Este é o personagem principal de Game of Thrones, segundo algoritmos

É muito interessante ver como a matemática pode ajudar a estudar tramas complicadas

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana
game-of-thrones-season-4-episode-6-tyrion-trial-hbo

É claro que você já ouviu falar de Game of Thrones. A série de TV transmitida pela HBO é baseada nos livros As Crônicas de Gelo e Fogo, escritos por George R. R. Martin, e é conhecida por sua enorme complexidade, com uma densidade incrível de personagens e detalhes, que formam uma história rica.

Uma discussão frequente entre fãs da série, que pode se relacionar (ou não) com a pergunta de “Quem vai ser o próximo a dominar os Sete Reinos?” é quem é o personagem principal. Ora, com mais de 2 mil (!) nomes que apareceram nos livros, 87 atores principais na série e 24 personagens que têm capítulos ao longo da trama, é uma pergunta válida.

Sem precisar promover muitas discussões, dois apaixonados por matemática da Universidade de Macalester (Mineápolis, EUA) resolveram usar os cálculos para estimar quem é o integrante mais importante da trama. Depois de analisar uma série de fluxos de informação e trabalhar com algoritmos, o resultado chegou em Tyrion Lannister.

personagens-game-of-thrones

Como você pode ver na teia acima, não foi um resultado fácil de se chegar. Os pesquisadores usaram a ciência de rede, um ramo da teoria de grafo aplicada que se relaciona com áreas como a sociologia, economia, física, ciência da computação e matemática. Eles precisaram enxergar o mundo de Game of Thrones em uma rede social, contando interações entre os personagens desde o terceiro livro da saga, A Tormenta de Espadas.

Isso foi feito com uma certa metodologia: cada vez que dois personagens apareciam a 15 palavras de distância um do outro, uma conexão era adicionada. As conexões eram pesadas de acordo com a proximidade que os personagens aparentavam ter. Não é como se eles fossem amigos, afinal, quem é amigo de quem em Game of Thrones?

Os matemáticos afirmaram optar só por analisar o terceiro livro da saga porque a principal narrativa já está madura e os personagens estão espalhados pelo mundo e imersos em seus círculos sociais. E as cores nas imagens também representam sete principais comunidades, como os Lannisters e Porto Real, Bran e seus amigos, a Daenerys e Essos, e assim por diante.

TyrionSecondSons

Para ter uma maior precisão na categorização das relações, os pesquisadores classificaram os personagens de acordo com sua conexão com os outros e pesaram-as de acordo com a importância dos integrantes em que eles relacionavam. Eles usaram até o PageRank, algoritmo que o Google usa para posicionar os sites nas suas buscas, para recompensar os personagens pela importância.

Ainda assim, não quer dizer que Tyrion seja o único personagem importante da série. Os próprios matemáticos frisaram que o Jon Snow está “em uma posição única” na trama, se conectando com lordes de alto nascimento, toda a milícia da Patrulha da Noite, e até mesmo os selvagens Pra Lá da Muralha. A Sansa Stark vem logo em seguida, personagem que enfrenta muita coisa ao longo da série.

E a Daenerys? A Mãe dos Dragões (que tem outra dezena de títulos) almeja conseguir o Trono de Ferro de volta, sendo a preferida de muitos leitores. Ela também é importante pela sua história e por suas conexões, mas seu ranking ficou relativamente baixo por ela ainda estar isolada em Essos durante o terceiro livro.

Game-of-Thrones-Daenerys-Targaryen-Emilia-Clarke

Não foi um resultado muito surpreendente se você for contar também os números dos capítulos. É o próprio Tyrion Lannister que se destaca com 49 capítulos em todos os livros, seguido por Jon Snow (42), Arya Stark (34), Daenerys Targaryen (31) e Sansa Stark (25).

Em toda a saga, são mais ou menos esses personagens que aparecem “todos” os livros: Jon Snow, Tyrion Lannister, Daenerys Targaryen, Bran Stark, Arya Stark e Sansa Stark. Resolvi colocar “todos” entre aspas porque não são exatamente todos os livros. Originalmente, era para o quarto e o quinto serem um só, mas George R. R. Martin resolveu dividir os capítulos dos personagens por regiões. Mas a história dos dois acontece em paralelo, e dá até para ler ambos simultaneamente.

Essa é a divisão de capítulos para personagens, famílias e clãs em Game of Thrones.
Essa é a divisão de capítulos para personagens, famílias e clãs em Game of Thrones.

Com isso, vemos que eles são importantes para o desenvolvimento da trama, mas um capítulo próprio (o que se traduz em POV, ou ponto de vista) não necessariamente significa destaque. Cersei Lannister, que começa a saga como rainha dos Sete Reinos, só ganha seu capítulo próprio no quinto livro, A Dança dos Dragões. No entanto, ela aparece e causa ânimos nos leitores desde a primeira obra.

É muito interessante ver como a matemática pode ajudar a estudar tramas complicadas. Andrew J. Beveridge, um dos matemáticos e professor da Universidade de Macalester disse ao Quartz que o projeto colocou em prática a ciência de rede de uma forma fantástica: “Mas é o tipo de aplicação acessível que mostra qual é o propósito da matemática, que é achar e explicar padrões”.

Caso você tenha interesse em ler mais sobre o assunto, o artigo tem o nome de Math Horizons e foi publicado na Associação Matemática da América, disponível aqui na íntegra (PDF, em inglês).

Você concorda com o resultado ou tem outro personagem em Game of Thrones que você acredita ser o mais importante?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados