Lenovo Vibe K5: a volta dos smartphones de R$ 999

Com tela de 1920x1080 pixels, 2 GB de RAM e processador octa-core, Vibe K5 fica abaixo dos mil reais

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 mês

A Lenovo revelou nesta quarta-feira (30) o Vibe K5, segundo smartphone da empresa no mercado brasileiro. O aparelho é levemente inferior ao Vibe A7010, que marcou a estreia dos chineses no país. Com tela de 5 polegadas, processador octa-core Snapdragon 616 de 1,5 GHz e 2 GB de RAM, ele fica abaixo da linha psicológica dos mil reais — faz tempo que a gente não vê celulares minimamente interessantes sendo lançados por esse valor.

O Vibe K5 concorre no segmento intermediário, estando um pouco acima do Moto G de 3ª geração. A tela é uma IPS LCD de 5 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels e há câmeras de 13 MP (traseira) e 5 MP (frontal), além de 2 GB de RAM. Em relação ao irmão da Motorola, a Lenovo apostou em mais bateria (2.750 mAh) e um Android com interface personalizada e recursos adicionais, ainda na antiga versão 5.1 Lollipop.

lenovo-vibe-k5-3
lenovo-vibe-k5-6

Durante a coletiva de imprensa, a Lenovo garantiu publicamente que tanto o Vibe K5 (no exterior conhecido como Vibe K5 Plus) quanto o Vibe A7010 serão atualizados para o Android 6.0 Marshmallow, mas ainda não informou uma previsão de liberação.

Assim como no Vibe A7010, a Lenovo incluiu alto-falantes estéreo com suporte ao Dolby Atmos, que melhora a qualidade do áudio e aumenta o volume do som. Outro diferencial de software é que a empresa está dando a opção de escolher entre o launcher da Lenovo (sem bandeja de aplicativos) e a opção nativa do Android, mais parecida com a utilizada nos celulares da Motorola.

lenovo-vibe-k5-5
lenovo-vibe-k5-7

Inspirada nas boas práticas da Motorola, a Lenovo diz que não coloca bloatwares em seus aparelhos, mas o Vibe K5 traz mais que a experiência pura do Android, assim como no Vibe A7010 — há um aplicativo de temas, por exemplo, e o software da câmera foi modificado para incluir novas opções, como um modo embelezador e a possibilidade de tirar selfies fazendo um gesto de “v” com os dedos.

O design não impressiona, especialmente se comparado com o Vibe A7010. O Vibe K5 traz uma carcaça com “acabamento de alumínio premium”, nas palavras da Lenovo, mas sem muita sofisticação — e tem até alguns detalhes, como as bordas cromadas, que imediatamente me fazem relembrar os aparelhos de baixo custo da Samsung.

O modelo brasileiro tem suporte a dois chips 4G e 16 GB de armazenamento, com preço de R$ 999, nas cores prata, grafite e dourado. Ele será comercializado a partir desta quarta-feira (30) no varejo e na loja online da Lenovo. A fabricante também venderá duas edições especiais do Vibe K5 a partir das “próximas semanas”, que contarão com fone de ouvido da JBL, capinha transparente e película para proteger a tela.

Atualizado às 14h48 para corrigir a informação sobre o acabamento do Vibe K5.

Receba mais sobre Lenovo Vibe K5 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados