Como é utilizar o Android Auto nas ruas de São Paulo

Os detalhes do Android Auto no Brasil: carros, aplicativos e demonstração a bordo do Volkswagen Golf

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 3 semanas
android-auto-golf

O Google anunciou nesta quarta-feira (23) a chegada do Android Auto ao mercado brasileiro. Disponível em aparelhos com Android 5.0 Lollipop ou superior, a novidade será liberada oficialmente ao longo de abril para donos de veículos da Chevrolet, Honda e Volkswagen, levando os recursos do smartphone ao painel do automóvel.

Com o Android Auto, é possível acompanhar as informações do trajeto pelo Google Maps, fazer ligações telefônicas sem tirar a mão do volante e encontrar pontos de interesse ou descobrir a previsão do tempo pelo Google Now. Para isso, basta conectar o smartphone ao console do carro utilizando um cabo USB: o visor do celular será bloqueado e os dados serão espelhados na tela do veículo.

Quer entender como funciona? Nós já contamos nossas primeiras impressões sobre o Android Auto. Logo abaixo, você confere uma demonstração em vídeo do software automotivo a bordo do Volkswagen Golf, durante uma volta nos arredores do escritório do Google em São Paulo.

No lançamento nacional, o Android Auto contará com aplicativos como Vagalume e Superplayer. Também será possível escutar músicas no Google Play, TuneIn Radio e Spotify, acompanhar podcasts no Pocket Casts e interagir com seus contatos do Skype e WhatsApp. Por questões de segurança, é possível controlar o Android Auto apenas por comandos de voz enquanto o veículo estiver em movimento; o teclado virtual só aparece quando o carro está parado. Não há um “modo passageiro”, como no Waze.

Aliás, uma ausência notável no Android Auto é o Waze. O Google diz entender a importância do aplicativo de GPS no mercado brasileiro e está trabalhando para adaptá-lo ao Android Auto, mas ainda não há previsão de lançamento nos automóveis. A empresa ressalta que as informações de trânsito do Waze já são integradas ao Google Maps.

android-auto-golf-3

Nesta primeira fase, você poderá encontrar o Android Auto nos carros da Chevrolet (Cobalt), Honda (Accord) e Volkswagen (Gol, Voyage, Fox, Saveiro, Golf, Jetta, Tiguan, Passat e Fusca). A Pioneer já comercializa no Brasil o AVIC-F70TV, uma central multimídia compatível com Android Auto para os veículos que não tenham a funcionalidade embutida.

O Google já adiantou que trabalha com as montadoras Fiat, Ford, Hyundai, Mitsubishi e Suzuki para lançar mais automóveis compatíveis com o Android Auto no mercado brasileiro.

Receba mais sobre Android Auto na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados