Início » Telecomunicações » Os brasileiros não estão muito satisfeitos com serviços de telefonia e banda larga

Os brasileiros não estão muito satisfeitos com serviços de telefonia e banda larga

Lucas Braga Por

Anatel

Entre agosto e novembro de 2015, a Anatel realizou uma pesquisa de satisfação e qualidade percebida com clientes de serviços de telefonia fixa, telefonia móvel (pós e pré-pago) e banda larga fixa. Os resultados não são muito bons: nenhuma das categorias conseguiu atingir nota 7.

No ranking geral, quem levou a melhor avaliação foi o serviço de telefonia fixa, com nota 6,97. Logo em seguida está o celular pós-pago, com 6,72, seguido pelo celular pré-pago com 6,62 e, em último lugar, a banda larga fixa, com 6,58. Os parâmetros são de 0 para totalmente insatisfeito e 10 para totalmente satisfeito.

Telefonia móvel

 

Satisfação geral do serviço de celular pré-pagos

Satisfação geral do serviço de celular pré-pago

Na modalidade pré-paga, houve empate técnico entre três grande operadoras: Claro, Oi e TIM. Das quatro maiores operadoras, a Vivo lidera a satisfação média com nota de 6,8, mas quem está na liderança são as operadoras Sercomtel e Algar, com notas de 7,81 e 7,05, respectivamente.

satisfacao-geral-pos-pago

Já para o serviço pós-pago, quem figura em primeiro lugar é a Porto Seguro Conecta, uma operadora virtual baseada na rede da TIM, e em segundo lugar aparece a Vivo. Houve empate técnico para o 3º lugar (Algar e Claro) e 4º lugar (Nextel e TIM). A Oi é a operadora com as piores avaliações, figurando no último lugar com a nota 6,26.

A subcategoria “Oferta e Contratação” engloba a facilidade de entendimento dos planos e serviços contratados e se a operadora cumpre o que promete e divulga em sua publicidade.

Oferta e Contratação – celular pós-pago

Oferta e Contratação – celular pós-pago

Oferta e Contratação – celular pré-pago

Oferta e Contratação – celular pré-pago

Quanto ao funcionamento, são considerados os atributos relacionados a utilização dos serviços de voz e dados, como qualidade de chamadas, velocidade e queda de conexões e disponibilidade do serviço na hora do uso. É interessante notar que a percepção do usuário pré-pago quanto ao funcionamento é levemente superior a do cliente pós-pago.

Funcionamento – celular pós-pago

Funcionamento – celular pós-pago

Funcionamento – celular pré-pago

Funcionamento – celular pré-pago

Por fim, um dos assuntos mais sensíveis é o atendimento ao cliente. As medições são referentes a diversos canais de atendimento, seja via telefone, internet ou mesmo na loja da operadora.

atendimento-pos-pago

Atendimento – celular pós-pago

Atendimento – celular pré-pago

Atendimento – celular pré-pago

Internet banda larga fixa

Duas operadoras pequenas lideram a percepção de qualidade de usuário: Live TIM (RJ e SP) e Cabo Telecom (RN) tiveram empate técnico na primeira posição, enquanto a Sercomtel figurou em 2º lugar com nota 7,56. Em terceiro lugar se encontra a GVT, com 7,27. A NET empata a 4ª posição com a Algar, seguida pela Blue (que atua no interior dos estados de MG, RJ, RS e SC). A operadora de banda larga com a pior nota é a Sky, que oferece o serviço por meio de uma rede LTE, avaliada em 5,74.

Satisfação geral

satisfacao-geral-banda-larga

Oferta e Contratação

oferta-e-contratacao-banda-largaAtendimento

atendimento-banda-larga

Funcionamento

funcionamento-banda-larga

Telefonia fixa

Apesar de ser cada vez menos utilizado, o serviço de telefonia fixa também foi estudado pela Anatel. E foi o serviço com a melhor percepção de qualidade do consumidor, com média de 6,97.

satisfação-geral-telefone-fixo

É bom observar que realmente existem discrepâncias de qualidade entre operadoras em diferentes regiões. Ainda assim, as pesquisas revelam que as companhias estão longe de oferecer um serviço de excelência, que é o que prometem na hora de vender um produto.

Os dados completos sobre a pesquisa estão disponíveis na íntegra no site da Anatel. Os dados incluem inclusive as informações de qualidade para cada estado e serviço. A metodologia da pesquisa também foi completamente detalhada para quem tiver dúvidas sobre o processo. A agência ainda informa que os dados sobre o serviço de TV por assinatura serão divulgados em abril.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Legend of Mana
2010? está mais para 2004
BaconINFINITO
2010? está mais para 2004
Tiago Celestino
Nem precisava de pesquisa para saber isso.
Angelo Costa
Não dá pra comparar um empresa " bairrista" com uma empresa nacional ....outra infra estrutura.
Angelo Costa
Anatel não ajuda as operadoras, só vive em aplicar multas ....outra coisa errada nessa pesquisa, não dá pra comparar a rede de uma Algar e Sercomtel que se limita um espaço pequeno com a rede das outras maiores operadoras do país.
Keaton
Sério. Por que a Anatel gasta dinheiro em pesquisas óbvias ao invés de forçar as operadoras a melhorarem a infraestrutura ao inves de apenas ferrarem os usuários de streaming?
Augusto
É o fim do mundo.. Ainda estou pasmo que isso vai mesmo acontecer. Retrocesso.
Deilan Nunes
Espere até chegar o limite de banda :)
Mário Avelino
"não estão muito satisfeitos" é eufemismo!A Anatel parece servir pra coisa alguma. Multas não são pagas, serviços não são prestados corretamente, o mercado não melhora, a concorrência diminui dia a dia, a oferta não amplia, as operadoras não investem e poucas cumprem as metas. Pra que mesmo que essa agencia serve?
João
Era preciso essa notícia? zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
tiagoluz8
Injusto?? As grandes tem dinheiro pra contratar mais funcionários e ter uma cobertura de suporte até melhor que as empresas locais, mas isso significa diminuir os bônus dos chefes.
Augusto
Eu gostaria que empresas como essa realmente conseguissem se destacar e crescer. Chega de empresas que discrimina preços pra enriquecer em cima da ignorância do povo.
Leandro Santos
tem certeza q anatel precisava fazer essa pesquisa para saber q tudo aqui é ruim? era só olhar a quantidade de reclamação!!!
Daniel Araújo
Eu morei em Natal boa parte da minha vida e digo uma coisa: a Cabo Telecom realmente merece estar no primeiro lugar, e não é à toa. Tanto que a Oi, a GVT, a TIM, NET, e afins nunca conseguiram desbancar a empresa lá.Primeiro que os preços são bem honestos na minha opinião, mas o grande diferencial da empresa é o suporte. Em janeiro deste ano, quando estive visitando minha família, tive um incidente em minha casa e liguei para o suporte. Era uma sexta-feira ou coisa do tipo, era umas 11 da manhã e me deram o prazo de 12 horas (o que já é bem abaixo da média dos provedores) para irem à minha casa ver o problema. Chegaram às 12:30 lá e resolveram. Quando pedi pra instalar a internet na casa de minha avó, também foram no dia seguinte e fizeram TUDO, incluindo cabeamento e afins. É surrealmente incrível o serviço.Enquanto isso, a Oi te pede um prazo de 10 dias... Onde moro atualmente (Bahia), um suporte como este faz muita falta.
mithsiel
Empresas de telefonia brasileira analisando os dados das pesquisas da Anatel:
Rafael Frozen
E o fodase pra essas pesquisas?Ninguém vai melhorar nada. O Governo torna super burocratico melhorar a estrutura existente e as companhias não tem boa vontade nenhuma. Pelo contrário. Capam os serviços ao invés de procurarem soluções reais.E a gente vai fazer o que? Boicote da banda larga? Não. Temos que nos foder mesmo.
Marcelo Vieira Migliorini
deus queira que em 2017 nao tenhamos o modelo de 1997 (horas ou dados)
Augusto
Recebendo em 2016 a internet que o mundo tinha em 2010