Início » Celular » Termos de uso do iPad podem garantir atualizações grátis

Termos de uso do iPad podem garantir atualizações grátis

Avatar Por

O iPad começa a ser distribuído no próximo sábado, dia 03 de abril (como você já leu aqui no TB). No entanto, a Apple já começa a se movimentar para que o lançamento do produto aconteça sem obstáculos. Ontem mesmo a empresa disponibilizou para download - com mais de cem megas - a versão 9.1 do iTunes, que já suporta o tablet PC.

Também já foram encontrados nos servidores da empresa arquivos que sinalizam a chegada do gadget. O firmware do iPad, por exemplo, já é conhecido: iPad1,1_3.2_7B367_Restore.ipsw. Mas o que chama mesmo a atenção são os termos do uso do iPad (EULA), que podem garantir que as atualizações do sistema não custem nada para seu dono.

Os termos de uso do dispositivo dizem o seguinte, em tradução livre:

A Apple vai prover qualquer atualização de software iPad OS que ela poderá vir a lançar de tempos em tempos, até mesmo e incluindo a próximo grande lançamento do software iPad OS que seja imediatamente seguinte à versão do software iPad OS que foi originalmente distribuída pela Apple no seu iPad, gratuitamente.

Parece confuso, mas o próprio documento exemplifica a situação: "se o seu iPad originalmente foi entregue com o software versão 3.x, a Apple vai fornecer quaisquer atualizações do software que ela possivelmente lançar, até mesmo e incluindo o software versão 4.x".

Mas não adianta se animar muito. A própria empresa avisa que nem todos os recursos de futuras versões do iPad OS serão disponibilizados de graça. "Tais atualizações e lançamentos não deverão necessariamente  incluir todos as novas funcionalidades de software que a Apple lançar para novos modelos do iPad".

A publicação dos termos de uso do iPad é importante porque tranquiliza o comprador do aparelho com relação a custos futuros de manutenção. Eu, por exemplo, sou dono de um iPod Touch. Infelizmente sempre que uma nova versão do iPhone OS é liberada, nós temos que pagar por essa atualização. Já donos de iPhones propriamente ditos recebem a atualização de graça.

É bem verdade que isso ocorre possivelmente devido à forma como o iPod Touch é comercializado. Dizem até mesmo que a Apple não gosta dessa prática e está tentando mudá-la. Mas pelo menos no caso do iPad tal situação fica mais clara.

[via Ars Technica]

Mais sobre: , , ,