando uma conexão à internet em vez do sinal tradicional de celular.

Atualmente, o Wi-Fi Calling do iPhone está disponível em pouquíssimos países. A Vivo é a primeira operadora do grupo Telefónica a disponibilizar o serviço, que funciona no iPhone 5c ou superior. Por trás de tudo está a plataforma TU Go, lançada em outubro, que virtualiza a linha telefônica e permite fazer chamadas em até cinco dispositivos usando a internet.

vivo-campus-logo-marca

IMG_1758

Para utilizar o Wi-Fi Calling, basta entrar em Ajustes, depois Telefone e ativar a opção Ligações Wi-Fi. O cliente receberá logo em seguida um SMS de confirmação e o nome da operadora será alterado para “VIVO TU Go”. Ao sair do Wi-Fi, o nome volta a ser “VIVO”.

Nos testes que fiz, o serviço oscilou bastante e, por diversas vezes, o telefone continuou sem o Wi-Fi Calling mesmo com a opção ativada e o dispositivo devidamente conectado a uma rede sem fio. Enquanto funcionou, as ligações foram feitas normalmente, com qualidade equivalente a da rede tradicional. As mensagens SMS e MMS também passam a funcionar com conexão à internet e são enviadas muito mais rápidas quando comparado ao método tradicional.

A novidade está disponível apenas para clientes pessoa física. Uma fonte ligada ao mercado informou ao Tecnoblog que a plataforma de Wi-Fi Calling (bem como o aplicativo Vivo TU Go) para clientes empresariais ainda está sendo desenvolvida e deve ser lançada em maio.

IMG_1759

Um dos maiores desafios é levar o Wi-Fi Calling para aparelhos Android. A fonte nos informou que a operadora irá conversar com fabricantes para disponibilizar a função. Por ser uma plataforma descentralizada, a implementação teria de ser feita por cada fabricante – este é um dos maiores entraves que as operadoras de outros países enfrentam para levar a função para todos.

A grande vantagem é que a funcionalidade expande a cobertura da operadora: se você estiver em uma área onde o sinal de celular tradicional é ruim, mas há conexão Wi-Fi, é possível continuar utilizando o celular normalmente para fazer ligações e enviar mensagens.

O serviço se mostra útil em viagens: conectado a uma rede Wi-Fi, é possível utilizar o celular com a tarifação padrão de sua área de registro. Dessa forma, o cliente com número de São Paulo que viaja ao Rio de Janeiro deixaria de pagar interurbano ao ligar para outro celular de São Paulo. Fora do país, o serviço é ainda mais interessante, uma vez que o cliente consegue escapar das altas tarifas de roaming internacional.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Manoel Yassuo Ohashi Neto
ME ENSINA A HABILITAR COMO NATIVO RODRIGO! To testando uma linha pré-paga. E uso iOS 10.3.3 Beta e ele so funciona pelo APP. Eu prefiro nativo :)
Michele Viviane Vasconcelos
Legal! Uso vivo e recebi um sms avisando do recurso. Me parece ser muito bom pra quem tem que fazer ligações para celulares de outras operadoras, ligações interurbanas, quando viaja... http://vivowificalling.clientes.ananke.com.br/. Na última semana usei e achei muito estável a ligação, não tem diferença. Detalhe: meu pacote é pré-pago, ilimitado para ligações locais, então, acredito ser vantajoso para mim.
José Arthur
Quero desabilitar o serviço TO GO é não consigo!!!??? ligo no 1058, e nada! desinstalei o aplicativo, e nada! enviei SMS com a palavra SAIR para 8846, e nada! Alguma ajuda ou solução??? a minha conta somente aumentou depois de instar o aplicativo, mais de 30%!!!
Cato
Sim. Esta atualizado. Mas meu problema foi solucionado após várias reclamações na Anatel. Já faz um tempo que está funcionando pra mim.
Iranilson Alemão
teu ios tem que estar na versão 9.3.2 ok
Iranilson Alemão
tu baixa o aplicativo na apple store,nome do app e TU,depois e so ativar o app no clr...
Fábio Costa Dos Santos
Para quem nao ta conseguindo ativa o tugo no iphone como eu fikei 1 semana tentando, tente o seguinte. Entre em Ajustes -> Telefone -> em meu numero reire o +55 deixe o dd + telefone e em Mostrar meu numero deixe ativado, aqui resolveu, entrei na rede tugo e funciona normal.
Gui Baldi
Ao mesmo tempo que "assinei" o Tu Go da VIVO, eu descobri esse recurso do Wifi Calling. Para que eu possa utilizar esse recurso, eu ainda preciso do Tu GO, ou ele faz isso automaticamente? Porque estou tendo um problemão em baixar o APP e verificar minha linha no serviço do Tu Go. Gostaria de saber se posso abandonar o aplicativo e usar só o Wifi Calling.
Gabriel Fernandes

Só por curiosidade qual o modelo do seu iPhone? To comecando a achar que é por causa do meu modelo do 5s que a frequência do 4g não é a mesma do brasil... No caso meu 5S é o modelo americano...

Zanac_Compile

Pois é... É sutil a diferença, mas eu acho que pra quem não é de TI é muito grande a diferença.

marcelomartins

Meu, sério, quanto tempo você não chega perto de um smartphone? Só existe 1 app, poe o número do teu telefone chega um sms. pronto. hehe..

demorou mais tempo pra você escrever essa resposta que pra habilitar o serviço..

Obvio que ser nativo é melhor. Mas nativo tb tem que aprender a usar.

Cato

Ainda não. A operadora tem 5 dias úteis para resolver. Tô no aguardo!

Douglas B

Mas o aplicativo tem a mesma função.. só que no aplicativo :)

Gabriel Fernandes

Conseguiu resposta ou ativação?

Vitor

É bem diferente cara. O Wi-Fi Calling funciona no próprio discador do sistema. Ele substitui as redes moveis pelo Wi-Fi. É só uma atitude da Vivo para diminuir a lotação de pessoas em suas torres. E a partir do Android 5.1 o Wi-Fi Calling também funciona, só falta a operadora liberar para Android

Exibir mais comentários