Início » Aplicativos e Software » As mensagens no WhatsApp agora são criptografadas de ponta a ponta

As mensagens no WhatsApp agora são criptografadas de ponta a ponta

Fotos, vídeos, arquivos, mensagens de voz... Tudo o que você envia pelo serviço está mais seguro

Jean Prado Por

whatsapp-criptografia

O WhatsApp acabou de ficar mais seguro. Nesta terça-feira (5), o serviço anunciou que todas as mensagens enviadas com a última versão do aplicativo agora são criptografadas de ponta a ponta. Isso significa que somente o remetente e o destinatário podem ler as mensagens; nem o WhatsApp tem acesso a elas.

Na criptografia, existe uma chave particular para desbloquear as mensagens, e já que eles criptografam todas as mensagens (incluindo fotos, vídeos, arquivos, mensagens de voz e até ligações), inclusive em grupos, teoricamente ninguém pode ler o que você está falando. O WhatsApp comparou o recurso a uma conversa cara a cara.

whatsapp-criptografia-ponta-a-ponta

A companhia havia planejado isso há alguns anos, mas aparentemente os planos se intensificaram quando o WhatsApp foi comprado pelo Facebook, e a versão do serviço para Android começou a receber o recurso. Agora, todas as outras plataformas também serão beneficiadas.

No post no blog em que a novidade é anunciada, o WhatsApp reconhece que cada vez mais nossos dados importantes estão acessíveis online e não podem, de jeito nenhum, serem roubados. “Se nada for feito, mais informações e comunicações pessoais e digitais das pessoas estarão vulneráveis, mas a criptografia de ponta a ponta nos protege disso”, afirmam.

Acompanhamos de perto a briga entre o Facebook (WhatsApp) e a justiça brasileira, na qual o aplicativo de mensagens se recusava a entregar mensagens de usuários para o governo para colaborar com investigações. Com essa medida, podemos esperar um embate mais duro, uma vez que nem o WhatsApp consegue acessar mais suas mensagens. O co-fundador do aplicativo, Jan Koum trata do assunto sem meias palavras:

“Recentemente, tem havido muita discussão sobre os serviços criptografados e o trabalho da Justiça. Embora reconheçamos o importante trabalho da Justiça em manter as pessoas seguras, os esforços para enfraquecer a criptografia arriscam a exposição de informações dos usuários ao abuso de criminosos virtuais, hackers e regimes opressivos.

O desejo de proteger a comunicação privada das pessoas é uma das crenças fundamentais que temos no WhatsApp e, para mim, é pessoal. Eu cresci na União Soviética durante o regime comunista, e o fato de que as pessoas não podiam falar livremente é um dos motivos que fizeram minha família se mudar para os Estados Unidos.”

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luan Sobreira
Dessa forma só com esse contato, mas por exemplo, se ela envia um imagem para qlq outro contato, a imagem que ela enviou não aparece pra ela msm.
Vitor Hugo
Não precisa. Pergutna isso acontece em todas as conversas ou vê se acontece ctg... obviamente o problema é com esse contato aí né
Paulo Nunes
É popular nos EUA e lá pela Ásia.
Paulo Nunes
Não disse que vc ou alguém deva preferir nada. Que coisa sem pé nem cabeça isso de funk e tals que vc falou aí. O que estou falando é: Ninguém usa Telegram!Por melhor que seja,o que adianta? Vai conversar só com os bots? Já o Whatsapp não tem esse problema. Um fato, não?
Petter
Realmente, todos os 3 usuários do Telegram já usam este recurso a vários anos, antes mesmo do Telegrama ser inventado.
Luan Sobreira
Precisa sim, no celular da minha mãe as mensagens que um contato envia para ela não estão aparecendo, e tá pedindo pra escarnear esse código.
Blind
não é mais pago em lugar algum do mundo. mas suas informações serão sempre money para eles, inclusive várias vezes no facebook app eu vi ele indicando numero de telefone do whatsapp para eu convidar para entrarem no facebook. não uso o whatsapp a mais de 1 ano e meio e só fiquei menos ansioso e mais produtivo usando o Telegram que facilita minha vida, ainda mais no PC onde passo maior parte do tempo e SEM precisar do aparelho ligado. Usamos tbm no escritório para trocar arquivos de todo tipo e fica tudo online. obs: o facebook era do meu primo.
Blind
Signal tem uma criptografia bem segura, Telegram tbm tanto que eles oferecem uma boa grana para quem conseguir quebrá-la.
Sua Mãe Aquela Honesta Senhora
Epa!
Sua Mãe Aquela Honesta Senhora
ele reina na china.
Anakin
devo ser muito alienado, nem sabia da existência desse wechat
Neto
Cara, que comparação ridícula. O que tem a ver estilo musical com aplicativo de mensagens. Para você gostar de ouvir um estilo de música você não precisa que os outros gostem, para você comer merda, não precisa que os outros gostem. Agora para você se comunicar com as pessoal precisa sim que elas usem a mesma plataforma (falando no caso do whats).
Luciano Lima
Putz! Mas que matéria fraca, heim? Até o Gizmodo fez uma melhor do que essa.
Claudio Lopes
Que bom que o whatsapp adicionou esse sistema de seguraça. Pois qualquer ferramenta que seja a favor de nossa segurança e proteção de nossos dados no mundo online é essencial principalmente nessa nova era tecnológica em que vivemos, a segurança da informação. Entretanto, particularmente ainda prefiro os recursos do Telegram, no quesito segurança acho que o App dos russos sempre esteve na frente.
Ramon Gonzalez
nao é a solução definitiva pra todos os problemas, mas é um passo importante
Exibir mais comentários