Vivo libera chamadas por Wi-Fi para usuários de iPhone

Exclusivo: operadora trabalha para levar recurso de Wi-Fi Calling aos smartphones Android

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 1 semana
Vivo

O iOS 9.3 chegou nesta segunda-feira (21) e, sem muito alarde, a Vivo ativou o serviço de Wi-Fi Calling nos iPhones dos clientes. Com o recurso, é possível fazer e receber chamadas utilizando uma conexão à internet em vez do sinal tradicional de celular.

Atualmente, o Wi-Fi Calling do iPhone está disponível em pouquíssimos países. A Vivo é a primeira operadora do grupo Telefónica a disponibilizar o serviço, que funciona no iPhone 5c ou superior. Por trás de tudo está a plataforma TU Go, lançada em outubro, que virtualiza a linha telefônica e permite fazer chamadas em até cinco dispositivos usando a internet.

IMG_1758

Para utilizar o Wi-Fi Calling, basta entrar em Ajustes, depois Telefone e ativar a opção Ligações Wi-Fi. O cliente receberá logo em seguida um SMS de confirmação e o nome da operadora será alterado para “VIVO TU Go”. Ao sair do Wi-Fi, o nome volta a ser “VIVO”.

Nos testes que fiz, o serviço oscilou bastante e, por diversas vezes, o telefone continuou sem o Wi-Fi Calling mesmo com a opção ativada e o dispositivo devidamente conectado a uma rede sem fio. Enquanto funcionou, as ligações foram feitas normalmente, com qualidade equivalente a da rede tradicional. As mensagens SMS e MMS também passam a funcionar com conexão à internet e são enviadas muito mais rápidas quando comparado ao método tradicional.

A novidade está disponível apenas para clientes pessoa física. Uma fonte ligada ao mercado informou ao Tecnoblog que a plataforma de Wi-Fi Calling (bem como o aplicativo Vivo TU Go) para clientes empresariais ainda está sendo desenvolvida e deve ser lançada em maio.

IMG_1759

Um dos maiores desafios é levar o Wi-Fi Calling para aparelhos Android. A fonte nos informou que a operadora irá conversar com fabricantes para disponibilizar a função. Por ser uma plataforma descentralizada, a implementação teria de ser feita por cada fabricante – este é um dos maiores entraves que as operadoras de outros países enfrentam para levar a função para todos.

A grande vantagem é que a funcionalidade expande a cobertura da operadora: se você estiver em uma área onde o sinal de celular tradicional é ruim, mas há conexão Wi-Fi, é possível continuar utilizando o celular normalmente para fazer ligações e enviar mensagens.

O serviço se mostra útil em viagens: conectado a uma rede Wi-Fi, é possível utilizar o celular com a tarifação padrão de sua área de registro. Dessa forma, o cliente com número de São Paulo que viaja ao Rio de Janeiro deixaria de pagar interurbano ao ligar para outro celular de São Paulo. Fora do país, o serviço é ainda mais interessante, uma vez que o cliente consegue escapar das altas tarifas de roaming internacional.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados