Todas as novidades que a Microsoft apresentou hoje (março de 2016)

Novos recursos no Windows 10, Cortana mais inteligente e um show de inteligência artificial estão inclusos

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 ano
microsoft-build-2016

A Microsoft demonstrou uma série de novidades para os seus produtos na Build, sua conferência para desenvolvedores, que aconteceu nesta quarta-feira (30). Como novidades, vimos as principais funções da atualização de aniversário do Windows 10, que incluem suporte ao Bash, uma Cortana mais inteligente, além de bots automatizados que analisam chats para te ajudar em qualquer coisa.

Resumo para preguiçosos

Não quer ler esse textão cheio de informações úteis sobre o futuro da companhia? Tem pouco tempo? Não tem problema, eu serei seu guia. Abaixo, os principais pontos do evento para leitura em menos de um minuto:

  • Windows 10: Novidades no Hello, Windows Ink e finalmente suporta Bash, a linha de comando em Unix. Chega entre junho e setembro no Brasil.
  • Xbox One: também vai receber a atualização para o Windows 10, com direito a apps universais e Cortana.
  • Cortana: falando nela, ela ficou bem mais inteligente. Agora a assistente digital marca eventos sozinha, te lembra de coisas que você prometeu por e-mail e suporta aplicativos de terceiros, como Skype e Slack.
  • Bot Framework: qualquer desenvolvedor pode usar APIs de inteligência artificial para construir bots para pedir pizza, por exemplo. É muito fácil aprimorá-los.
  • Cognitive Services: aprendizagem de máquina e inteligência artificial ajudam a descrever imagens e traduzir voz para texto.

Voltando…

No começo da apresentação, Satya Nadella, CEO da Microsoft, fez um discurso sobre como é importante a relação da tecnologia e sociedade e como a Microsoft está comprometida a promover “uma nova forma de computação”. A abordagem ainda é a de “mobile-first, cloud-first”, mas Nadella também falou da importância da inteligência artificial hoje.

Os números da distribuição do Windows 10 também foram atualizados: agora o sistema operacional está em mais de 270 milhões de computadores ao redor do mundo, com mais de 75 bilhões (!) de horas de uso em 8 meses de vida. A adoção ao sistema operacional é a mais rápida já vista.

Segundo a Microsoft, todos podem migrar para o Windows 10, estando com um computador novo, um PC com 5 anos de idade, “ou até mesmo um Mac novo”, brincou a empresa. Além da rápida adoção por consumidores, a Microsoft trabalha em expandir o Windows 10 para empresas. 4 milhões de computadores do Departamento de Segurança dos Estados Unidos vão receber a atualização.

Windows 10 tem a adoção mais rápida já vista entre os sistemas da Microsoft.
Windows 10 tem a adoção mais rápida já vista entre os sistemas da Microsoft. (Foto: Reprodução/The Verge)

Novidades no Windows 10

O objetivo da Microsoft com a atualização de aniversário é aprimorar a computação pessoal e sua relação com a sociedade. A empresa anunciou novidades do Windows Hello, que agora se integra com o Microsoft Edge, além de aprimorar o uso de canetas stylus com dispositivos com touch. A atualização deve chegar entre junho e setembro no Brasil.

A integração do Windows Hello é bem interessante, porque o mecanismo de segurança que antes era usado principalmente para fazer login agora pode ser usado por sites. Na demonstração, Terry Myerson fez login em um banco só com a impressão digital. Vai da criatividade dos desenvolvedores popularizarem isso, e é uma boa iniciativa para o Edge.

windows-ink

Além disso, a Windows Ink, plataforma que integra as canetas stylus com o Windows, ganhou novidades. Acima, você pode ver o novo Ink Workspace, que é uma espécie de área de trabalho para você trabalhar com a caneta, seja para fazer anotações, desenhos e até selecionar aplicativos que tem uma boa integração com a caneta.

Na conferência, a Microsoft ainda perguntou para todos que estavam lá se eles ainda faziam anotações no papel. Muita gente respondeu que sim, e uma pesquisa conduzida pela empresa diz que 72% das pessoas ainda usam papel e caneta por pelo menos uma hora ao dia. Com essa atualização, a empresa mira nesses usuários que podem fazer o uso da praticidade do computador para anotar coisas simples.

Nessa mesma linha de pensamento, se você anotar um lugar ou lembrete, a Cortana vai reconhecer e criar um evento na sua agenda. Se você escrever “ligar para mamãe amanhã”, ela reconhecerá o que foi escrito e criará um lembrete.

Foto: Reprodução/The Verge
Foto: Reprodução/The Verge

A Microsoft fez questão de demonstrar que pensa nessa interação da caneta-computador como uma plataforma separada. Assim, ela ganhou integração com vários aplicativos como o Mapas (traçar uma rota fará a Microsoft a dar direções), Adobe Illustrator CC e PowerPoint, que ganharão atenção especial como desenho por régua ou estêncil digital.

Se você prefere utilizar aplicativos especiais para o Windows 10, vai ficar feliz com essa alternativa: uma atualização para o aplicativo da Starbucks e novos aplicativos universais do Facebook, Instagram e Messenger chegarão à Windows Store em breve. O Facebook Audience Network também estará disponível como SDK para os desenvolvedores.

Captura de Tela 2016-03-30 às 13.13.55

Bash para Windows 10. Uia! A Microsoft anunciou na coletiva que o interpretador de comandos bash, comum em sistemas baseados em Unix, vai chegar ao Windows 10. Assim, códigos que podem ser normalmente usados em computadores com Linux ou OS X não vão ter problema em rodar na plataforma da Microsoft. Com a novidade, desenvolvedores terão acesso a milhares de ferramentas open source na linha de comando.

Conversor de apps desktop. Com as controvérsias na atualização para o Windows 10 Mobile, a Microsoft quer que mais desenvolvedores transformem seus aplicativos em apps universais. Com essa ferramenta, será mais fácil pegar um aplicativo comum e convertê-lo para um “app moderno”, que poderá ser publicado na Windows Store. Os aplicativos modernos convertidos terão acesso às APIs universais para rodarem em todas as plataformas do Windows 10.

Xbox One Universal

windows-10-jogos

Phil Spencer, chefe da divisão de Xbox da Microsoft, foi ao palco para anunciar as novidades da plataforma. Finalmente, o Windows 10 chegará para o Xbox One, o que trará mais integração entre o console e o ecossistema do Windows, incluindo a criação de apps universais. Como exemplo da novidade acima, a Microsoft converteu Age of Empires II HD da Steam para um app universal e ele rodou sem problemas.

Para desafiar os códigos, eles também converteram o Witcher 3, lançado no ano passado, para o ecossistema do Windows 10. Os benefícios são muitos: o app pode usar com mais consistência os recursos específicos da plataforma, como os blocos dinâmicos e notificações nativas, além de funcionar com controles do Xbox One.

Para os desenvolvedores, a Microsoft também anunciou um kit de desenvolvimento para o Xbox One, tornando possível a exportação de aplicativos do Visual Studio para serem usados diretamente no Xbox, como qualquer outro dispositivo com Windows. Na demonstração, um aplicativo universal desenvolvido para Windows funcionou perfeitamente no Xbox, incluindo a função de reconhecimento de voz.

Por fim, a atualização de aniversário do Windows 10 trará a assistente pessoal Cortana para o Xbox One, além da possibilidade de escutar música enquanto um jogo está em execução. Mais novidades para o console, segundo a Microsoft, serão demonstradas na conferência E3, que acontece em junho.

microsoft-hololens
Alex Kipman, brasileiro por trás do Kinect e HoloLens, emocionado com as novidades da empresa.
microsoft-hololens-2

HoloLens para desenvolvedores

Hoje também é um grande passo para o HoloLens, óculos de realidade aumentada da Microsoft. A partir desta quarta-feira (30), o HoloLens começará a ser entregue para os desenvolvedores, assim como o aplicativo Galaxy Explorer e seu código-fonte para aprimorar o desenvolvimento e testes com a “realidade misturada”.

galaxy-explorer-hololens
medicina-hololens
hololens-medicina-2

A Microsoft também demonstrou na conferência como o HoloLens é útil para estudantes de anatomia, que podem ver os órgãos do corpo humano com o HoloLens. Os óculos também podem ser usados para dar aulas: o doutor Mark poderia dar uma aula para estudantes usando o HoloLens usando a conferência, já que seu rosto e mãos aparecem para demonstração.

Além disso, a imagem do cérebro acima foi gerada a partir de uma ressonância magnética (RMI, na sigla em inglês) de um paciente real. Em uma sala, os estudantes podem andar ao redor do holograma e ver as orientações do professor, que disse não ter entendido ainda a complexidade do cérebro humano até ter usado o HoloLens.

destination-mars-hololens

Como demonstração das utilidades dos óculos, a Microsoft também mostrou o Destination: Mars da NASA, agência espacial americana, exclusivamente para quem estava assistindo à Build. Esse projeto, agora em realidade virtual, permite que os consumidores do HoloLens explorem o planeta Marte junto com os astronautas da NASA.

Cortana mais inteligente

Depois de um discurso que falou sobre o poder da linguagem humana, e uma breve menção à Tay, robô da Microsoft que aprende com humanos que se mostrou um pouco desastrosa, Satya Nadella chamou ao palco Marcus Ash para falar das novidades da Cortana.

Segundo Nadella, a linguagem humana é a nova UI, robôs “são os novos aplicativos” e assistentes digitais são os novos meta apps (ou novos browsers); ou seja, a AI está basicamente intrínseca em todas as suas interações com a tecnologia. A Microsoft não quer um duelo entre homem e máquina, mas sim uma união entre os dois.

cortana-outlook-email
cortana-enviar-email

Marcus Ash, do time da Cortana, também demonstrou as novidades da Cortana, a assistente digital da Microsoft. Ela agora fica bem mais útil, analisando o seu e-mail e te dando sugestões ou lembretes automaticamente para você não esquecer nada do que tem que fazer.

A Microsoft não se limitou a novidades bobas, como a possibilidade de fazer piadas. Em integração com o novo Outlook e seu calendário nativo, a assistente digital te lembra de fazer coisas que prometeu. Por exemplo, na imagem acima, ela disse para o Ash para ele não esquecer de enviar a um colega uma apresentação por PowerPoint. Só com um comando de voz, ele fez isso, enviando um e-mail com o anexo e uma mensagem automática.

Já que a Cortana não está atrelada a um dispositivo em particular, ela pode mostrar notificações como essas em dispositivos com Android também, por exemplo. Tarefas como a do MS Expense (que reúne todos os seus gastos automaticamente), por exemplo, podem ser salvas direto do dispositivo com Android.

A assistente digital está cada vez mais poderosa. Ash perguntou “que loja de brinquedos eu fui no ano passado durante a Build?”, ela analisou os dados de localização do usuário e deu a resposta correta: Ambassador Toys. Tudo isso com informações de endereço, navegação, avaliação e contato.

Cortana e áreas de conversação

Agora sim! Nadella foi ao palco para anunciar novas ferramentas que a Microsoft usará para analisar as suas conversas (no bom sentido). Em parceria com empresas Groupme, Kik, Line, Skype, WeChat, e Slack, além de SMS e e-mail, a Microsoft anuncia novidades e questiona: “imagina se pudéssemos levar a sua assistente pessoal digital às suas áreas de conversa?”. E é isso que eles vão fazer.

cortana-skype-agendamento

Como demonstração, Lilian Rincon, que trabalha com o Skype, anunciou novos recursos para o serviço ficar mais inteligente, como demonstrado no aplicativo para Windows Phone (única vez que a plataforma apareceu na keynote, inclusive). A Cortana analisará suas mensagens e te ajudará sempre que puder, seja sublinhando um trecho importante e mostrando um card informativo ou marcando uma reserva de hotel para você.

Agora você poderá conversar com a assistente digital pelo Skype, por texto, mas com a possibilidade de marcar eventos no seu calendário, por exemplo. No caso acima, Rincon demonstrou a reserva de um quarto no Westin Hotel com a ajuda da Cortana, onde a assistente digital entrou na conversa para ajudar o usuário. Muito bacana.

cortana-skype-conversa
cortana-skype-conversa-2

Quando a ação terminar, o “hotel” sairá da conversa e você poderá pedir mais o que quiser para a Cortana. Na demonstração, a Cortana percebeu que Rincon agendou uma viagem para Dublin, mesmo lugar que uma amiga dela mora. Dessa forma, a assistente sugeriu para ela avisar à amiga para marcar algo.

“Como eu não sei que horas são em Dublin agora, não vou ligar, mas mandar uma mensagem”, disse Rincon. Ao clicar no botão de mensagem, a Cortana automaticamente preencheu o campo de texto com o nome da amiga, a data da viagem e um “adoraria botar o papo em dia” no final.

Inteligência até em vídeo: os robôs de vídeos do Skype. Desenvolvedores interessados também poderão acessar a plataforma do Skype e construir um robô para fazer ações como as demonstradas acima aqui. Aliás, todas as novidades acima não são exclusivas do Windows Phone: usuários de Android, iOS e até de HoloLens poderão utilizar esses recursos ainda hoje (!).

cortana-intelligence-suite

Só imagino quando mais aplicativos implementarem esse recurso. E esse é o desejo da Microsoft: eles querem deixar mais fácil para todos os desenvolvedores, que fazem aplicativos, construir robôs inteligentes. Com a Cortana Intelligence Suite, eles terão acesso a uma estrutura de bots, serviços cognitivos, além de aprendizagem de máquina usada pela assistente digital.

microsoft-bot-framework

Microsoft Bot Framework

E tudo isso pode ser usado por empresa ou desenvolvedor para “conectar bots a usuários” em qualquer conversa, seja no Skype, Slack, Telegram e até SMS (!), disponível em milhões de celulares simples (ou dumbphones). Acima, Dan Driscoll mostrou um bot que ele mesmo construiu e usa uma API para pedir pizza pela Domino’s. E funciona mesmo!

É um recurso interessante porque a Microsoft oferece ferramentas para os desenvolvedores fazerem o robô entender melhor a linguagem digital. Eles podem adicionar sinônimos para os comandos, sem que o bot seja confundido facilmente por verbos e palavras diferentes, mas que naquele contexto significam a mesma coisa.

Imagem: Reprodução/The Verge.
Imagem: Reprodução/The Verge.

Isso se caracteriza como uma aprendizagem de máquina, mas oferecida em uma interface simples, em que a pessoa não precisa nem saber programar para aprimorar o robô. Como exemplo, Lili Cheng subiu ao palco para mostrar como o bot pode aprender com o tempo com a ajuda dos atendentes.

Quando o robô não entender o que o consumidor disse ao fazer o pedido, ele pode redirecioná-la a um atendente para esclarecer o pedido. Na demonstração, o bot não identificou corretamente o local em que a pizza seria entregue, o que foi posteriormente esclarecido pelo atendente. Em tempo real, com a supervisão de um humano, o bot ficou mais inteligente logo na hora do pedido. E ele pode ser apenas um atendente comum, sem precisar ter habilidades de desenvolvimento.

microsoft-reconhecimento-voz

Microsoft Cognitive Services

Por fim, a Microsoft terminou a coletiva demonstrando sua tecnologia que de IA que lê cenas da vida real e descreve, útil para aprimorar a acessibilidade para cegos, por exemplo. Cornelia Carapcea, gerente de programas da Microsoft, subiu ao palco para detalhar as novidades.

São mais de 22 APIs disponíveis para desenvolvedores, que trabalham com aprendizagem de máquina. Uma delas trabalha na conversão de voz para texto analisando o contexto. Batizada de CRIS (Custom Recognition Intelligent Service, ou Serviço Inteligente de Reconhecimento Customizado, na tradução livre), ela ouviu uma criança falar, percebeu que certos objetos eram mencionados e transcreveu-os pelo contexto.

A demo of what’s possible with Microsoft Cognitive Services The Seeing AI app (#AudioDescription version) #Build2016https://t.co/jaLo3IMpg8

— Microsoft (@Microsoft) March 30, 2016

Na apresentação, eles também demonstraram um site em que você envia uma imagem e ele descreve o que tem nela, com um exemplo do icônico quadro da Mona Lisa que não foi bem reconhecido (propositalmente, já que o assistente não havia sido treinado para reconhecer isso).

Mas o mais fascinante foi o último exemplo, visível no vídeo acima, em que o software detectou rostos, gêneros, idades, emoções, podendo rodar em simples óculos especiais para cegos. Ele até lê cardápios de restaurantes, tudo graças à inteligência artificial. É muito interessante, além de tudo o que foi mostrado no vídeo, ver que a Microsoft colocou no projeto um engenheiro de software cego, que agora é beneficiado pela tecnologia.

Com informações: The Verge.

Receba mais sobre Microsoft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados