Início » Telecom » Exclusivo: o futuro da GVT nas mãos da Vivo

Exclusivo: o futuro da GVT nas mãos da Vivo

O que muda com a nova marca? Quais serão os novos planos? E os limites da banda larga fixa?
Conversamos com Christian Gebara, CRO da Telefônica Vivo, sobre o futuro da empresa.

Por
1 ano e meio atrás

É o fim da GVT. A partir de 15 de abril, a empresa passa definitivamente a se chamar Vivo, concluindo um processo de troca de marca que se intensificou nas últimas semanas. A GVT, construída do zero no Brasil por Amos Genish, era famosa por sua qualidade e ganhou sucessivos prêmios de melhor banda larga.

A GVT é fundamental na estratégia de expansão da Vivo no Brasil, que passa a oferecer serviços de banda larga, TV e telefone fixo para fora do estado de São Paulo.

Para entender melhor a fusão e todas as mudanças que estão por vir, o Tecnoblog entrevistou Christian Gebara, Chief Revenue Officer da Telefônica Vivo, que foi o responsável pela sinergia entre as duas empresas. O executivo dá detalhes de como serão os planos de telefonia móvel que estão por vir, a escolha de tecnologias para melhorias, a expansão de fibra ótica e outros assuntos.

Entre os pontos mais importantes da entrevista estão os questionamentos sobre a polêmica franquia na banda larga fixa, que se encontram no final do artigo. Em muitos momentos, Gebara desconversou sobre o assunto e manteve o firme posicionamento da empresa. O assessor de imprensa, que mediava a conversa, interrompeu a entrevista. Boa leitura.

Leia também: “O futuro da Oi”, entrevista com o diretor de varejo da empresa que detalha a nova marca e o que esperar da operadora

Fusão

885102_1263616730318312_3450440351214978417_o

Tecnoblog: Qual foi o maior ganho entre a fusão da Vivo e GVT?
Christian Gebara: A Vivo era uma operadora móvel, com uma operação de serviços fixos concentrada apenas no estado de São Paulo. Com a compra da GVT, podemos nos consolidar como uma operadora 5P, com 5 produtos: fixo, banda larga, TV por assinatura, telefone móvel e aplicativos. Juntamos duas marcas líder em categorias distintas em uma única operação.

Clientes com serviço fixo triple-play terão 1 GB extra nos planos móveis.

Tecnoblog: Quais são os ganhos para o cliente?
Gebara: A partir de 15/04 teremos um novo portfólio de planos. O cliente poderá ir numa loja da Vivo e contratar todos os serviços que precisa, como banda larga fixa, TV e celular e ter um contrato com uma única operadora. O cliente de serviços fixos terá acesso ao Vivo Valoriza e bônus na franquia de internet móvel.

Tecnoblog: No dia 15/04 a operadora irá lançar novos planos?
Gebara: Sim. E clientes com serviço fixo triple-play terão 1 GB extra nos planos móveis. Em planos de 5 GB a 10 GB serão 2 GB adicionais. Além disso, quem tiver triple-play terá 50% de desconto na mensalidade do MultiVivo (serviço que permite compartilhar o plano com linhas adicionais).

Tecnoblog: Os dois principais concorrentes oferecem combos quadri-play, com TV, fixo, internet e móvel. A Vivo também irá seguir esse caminho?
Gebara: Clientes do triple-play terão desconto de 25% na mensalidade dos planos. Ainda não temos um combo fechado com os quatro serviços, mas teremos um empacotamento desse tipo no final do ano.

Tecnoblog: Com a compra da GVT, a Vivo pretende aumentar o backhaul de fibra ótica para sua rede móvel?
Gebara: Sim. Essa foi uma das vantagens da fusão. Além disso, poderemos atender demandas do mercado corporativo em última milha, algo que não era possível sem a GVT.

Tecnoblog: O GVT Freedom [aplicativo que virtualiza a linha fixa no smartphone] será disponibilizado para clientes do Vivo Fixo de SP?
Gebara: No momento não, por falta de compatibilidade técnica entre outros sistemas. Estamos estudando integrar o Freedom ao TU Go [que virtualiza a linha móvel num aplicativo].

TV por assinatura

Tecnoblog: A Vivo passou a ter duas diferentes plataformas de TV por assinatura: uma com o satélite Amazonas (Vivo TV) e outro com o Intelsat 34 (GVT). Ainda, existem diferentes line-ups de canais em cada uma dessas plataformas. A Vivo optará por qual?
Gebara: Ainda não optamos por qual plataforma iremos seguir. No entanto, os canais oferecidos serão os mesmos tanto para clientes GVT como Vivo TV. A novidade é que, a partir de maio, levaremos a plataforma DTH Conectado também para São Paulo, com acesso ao Vivo Play.

Tecnoblog: Alguns usuários apontam que surgiu recentemente um aplicativo do YouTube no decodificador da GVT. Isso é verdade? A operadora irá disponibilizar isso para os clientes?
Gebara: Estamos com um piloto em andamento com 3 mil clientes, mas não anunciamos nada oficialmente no momento.

Tecnoblog: O site da Vivo anuncia o gravador multiroom como um dos recursos disponíveis. Isso será levado para os clientes GVT (DTH) ou apenas pela fibra ótica?
Gebara: No momento, apenas para fibra ótica. Não há perspectiva de levar o gravador multiroom para clientes DTH.

Tecnoblog: Com isso, a Vivo pretende expandir o serviço de IPTV para fora de SP?
Gebara: Não estamos anunciando nada no momento. Estamos bem confortáveis com o modelo atual, e pretendemos continuar com ele.

vivo-marca-logo-torre

Banda larga

Tecnoblog: A GVT começou há pouco tempo a comercialização de banda larga através de GPON. A rede ainda estava sendo construída, com a cobertura crescendo aos poucos. A Vivo pretende expandir essa rede?
Gebara: Sim. Todas as cidades que serão atendidas pela Vivo em serviços fixos será feita cobertura por meio de fibra ótica.

Tecnoblog: E nas áreas onde a GVT atua com cobre?
Gebara: Haverá uma expansão, mas não será em 100% da rede.

Tecnoblog: Muitos usuários do Speedy em São Paulo são atendidos com velocidades baixas, alguns com velocidades máximas de até 2 Mb/s e sem perspectiva de cobertura de fibra no local. O que a operadora irá fazer para melhorar isso?
Gebara: Essa é uma boa pergunta. Estamos com um cronograma de um piloto de FTTC*. Nessas áreas o serviço se chamará Vivo Fibra, permitindo velocidades que iniciam em 15 Mb/s.

*Fiber to the Curb. É a mesma tecnologia usada pela GVT e Live TIM que leva a fibra ótica mais próxima da casa do cliente.

Tecnoblog: A operadora pretende usar G.fast? É uma tecnologia que permite velocidades de até 1 Gb/s via par de cobre, dependendo da distância do cliente até a central.
Gebara: Eu não conheço a tecnologia, mas certamente a área de planejamento considera tudo isso na avaliação. Não sei lhe responder sobre isso.

Tecnoblog: Na segunda-feira a operadora apresentou seus planos de banda larga com velocidade de upload bem maior do que o tradicional: 7 Mb/s (no plano de 15 Mb/s de download), 12 Mb/s (no plano de 25 Mb/s) e 25 Mb/s (no plano de 50 Mb/s), que na GVT tinham 1, 2 e 5 Mb/s de upload, respectivamente. Essas velocidades novas também serão disponibilizadas para clientes com tecnologia VDSL2+ ou apenas para quem tem fibra?
Gebara: Não sei responder isso. Posso lhe passar essa informação depois?
Tecnoblog: Sem problemas.

A operadora informou ao Tecnoblog que, no acesso por par metálico, os uploads continuam sendo de 1 Mb/s, 2 Mb/s, e 5 Mb/s para as velocidades de 15 Mb/s, 25 Mb/s e 50 Mb/s, respectivamente. As taxas mais altas só serão disponibilizadas para clientes com a tecnologia FTTH.

Franquia na banda larga

telefonica-vivo-logo

Tecnoblog: Um dos maiores selling points da GVT era que sua banda larga não tinha limite de tráfego. Até fevereiro de 2016, a Vivo também não tinha limite de tráfego e passou a incluir isso nos novos contratos. Por quê?
Gebara: Essa é uma tendência mundial. Grandes operadoras no mundo, inclusive do Grupo Telefônica, já estão acabando com o tráfego ilimitado e adotando franquias. A ideia é que o consumo seja como uma conta de luz, onde o cliente pagará apenas o que precisar.

Tecnoblog: Isso não irá atingir muitos usuários?
Gebara: Isso irá atingir uma porcentagem muito baixa dos nossos usuários, e beneficiará quem faz uso leve, como emails e navegação. Quem faz uso de streaming de vídeos, por exemplo, naturalmente terá que pagar mais.

Tecnoblog: O site Manual do Usuário fez uma estimativa de tráfego de que uma pessoa, sozinha, chega a consumir mais de 150 GB por mês numa banda larga de 5 Mb/s com uso básico. Os planos da Vivo especificam 50 GB de tráfego para uma banda larga de 4 Mb/s e míseros 100 GB para uma banda larga de 10 Mb/s. Não é muito pouco?
Gebara: Posso te garantir que esse cálculo está errado. Fizemos uma análise de consumo na nossa rede e esse dado é exagerado.

Tecnoblog: O download de um único jogo na Xbox Live ou na PlayStation Network pode passar de 50 GB. Um cliente baixa um jogo e acaba com toda a franquia de banda larga.
Gebara desconversou.

Um cliente baixa um jogo e acaba com toda a franquia de banda larga.

Tecnoblog: O que vejo de problemático nessas franquias é que elas são associadas a velocidades: para ter franquia maior, é obrigatório contratar velocidades mais altas, o que muitas vezes não é possível devido a condições de viabilidade técnica ou mesmo distância até a central. Quem mora longe de centrais será prejudicado por não ter opções de escolha ou a Vivo terá algum tipo de conduta diferenciada para esse usuário?
Gebara: Certamente iremos desenvolver alguma solução para isso, nessas áreas onde o usuário pague por franquia e não pela velocidade. Em áreas onde oferecemos velocidades maiores, onde o cliente pode adquirir desde 25 a 300 Mb/s, é certo que o cliente irá preferir ter uma franquia maior com velocidade mais alta.

Tecnoblog: A utilização dos serviços Outra Chance e On Demand (que agora viraram Vivo Play), oferecidos pela TV por assinatura, também terão tráfego descontado? Digo o mesmo para o Wi-Fi Calling, onde o usuário deixa de usar a rede tradicional da operadora e passa a usar a internet de casa.
Gebara: Ainda não sabemos direito sobre isso. A ideia é que não desconte, mas precisamos entender se isso será legalmente viável.

Tecnoblog: Oi e NET possuem franquia com redução de velocidade, mas fazem vista grossa quanto a isso. Muitas vezes a Vivo fala em corte de velocidade, e não redução. Isso realmente vai acontecer? É um caminho sem volta?
Gebara: Sim, é um caminho sem volta, por ser uma tendência adotada mundialmente.

Tecnoblog: Essa medida não fere o Marco Civil da Internet, segundo o qual uma operadora só pode barrar o acesso de um cliente se ele deixar de pagar a conta?

Antes de obter resposta para a pergunta, a conversa foi interrompida pelo assessor de imprensa por “fugir do escopo inicial da entrevista”, com a promessa de futura oportunidade para discussão exclusiva de assuntos sobre franquia na banda larga fixa.

Leia maisTudo o que você precisa saber sobre o fim da banda larga fixa ilimitada

Atualização às 16h12: foi incluída a resposta da operadora sobre as novas velocidades de upload.

Tecnocast.zip 001 – Do not, my friends, become addicted to the internet

Gravamos uma edição especial do Tecnocast para discutir os limites na banda larga fixa. O modelo de negócio das operadoras está em risco, pois todos os seus serviços estão deixando de existir e migrando para dentro da internet. É fato que o usuário não pode pagar o pato, mas também não existe almoço grátis. O que fazer? Dê o play!

zip
  • Ricardo Gadelha

    Que filhos da puta! Falam em franquia na maior cara de pau do mundo, alegando “tendência mundial”. FODA-SE se é tendência, quero minha internet ilimitada.

    • Estao nivelando por baixo, alias o Brasil nivela por baixo.

    • Luan Barros

      Ele está certo que existe essa tendência, mas esqueceu de explicar o motivo para existir. No resto do mundo são os consumidores que abusam na maioria das vezes, usando muito e pagando pouco. Aqui é o contrário, e é nisso que mora o problema…

  • É isso aí Tecnoblog! A gente precisa pressionar as operadoras o quanto antes e da forma mais enérgica possível. Eu posso até aceitar esse esquema de franquias, mas me ofereçam no mínimo 500GB pra gente começar a conversar!

    • PSN, Netflix, Crunchyroll, Google Play… só com essas coisas meu tráfego mensal fica entre 350 e 500Gb/mês. Também não discordo completamente da implantação de franquia, se isso tornar os planos mais baratos, mas, que ofereçam opções para Heavy Users como nós, como 300/500/1000GB a um preço aceitável e não tipo R$600 reais por mês.

      • Luan Barros

        O problema é que ninguém ouviu falar em barateamento de serviço. Até onde se sabe o preço se mantém o mesmo, só que agora com limite de banda.

        • João

          Eu fui olhar no site da net e aqui estão cobrando 100R$ por 15Mb com franquia de 80GB. 80GB????? Vou ter que limitar meu uso pra 15min por dia pra não estourar a franquia no fim do mês.
          http://www.assinenet.com.br/NET_NetVirtua_BandaLarga_15mega.html

          • Tiago Celestino

            Isso é só porque a empresa é obrigada a ter um limite, mas a Oi e a NET nunca reduziram. Só a Vivo que pretende ser a “pioneira” nesse tipo de atitude.

          • Marcelo

            É isso mesmo… na real, eles nem monitoram o consumo.
            No site tem o medidor de consumo, e no meu caso, nunca tem nada lá…

          • Tiago Celestino

            Aonde vejo o consumo???

          • Marcelo

            Loga no site da net como cliente,e depois vai em “minha net”… nas opções abaixo tem os serviços que vc assina… em “internet” tem o link de consulta de consumo de franquia…

            O meu nunca tem valor, nem histórico… e já tenho net a 2 anos…

          • Tiago Celestino

            Acabei de ver e não consumo muito. Minha média de consumo é de 5,70% hahahahahaha

          • Luan Barros

            Não seja tão feliz assim não. A Oi também estava na lista dos que planejavam limitar o consumo. Era um plano mais em conta, mas ainda assim abusivo.

          • Jimok

            Então… Já tive a Net, e já tinha franquia, mas sempre estourei e nunca cortaram ou reduziram minha internet. Mas na época,se fizessem isso, cancelava na hora e ia pra GVT ou Speedy. E agora que todo mundo implantou franquia?? A Net pode mudar de postura e aplicar, porque consta em contrato há muitos anos.

          • Oliveira17

            Simples, so todo mundo cancelar suas assinaturas nessa empresa, seja tv, internet, fixo.

          • Guilherme7TW

            É, mas se colar todas as outras vão seguir o modelo.

          • Rômulo

            Eu fiz o teste. Liguei na GVT (que agora atende como Vivo) e disse que queria comprar internet e perguntei se era ilimitada. Disseram que seria até o final do ano, e que depois seria por pacotes. Perguntei como funcionava e não souberam explicar direito, e sempre tentavam me empurrar com o argumento de que “é só ano que vem”. Agradeci e desliguei.

            Também liguei na Net. O cara disse que o limite seria de 80 GB e que, quando acabasse, eu poderia comprar mais 60 GB por R$ 63. Eu disse que 80 GB era muito pouco para uma banda larga e perguntei o que acontecia quando ele era atingindo. O cara disse que minha velocidade de “25 MB seria reduzida para 500 mb” (obviamente ele queria dizer kb/s). Isso é ruim, pois a internet praticamente deixa de ser banda larga.

            Então, liguei na Oi. Perguntei se a internet era ilimitada e disseram que sim. No final da compra, perguntei de novo e disseram que sim, eu poderia navegar a vontade. Não citaram qualquer mudança que poderiam fazer, como a Vivo. Depois da internet instalada, liguei no atendimento da empresa e perguntei se seria ilimitada. Reafirmaram que sim, o “Oi Velox é ilimitado e só será cortado em caso de atraso na fatura”.

            Tudo isso esta gravado e registrado. Em parte, pode ser que os funcionários da Oi tenham dito isso por ignorância, mas quando três atendentes diferentes te garantem a mesma coisa, você já tem argumento para contestar a operadora na justiça, caso ela não cumpra. A Oi também é a operadora que trabalha com as menores velocidade (em muitas regiões, o máximo é 10 MB) então é possível que eles não se importem tanto com uso de banda como a GVT e Net, que tinham disponibilidade de até 50 MB pro meu bairro, que nem fica no centro da cidade.

            Enfim. Fica a dica. Pesquisem as propostas de todas as empresas disponíveis a vocês, e fiquem com a que te garantir o melhor cenário. E gravem tudo, protocolos. Se a empresa decidir seguir o rebanho, processe sem dó. A justiça aqui existe, é só correr atrás.

          • Auridian

            Existe algum aplicativo (ou aparelho telefônico específico, aqueles de linha mesmo) que vc usa pra gravar essas conversas? Essas novas versões do android praticamente não dá mais, já procurei muitas vezes justamente para essa finalidade.

          • Rômulo

            Cara isso é uma piada. Entrei nesse link e eles dizem que um filme geralmente tem 400 mb de tamanho. ONDE? Esses caras baixam RMVB?

          • Auridian

            Ainda existe rmvb? Desde 2009 não encontro mais esse formato, minha internet sempre foi uma merda pra baixar além disso.

          • Rômulo

            Parece que para os caras da Net, sim rsrs. E música tem 5 Mb, de acordo com eles. Hoje existe o mp4 comprimido, que tem tamanho similar ao do RMVB e com uma melhor qualidade. Mas sério, filme de 400 mb é piada.

            Daqui a pouco também vão dizer que a maior rede social é o fotolog e que o usuário comum só envia e-mail e fax, sendo os mais antenados usuários do ICQ.

            Piada. Se formos deixar o futuro da internet nas mãos dessas empresas, estamos literalmente ferrados.

          • Marcos Rutkoski

            Heuehueheuehuehe. RMVB ainda existe?

          • BaconINFINITO

            400mb é o tamanho de um video do youtube de 5 minutos kkkkkk

          • BIGODON

            depende do birate, 15min em 1080p @60fps com pode chegar até 6gb+

          • Helder

            Essas franquias da NET são bem antigas, de quase 10 anos atrás, não me lembro de em algum momento eles terem mudado. Da mesma forma, desde a época que passei a usar NET, que já faz mais de 5 anos, nunca vi alguém que teve isso cobrado. Na época da implementação dessa franquia só heavy user consumia vídeos realmente, e os filmes pirateados eram tudo de baixa qualidade e levinho. Era época do rmvb mesmo.
            O foda é ver essas novas franquias, quase 10 anos depois, com um padrão de consumo completamente menor, e praticamente com o mesmo limite, que é caso das franquias anunciadas pela Vivo.

      • Thiago Mocci

        É o que eu penso. Até sou favorável em certo ponto a franquias pois compreendo que a rede não é ilimitada. Mas deveríamos ver surgir planos com 150 GB a R$ 40/mensais e ao custo médio de R$ 100, R$ 150, termos pacotes de 1 TB, por exemplo.

        • Sonhar não custa nada, não é mesmo? Mas no fim das contas, com todo o mimimi em torno do governo, esta é uma notícia que vai passar batido. Ninguém além dos mais ávidos por tecnologia, como nós, vai perceber (ou até mesmo se importar). No fim das contas, quem vai continuar pagando caro por um serviço de pior qualidade seremos nós, pela pura e simples falta de opção.

    • Supersonic

      Exato esse negócio de franquia de Internet fixa tinha que ser regulamentado, por exemplo: a franquia básica deveria atender pelo menos o uso de 75% dos usuários, se mais de 15% dos usuários ultrapassam a franquia a operadora tem que aumentar a franquia.

      • Aderval Junior

        Cara tem que lutar pelo fim do limite!! Não por franquias maiores!!!

        • Thiago Mocci

          Mas vamos combinar que, se as ofertas fossem 150 GB ou mais por uns R$ 40/mês para quem usa pouco e ao preço atual, de R$ 100, tivessem opções acima de 500 GB, já seria algo interessante. Afinal, o objetivo que eles alegam de evitar exageros seria justo, digamos.

    • Henrique Jordão

      Aqui na empresa so chega 2 mega e não tem outra opção a não ser VIVO. 8 maquinas usam essa internet, imagina o estrago que vai ser quando isso entrar em vigor.

      • seized

        2 mb = 10gb de limite

        TAMÔ F$%&@$!!!

      • Marcos Rutkoski

        Parem de ver vídeos no trabalho. A única solução.
        Não existe nada, absolutamente nada na área de computação que pese mais do que vídeos.
        Vão ter que proibir vídeos nesse ambiente.

    • Roberto Silva de Morais

      500 gigas não é franquia, é internet ilimitada

      • Osni Kniess

        Em quatro pessoas aqui em casa, dois adultos um adolescente e uma criança, é youtube e netflix, alem de jogos todos os dias. Gasto perto de 500GB sim!

        • Roberto Silva de Morais

          então acho que eu que sou fora do padrão do consumidor normal, porque eu acho que não gasto nem perto disso, mais também eu não tenho certeza de quanto eu gasto

          • rodrigofante

            Aqui em casa somos 4, mas 80% do tráfego é meu, gastamos em média 350 a 400GB

    • A questão é justamente essa… Se você precisa de 500 GB não lhe será negado, desde que você pague por isso. Eu, por exemplo, tenho o consumo mensal em torno de 40 GB a 100 GB, dependendo do mês… Não é justo que paguemos o mesmo valor. Este é o ponto central de tudo isso… rs

      • seized

        Sim, mas creio que na pratica você continuará pagando o mesmo preço e eu que consumo 300GB pagarei bem mais caro.

        • Sim… Esse tb eh o meu receio :-/

        • fvieirace

          É exatamente isso que vai acontecer, quem consome pouco vai pagar o mesmo tanto, ou um pouco menos, mas pouco mesmo e quem consome mais, pagará bem mais caro. Ridículo isso, um retrocesso. O pior são as pessoas realmente acreditarem que irão pagar menos. É que nem a banda larga social, que tem um acesso péssimo, mesmo que em adsl. Aqui no Ceará, a Oi provê acesso de banda larga para várias escolas públicas (o Velox), que em residências, sempre é de regular para muito boa, mas nas escolas, algumas com 8MB, 10MB, regular é o excelente.

      • Thiago Mocci

        Isso é verdade. Mas hoje o plano mais barato é de R$ 79,99. Não pense que vão criar um de R$ 29,99 para você que usa pouco e eu pagarei R$ 139,99 porque uso mais. Vão é te deixar no plano atual de R$ 79,99 e eu pagarei mais de R$ 150 em conta.

        A lógica de “justiça pelo consumo” só funciona se tiverem planos bem baratos. Não tem!

      • Aderval Junior

        Como assim não é justo?? Você caiu nessa conversa fiada mesmo??? A internet é sem limite não interessa se hoje você só gasta isso!!!

        • É só pensar um pouco, Aderval… É justo todos pagarmos 500 reais por energia elétrica ilimitada? Minha conta é de 70 reais… Eu estaria subsidiando a sua de 1500 reais… É justo todos pagarmos 500 reais por água ilimitada, se eu só gasto uns 10 reais de água? O que estou dizendo, é que o correto seria cada um pagar pelo que usa… Mas SEM PREÇOS ABUSIVOS… Este é o grande problema… Provavelmente as empresas vão querer apenas aumentar os preços pra quem consome mais… E ISSO é ridículo… Deveria era diminuir os preços pra quem consome pouco… Não é todo mundo que vive em jogos online e Netflix… Não estou defendendo os abusos que provavelmente acontecerão por parte das operadoras… Que fique claro.

          • Thiago Mocci

            Seu argumento é lógico, Afonso. Hoje os planos mais baratos de Internet Fixa estão na média de R$ 60. SE surgissem planos de R$ 20 a R$ 40 pra quem usa pouco, com franquias de até 100 GB e tivesse plano de 500 GB pra cima por R$ 90 a R$ 150, ok. Mas não é isso. Estão mantendo os mesmos planos e colocando franquia.

      • Diego Felipe

        Meu amigo, iso nunca foi a questão. O objetivo é limitar o acesso da população a serviços de streaming, para fazer você usar o serviço deles. E nao sou eu que estou inventando, isso fixou claríssimo na entrevista.

    • Oliveira17

      Aqui é Brasil, idiota. Ate parece que funciona assim. Aceite mesmo, pra mim tanto faz, ter ou nao ter internet.

    • BaconINFINITO

      500 gb tinha que ser o plano mais humilde, o top tinha que ser uns 2tb, serio, uma família (homem, mulher ,3 catarrentos usa essa merda ae no netflix e youtube 60 fps 1080p+.

  • McFake

    NÃO PODEMOS PERMITIR ISSO!!!

    ESSA CARNIÇA DA VIVO DE NOVO QUERENDO BOTAR NO CU DO BRASILEIRO!!!!!

    Abram protocolos DIARIAMENTE contestando os dados que informam ter sido consumidos!
    Temos que reverter isso!

    #TemVoltaSim

  • André

    Que pesadelo, com o fim da GVT não há mais para onde fugir.
    E parabéns pelas perguntas, excelentes.

    • Renato Ferreira

      Eu vou cancelar se eu ver que não dá para continuar assim, e eu falo para todo mundo fazer o mesmo que se todos correrem atrás, e certeza que esse povo vai se arrepender e vão ajoelhar pedindo para voltar após ter removido o limite.

  • McFake

    Gente, na boa.
    TECNOBLOG, GIZMODO, MEIOBIT, BUZZFEED, IGN não podem bolar uma campanha massiva contra isso?
    Flodar a internet com informações sobre essa filhadaputice q estão fazendo?
    Afinal de contas, vcs vão perder acessos também!

    NÃO PRA PRA ACEITAR ISSO!!!!

    • Leonardo Lindermann

      #internetsemfranquia

    • Amarildo

      Já aderi ao movimento #NãoVaiTerCORTE hahaha

    • Resposta curta: desista.

      Resposta longa: operadoras funcionam em regime de cartel, o que uma faz todas as outras adotam; e a Anatel, que deveria regulamentar protege elas. Ou se esqueceu da declaração de pouco tempo atrás? https://tecnoblog.net/191752/anatel-franquia-banda-larga-fixa/

      Todas as operadoras estão decidindo pelo limite. A Vivo vai implementar, a Net vai voltar a limitar, a Oi prevê em contrato mas alega não ser capaz de aplicar por limitações tecnológicas, mas duvido muito se já não estão trabalhando para resolver isso.

      As únicas que sobram são Copel e Live Tim, principalmente por estas não contarem com outro produto que não internet (todas as outras vendem TV por assinatura). Mas francamente é questão de tempo das concorrentes pressionarem e a Anatel decidir por uma “uniformização” do serviço para evitar “concorrência desleal”, acabando por elas também entrarem na dança. Já banda larga por rádio é irrelevante a nível nacional.

      Enfim, o cenário é o seguinte: o limite SERÁ implantado, e ninguém pode evitar. A única coisa que se pode fazer é pressionar os políticos pela reforma da lei de telecomunicações e pela manutenção do Marco Civil como foi idealizado, embora esteja ele cheio de buracos graças às mudanças que fizeram depois. Tudo o mais é inútil.

      • McFake

        Conformismo não é comigo.

        • Então abra uma petição e vamos ver se ela vai surtir efeito.

          Eu dei o único caminho que dá resultado, que é pressionar pela reforma do setor. Mas correr atrás dos direitos da maneira correta e cobrar de políticos dá trabalho né? Melhor ficar no sofá e fingir que faz alguma coisa.

  • Sensacional as perguntas do TB! Direto ao ponto!

  • gilbras

    Impor essas limitações é ir na contra-mão de um mundo cada vez mais conectado. Trevas.

    • Osni Kniess

      Simples, mude-mo-nos todos para a Coréia do Norte! Lá não há esses problemas!

      • BuffyDawn Summers

        Porque não tem internet! Kkkkkkkkkkkk

  • Hugo Pereira

    “Quem faz uso de streaming de vídeos, por exemplo, naturalmente terá que pagar mais.”

    Ele garante que isso é uma parcela baixa de usuários, mas acho que ele não conta que plataformas como Youtube se enquadram nessa categoria. Mesmo se for mesmo uma tendência mundial, é uma tendência muito cretina.

    • Bia Kunze

      É “baixa” comparada ao universo geral de usuários de internet no país, e verdade seja dita, a qualidade é tão podre que mais gente não assina porque não tem conexão decente para isso. Mesmo assim, o streaming está aumentando muito, e não podemos esquecer das empresas e dos serviços de automação, que estão puxando bastante os números de consumo para cima.

  • Pegou no calo quando falou da franquia hahahaha

  • Oliver Schultes

    Estou com uma puta raiva dessa limitação de dados. Esse é o meu tráfego nos últimos 30 dias. Ainda tem de mais duas pessoas aqui e mais os smartphones!

    • Islan Oliveira

      Imagina uma casa com pai, mãe e 2 filhos 2-3 notebooks, 3-4 smartphones?

    • JGui

      Cara, de onde é esse gráfico e informações?

      Vou precisar controlar o que eu gasto.

      • Oliver Schultes

        Windows 10 tem nativamente nas configurações.

  • Jack-Moser

    Tecnoblog: O download de um único jogo na Xbox Live ou na PlayStation Network pode passar de 50 GB. Um cliente baixa um jogo e acaba com toda a franquia de banda larga.
    Gebara desconversou.

    Ai esta o pato dos ovos de ouro, preparem o bolso que o rombo vai ser grande…

  • Matheus

    Ótima entrevista, cara. Mas as duas principais perguntas, para a minha realidade, o cara fugiu:
    – O download de um único jogo na Xbox Live ou na PlayStation Network pode passar de 50 GB. Um cliente baixa um jogo e acaba com toda a franquia de banda larga.
    Sou usuário de Xbox e TODOS os meus jogos são digitais. Ou seja, além de pagar caro pelo jogo, vou ter que pagar caro pela banda larga com mais franquia.

    – Essa medida não fere o Marco Civil da Internet, segundo o qual uma operadora só pode barrar o acesso de um cliente se ele deixar de pagar a conta?
    Foda-se a lei. Quem manda é quem tem dinheiro.

    Aqui em Salvador, Bahia, as reclamações com a GVT/Vivo não param de crescer, com constantes quedas e velocidades muito abaixo do contratado.

    • Carlos Henrique Santana

      Nós que somos gamers, a galera do stream, usuários frequentes de netflix.. todo mundo sendo afetado pq a VIVO resolver seguir as “tendências mundias” de pegar o que é mediano e transformar numa coisa totalmente ruim. É como se chegássemos naquele quadradinho dos jogos de tabuleiro que diz “volte 10 casas”.

      • Matheus

        Cara, imagina que a Vivo melhora o serviço e você recebe realmente 15Mpbs (meu caso – mas não recebo nem fudendo). Aí vc vai no Netflix, que identifica que sua conexão é boa, e aí traz o vídeo em full HD ou, pelo menos, 720p. Num episódio de House of Cards, é 3 a 4GB fácil. Assistir a temporada toda é quase 40GB! Velho, ou você gasta mais ou vai ter que escolher não terminar sua série favorita no mês ou escolher entre assistir a série ou comprar um jogo. PUTA QUE PARIU!

        • Carlos Henrique Santana

          Pior q agora com a queda do preço das TVs 4k, a chegada do PS4k e os videogames exigindo conexão quase q constante, o consumo vai disparar fácil pra 500gb no uso normal.

          Limitar o uso de dados deveria BARATEAR as coisas da seguinte forma:
          Pra quem usa a internet loucamente como nós – mantem os preços e deixa ilimitado.
          Pra quem usa pouco: cria os planos com limites e reduz o preço pra não sai tão caro pra essas pessoas. Pra não pagarem algo q elas não usam.

          Mas aí o que eles fazem? “foda-se, vou cortar geral, vão procurar outra operadora pq dinheiro aqui é água.”

          • grande_dino_2

            O que me parece ser o ponto fraco desses argumentos é exatamente os exemplos que se usa.
            “Um jogo tem 50GB”.
            “Preciso de conexão constante para jogar”.
            “Um filme 4k em streaming phode metade da franquia”.

            A pergunta é se esse é o comportamento padrão do consumidor médio mesmo. Não nego que mais e mais pessoas fazem uso desses serviços, mas eu me pergunto quão difundido é no Brasil.

            Em alguma outra matéria eu comentei que seria interessante algum órgão independente fazer uma pesquisa para ver qual é o perfil do usuário médio no Brasil pra poder ter um parâmetro mais concreto contra o qual possamos determinar se as franquias propostas são absurdas ou não (para o consumidor médio, desconsiderando o argumento “com essa velocidade, eu acabo com a franquia em 96 horas!”).
            Pode ser que o consumidor médio no Brasil, na verdade, gaste em torno de 60Gb/mês. Pode ser que o consumidor médio no Brasil gaste 120Gb/mês. Eu não sei e não tenho parâmetro pra dizer, mas um jogo ter 50GB não é parâmetro pra determinar o gasto mensal do consumidor médio.

            Outra que, querendo ou não, jogo e filme não são vistos como “atividades importantes” então é bem provável que para elas (empresas e Anatel) seja muito fácil deixar esses argumentos de lado. Na verdade, é bem capaz que esses argumentos sejam usados para defender o uso da franquia (O que? Pessoal fica usando toda a banda disponível pra ficar jogando joguinho!? Nem pensar! Divide a banda ae pra deixar sempre disponível pro pessoal que precisa trabalhar!”).

            Meu maior problema com o uso das franquias do jeito que está sendo sugerido é que o benefício dificilmente será repassado para o consumidor e do jeito que o sistema parece estar sendo planejado, fica mais claro ainda que é a empresa que vai se beneficiar mais com esse sistema. Devem existir modelos com franquias que de fato beneficiem os consumidores sem penalizar as empresas (o que talvez acontecesse num sistema tipo água e luz, onde as empresas fornecem sempre em velocidade máxima e o usuário paga por quanto usa a partir de uma franquia mínima).

          • BuffyDawn Summers

            Mas a entrevista diz que são poucos os heavy users. Hora se são poucos que exploram a net, porque criar franquia se a rede não está sobrecarregada. Isso é conversa revanchista porque eu não quero assinar a porcaria de TV da Vivo.

          • grande_dino_2

            O argumento deles não é de que esses poucos heavy users usam muito mais a rede e, por isso, deveriam pagar mais?
            Não me lembro se falavam sobre rede sobrecarregada, mas se falam, é bem provável que digam que são esses poucos heavy users que sobrecarregam a rede, justificando a franquia.

          • Aderval Junior

            Sem os heavy users adeus youtube!! quantos gigas são upados para aquela merda!! e quem assiste não vai poder ver nada!!

          • Aderval Junior

            É o mesmo que voltar para internet dos anos 90 isso ai!!

          • Islan Oliveira

            YouTube, WhatsApp e Facebook são serviços de usuários médios. Já notou quanto consome de dados? E assistir séries o mesmo. A pessoa vai ter que assistir em 240p pra não estourar a franquia?

          • grande_dino_2

            Mas comparar Youtube, Whatsapp e Facebook com um jogo de Xbox é meio complicado não?
            Os argumentos que mais vejo nos comentários é esse, sobre o tamanho dos jogos e dos streamings.

            De qualquer forma, eu não nego que o consumo médio de banda vem aumentando em todo o mundo. O que eu questiono é em qual patamar o Brasil está. Tem alguma pesquisa sobre isso? Seria interessante se tivesse. Como eu desconheço, eu também critico os argumentos comuns que eu vejo que se baseiam em alguns exemplos que fico na dúvida se é aplicável de maneira ampla pros comsumidores em geral.

          • Islan Oliveira

            Podem não estar no quesito de um jogo de Xbox ( que é monstruoso) mas ainda chega a uma quantia absurda. Facebook está inundado de vídeos, YouTube se você assistir em HD ou superior, tome banda. No caso do WhatsApp não sou um usuário típico, pois meu consumo de dados é pouco. Mas te garanto, que qualquer usuário com menos de 30 anos dificilmente tem um consumo menor que 100 GB por mês.

          • grande_dino_2

            Já eu não garanto nada, por não ter base alguma para garantir, apenas especular baseado em observações limitadas. Por isso o meu questionamento.

          • igor

            aqui ta uma ótima matéria http://www.manualdousuario.net/gasto-internet-fixa-mensal/ e sequiser posso te mandar um dump do meu registro de trafego. Olha que não jogo. 1 Teraano deu media de 83 gb mes

          • grande_dino_2

            Eu já tinha lido o post do Ghedin sobre o consumo, mas mesmo isso e o seu registro de tráfego são apenas duas observações de um grupo bem específico.
            Usar isso pra fazer um retrato do consumidor médio vai gerar um quadro viesado. É que nem pegar duas BMWs na av. Paulista vazia pra auferir a velocidade média dos carros na cidade de SP.

            Novamente, eu não estou dizendo que os limites propostos são bons e deveriam ser mantidos. Estou dizendo que antes de sequer propor números, uma pesquisa independente pra de fato mostrar a situação do consumo de banda no país ajudaria muito a balizar o debate.

            Senão fica uma argumentação baseada em achismos e paixões, como algumas respostas que estou recebendo de um certo comentarista aqui e que não sinto necessidade de responder.

          • Aderval Junior

            Ninguém compra uma Ferrari pra andar 40 km é isso que eles querem!! A você compra essa Ferrari mas só pode andar 40 km se passar disso vamos tomar ela e te dar um fusca pra rodar o resto do mês!!

          • Aderval Junior

            Não vejo nada de complicado em comparar!! O cara paga banda larga exatamente por causa desses serviços!! Alias a propaganda desses fdp o que mais aparece são jogos e filmes!!

          • Aderval Junior

            Pra que lutar por franquias maiores?? Negocio é lutar para se manter sem limite, se ficar brigando por franquia isso vai fazer o que as operadores implementem essa merda na rede fixa!!

          • Aderval Junior

            Se o consumidor médio já não consome tanto então porque diabos querem limitar a franquia???? porque diabos quer defender franquia?? Tá ganhando quanto pra isso???

          • Aderval Junior

            Foda-se pra que a pessoa usa a banda ela pagou a merda da internet você que quer julgar o que é impostante ou não faça me o favor!!

      • BaconINFINITO

        gta5 59 gb, dragon age inquisition (não lebro, mas é 40 pra mais), bf4 + expansores 57gb, witcher 3 39gb, qualquer jogo remelento atual 1gb-4gb, qualquer jogo AAA 10gb-60gb, qualquer coisa no netflix quase 2gb.

    • igor

      “Essa medida não fere o Marco Civil da Internet, segundo o qual uma operadora só pode barrar o acesso de um cliente se ele deixar de pagar a conta?”

      Tecnicamente sim, mas é fácil de contornar só precisa baixar sua velocidade deixando 4mb ou 1mb que agora esta completamente de acordo com o marco civil.

      • Jimok

        É mesmo, podem reduzir a 56 kbps, que na pratica não abre nem uma página da Internet…

  • johnnywell

    Então as operadoras de TV a cabo encontraram uma forma de combater serviços de streaming, limitando o tráfego dos usuários.

    • gicapp

      Exatamente isso.

    • Leozeradf

      Além do que, querem cobrar por franquia, mas a franquia que não foi utilizada no mês não acumula para os próximos meses, o cliente simplesmente perde os dados não utilizados, mas continua pagando o valor cheio.

      • Oliveira17

        Só quem sai ganhando nessa história é a empresa.

        • Comediante

          Regra de ouro do cassino: A banca sempre ganha.

          • leonidaslima

            nao mudem os planos, e somente facam isso gravando a conversa, e sempre usem a anatel se se sentirem prejudicados, vamos vencer essa batalha, a vivo nao é mais forte que todos os clientes juntos.

          • Idelmiro Silva Rodrigues

            O problema é que mais de 99% dos clientes são passivos e vão engolir isso de boa e ainda vão agradecer.

          • João Paulo

            Problema é que hoje em dia as pessoas tem a internet com uma espécie de crack, quando os novos planos aparecerem ao invés de ter um cancelamento em massa,vai ter um breve aumento nos contratos quando se depararem lá na frente com diversas restrições e lentidão,ai que vão tentar reivindicar os seus direitos e já vai ser tarde 🙁

          • Isaias Freitas

            Pior.

          • Douglas Alves

            Não podemos fazer isso Idelmiro, temos que de alguma forma, levar essa discussão e opiniões além desses comentários que fazemos. Em certo ponto até concordo com você sobre a passividade da população em geral.
            É ir fazendo o boca-a-boca mesmo, pois muitas pessoas só lêem futilidades na internet e sequer imaginam que coisas desse tipo estão em curso, infelizmente.

          • Bruno Alves

            Tive vários problemas e a Oi não resolveu, reclamei no site da Anatel descendo a lenha na empresa e em 2 horas ligaram aqui e resolveram tudo. A Anatel resolve muita coisa, tem que reclamar lá sempre que possível.

          • Paulo_Cesar_72

            já reclamei na Anatel várias vezes, não resolveram nada.

          • Marvin Oliveira

            O problema é que a Anatel diz que essa medida não é ilegal desde que não traga danos ao consumidor… e como ate agora não tem nada que prove o contrário vai todo mundo se fud** mesmo!

          • SiouxBR

            Tive problema com a Sky para cancelar a TV por assinatura e depois de 3 meses brigando fiz uma reclamação na ANATEL. No mesmo dia a Sky entrou em contato e resolveu tudo.

          • Paulo_Cesar_72

            Anatel? Ahahahahaha… PIADA

      • Patrick Mendonça

        Segundo as operadoras se você consumir menos paga menos. “Igual conta de luz esta no texto” rsrs to cansado de ser enganado

        • Junior

          Fizeram um estudo e concluiram que quem contrata 2Mb consome 10GB, eles sabem o que é melhor pra você. Quando privatizaram diziam que a concorrencia seria benefica para o consumidor, estamos vendo. Essa atitude de saber melhor que nós me parece de governos ditatoriais.

          • Jonhnata Leal

            Mas, essa pesquisa é uma média. Agora quem tem uma rede compartilhada ou usa muito do tráfego de rede, vai se sentir muuito prejudicado. Eu tenho costume de baixar filmes em alta resolução. 10gb equivalem à 4 filmes. Fora a outra utilização da rede. Essa proposta deles é sem cabimento

          • George

            concorrencia benefica p eles.Pq o q a gente vê parece semelhante a um cartel(uma organicao q tabela preço entre eles e outros benefícios),essas tendências nd mais são do q um meio p ganharem mais dinheiro.

      • Tadeu Regis Oleski

        Eu sempre usei a net. Me disseram que tem franquia mas testei mês passado e tinha consumido 180 gb e a net disse que eu só poderia consumir 100 gb. Medi no site http://www.nethd.com.br/internet
        Testei a GVT que agora é vivo no escritório e também tinha alto consumo mas não cortaram nada http://www.vivo15.com.br

    • Comediante

      Esta é tendência nas grandes operadoras.
      Empresas locais, geralmente com links à rádio, ainda podem se diferenciar oferecendo link sem franquia.

      A empresa que trabalho já preparou a publicidade para quando todas as outras implementarem franquia: “Link simétrico e sem franquia, só aqui.”

      • Eduardo John

        Qual empresa é? Já quero mudar da GVT e estou de olho em outras operadoras!

        • Alan Ramazotti

          Sercomtel

          • Eduardo John

            Ela atua em quais estados?

          • Alan Ramazotti

            Estado do Paraná

        • Marcus

          Legal !

          Sercomtel vai passar R$ 2,00 ao Hospital do Câncer para cada fatura impressa trocada por digital
          http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27–72-20160411

      • É isso que vou fazer, voltar pra minha antiga via Rádio.

        • Zenilton Diego Teixeira

          Mas não usam links das operadoras?

          • Bruno Vieira

            Sim, mas são links de largura bem maior, e para empresas, ou seja: não sofrerão com a franquia.

    • Ralph Castro

      Eu estou tentando achar onde rola essa tendência mundial que ele citou duas vezes. Moro em NY e aqui a TWC não me oferece um serviço com limite de banda. Queria usar a Verizon Wireless mas só não tenho por falta de disponibilidade no meu bairro. Que também não tem limite de uso!

      • Rômulo

        Cara, e esse assessor de imprensa? Me lembrou Breaking Bad, quando o Saul vai defender os clientes bandidos e sempre que surge uma pergunta “comprometedora” ele interrompe e diz que o cliente não sabe nada sobre aquilo.

        • Fernando Lhp

          JUsto!! bem assim mesmo!

      • Junior

        Parecido com a desculpa de defender o sistema CDMA, herdado da telesp e que não tinham intensão de evoluir para o GSM, a vivo dizia que “no 1º mundo as grandes operadoras investem no CDMA, padrão do futuro” mesma coisa. Compraram a GVT para acabar com um concorrente perigoso, agora o interior de são paulo fica na mão da vivo.

      • fvieirace

        A tendência rola na cabeça de vendo desses executivos cretinos, que nem conhecem o que a empresa tem (como fica claro em algumas perguntas), executivos esses que só pensam em aumentar o faturamento para, assim, aumentar o seu bônus anual.

        O que acho mais patético é dizer que é por conta dos hard users, ora, então as operadoras de telefonia móvel tb limitam seus dados por conta dos hard users, né? claro, é por isso que a TIM oferece incríveis 150Mb semanais no pré. Ai vem um vendedor, que não sabe o que tá vendendo (até que não o culpo, pois não deve ter recebido capacitação para tal) e oferece “temos um plano ótimo, 500Mb e redes sociais livres” .. ohhhhhhh, pense como é ótimo, e entenda-se redes sociais como whatsapp e facebook, como se todo mundo tivesse interesse em ficar o dia todo no facebook. Sim, eu sei que tem, mas tem os que não tem tb, como eu … rsrsrsrs

        • Ralph Castro

          Cara, é desculpa pra boi dormir. Tem gente que vai aceitar isso aí na boa e achar bom.
          Eu só fiquei puto é com o fato desse “executivo” se achar esperto e ditar uma “tendência mundial. Eu não tenho limite de franquia nem no meu celular, quem dirá na internet fixa.

          • fvieirace

            Sim, eu sei, não discordei de vc não. Concordo plenamente com o que vc disse. O pior é que tem gente, aqui mesmo nos comentários, que acha correto existir limitação, pois acham que vão pagar menos.

      • Jonhnata Leal

        Eu também estou tentando entender isso. Não sei que tendência mundial é essa e nem entendo o motivo para segui-la. Só quem é idiota pra aceitar isso

      • Pablo A.

        A “tendência mundial” não existe, é fruto do apetite da Telefonica/VIVO que quer impor esse “padrão” a todas as operadoras que ela engole. Na Europa, a única operadora que fez isso é a O2, na Alemanha, e adivinha, por quem foi engolida e a quem pertence a O2 hoje em dia… ? A Telefonica, of course!!!. Em 2013, a Deutsch Telekom, quis fazer a mesma coisa. Até hoje, 2016, os planos continuam ilimitados. Na França, esse problema foi amplamente discutido em 2011 e 2012 por causa de vazamento de hipotéticos projetos de franquia. A reação foi de tal tamanho que os próprias operadoras desmentiram e depois não se falou mais. Nos EUA as operadoras também estão nessa luta de lucrar mais e investir menos. As únicas verdadeiras tendências são as seguintes: Monopólio, ou seja menos opção para o consumidor e mais lucro com menos investimento. Se você olha na pagina da Telefonica Espanha, casa matriz da multinacional, e consulta os planos de internet banda larga, não existe nenhum plano com franquia. Então por que aquela “tendência” seria boa para os brasileiros e não para eles mesmos? A resposta é óbvia: Money, money!!!

    • Vinicius Raupp

      Ainda bem que no Paraná tem a COPEL que é uma Fornecedora de Energia Elétrica que também oferece Internet e não estão nem aí para TV a cabo.. A Copel vai encher o cu de dinheiro. Eu assinarei!

      • Rômulo

        Eu te invejo. Aqui em Goiás a Oi só aceita os testes de velocidade da Copel para comprovar lentidão na rede. Os caras devem ser bons.

      • johnnywell

        Pena que a expansão da área de serviço da Copel ainda é muito lenta. No meu bairro ainda não tem.

      • Leo

        Foi o que pensei, e espero que eles não mudem o modo de trabalhar!

      • Saigo

        Também pretendo colocar COPEL em algumas semanas.

      • Neto

        O problema que só tem em poucas cidades e poucos bairros ;/

      • johnnywell

        Contratei a Copel Telecom hoje. Já estou me adiantando ao problema.

    • Roberto

      Cancelem a TV a cabo e comprem os receptores pirata via satélite, duosat, azbox ou outros. Tenho um receptor pirata, ele não depende de internet, não tem assinatura mesmo assim pega mais de 200 canais. Isso vai desestimular as operadoras a agirem na internet e é uma forma de protesto contra essas operadoras mercenárias.

    • Roberto

      Dados não podem ser comparados com energia por dois motivos:

      1) As ondas eletromagnéticas “invadem” a minha casa, isso é alheio à minha vontade. Ondas eletromagnéticas aumentam o risco de câncer nas pessoas. Ou seja, as operadoras, as operadoras deveriam me indenizar por poluição por ondas.
      2) Boa parte dos dados transferidos são oriundos de propagandas e publicidade dos sites que você visita, ou seja, você não como controlar o próprio consumo de dados. Ao cobrar pelo consumo de dados seu provedor de internet está te cobrando pelas propagandas indesejadas que você vê nos sites.

      Nos EUA a internet é ilimitada e de alta qualidade, no Brasil passividade dos consumidores permite que ela seja cara e ruim. Aqui tem gente que não tem dinheiro nem para comer direito, mas paga um fortuna de internet. A cultura fútil da população favorece os abusos das operadoras.

  • Oliver Schultes

    A Vivo é a empresa que mais dificulta a vida do consumidor. Se der corda eles sufocam todo mundo!

    • Sim, por isso saí dela. Ela oferece só o básico sempre em questão de serviços, e fica se achando só porque tem maior cobertura. Nas concorrentes sempre tem serviços mais decentes! Portanto, se a concorrência também tiver sinal bom nos lugares que vc frequenta, vá de concorrência.

  • Mateus Eduardo

    Excelente entrevista! Quando perguntou dos jogos com mais de 50 GB deve ter doído haha. E essa conversa de “tendencia adotada mundialmente”?! Resposta ridícula!
    Atualmente tenho 25 MB da GVT e com esse limite vou ter que me adaptar novamente a internet, pois só esse mês foram 220 GB segundo o gráfico do Windows. Sem contar o notebook do meu pai, da minha mãe, os smartphones de nós 3 e os celulares das visitas que as vezes vem aqui em casa. A internet aqui no Brasil já era uma porcaria e, infelizmente, aquele ditado que algo que está ruim pode piorar é verdadeiro.

    • Arley Martins

      Verdade Kra. no meu windows eu tenho plano de 100/50 vivo fibra nos 2 note juntos em março foi 1.5TB de dados, fora smarthphones 3, 1 tablet, pc do meu vizinho que liberei a internet pra ele, celular dele e visita das 2 casas. Vamu todos se Fu……..

  • Welington Souza

    A pergunta é: Quem contrata banda larga, cara como a nossa para acessar emails e navegação???

    • Joaomanoel

      Infelizmente a maioria que contrata internet é leiga, e isso tá afetando quem realmente usa ao máximo as possibilidades da rede.

      • Welington Souza

        Discordo. Moro no interior da Bahia, ou seja, nordeste e ainda em cidade pequena e tenho muitos amigos e colegas leigos que hoje usam bastante Netflix, Youtbe e aulas online, já que aqui o acesso a bons cursos é mais limitado. Portanto, cada dia mais o número de pessoas que faz esse uso “básico” que ele diz diminui…

        • Joaomanoel

          Então eles estão mentindo brabamente na maioria de usuários que não será afetada. Vai ser um caos quando isso for implementado, vão ter que voltar atrás rapidinho.

          • Welington Souza

            Eu acho que isso ainda vai dar bastante polêmica e reclamação. Estava brincando com alguns amigos, que geralmente quando recebemos visita já fornecemos logo a senha wifi e agora vamos pensar duas vezes… =P

  • Guilherme Afonso

    Contratei a GVT pq era a melhor, agora estou cancelando pq foi comprada pela pior.

    • Jack-Moser

      Faria o mesmo se tivesse opção melhor na minha região, não tem muito para onde correr…GTV ou a bost… da NET. boa sorte…

      • Joaomanoel

        Na questão de franquia a NET está “melhor”, já que (por enquanto) está fazendo vista grossa propositalmente.

        • Jack-Moser

          Por enquanto, mas aguarde…só estão esperando a poeira baixar, vão deixar a briga inicial com a vivo e depois vão entrar na brincadeira.

  • Super Suporte

    Limitações, pos vendas ruim e preço extorsivo esse eh o futuro, simples

    • Jack-Moser

      Depois que a Anatel viu os gráficos de lucro que terá com isso, sim a Anatel “comprada” ela viu um futuro maravilhoso…

      • Osni Kniess

        Claro, e o cara que concedeu a entrevista, quem é? Chief Revenue Officer ´cara da grana $$$. Claro que ele ia responder puxando a $$$ pro lado deles. O cliente é só mais um número!

  • Woz Zin

    Resumindo a qualidade da GVT morreu.

  • Weslley Alberto

    Franquia na internet fixa? Olha a resposta: “É uma tendencia mundial”. Tendencia mundial em melhoras os serviços, investindo em infraestrutura ? “Vai beneficiar a grande maioria dos usuários ” . Alguém pode me dizer em que? Vai ter algum desconto? Pois antes era ilimitada agora não. Em nenhum momento, dessa conversa, percebi beneficio para o consumidor , muito pelo contrario, agora vão encher o “DSLAN” de clientes e com isso economizar e faturar mais . Verdade seja dita!

  • mas que carinha asqueroso esse. ele nos chama de imbecis quando diz que o cálculo feito pelo manual do usuário é errado. e essa da tendência mundial de limitar internet? isso existe sim em outros países mas não é tendência.

    Que ódio mortal desse cara, Deus do céu…..

  • Arley Martins

    Querem matar o P2P(torrents), jogos on line(Xbox), youtube, netflix, sites educativos(XXX), vídeo conferencia de qualquer especie, armazenamento em nuvem de arquivos pesados. Em resumo eles querem vender uma velocidade de 300MB, cobrar R$200,00 pelo plano e um limite de cento e poucos GB para pessoa baixar musicas, ver poucos videos, enviar e-mail e abrir paginas normais. Fazendo isso eles terão uma rede que nunca afoga, vão poder triplicar a base de assinantes sem investir em mais infraestrutura. OK, vamos voltar aos anos 2000 quando agente esperava sábado as 14:00 horas para conectar a 46666BPS e ficar com a linha telefônica ocupada o final de semana inteiro com uma velocidade ridícula. Trocando em miúdos não adianta nada agente ter uma Ferrari no Brasil pq não temos ruas para andar.

  • Corram pra Live TIM, amigos.

    • Jack-Moser

      Quem tem cobertura aonde mesmo?

    • Rafael Reis

      Quem dera amigo, a cobertura da Tim é minúscula, não chega a residência de 95% da população

  • Leandro

    Estou na GVT e hoje já aumentou em quase 40% o valor do mesmo plano no site da VIVO.
    Mas sem alternativa, sem concorrência… Estou preso a empresa…

    • Jack-Moser

      Infelizmente é isso, eles sabem disso….se tivesse concorrência nada disto ocorria.

  • “Isso irá atingir uma porcentagem muito baixa dos nossos usuários, e
    beneficiará quem faz uso leve, como emails e navegação. Quem faz uso de
    streaming de vídeos, por exemplo, naturalmente terá que pagar mais.”

    Já que tem muita gente que usa só o básico, pra que por limite?? Há pessoas que assistem Netflix, atualizam o Windows, o Android… baixam jogos no Xobx e Playstation… a banda larga fixa NÃO PODE ter limite!!

    • Rafael

      Eu ia comentar justamente sobre esse parágrafo.

      Essa é uma conta que eu quero ver como vai ser resolvida. YouTube, vídeos do facebook e afins também entram na conta do “uso de streaming de vídeos”?

      • Eles já se benificiam bastante das milhões de pessoas que pagam pela internet e usam só pros e-mails, como ele mesmo disse. Essa conta devia ser compensada com quem utiliza muito. Agora vão limitar quem usa muito, e continuar se beneficiando de quem só lê e-mails. Ridículo! Melhorar a infraestrutura pra atender a todos eles não querem pfffffff preferem voltar no tempo.
        Bem que podia surgir um “Uber” da internet, viu??

  • qwertt

    “Adotada mundialmente” é a cara desse filho da puta.

    “beneficiará quem faz uso leve, como emails e navegação”
    que esse merda que só usa pra emails e navegação que se foda, que aprenda a usar streaming, caralho. internet tá aí pra ser usada. é um argumento tão de bosta esse.

  • Higo

    Ou seja, fez a propaganda porca dele e desconversou nos dois pontos mais polêmicos. Isso não é um “mea culpa”?

  • Weslley Alberto

    Praticamente todas as operadoras resolveram , de uma hora pra outra, que banda larga fixa tem que ter limite de trafego.(algumas já tinham em contrato e sempre fizeram vista grossa). Isso é concorrência né ANATEL. Isso sim é golpe com o consumidor.

  • Henrique Jordão

    “beneficiará quem faz uso leve, como emails e navegação”

    “Isso irá atingir uma porcentagem muito baixa dos nossos usuários”…

    Gostaria de olhar pra cara desse safado na hora que ele flw isso pra ver a expressão de canalhice de uma pessoa que tem a coragem de falar isso.

    “O download de um único jogo na Xbox Live ou na PlayStation Network pode passar de 50 GB. Um cliente baixa um jogo e acaba com toda a franquia de banda larga.

    Gebara desconversou.”

    Essa foi a pergunta que acabou com todas desculpas esfarrapadas desse cara…

    • Aderval Junior

      Na boa é nessa hora que da vontade de socar um imundo desses!!

  • Carlos Henrique Santana

    Já tô olhando aqui os planos da NET pra eu aderir. Uso a GVT a 10 anos e estava muito satisfeito, até a VIVO resolver implementar a “tendência mundial” de acabar com o que é bom.

    • Jack-Moser

      NET também vai, aguarde…

      • Carlos Henrique Santana

        A NET já é limitada, só que não de forma tão estupida.

      • Carlos Henrique Santana

        Já é.. tão idiota qnt.. mas acredito q verão uma oportunidade de aumentar e ganhar mais clientes.. mas sei la ne

        • Jack-Moser

          A NET já sabe desta oportunidade, mas vai ser de aumentar lucro somente e não de ganhar clientes.
          Acredito que só entrando uma nova empresa no mercado, e para crescer use o ilimitado para crescer e se firmar no mercado, fora isso não vejo como…

          • Carlos Henrique Santana

            Que venha logo

          • Jack-Moser

            Num pais do tamanho do Brasil, quase impossível, apenas pequenas empresas regionais….

  • Danilo Requena

    Mais uma vez a anciã em ganhar mais dinheiro quer ferir a inovação, ao invés de as operadoras fazerem planos melhores, serviços melhores, para poder brigar com o streaming, não, preferem prejudicar o cliente, que nessa briga é o elo mais fraco.

    O único jeito de combater essas operadoras que só pensam em dinheiro e que se dane o cliente, seria um alto boicote a eles, quando eles vissem os números caindo, com certeza correriam atras de deixar as coisas como estão, porem acho muito difícil de isso acontecer, Fazer o que né !!!!

  • PrGirafales

    moro no parana, capital, Ctba, uso internar a anos desde a epoca da discada, passando para um grande salto para via radio, ai entrei na “banda larga” da antiga BRT, hj oi, sempre serviços pessimos, pra noa dizer um lixo, cobranças erradas, quedas constante de conexao, na epoca era um inferno quando jogava, foi quando começou a surgir a maravilhosa GVT. é serio, nao to ironizando, a GVT, apos eu mudar tudo pra GVT, meus numeros da empresa, de casa e da dos meus pais, NUNCA MAIS TIVE PROBLEMAS, conexao estavel, raramente caia a velocidade, perfeita, excelente velocidade, o atendimente via telefone dos caras era um dos melhores atendimentos de serviços que ja vi, impecavel, atendentes educadas, todas, nunca peguei uma de mal humor, retornarvam para saber se o serviço estava em ordem, serviço de tecnicos excelente tb, sempre atendendo rapidamente.
    Mas… assim que a vivo comprou a GVT, pronto, o serviço VIROU UM LIXO, atendimente caiu, conexao pessima, vive caindo, e o pior, AUMENTO ABUSIVOeu pagava meu plano 109,90 e passaram para 149, ai mandam aqueles emails excplicando que subiu sobre a inflaçao e blablalba.
    A pior coisa que poderia acontecer, era a porcaria da vivo comprado a gvt, eu ja detestava a VIvo, ela estragou a melhor operadora de celulares de alguns anos atras, a global telecom, quem lembra sabe, era a melhor operadora de celulares que tinha no parana, ate a vivo comprar e transformar num verdadeiro LIXO, eu nao sei como ainda existem pessoas que tem plano dessa operadora ainda, achei que pelo menos ate final do ano poderia usufruir da boa GVT, ledo engano, ja começaram a plano maquiavélico deles de acabar com o que era bom em uma bos ta, o que fazer agora, voltar pra Oi, acho que sera o caso do jeito que anda as coisas

  • Resumindo, a Vivo vai desconstruir tudo o que a GVT ainda tentava levar pra frente.

    • Claro, a Gvt oferecia um serviço de qualidade no começo, a internet era boa… imagina se eles vão querer uma coisa absurda dessas no Brasil, que horror, temos que destruir tudo que há de bom e explorar as pessoas, onde já se viu né? :v

      • Olha, a GVT nunca foi maravilhosa, mas por experiência própria, aqui em Mato Grosso do Sul é a melhor bandar larga, passando a Oi e a Viacabo.

  • Gesley Rodrigues

    Essa ideia idiota para acabar com os serviços de streaming ( por causa da tv acabo ) pode ser um tiro no pé. Alem da ira de internautas, vai abrir espaço para concorrentes ou seja, vivo pode ter uma internet melhor, mais veloz mas vai ganhar aquela que oferecer mais GB’s mensais. Essa papo de que é uma tendencia mundial é conversa fiada. Pra quem vive fora desse planeta dos macacos chamado brasil, sabe que internet é livre e ilimitada e dependendo do pais até nas ruas é liberado.

    • Daniel Alencar

      Esses caras são loucos véi. Q desculpa lixo de tendência mundial.

  • Renato Ferreira

    Mano que ridículo uma coisa desta, se isso estiver realmente acontecendo e eu ver que não fica sendo legal navegar na internet, assistir filmes Netflix e vídeos no Youtube eu tenho certeza que vou cancelar a internet e ficar um tempo sem internet até que uma empresa de internet apareça aqui em Goiânia com uma proposta melhor!

  • Ridícula essa justificativa da tendencia mundial, o valor cobrado também vai ser da tendência mundial, a qualidade do serviço também vão ser da tendencia mundial, pq la é um primor a qualidade dos serviços oferecidos, e o valor é justo, agora pagar 100 reais que provavelmente vai ser o serviço por 150gb de internet. #revoltado.

  • Tharcio Souza

    “Gebara desconversou” hahahaha não tão nem aí pro cliente, essa é a verdade.

  • Eu só veria 1 lado mais ou menos bom nisso: se fosse por exemplo 100 GB por R$ 10,00. Daí seria interessante, vc paga só os R$ 10,00, se usar mais que 100 GB, compra mais 10 GB por R$ 10,00. Mas duvido muito diminuirem o preço para nos beneficiarem dessa forma. Última coisa que querem é nosso benefício.

    • Arley Martins

      Pelo jeito vai ser igual os planos de celular. XGB tanto $$$ de grana. So falta a velocidade ser igual para todos.

    • Ryderr3

      “100 GB por R$ 10,00”

      E foi assim que morri rindo.

  • Luiz Filho

    Simples o “chefe” não sabe ligar um computador o negocio dele é ganhar dinheiro e foder com os clientes. A sorte de quem mora em Curitiba é a Copel Telecom que não terá essa putaria. È so lançar os planos e vou para a Copel.

    • Osni Kniess

      O problema é que a Bel Fibra que opera a internet da Copel ainda oferece pouca cobertura em Curitiba. Ainda vai demorar para podermos bater no peito e mandar as outras operadoras irem passear (pra nao dizer outras coisa).

      • Luiz Filho

        Mas tem!!! Pior se tivesse só OI e GVT.

  • Chicken Little

    “A ideia é que o consumo seja como uma conta de luz, onde o cliente pagará apenas o que precisar.”

    Para essa comparação ficar correta, precisam oferecer a internet na velocidade máxima, de forma ilimitada, fixar um valor por Mb e mandar uma fatura no final do mês com tudo discriminado.

    Minha luz nunca acabou porque liguei coisa demais na tomada e a franquia acabou

    • E se usarmos menos, seremos reembolsados? Tem isso também.

      • Alexandre Maciel

        Na net os saldos servem para compensar os excessos de outros meses. Vi há pouco o histórico de consumo de um colega de trabalho e se nota isso claramente.

        • Não sei se já está rolando isso na NET. Aqui não tive redução e baixei a vida nesse mês de março.

          • Alexandre Maciel

            Também não sei se chegam a cortar ou reduzir velocidade. Mas eles mostram o histórico e presumi que também compensações já que não cobraram taxa adicional em nenhum mês do meu colega.

    • Daniel Alencar

      Hahaha excelente. Disse tudo.
      Acho mo palhaçada isso q tão querendo implantar. Não existe uso básico mais. Galera fica 24h em vídeos… Isso por si só já consome pra caramba. Se contar o resto…….

      • Chicken Little

        Sim, esqueceram que “usuário básico” hoje em dia consome youtube, facebook, whatsapp, instagram, twitter..

        Eu poderia acabar com a franquia apenas com o conteúdo que recebo em um grupo de whatsapp ( ͡° ͜ʖ ͡°)

        • Renan™

          se é que me entende…

      • Roberto Jr. Gilnei

        Mesmo alguém que costume usar o básico tem em sua casa um irmão, um outro parente ou mesmo receba uma visita que de vez em quando queira usar o seu computador livremente. Com a medida da Vivo, vai se voltar ao tempo da internet discada, em que não dava pra liberar internet pra todo mundo pra não explodir a conta do telefone.

        • Daniel Alencar

          Vdd… E tb até a pessoa de uso mais básico não tem noção e fica o dia todo no YT. Sabe quanto o YT consome? Hahaha não existe mais uso básico. Esses caras têm problema, não é possível!

    • Vc só se esqueceu de um detalhe: sua luz não acaba, mas quanto mais vc consome, mais vc paga. E é disso que ele está falando rs, é assim que eles querem!

      • Alexandre Maciel

        Ele está falando disso mas desconsiderando o fato de que, se eu quiser, posso deixar, por exemplo, 2 aparelhos de ar condicionado o dia todo funcionando sem o risco de interrupção ou de redução da tensão na rede. Ao usar o ar condicionado, eu o uso em carga plena, sem preocupação; o aparelho não esfria mais ou menos em razão de limitação da rede elétrica. E nesse ponto você parece não perceber que, além da franquia de dados, o sujeito também limita a sua velocidade.

        Voltando ao exemplo, seria como se a empresa energética me dissesse que só posso ligar um aparelho de ar condicionado durante todo o dia simplesmente porque a linha elétrica que chega até a minha residência não suporta o funcionamento de dois.

        Então, honestamente, se querem mudar a forma de cobrança (a imposição de franquia muda, sim, a forma pela qual lhe cobram, visto que sai de velocidade para MB em determinada velocidade), que modulem os valores cobrados. Ou dão velocidade máxima, plena, a todos com limite de dados; ou não limitam os dados e limitam a velocidade; ou limitam ambas as variáveis e modulam as contas, baixando o preço do MB.

        • Chicken Little

          Exatamente!

        • BaconINFINITO

          para pagar a mesma coisa que pago atualmente o gb teria que custar 10 centavos, e isso NÃO vai ocorrer, cartel maldito, melhorar a infra estrutura ninguém quer né?

    • Raph4 (Raphael Corrêa)

      Perfeito! E como disse o amigo acima, nos meses em que usar menos, quero desconto!

    • kadug

      Essa comparação com a conta de luz foi totalmente sem noção. Será que ele não percebe isso ou se faz de bobo?

      • Tiago Celestino

        É um gestor Vivo de ser, simples assim. Fala o que não sabe, inclusive não sabe de questões bem importantes para empresa.

        • Anthony Fernando

          Como a tecnologia G.fast.

      • Oliveira17

        Né. Olha quantas pessoas concordaram… Kkkkkk

    • seu fela mitoso da mizera heueheuehe melhor comentario que eu ja vi

    • PinPortal ✔️

      Na verdade tecnicamente você está errado.
      Sua conta de luz pode ser de uma, duas ou até três fases, então sua residência pode receber energia de 110, 220 ou até 330 volts e isso influencia na sua conta de luz, pelo menos aqui no Rio de Janeiro.

      Exemplo: se sua casa tem uma fase e você utiliza maquita e diversos chuveiros elétricos ao mesmo tempo, é provável que a caixa de energia de sua residência desarme.

      Mas voltando ao assunto da internet da Vivo/GVT, isso é muito triste, espero que a NET não faça isso também.

      • sinto em lhe informar mas vivo net e oi irão fazer essa merda

      • Supersonic

        E exatamente o que eu ia dizer, a rede elétrica tem um limite, a maioria das residencias usa rede trifasica que é limitada em máximo 70kw que da e sobra para a maioria das familias de classe media e alta mas em rede monofasica como em várias casas do minha casa minha vida por exemplo não dá para usar o chuveiro elétrico enquanto outra pessoa usa o ar condicionado.
        Ainda sim é triste isso que a vivo vai fazer.

      • Ivan

        Se não me engano, a Net só não faz valer, porque parece que os limites já estão definidos no contrato.
        Acho que sem franquia ficarão só pra clientes antigos GVT. E assim serei até quando não tiver mais jeito.

        • Helder

          Para clientes antigos começa a valer já no primeiro mês de 2017.

          • Adalberon Junior

            Negativo amigo, clientes antigos nao serao prejudicados

          • Ivan

            De acordo com o que foi discutido em um post do manual do usuário, não seria assim (não sei o posicionamento oficial da operadora).
            O que foi falado é da franquia não estar prevista no contrato já assinado, o que inviabilizaria a implementação do limite, exceto se todos fossem forçados a aderir a um novo contrato.
            Se for assim, deixo a GVT no outro dia. Hoje a vantagem é a não franquia, porque a qualidade da conexão já foi embora faz tempo. Tem opções melhores neste sentido.

          • Helder

            Correto. Havia lido errado, são os novos contratos que passarão a ter a franquia aplicada em janeiro de 2017.

          • GigoCAP

            Então, eu renovei meu contrato em março por um ano. Ela disse que até março de 2017 não terei nenhum limite. Inclusive na mensagem que a Vivo mandou dizendo que os contratos antigos serão mantidos sem quaisquer alterações. Se vierem com essa merda em janeiro, vou pegar o protocolo e botar na Anatel.

      • Cassiano Ricardo dos Santos

        O número de fases não implica o aumento da tensão. Na casa de um amigo possui duas fases e cada uma 220v. Ou seja são apenas “redes independentes”. No sítio de meu pai há rede trifásica. As três 220v.
        Quanto ao exemplo, se você liga numa casa monofásica uma maquita e um chuveiro, se a rede não foi dimensionada para aguentar a carga com fiação e disjuntor adequados, com certeza ele vai desarmar.
        Mas basta voltar lá na caixa e rearmar o disjuntor e você vai ter a mesma quantidade de energia.
        E, a menos que você faça uma readequação da rede, o disjuntor vai continuar desarmando se você forçar a rede interna.
        Isso não limita a quantidade de energia que chega. Será sempre a mesma.
        Sem qualquer redução.
        Agora, quanto essa mudança de GVT pra vivo, fico triste.
        A vivo tem qualidade, pelo menos em minha cidade, na telefonia móvel. Porém, atendimento ao cliente é péssimo. Cobranças indevidas constantes. Que pena que tudo isso está acontecendo.

    • Mitou!

    • Indisposed

      Que pisão nessa desgraçada

    • Adalberon Junior

      Vc falou tudo

    • johnnywell

      Exatamente o que eu pensei quando li essa parte. Se me entregarem 300mbps ininterruptos e sem variação, já que a luz não tem variações. Eu pago por quanto usar.

    • Exatamente. É a pior comparação que poderiam ter feito. Muito sem noção.

  • Chicão ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Eu não uso essa banda larga da vivo (ex-gvt).
    Então a única coisa que posso fazer contra isso é mudar de operadora móvel.
    Sou cliente da vivo há mt tempo e agora vou sair da mesma por ser contra esse tipo de coisa.

  • ” Isso irá atingir uma porcentagem muito baixa dos nossos usuários, e beneficiará quem faz uso leve, como emails e navegação.”????????
    Que mundo esse cara vive??!! A internet deixou de ser “só” isso tem muito tempo!
    Parabéns ao Tecnoblog por pressionar nesse assunto!

    PS.: Sobre o app do Youtube na GVT TV, na época q contratei (quando ainda era um serviço ‘beta’) tinha esse app e funcionava muito bem.
    Meses dps ele sumiu após uma atualização do decoder.
    Liguei no atendimento perguntando o pq e eles falaram que foi incompatibilidade técnica (??).

    • rodrigofante

      Até concordaria com isso se fosse tipo:
      R$30,00 por mês para 50GB e velocidade ilimitada, ou seja, toda disponível para usar, como é na água ou luz.
      R$50,00 para 100GB
      etc.

      Algo assim deixa mais barato para quem usa pouco, mas manter os mesmos preços e limitar em valores ridiculamente baixos de franquia até para usuários comuns é pura sacanagem mesmo.

      Se fossem honestos então cobrariam por GB baixado e pronto.

      Vamos lá R$0,25 por GB seria razoável.

      • BaconINFINITO

        tinha que ser uns 15 centavos na real.

      • Aderval Junior

        Eu não concordo com nada disso tem que ter limite nenhum!!

        • rodrigofante

          Eu como usuário claro que prefiro não ter limites, mas sejamos honestos, o custo das operadoras é dividido entre administrativo, investimentos em criação de estrutura e operacional, quando mais gente usar a internet, quanto mais baixarmos dados, maior a estrutura necessária, maior backbone, maior os custos.

          Acho justo que se os custos aumentam se eu usar mais, que se pague mais.

          O problema para mim não é mudar para uma cobrança por uso, mas a forma como está sendo feito, ou seja, não muda o valor, simplesmente limita e quem usa pouco não paga menos, mas quem usa mais, paga muito mais.

          Acho a forma mais justa de cobrança a de energia, se cobrassem por MB trafegado sem limite de velocidade, com cada um pagando seu consumo, acharia justo. Ou seja, vamos inventar um valor fictício de referência. R$0,20 o GB.
          Se eu utilizar 500GB em um mês pagarei R$100,00 só de internet. Justo.
          Se eu viajar e não usar nada, não pago nada, olha que coisa linda e justa também!
          Se eu só uso para ver notícias e facebook e gasto 10GB no mês, pagaria R$2,00, incrivelmente justo.

          Agora o problema é como eu disse, querem apenas limitar, pois o ponto aqui não é o custo da internet, mas como Netflix e similares estão afetando outro negócio mais lucrativo das operadoras, a TV a cabo, limitando não vai mudar muito o lucro das operadoras, mas vai aumentar o da TV pois impedirá o uso do Netflix.

    • kadug

      Eu só uso e-mail e navegação. O problema é que eu navego pelo Netflix, pelo Youtube…

    • Danilo Rodrigues

      o cara vem de conversa fiada que beneficiará os usuários leves de internet, mas podia ter perguntado pra ele, se com adoção de franquias os Gigas não gasto serão cumulativos pros meses seguintes ? SE vão reduzir as mensalidade de todos os planos ? se vão entregar 100% da velocidade contratada ? enfim . isso é um roubo.

      • Aderval Junior

        beneficiara hauahua é uma piada !!! ele fala como se fosse ter reduções massivas de preço coisa que nunca vai acontecer

  • tinininho

    “Tendência mundial” é uma maneira de maquiar a manipulação que as empresas farão no Brasil.

    E mesmo que a tendência de fato exista fora do Brasil, ocorre paralelo a pacotes e preço de franquias muito, mas muito, mais acessíveis ao consumidor. Preços justos e não abusivos e sem vergonhas como os que praticam no Brasil.

    Feliz quem mora no Paraná e consegue comprar internet da COPEL, velocidade simetrica, de qualidade, em 3 anos nunca tive 1 problema!

    • aqui ainda não chegou, eu mudaria sem piscar pra Copel também…

  • Bruno Santos

    Lembrando que o problema nãoo é a Vivo, e sim todas as operadoras, incluindo a vivo, que se uniram pra “acabar” com a liberdade dos serviços de streaming, porém não sei como funciona fora do país. Alguém tem conhecidos fora do Brasil que pudessem compartilhar informações.

    • jaosnow

      As operadoras americanas começaram implantar esse sistema por franquia de dados recentemente e o resto do mundo passou a copiar. Diferença que nos EUA o monopólio regional de certas operadoras é muito mais forte que no Brasil. Única operadora que de lá que não vejo ninguém reclamar é a Google Fiber, porém ela só atua em algumas cidades.

  • Tive GVT por 2 anos. No primeiro ano, uma maravilha, no segundo ano eu fiz 10 chamados em 9 meses, nunca resolviam meu problema. Logo que fiquei sabendo da compra da GVT pela Vivo, cancelei. No dia que vieram instalar a NET aqui em casa, recebi a carta ‘oficial’ da compra pela Vivo. Vejo que fiz uma ótima escolha em ter mudado. TV por satélite é péssima, atendimento caiu demais nos últimos meses, a instalação feita aqui era um relaxo total… Enfim.

  • Boicote, simplesmente isso!
    Boicotar absolutamente tudo relacionado a Vivo…

    • Já boicotei em 2012, quando ela começou a bloquear o YouTube no meu celular, mesmo eu pagando pelo pacote (sim, o YouTube NÃO ACESSAVA!!!)
      Boicotei também quando ela começou a me colocar na fila de espera do call-center pelo menos 40 minutos TODA VEZ que ligava (enquanto na TIM eu nunca espero 1 minuto)
      Boicotei quando eu descobri que tinha que pagar um R$ 2,99 por mês pra ser avisado se alguém me ligasse quando meu celular estivesse sem sinal (sendo que nas demais é de graça, uma cortesia muito bem-vinda, ainda mais que falta de sinal é problema da operadora, não meu)
      Enfim, tem 4 anos que estou transitando entre TIM, Claro e Oi, e estou bem mais satisfeito e feliz.

      • A Vivo tem melhor cobertura em lugares fora dos grandes centros, mas… de que adianta boa cobertura, se tem péssimo serviço?? Pra quem mora no grande centro, Vivo nunca é melhor opção.

        • Alexandre Maciel

          Com certeza não no Ceará… hahaha… digo porque sei. 😀

        • Luiz AG

          Isso só no estado de SP por causa da compra da Telesp Celular. No resto do Brasil é mal vista e pega pior que as outras no interior. Minas é só Oi.

          • Aqui em Minas Gerais ela também tem uma boa cobertura porque comprou a Telemig Celular.

          • Luiz AG

            Não sabia…

          • Mesma situação heheh. A Telemig tinha sinal até no buraco, e a Vivo se beneficiou disso.

  • igor

    qualquer uma dessas só da dor de cabeça,por isso eu prefiro instalar sosinho,melhor tv a cabo mesmo!

  • David Silva

    Boicote nesses fdp, enquanto toda atenção da mídia está na crise política, essas operadoras tramam na surdina um “GOLPE” de verdade, contra seus clientes.

  • Felipe Lima

    Tecnoblog pressionou legal mesmo a Vivo heim, SENSACIONAL e meus parabéns pela entrevista. Só assim pra saber o que realmente mudará. Só digo uma coisa, as “Operadoras de Garagem” sairão ganhando com essas besteiras de franquia pra banda fixa, eu mesmo vou largar o Speedy daqui uma semana pra contratar fibra da Global NET, humilde, mas sensacional.

    • Jack-Moser

      Essa vai ser uma grande oportunidade para as pequenas…

  • Guilherme

    FILHO DA PUTAAAAAAAAAAA MORRA SATANÁS

  • Wesley

    Parabéns ao Tecnoblog por colocar os fatos na mesa durante a entrevista e pressionar a Telefonica, totalmente insensato por parte da VIVO dizer que a franquia só vai impactar uma quantidade mínima de clientes.

  • Eu garanto que meu cálculo de consumo está correto. Inclusive, detalhei todo o procedimento de aferição aqui: http://www.manualdousuario.net/gasto-internet-fixa-mensal/

    • Tiago Celestino

      O cara nem sabe o que vem acontecendo na empresa, óbvio que vai dizer que o seu trabalho não é verdade. Cara, gestores da Vivo (alto escalão) são os piores.

    • C. Herrera

      Correto e demonstrado sem a menor sombra de dúvida, Rodrigo! Dá para notar o know-how do cara, basta apenas comparar o excelente nível das perguntas/conhecimento que o Lucas Braga exibe na entrevista e o seu ao demonstrar o cálculo de consumo, com o grau de “sabença” (sic) dele (e que também mostra que de nada adianta ter um cargo com nome pomposo)!

    • ochateador

      Conheço um gerente regional da vivo….
      O perrengue que tive para arrumar o endereço em apenas 3 notas fiscais da minha empresa não foi pouco, levei 1 ano para arrumar o endereço de 2 (a terceira nota estou tentando arrumar a 15 meses), e esse gerente nem sabia como orientar e mais atrapalhava do que ajudava, 10x mais eficiente contatar o call center lixo da vivo do que pedir orientações para esse gerente…..

      Até ele saber calcular direito o consumo mensal vai demorar.

      • Small

        Você é um belo profissional hein!

    • Helder

      Eu tenho o DD-WRT instalado, e em abril eu já consumi, somando download e upload, 93gb. E este mês está sendo leve, baixei somente 1 jogo, The Division, que consumiu ~33gb. No entanto estou em uma fase focada mais nos estudos, então nesses 9 dias assisti basicamente só 2/3 de um episódio do Demolidor, quando normalmente eu assisto 2 por dia.
      Meu uso em um mês normal certamente fica na faixa dos 300~400gb.
      Isso que na minha casa mora só eu e meus pais. Minha mãe possui um smartphone antigo, então não sofre atualização de nada e ela usa somente o hangouts. Meus pais usam o computador para navegação básica, facebook, pesquisa, e-mail, mercado livre, e coisas do tipo, mas é coisa de ~3 horas por dia os dois.

      Ainda temos que lembrar que atualmente a maior parte do conteúdo de vídeo consumido é 720p~1080p, mas estamos em uma transição para 4k, então nos próximos dois anos vai ter aumento forte no consumo de dados em streaming de vídeo devido a isso.

  • Lucas Ribeiro

    A dica é procurar provedores que não oferecem essa política.

    Em Fortaleza, há a Multiplay. Em Natal, creio eu, há a Cabo Telecom.

    • Alexandre Maciel

      Multiplay, antiga NET Fortaleza, que usa aquele modem desgraçado que, dependendo deles, não permite que você utilize um roteador para ter wifi em casa; aí você precisa pedir o wifi, como se fosse um serviço deles. Multiplay vale tanto quanto o que despejo na latrina diariamente.

      • Lucas Ribeiro

        Já tive Multiplay, a qual cancelei para ir para Net. Aqui eles me deram um ARRIS o qual eu fiz bridge.

        Cancelei porque a Net me ofereceu 30megabits por um valor inferior. Acho que todo plano a partir de 12 megas já inclui o wi-fi por um modem/roteador.

        • Dan Morais

          Ainda existem outras empresas menores que atendem algumas regiões e oferecem valores bem competitivos, tipo a t-net aqui em fortaleza.

  • Daniel Alencar

    “Fizemos uma análise de consumo na nossa rede e esse dado é exagerado”
    Mano. A mentira mais descarada que já vi na minha vida!
    Eu consumo 150GB em 1 dia. E olhe lá. Aposto que quem pega fibra deles não é só por uma velocidadezinha maior não, é pq não aguenta ficar esperando horas, ou até dias pra baixar arquivos gigantes. E quanto mais arquivos gigantes maior o cunsumo uai. Nos últimos 30 dias eu já to nos 1.3TB de Down e Up juntos só no meu PC. O melhor exemplo q usaram na pergunta: só um jogo já são 50GB. Certeza q se eles tirarem uma média de verdade nessa merda de rede deles eles verão q passa muito longe de 150GB mensais por usuário. Ah tenha dó

  • Romulo Oliveira

    “Certamente iremos desenvolver alguma solução para isso, nessas áreas onde o usuário pague por franquia e não pela velocidade.”

    quero nem ver os preços das franquias.

  • ochateador

    Estamos bem confortáveis com o modelo atual, e pretendemos continuar com ele.

    -.-”

    Preciso comentar algo a mais?

    • Jack-Moser

      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

  • Por mais de 10 anos fui cliente da banda larga GVT. Sem mais comentários, cancelando.

  • Raph4 (Raphael Corrêa)

    Deu asco e vergonha de ver esses desvios das perguntas cruciais. Se ficar com estas franquias ridículas de 100 a 150Gb, eu caio fora da GVT/Vivo e largo a Vivo no mobile também.
    Se todas as operadoras entrarem nessa putaria, obviamente vou ficar com a de maior franquia e que ao estourar, no máximo reduza, mas não corte!
    Em casa o tráfego médio era de 400 a 500Gb mas há meses, antes de ter Xone em casa, hoje certamente passa dos 600Gb todos os meses. O streaming conta muito.

    Internet residencial hoje só perde em importância, obviamente para água e energia elétrica. O mínimo de internet (digamos, 1mbps up e down) deveria ser direito básico de todo cidadão pagador de impostos.

    Papinho SAFADO de que isso “beneficia o usuário leve”. Então dá 50% de desconto pra esse cara e deixa a nossa banda ilimitada e pelo mesmo preço, se vocês são tããão benevolentes assim!

    A PIOR desculpa da história do mundo é esta de “é uma tendência mundial”. Noto que há uma tendência mundial em CEO de empresas de telecom serem filhos de senhoras da vida… balizar por baixo é a norma.

  • Fábio Prates Rocha

    Tecnoblog: Isso não irá atingir muitos usuários?

    Gebara: Isso irá atingir uma porcentagem muito baixa dos nossos usuários, e beneficiará quem faz uso leve, como emails e navegação. Quem faz uso de streaming de vídeos, por exemplo, naturalmente terá que pagar mais.

    Gente, pelo amor de DEUS, 90% da população vive conectada em youtube, vevo, netflix. Como isso vai atingir uma pequena fatia?

    Se países desenvolvidos estão cada vez mais migrando para banda larga na casa do Gigabytes e sem limites, como tratar essa limitação como Tendência Mundial?

    Coisa de Brasil e aceita por Brasileiros viu!

    • jaosnow

      Pois é, dizer que streaming de vídeo é coisa de nicho é de uma falta de vergonha na cara sem tamanho. Só o Youtube já é o 3° site mais acessado do Brasil.

  • Olha como o upload no Brasil é uma merda, se vocês pesquisarem no youtube por South Korea (ou Japan) internet speed test vão ver como aqui precisa avançar

    • Tem vários outros países de primeiro mundo com o mesmo upload que o nosso, cara…
      É até inacreditável ver alguns creators no Youtube com upload igual ou inferior, para o nível de qualidade e periodicidade que eles publicam nos canais.

  • Hamir Campos

    Era uma vez uma internet muito boa “GVT”, mais veio uma tal de VIVO e acabou com a graça.
    No resumo é o seguinte, o cliente que se fod.. pague mais caro pra ter internet.
    Em 5 dias consumo 35GB, sem chance pra franquia.

  • Felipe Emerson

    Sem condição. Moro num pensionato com cerca de 30 pessoas. Aqui é GVT de 50 Mb, que desde que foi colocada é muito instavel, cai muito, ping alto nos jogos… E agora limite de franquia? Só eu usei mais de 120 GB no último mês… Imagina o uso de 30 pessoas?!

    • Renan Dias Serrou

      Cara no seu caso eu até concordo que vocês paguem mais pela internet, dividir entre 30 pessoas já é sacanagem neh…

      • Felipe Emerson

        Sim, mas antes aqui tinha Oi Velox de 15 Mb e achei mais estável que a GVT… Com essas franquias q eles vão colocar, não daria nem para uma pessoa direito…

        • Renan Dias Serrou

          GVT de uns tempos pra ca anda uma porcaria… Mas concordo que as franquias de dados que a vivo ta querendo implantar são muito baixos, mesmo pra uma unica pessoa, imagine pra uma familia inteira…

      • Não concordo com você Renan. Se o você paga um internet de alta velocidade (50Mb/s) então é pq vc vai trafegar muito mais dados,para as teles o que importa nos custos é o uso de banda/s e não o consumo de dados, esse limite é apenas uma forma de ganhar mais em cima dos clientes.

        • Renan Dias Serrou

          Nesse caso não to entrando em mérito de velocidade e franquia de dados, mas sim de o cara morar em uma pensão, pegar um plano RESIDENCIAL de internet e dividir entre 30 pessoas, nestes casos devia pegar um plano empresarial, que é bem mais caro e feito pra este tipo de coisa…

  • Felipe Rodrigues

    Lucas, você ou alguém da equipe tecnoblog podiam fazer uma matéria sobre essa “tendência mundial” do qual ele está batendo a tecla. Sobre Como é essa franquia lá fora, nas principais operadoras.

    • Renan Dias Serrou

      Boa, também queria saber que tendência mundial é essa kkkkk, só se for tendencia mundial onde o grupo da Telefônica/Vivo atua =/

      • grande_dino_2

        Não sei dizer se é tendência mundial, mas nos EUA, várias operadoras usam o sistema de franquias.
        Eu acho que em alguns países da europa e na Austrália também, mas não confirmo esses dois últimos.

      • igor

        comcast faz isso la e de 300gb.

        • Felipe Quintanilha

          Mas pagando uma pequena taxa, a pessoa pode ter internet ilimitada.

          What is the Unlimited Data Option?

          The Unlimited Data Option provides additional choice and flexibility for our customers who may make heavier use of the Internet. Enrollment is optional. The Unlimited Data Option currently costs an additional fee of $30-$35 per calendar month, depending on the area.

      • Danilo Rodrigues

        tendencia mundial coisa nenhuma. já pesquisei e la no Canada tem internet ilimitada por 140 dolares mensais. abaixo desse valor de mensalidade existe os outros plano que são limitados e tem franquia mas lá , uma mensalidade de 99 dolares mensais voce tem uma franquia de 750 GB com uma velocidade de 100 Mbps . e eles te dão opção de pagar um valor fixo que de 20 dolares a mais e tem deixa navergar ilimitado.

    • Tendência mundial apenas no Brasil, hauhsuahusuahsauhsa

    • marcelomartins

      Exatamente. Não existe essa tendencia mundial para internet fixa.

      O que existe de fato é internet móvel que até tinha planos ilimitados e eles estão acabando. MAS É MÓVEL

    • Diego Nexus
  • Bia Kunze

    Estou em contato com representantes da Anatel, operadoras e da área de legislação, e todos concordam que este é um caminho sem volta. Notaram que TODAS as principais telecoms do país agiram simultaneamente? Não adianta fazer boicote, petição, etc, porque elas contam o apoio irrestrito do setor público. O que temos que fazer é pressionar a câmara para a reforma da lei geral das telecominucações. Mas isso depois da votação do impeachment, porque agora não se fala em outra coisa.

    • Mas eles sempre agem simultaneamente. Foi a mesma coisa com telefonia móvel.
      O que resta é algum juiz chegar e se meter no meio e vetar.

      É por isso que sempre achamos que a Anatel não trabalha a nosso favor quando essas decisões são tomadas de forma unânime entre todos os participantes. 🙁

      • Bia Kunze

        O MP de alguns estados está averiguando isso, mas conversando com alguns especialistas, todos concordaram que seria paliativo e temporário. Legalmente as operadoras podem fazer isso, e o pior de tudo é mesmo a agência reguladora apoiá-las. A única coisa que funcionaria em definitivo é uma mudança na lei geral das telecomunicações.

        • igor

          só regulando sobre e definindo um limite minimo(exemplo 500gb) para a franquia via regulamentação da anatel.

          • Aderval Junior

            Tem que ser é ilimitado, e foda-se as operadoras, se acabar com as franquias legalmente elas que se virem ou saiam do mercado!!! Só querem lucrar esses merdas!!

        • kadug

          E o trecho abaixo do Marco Civil da Internet não é argumento legal contra o corte ao acesso após estourar o limite?

          “Art. 7º O acesso à internet é essencial ao exercício da cidadania, e ao usuário são assegurados os seguintes direitos:
          […]
          IV – não suspensão da conexão à internet, salvo por débito diretamente decorrente de sua utilização;”

          • Fernando Pereira

            Pelo que entendi, ao estourar o limite da franquia contratada, as operadoras não cortariam o acesso, mas o cliente passa a navegar na menor velocidade disponibilizada.

    • Kazz

      Se a Anatel realmente tivesse como objetivo melhorar a qualidade dos serviços, esta seria a hora dela tomar alguma atitude. A apatia por parte da agência reguladora só mostra que além de não ajudar, ainda atrapalha os consumidores brasileiros.

      @bia_kunze:disqus está mais que certa em sua colocação. Já passou da hora de cobrar algum tipo de reforma no setor de telecomunicações, abrindo espaço para mais concorrência, e permitindo que o mercado ofereça alternativas de maior qualidade (coisa que não deve ser difícil, visto o total descaso da oligarquia atual com o consumidor).

      • Aderval Junior

        Se não viu o que ele disse é uma tendencia do cartel mundial de operadoras em praticar esse tipo de atitude!!

    • BuffyDawn Summers

      Mais mesmo que se reforme a lei, as teles tem forte lobby entre políticos, vide Anatel, que é quase um escritório delas no governo. Com esse lobby, ellas podem fazer aprovar ainda mais estragos.
      O problema é que graças ao Jararaca, a lei das privatizações foi alterada para permitir a concentração do setor, com a compra das teles umas pelas outras, além das teles terem ganho direito de oferecer conteúdo, ao invés de serem prestadoras do serviço físico da rede. Lembram da história do provedor?
      As teles tem suas tvs por assinatura que sofrem concorrência de serviços por streaming. Com isso, elas querem nos obrigar a assinar suas TVs ou pagar mais para usar a banda que temos disponível.

    • Indisposed

      É isso ai Bia, adoro seu canal!

    • Aderval Junior

      Tem um nome pra isso cartel!!

  • Vítor Corrêa

    Meu consumo de dados por mês. Moro com mais 2 pessoas e eventuais visitas. Uso Velox de 15 Mega e estava considerando mudar pra GVT de 50, quando foi anunciada a aquisição pela Vivo. Resolvi esperar pra ver como ficaria e vou ficar na Velox mesmo.

  • Leonardo Lindermann

    Legal seria perguntar quanto é o custo de uma assinatura de internet e dos pacotes de dados no mercado internacional (em relação ao salário mínimo de cada país)?

    #internetsemfranquia

  • Independente do que eles digam, está claro que eles vão usar as mais esfarrapadas desculpas para justificar o injustificável. Tudo o que eles querem é extorquir mais dinheiro dos usuários mesmo e pagar de bom moço.

    Como disseram, eles não vão reduzir o preço, vão apenas incluir limite de tráfego. De qualquer forma, vai ficar mais caro ou no mínimo compensar menos. Quem está em áreas sem viabilidade técnica é que vai sofrer mais.

    Já que não puderam contra serviços de streaming, então vão colocar cancelas na rodovia que eles usam.

    Eis aí uns excelente oportunidade da TIM chegar com seu Live e tapar a lacuna deixada pela GVT.

    E que bela hora pra surgir essa “tendência mundial” que eles mesmos do alto de toda sua ganância iniciaram. O mundo cada vez mais usando streaming e a nuvem pra eles colocarem franquias.

    • Isso me lembra aqueles CDs do UOL e AOL com “30 horas grátis”. Agora elas são pagas e medidas em GB para parecer maior do que realmente é. Mas já mostraram que dá pra usar a franquia inteira em tantas horas quanto o anunciado naqueles CDs. É ou não um retrocesso? hahaha

  • Essa fusão tinha tudo para ser benéfica para os consumidores, são 2 empresas boas se juntando, mas o mercenarismo da vivo e a vontade de combater os serviços de Streaming de vídeo como o ‪#‎netflix‬ vai ser um divisor de águas no modo de como a internet será consumida. Ainda tentam passar isso de forma benéfica pra população.

    Diferente dos taxistas que parecem não poder fazer nada além de agir com violência contra o ‪#‎Uber‬, as operadores de telefonia encontraram um meio “aceitável” de combater um concorrente de peso nascido da internet.

    No geral espero que a Netflix ou outro empresa do ramo entre no ramo de internet e volte a viabilizar o consumo de internet como estamos habituados. Até lá vamos seguir reclamando, espero que a galera não se conforme como se conformaram com as franquias de internet móvel.

    ‪#‎vivo‬ ‪#‎gvt‬

    • Henrique Jordão

      Discordo que seria benéfica, é uma empresa a menos pra ter como concorrente em um pais que já não tem muita empresas de internet.

      • Amigo, eu falo pela minha região, pois aqui no Recife a Vivo só tem móvel e olhe lá, quase ninguém tem, mas é a melhor operadora em questão de qualidade e preços, (para o meu uso), juntar com a GVT que já tem fixo, internet e tv, seria ótimo por questões financeiras, um combo sairia mais barato e unificaria serviços bons, mesmo com menos uma empresa no mercado as outras vão precisar correr muito mais pra alcançar a nova Vivo.

        O único fato lamentável nessa questão é a imposição do limite de franquia por uma nova gigante do mercado.

  • Kelves Medea Dos Santos

    Essa tal “tendencia mundial” em limitar os dados, alguem tem noticia de quais paises adotam esse esquema?! Pq falar é facil, mas ate agora não vi a Vivo falar quais operadoras fora do país utilizam esse sistema, e o usuario so se fodendo.
    Na minha casa tem 2 notebooks e 4 smartphones conectados quase que o dia todo, filmes online, Netflix, jogos online, minha internet é de 10mb, 2 semana estoura a franquia, e pra ferrar ele só vão aumentar os dados se vc selecionar uma velocidade maior, na minha região a maior velocidade é 10mb, pago $115 de internet e telefone basico sem pacote de minutos, eles querem ferrar o povo so pra ganhar mais dinheiro, e a Anatel ta ajudando essa bosta.

    • Diego Nexus
      • Kelves Medea Dos Santos

        Vendo essa materia, da pra ver que o que mais fode o brasileiro é o preço, eu não ficaria com raiva em ter internet com pacote limitado, mas os valores teriam que ser nessa faixa de preço, nos EU um paconte de 150gb custa 20 dolares, aqui eles ainda não falaram os preços, pelo jeito devem manter os msm preços so pra sacanear o povo.

        • Douglas Alves

          Ontem em uma matéria sobre a decisão da Anatel, ainda que temporária sobre o assunto, mostrou um dito “especialista” no assunto que disse: “É, as famílias terão que se adequar à essa realidade e rever o uso da internet em função do pacote que contratarem”. Mais uma vez, a corda sempre quebra do lado do povo mesmo.
          Mesmo que fizéssemos o câmbio sobre esse valor que você disse de 20 dólares por 150gb, ainda assim seria aceitável, mas imagino que um pacote desse volume custará mais de 300 reais. Eu teria curiosidade em ver quais serão (ou são) as propostas dessas víboras de operadoras que tem por aqui. Um amigo meu disse que há rumores de que a AT&T pretende operar no Brasil. Que seja verdade, quem sabe eles vêm com uma filosofia de comercialização de serviços diferente, ainda que usando o sistema de franquias, mas com pacotes e valores a altura do conteúdo da internet atual, e não como o executivo SEM NOÇÃO DA REALIDADE da Vivo disse em entrevista: “para o usuário mediano, que lê email e visita sites não haverão grandes impactos.”.
          Minha pergunta: Será que ele usa internet só para ler emails e abrir sites ?
          E para quem faz cursos online, que são praticamente 100% baseados em streaming ou vídeos…que tamanho e valor de pacotes terão que contratar ? Quem trabalha em home office ? Comerciantes que oferecem wi-fi em seus estabelecimentos ? Simplesmente, os gênios das operadoras sequer pensaram nisso, muito menos em uma forma de medir e informar aos seus clientes o consumo realizado, que foi um dos principais pontos que a ANATEL impôs às malditas operadoras.

  • Márcio Leopoldo

    Excelente entrevista. Parabéns.

  • Thiago Duarte

    Sempre que tem uma “tendência” que é benéfica para o prestador de serviços eles se adaptam rapidamente. Quando é para o lado do cliente, a implementação é dolorosamente demorada.

  • Até o momento, tenho cerca de 70GB de tráfico nos últimos 30 dias. Resultado de Netflix, Jogos online e conversas com os amigos no Discord. Apenas o meu notebook. Sem contar nenhum dos 4 celulares e outros dois computadores que estão em uso frequente em casa.

    Pois é, parece que eu, e todos os outros que gostam de jogar e assistir filmes em tempo livre, fazem parte do 1% que não tem importância para a nova GVT.

    Que bom saber que me ferrei legal ao trocar de operadora.

    • Roberto Jr. Gilnei

      Tu vai ir para a cadeia por tráfico.

  • Jeferson L Krug

    Se seguissem a tendencia mundial, poderiam também baixar os preços dos planos, já que pagamos um dos minutos mais caros do mundo!

  • Gaio Cruz

    Contratos não podem ser cancelados unilateralmente…

  • igor

    Ai vamos começar uma campanha todo que tiverem twitter marque a @Vivoemrede em mande a seguinte frase
    “Posso te garantir que esse cálculo está errado. Fizemos uma análise de consumo na nossa rede e esse dado é exagerado.” e quem tiver algum monitor de dados anexe o print no twitte com a #franquianovivofixo

    é um dos modos de aumentar a polemica, só quem tem conhecimento mediano que sabe disso o resto do povo nem imagina isso.

    • Se você usa Windows 10 é só ir no incone da internet > configurações de rede > uso de dados. O meu deu 157GB nos últimos 30 dias. Isso só no meu PC, sem contar do resto dos PCs e smartphones smartTVs etc da casa.

  • Isailton Duarte Fonseca Lopes

    VCs ja pararam pra pensar que essa putaria de limitar internet e só aqui no brasil, e que em nem um outro pais tem isso e que la fora a internet e mais rápida do que aqui, porque cerar que estão querendo limitar nossa internet. alguém já ser fez essa pergunta ?????

  • Isailton Duarte Fonseca Lopes

    Eu só digo uma coisa ser isso acontecer mesmo vai dar muita merda aqui no brasil

  • Leozeradf

    É a Vivo acabando com a melhor empresa de banda larga do Brasil!!!

  • Agora fudeu, vou ter que ficar sem PS Plus :'(

  • Adriano Santos

    gente só vocês não assinar nenhum plano limitado a velocidade da internet a pessoa não conseguem assistir nenhum filme vai demorar demais pra carregar o vídeo na internet
    se vocês não assinar as empresas vão a falência o serviços e uma porcaria não compensa pagar um plano melhor a internet vai continuar a mesma coisa

  • Vai ter racionamento de internet e teremos um gostinho da qualidade de vida cubana…

  • Isailton Duarte Fonseca Lopes

    a gente ja paga caro por um serviço que é uma porcaria e ainda querem fazer isso afff vão se lascar

  • Adnu Baus

    E a Anatel nos últimos anos, heim!? As operadoras criando planos absurdos, quase que ao mesmo tempo. Muitas se fundindo. Estão fazendo cartel na cara-dura. Há uns anos atrás eu tinha problema com uma operadora, ligava na Anatel e rapidinho resolviam. Agora não adianta nada! Estamos vendidos mesmo!

    A GVT chegou no Brasil mudando o mercado, não quis conversa com as concorrentes. Teve foi é muita briga, principalmente com a Oi. Na minha região se não chegasse GVT levaria pelo menos mais uns 3 anos para ter acesso a internet de 10MB à preço acessível para uso doméstico. Se mesmo com a GVT as concorrentes levaram 2 anos, imagina sem concorrente.

  • Cabral

    Rip GVT

  • Marco Antonio

    Mas uma forma dessas empresas monopolizadas criminosas e que financiam políticos bandidos para ganhar mais dinheiro em cima do cidadão. Absurdo… Neste pais não existem leis???? Para quê serviu esta porcaria de “Marco Civil da Internet” para beneficiar oportunistas sem moral ? Todo mundo sabe que a VIVO é uma merda de operados e alem do mais sempre foi uma oportunista. Mas uma vez, lamentável…

  • Leozeradf

    São as operadoras de Banda Larga fazendo concorrência desleal com as empresas de Streaming (Netflix, etc). Como elas também são donas das empresas de TV por Assinatura e essas estão perdendo clientes para Netflix estão limitando os dados consumidos para restringir o uso desse tipo de serviço.

  • Diego Amaral

    Acabaram com a farra da galera que assinava 50mb e roteava para o condomínio todo, ganhando grana com isso.

  • Eduardo Clauferr

    Querem que nós, brasileiros, sejamos atrasados, primeiro reajustaram o preço dos smartphones, depois, a vivo reajustou todos os planos controle, tá querendo diminuir a franquia de Internet fixa pra atingir descaradamente os serviços de streaming da Netflix, YouTube, etc. Bom, é melhor voltarmos a era dos nokias, voltar a assistir fita VHS e comprar disco pra ouvir no aparelho de som e comprar antena externa e TV de tubo, pronto, daí muda o nome de Brasil pra Cuba.

  • kadug

    As velocidades não seguem a tendência mundial, mas o limite de dados sim. Que bonito…

  • Jamesson Tavares

    e ,é sem falar que todos os meses os aparelho de celular Notebook e outros fazem atualização do software, isso consome megas bite de internet.

  • Leandro Amaral

    Falando sério, quais países no mundo adotaram essa medida pra que o cara da Vivo diga ser uma tendência mundial?

  • Marcvs Antonivs

    É o capitalismo brasileiro (não confundir com Capitalismo real) que costumo chamar de canibalismo porque está mais para isso mesmo. Praticam preços absurdos, botam a culpa nos impostos do governo (e não é porque é PT, no governo FHC era a mesma coisa, Collor também, e Sarney então!!). O pior é que não tem ninguém vá bater panela na porta da Vivo. Ou da Apple. Ou da Net. Ou da Fiat…e por aí vai.

    • Luan Barros

      O que ferra com isso tudo tem um nome: Anatel. Não presta pra nada útil, só o que faz é garantir o cartel dessas empresas lixos, impedindo que pequenas surjam e cubram o rombo que essas ideias ridículas produzem.

  • Amarildo

    Será que a Oi vai implantar franquia de dados nos planos de internet residencial tbm?

    • Leandro Amaral

      Em uma dessas matérias ela se posicionou dizendo que nem tecnologia tem pra fazer esse controle. Eu como cliente dela não sei se isso foi bom ou ruim.

  • Tiago Celestino

    Cara, depois que li: “Gebara desconversou.” e vi que tinha uma assessor monitorando, demonstra que a Vivo é muito mal gerenciada. Os caras vão estragar o que a GVT mantinha de bom (nunca usei, mas todo mundo falava bem), que era o serviço.

    Tenho pena dos usuários da Vivo e que a TIM nunca seja vendida ou melhor, que a Telefónica não resolva unir a Vivo com a TIM.

    Lembrei agora da propaganda da Vivo com os youtubers. hahahahahahahaha #acabouFranquia

    • O problema da propaganda com o Cellbit, Jout Jout e por aí vai é que, na época, não tinham falado nada sobre limite de franquia. Agora tá pegando mal pra eles por causa disso.

  • Pedro Godoy

    Mal começou a troca e já começaram os problemas, ontem a minha GVT saiu do ar, liguei pro 10325, surpresa! call center da vivo já funcionando, como sempre teclo 9 para conversar direto com um ser humano, ai vem a segunda surpresa, a transferência de linha que antes demorava em média de 30 seg a 1 min, demorou 6 mins, a atendente me disse que o sinal estava fora do ar pois estavam fazendo manutenção na minha área, (normal) e que as 22 estaria funcionando normalmente… 22 horas e nada, 23 horas e nada, 00 horas e desisti, fui dormir.

    Acordei e nada de sinal, liguei de novo, teclei o tradicional 9, 6 mins de espera e a atendente me transfere para outra mulher, mais 7 mins de espera, no fim das contas ela mandou um técnico.

    O técnico chega na minha casa, olha as ligações do prédio e me diz: aguarde um minuto que vou ali na central… em menos de 5 minutos a net voltou, ou seja, o problema era a central que não estava disponibilizando o sinal… além disso ele voltou e tirou meu tradicional modem GVT e colocou um da VIVO, agora só faltam cobrar franquia de um cliente de mais de 4 anos de casa..

  • Marcelo Vieira Migliorini

    “Sim, é um caminho sem volta, por ser uma tendência adotada mundialmente.”
    quero dados que corroborem o que este senhor está falando

  • Victor Dias

    Essa “Tendencia Mundial” que só ocorre no Brasil, acessando rapidamente o site da Vodafone Portugal -> http://www.vodafone.pt/main/Particulares/tv-net-voz/pacotes/#pacotes​ vamos destacar o apoio ao Netflix ao oferecer 6 meses na faixa e o mais importante TRÁFEGO ILIMITADO escrito logo abaixo da velocidade.

    UPDATE 1: A AT&T utiliza o limite de banda em seus planos -> https://www.att.com/support/internet/usage.html Isso sim são limites.

    Se estiver algo errado, sinta-se a vontade para corrigir.

    • Mateus

      as empresas americanas tambem disponibilizam Netflix Ilimitado

  • Bruno Silveira

    Gostaris de saber se agora com a VIVO no controle, eles pretendem expandir o serviço de telefonia e internet fixa para cidades do interior, visto q a cobertura da GVT é apenas em grandes centros…

  • Carrinhomaneiro

    PRA MIM CHEGA! CANCELEI A TV A CABO. Boicote geral! Se vier colocar franquia na minha rede mudo de operadora.

    • Guilherme Macêdo da Cruz

      Ja to pensando em fazer isso aqui.. Absurdo isso de colocar franquia na Internet fixa..

  • Josenildo Regis

    Que tal se todo mundo cancelar sua assinatura de internet por uns 2 meses? seria interessante para essas operadoras terem uma queda de faturamento de 2 meses, apenas isso para rever seus procedimentos, de repente da certo. Caso não dê isso pode ser maximizado por um período ainda maior. O povo tem que deixar de ficar omisso a esses abusos e começar a agir.

  • Guilherme Grünewald

    A Vivo é um lixo, vai acabar com o único provedor de internet decente que já teve nesse país. Lamentável. Empresa escrota!

  • Jonatan

    Cara, que droga. Vivo no lixo agora. Tem uma petição rolando galera:

    http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BandaLargaReduzida

    Não custa nada assinar, é rapidinho.

    • PinPortal ✔️

      Até parece que uma petição pública resolve alguma coisa hahaha
      Se é legal e a Vivo pode fazer isso, então fará.

      O quê pode modificar as atitudes dela seria uma migração em massa de usuários Vivo/GVT para concorrentes após a introdução de limites de uso na internet, simples assim. 🙂

      • Exatamente como a migração em massa para a Tim que com certeza irá ocorrer

        • Ed

          Não vai ocorrer, porque a área de atuação da Tim fibra é bem pequena.

  • Gui Laveli

    A melhor parte:

    “Tecnoblog: O site Manual do Usuário fez uma estimativa de tráfego de que uma pessoa, sozinha, chega a consumir mais de 150 GB por mês numa banda larga de 5 Mb/s com uso básico. Os planos da Vivo especificam 50 GB de tráfego para uma banda larga de 4 Mb/s e míseros 100 GB para uma banda larga de 10 Mb/s. Não é muito pouco?

    Gebara: Posso te garantir que esse cálculo está errado. Fizemos uma análise de consumo na nossa rede e esse dado é exagerado.

    Tecnoblog: O download de um único jogo na Xbox Live ou na PlayStation Network pode passar de 50 GB. Um cliente baixa um jogo e acaba com toda a franquia de banda larga.

    Gebara desconversou.”

    picaretagem ou não!

  • fvieirace

    Queria entender uma coisa …

    Porque antes não era possível essa cobrança, legalmente, e agora é?

    E outra, esse cara mente quando diz que é algo mundial a limitação da franquia, em alguns países existe, mas elas são bastante generosas.

    O maior problema é que a inútil ANATEL, que só legisla em causa das teles, está a favor, o que seria estranho se fosse o contrário.

    Essa seria a hora das operadoras de tv a cabo, que não tenham ligação com essas teles imundas, aparecerem.

    A desculpa de que poucos usuários são hard e os demais, tem uso leve (e-mails e tal), pra mim é uma grande balela, pois como já falaram, em nenhum momento falam em redução de preços.

    O pior disso tudo, tb, é que estamos completamente reféns, pois somente as teles podem explorar esse tipo de serviço, estamos FOD#$.

    Finalmente parece que conseguiram encontrar uma forma de matar a Netflix.

    • Não exatamente por que até o momento foram somente 3 operadoras que resolveram limitar a internet fixa e com certeza irá aparecer outras empresas que irão pegar esse grande desfalque que essas empresas irão sofrer por conta desse ideal delas como por exemplo a Tim live ela irá pegar grande parte dos clientes que não irão renovar o contrato com a vivo e assim que a vivo perceber que essa merda que eles fizeram vai ser um bilau grande e negro entrando no toba deles eles irão voltar atras e irão dizer que ”foi somente uma tentativa de experimentar e bla bla bla”

      • fvieirace

        Cara, aparentemente só falta a TIM, e com certeza ela não vai ficar fora dessa. Li em uma matéria no G1 que empresas de internet a rádio já estão limitando tb. Se todas as teles aderirem, só resta as operadoras de tv a cabo independentes, o que devem ser raras, mas se quem provê o serviço delas é uma tele, como a maioria, ai lascou.

        Essa medida só cairia, como vc falou do caráter experimental, seria uma redução drástica de receita, o que não vai acontecer, visto que estaremos presos, o que pode acontecer é uma tele oferecer um pacote um pouco maior que da outra.

        • é complicado por q tipo assim a onde eu moro eles só liberam 1mb que terá 50GBs de pacote de dados ai eu resolvo baixar um jogo no meu Xbox e adeus internet tem outra materia aki no site que é uma estrevista com algum funcionário da vivo(de alto escalão é claro) e quando questionado sobre a mesma coisa q eu disse ele desconversou cara ao meu ver isso que eles querem fazer é inviável mas se eles tivessem feito isso quando apresentaram o projeto da banda larga ai sim seria viável mas no momento atual é incompreensível fazer isso aonde arquivos como jogos aplicativos e etc tem um tamanho totalmente extenso ou até mesmo como o facebook imagina só o consumo do pacote de dados somente naquelas 2 horinhas que passam voando quando vc está la ou até mesmo quando vc ta pelo Wi-FI usando o wpp recebendo altas putarias kk mas enfim eu creio que isso vai dar merda pelo uso e necessidade de estar conectados que temos hoje em dia.
          e o pior é que temos uma das piores internet do mundo, e só prestar um serviço horrível de má qualidade não basta tem que fuder a porra toda
          sinceramente essa situação ja está revoltante

  • A GVT sempre foi para mim uma empresa confiavel que nunca tive problemas de queda de conexão. Sempre recomendei aos amigos e clientes os seus serviços de internet. Porem desde de que a VIVO comprou a mesma, a qualidade só vem caindo a cada dia que passa. Como tudo que se relaciona com essa empresa VIVO. Onde tudo que coloca a mão se transforma em serviços de péssima qualidade.

    – Acho que está na hora de mudar e tentar encotrar uma operadora mais confiavel, se é que existe alguma.

    – Só lamento que uma empresa como a GVT que foi considerada umas das melhores do Brasil, vem se tornando a cada dia uma das piores, graças a VIVO!

    Agora mesmo estou tentando escrever essa reclamação e estou sem a conexão “GVT” ou “VIVO”…

    – VIVO IRRITADO!

    – VIVO TENTANDO TRABALHAR!

    – VIVO CADA VEZ MAIS MORTO!

  • PlayerLEL “tHe CaMpEr”

    só acho que quero ter um bom serviço mesmo que tenha que pagar muito, pois nao pretendo me mudar só pela internet

  • Então esse negócio de limitação vai pegar mesmo. Enquanto que o conteúdo online está cada vez mais voltado aos vídeos (só Snapchat, YouTube e Netflix vão acabar com a franquia de muita gente) as operadoras encabeçada pelo “Diabo Paulista” vão na contramão da demanda. Que aula de empreendedorismo…

  • só quero ver quando a vivo sentir a o desfalque que irão ter pela quantidade de clientes que não irão renovar o contrato com eles e quando eles perceberem que o Kid Bengala está entrando no toba deles e eles vendo que fizeram merda retornando a banda larga para o que sempre foi um serviço mal prestado cheio de defeitos que faz vc passar raiva e xingar muito mas mesmo assim ilimitado sem redução de velocidade

  • “Tecnoblog: O download de um único jogo na Xbox Live ou na PlayStation Network pode passar de 50 GB. Um cliente baixa um jogo e acaba com toda a franquia de banda larga.

    Gebara desconversou.”

    Basicamente, “a gente sabe que tá fazendo m**da, mas f***-se você”

  • A net faz vista grossa o c… ela reduz a zero sua net, eu atingia os 80 gb mensal em 10 dias ou mais tardar ate o dia 15. e ja era minha velocidade. agora migrei pra copeltelecom….ate o momento só voando 40/40 Mbps

  • Os devios das perguntas mostram claramente o que vai acontecer com a ex-GVT… Ótima oportunidade para empresas novas, pq essa já era…

  • Nesse caso, a unica opção que resta é mudar de operadora quem puder, pq se continuar usando vivo com essa limitação vai abrir brecha pros outros virem que o cliente é bobo e não faz nada, então implementam do mesmo jeito, igual foi com o 3G.

  • C. Herrera

    “Christian Gebara, Chief Revenue Officer da Telefônica Vivo, que foi o responsável pela sinergia entre as duas empresas.”

    Sinergia? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

    É inacreditável o retrocesso em que o Brasil mergulha, cada vez mais e mais, em diversos setores. Serão anos para consertar as burrices que estão sendo feitas hoje. É triste.

  • BuffyDawn Summers

    A GVT foi a melhor coisa que aconteceu no nordeste. Uma pena que tenhamos virado essa porcaria de Vivo, empresa que detesto tanto quanto Claro. Se eles colocarem franquia, é hora de migrar para outra empresa. Franquia por franquia, não vou dar meu dinheiro p/ uma empresa que mudou o jogo no meio da partida.

  • Augusto

    E assim caminha nosso lindo país

    • Fazendo moonwalker em direção ao abismo.

  • Hora de mudar pra NET.

  • Jack-Moser

    Sem a NET for esperta vai ganhar muitos assinantes, vamos ver qual vai ser sua atitude apesar de não esperar boa coisa….

    • Augusto

      A NET já tem franquia de dados.

      • Mateus

        mas ela ainda n aplica

        • Augusto

          Aplica sim. Fui cliente deles de 2011 a 2014. Meu plano era de 10Mb, e quando eu ultrapassava a franquia de 80GB eles diminuiam a velocidade até o mês seguinte. Pra quem sempre assistiu filmes e séries em 720p era sofrível.

  • Augusto

    O negócio vai ser organizar um ataque ddos em massa a essas empresas.

  • BuffyDawn Summers

    Negócio era fazer tipo um falsh mob. Todo mundo liga para cancelar sua Vivo fixa. Quero ver elles manterem essa prática.
    Olhando nos sites das empresas americanas, as franquias começam em 150gb. Por lá, verizon e twc não tem franquia e AT&T só aplica franquia de 150gb no plano mais barato. Só a comcast aplica franquia pra todos (300 gb). Portanto, a informação do mentiroso da Vivo não procede.

    • Mateus

      alem disso a Internet americana algumas operadoras oferecem Netflix e outros serviços on Demand limimitados

  • Feripe Hatsune

    “A ideia é que o consumo seja como uma conta de luz, onde o cliente pagará apenas o que precisar.”
    A diferença, é que minha luz sempre vem 100% e não preciso me preocupar se deixar meu PC e minha TV ligados 24h com redução na tensão.

    “O download de um único jogo na Xbox Live ou na PlayStation Network ……”
    “Gebara desconversou.”
    Brasil sil sil!! Aqui não é internet para Netflix, Gamer e Heavy User.

    “…a Vivo fala em corte de velocidade, e não redução. Isso realmente vai acontecer? É um caminho sem volta?
    Sim, é um caminho sem volta”
    RIP Internet (tocando a famosa música fúnebre)
    RIP GVT, e obrigado pelos peixes, agora migrar para a NET e torcer para ser a menos pior.

  • Tenho que dar os parabéns ao Tecnoblog pela qualidade da entrevista, ficou excelente!

  • Thiago Carvalho Petrolini

    “O site da Vivo anuncia o gravador multiroom como um dos recursos
    disponíveis. Isso será levado para os clientes GVT (DTH) ou apenas pela
    fibra ótica?”

    Como assim levar para a GVT? Sou cliente GVT a quase 5 anos e sempre tive esse recurso de multiroom. Minha GVT TV tem tecnologia híbrida e tudo que eu gravo no decoder da sala, consigo assistir tranquilamente nos pontos adicionais. Pelo menos aqui em Fortaleza sempre fui assim.

  • Thiago Carvalho Petrolini

    “O site da Vivo anuncia o gravador multiroom como um dos recursos
    disponíveis. Isso será levado para os clientes GVT (DTH) ou apenas pela
    fibra ótica?”

    Como
    assim levar para a GVT? Sou cliente GVT a quase 5 anos e sempre tive
    esse recurso de multiroom. Minha GVT TV tem tecnologia híbrida e tudo
    que eu gravo no decoder da sala, consigo assistir tranquilamente nos
    pontos adicionais. Pelo menos aqui em Fortaleza sempre foi assim.

  • Thiago Carvalho Petrolini

    “O site da Vivo anuncia o gravador multiroom como um dos recursos
    disponíveis. Isso será levado para os clientes GVT (DTH) ou apenas pela
    fibra ótica?”

    Como
    assim levar para a GVT? Sou cliente GVT a quase 5 anos e sempre tive esse recurso de multiroom. Minha GVT TV tem tecnologia híbrida e tudo que eu gravo no decoder da sala, consigo assistir tranquilamente nos pontos adicionais. Sem falar que por conta da tecnologia ser híbrida, mesmo quando chove o sinal da TV vem pelo modem e a transmissão não é interrompida. Pelo menos aqui em Fortaleza sempre fui assim.

  • Thiago Carvalho Petrolini

    “O site da Vivo anuncia o gravador multiroom como um dos recursos
    disponíveis. Isso será levado para os clientes GVT (DTH) ou apenas pela
    fibra ótica?”

    Como assim levar para a GVT? Sou cliente GVT a quase 5 anos e sempre tive esse recurso de multiroom. Minha GVT TV tem tecnologia híbrida e tudo que eu gravo no decoder da sala, consigo assistir tranquilamente nos pontos adicionais. Sem falar que por conta da tecnologia ser híbrida, mesmo quando chove o sinal da TV vem pelo modem e a transmissão não é interrompida. Pelo menos aqui em Fortaleza sempre foi assim.

  • Bruno Valente

    Então essa merda de governo tão preocupada em manter a integridade política, com seus 1001 e órgãos reguladores que não servem pra nada, vão fazer vista grossa pra essa ditadura corporativista empregada livremente pelo monopólio descarado que somos obrigados a engolir?

    LIXO

  • Que dizer a mundo for a merda a VIVO vai junto sobre “Gebara: Sim, é um caminho sem volta, por ser uma tendência adotada mundialmente”.

    Outro ponto, se melhorar alguma coisa vai ser onde a VIVO/GVT já entregam uma internet acima dos 15MB, pois tem muita cidade pequena que nao vai ter esses beneficios de uma banda larga decente, ja que a ANATEL faz vistas grossas para muita coisa.

    vamos esperar para ver como isso vai se dar. Afinal aqui é Brasil.

  • Cristiano (Alucard)

    faça q nem eu vou fazer , cancela a internet , procure outra , vamos fazer boicote contra a vivo , existe outras empresas prestadoras de serviço , procurem e vão para elas …

  • Vsoco

    Tendência mundial my ass. Se essa empresa desconfiar que alguém está sendo feliz sem que ela mesma ganhe (ainda mais) dinheiro, eles farão qualquer coisa para impedir.

  • Kálio Barbosa

    A internet e seu serviço no Brasil sempre foram considerados de péssima qualidade, se comparados com de países desenvolvidos. Eles irão conseguir uma maneira ainda mais de piorá-la, como pode? Essa fusão vai ser terrível para os clientes antigos da gvt, tenho certeza.

  • Julio Cezar

    acho incrível quando diz “estamos confortáveis com o modelo atual.” como assim? a empresa não tem que encontrar conforto em seus produtos, tem que trazer conforto ao cliente.
    agora, sobre a franquia na banda larva é uma clara luta contra o streaming para manter a TV por assinatura que cada vez menos pessoas querem. justamente o usuário básico é quem consome streaming. email e rede social eu acesso pela rede móvel.

  • Que morte horrível. Se for ter franquia na GVT faço questão de mudar. Sai da NET há uns 8 anos por conta disso. Se for o caso a gente até volta…. Palhaçada.

    Não faz sentido. Você pra ter uma franquia maior precisa contratar uma velocidade maior, que por sua vez te permite baixar mais e acabar com a franquia em bem menos tempo… qual é a lógica??

    Numa era que a tendência é o streaming e a compra de produtos digitais (como jgoos) dominar o mercado, eles me vem com essa ladainha? Querem é monetizar em cima sem melhorar infraestrutura, só isso.

  • Danilo Rodrigues

    Esse gestor da Vivo não sabe nada. No Canada existe internet ilimitada por 140 dolares mensais, abaixo de 140 dolares mensais existe limite de franquia porém com apenas 99 dolares mensais a gente tem 100Mbps e 750gb de franquia com possibilidade de ser ilimitada se o cliente quiser pagar 20 dolares a mais na mensalidade dependendo do plano.

  • Danilo Rodrigues

    Isso parece ser um complô contra o Netflix. Não faz sentido a gente pagar 100 reais por mes com franquia de no máximo 130GB. se vai ter agora franquia, que ela seja cumulativa para os meses seguintes e a Vivo entregue 100% da velocidade contratada. e o justo seria ainda abaixar os valores da mensalidade de todos os planos.

  • Danilo Rodrigues

    Eu quero vai pro inferno essas franquias da Vivo. não se faz nada com 130GB, e piorou ainda quem tem so 2Mbps onde só tem 10GB franquia.

    • BaconINFINITO

      10gb deve ser só o que o meu adblock bloqueia aqui kkkk, 10gb é zueira, meu windows baixou 25gb de dados DELE, que eu não tenho controle sobre kkkkk, esse cara da vivo tinha que ganhar um premio pela cara de pau e um surra pela mesma.

  • Indisposed

    Vivo sua maldita eu escolhi te odiar, a GVT era exemplo e agora virou uma bosta aaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

  • E o mais absurdo na questão do limite de franquia, é que a ANATEL se posicionou ao lado das operadoras. Será que tá rolando, algum ‘incentivo’ (propina???) ? Precisamos acionar o MPF, PROCON e uskambal pra lutar contra mais esse crime contra os nossos direitos.

    • Mateus

      o MP já ta investigando

      • Ótimo! Então vamos acompanhar esse processo bem de perto, isso não rola, isso é lobby das operadoras de TV pra travar o Netflix.

  • Parece político fajuto dando entrevista.

  • João Eduardo Barioni

    ou seja… Esse Gebara não passa de um fanfarrão que não responde nada e quando responde não é nada concreto. Pra mim é indiferente, não tenho e nem quero vivo, mas quero ver ele voltar atrás do caminho sem volta.

  • Bruno Alves

    As operadoras agora vão nos roubar mais ainda e tem a cara de pau de falar disso com a maior naturalidade do mundo, que nojo desse país e dessas leis feitas por corruptos!

  • essa historia toda de limite de franquia para banda larga é tudo por causa da NETFLIX
    os caras estão mi mi mi mi a meses com ela, e como não encontraram uma forma de banir ela. estão colocando esse limite absurdo.

    Tomara que o Ministério Público barre essa palhaçada toda !!

    http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BandaLargaReduzida
    vamos todos assinar, quem sabe vira alguma coisa

  • sr.Piccolo

    O que mais falta acontecer? Brasil…

  • Adriano Alves de Sousa

    Resumo da conversa:
    Tecnoblog: O que virá de bom para o usuário nessa fusão?
    Vivo: Muitas coisas! Agora nós da vivo poderemos operar em outros estados, ter mais clientes, vender mais produtos…
    Tecnoblog: E quanto a novidades e melhorias no serviço?
    Vivo: Terão muitas! Mas não sei quais são.. E estamos muito satisfeitos com o serviço atualmente, não há por que mudar.
    Tecnoblog: E sobre o aumento do preço da internet, limite de tráfego e corte de conexão?
    Vivo: É um caminho sem volta, estamos seguindo a tendencia mundial. Quem usa mais paga mais, oras!
    Tecnoblog: Mas isso não é ruim para o usuário?
    Vivo: vivo sai da conversa…

  • Adriano Alves de Sousa

    Vc já vê que vem coisa errada quando as impresas “de internet” querem “Combater” o uso de internet, quando a tendencia mundial é aumentar a disponibilidade de serviços.

  • Thiago Mocci

    E ainda admite que estão vendo a possibilidade legal do Vivo Play não descontar da franquia. Caraca, isso é muita bandidagem! É claro, sem nem discussão, que a ideia é barrar a perda em TV por Assinatura.

  • mangue

    Cadê a anatel pra nos salvar? Isso é claramente para detonar a cultura de streaming. E não só quem assiste, quem produz conteúdo também. Netlix, e youtube ttem que contra atacar.

  • Quero Colo Infanto Juvenil

    Na minha opinião, a Vivo foi SEM VERGONHA comprou a GVT e fechou….

    Vou procurar outra operadora, não quero essa tal da TELEFONICA nunca mais na minha vida !!!

  • Sharles Cruz

    Cara temos que detonar com essa vivo, mas que sacanagem!? Els querem limitar agente e ninguém mais vai navegar a vontade sem ficar com aquele grilo na cabeça de ” putz não posso exceder o limite.”
    Sem falar que eu acho que eles vão dar com os burros n’água porque muita gente vai cancelar o pacote de serviços e aí afunda, ninguém é burro de querer usar internet igual a conta de luz aff que idiotas!! #vamofazerguerra

  • Quero Colo Infanto Juvenil

    Na minha opinião, a Vivo foi SEM VERGONHA comprou a GVT e fechou….

    Vou procurar outra operadora, não quero essa tal da TELEFONICA nunca mais na minha vida !!!

  • Aderval Junior

    Todas as empresas estão praticando tem nome pra isso cartel!! Do jeito que ele fala parece que a empresas é obrigada a adotar porque virou tendencia que ridículo!! Esses palhaços querem simplesmente destruir a internet no Brasil!!

  • Aderval Junior

    “Tecnoblog: Isso não irá atingir muitos usuários?

    Gebara: Isso irá atingir uma porcentagem muito baixa dos nossos usuários, e beneficiará quem faz uso leve, como emails e navegação. Quem faz uso de streaming de vídeos, por exemplo, naturalmente terá que pagar mais.”

    O cara não tem nem noção da merda que fala!!!

  • Afonso Alves Galante

    Vivo foi e ainda é umas das piores operadoras de Telecomunicação que existe no mundo. Arrogantes, ineficientes e que acham que tem o rei na barriga, a compra da GVT foi mais uma infelicidade que vai tornar ainda pior os serviços de Internet, TV e telefonia no país e tal como fizeram quando adquiriram a TVA que foi uma das melhores vai também se tornar mais um caso horrível, onde o monopólio destrói o que era muito bom e vamos ter mais um serviço mediocre como tudo que a Vivo coloca as mãos. Meus pêsames.

  • Rodrigo Lima

    Bando de filhos da puta, CADA VEZ MENOS pessoas assistem TV, optam por aplicativos de streamings, CADA VEZ MENOS pessoas usam SMS, optam por usar aplicativos de troca de mensagem, CADA VEZ MENOS pessoas fazem ligação no celular, optam por aplicativos VOIP, essas empresários filhos da puta estão cada vez mais desesperados tentando barrar de qualquer forma. Eu espero de verdade que na hora que forem implantar isso, um Juiz barre isso e ainda aplique uma multa DIARIA monstruosa, pra essa merda falir de vez. E aguardo de coração aberto uma operadora da GOOGLE aqui no Brasil, pra acabar com essa putaria.

  • Um passo importante seria a Netflix criar uma solução de Internet residencial …. Quebraria metade das empresas.

  • Bruno Valente

    Esse cara é um retrocesso para a telefonia no Brasil. Sujeito nojento e corrupto!

  • aldenor

    como sempre nada que é bom no Brasil dura, já estou procurando novas o pisões

  • Santiago Santos

    Cade as universidades nessas horas, porque não implementam operadoras de internet para suprir sinal regional, universitários? imaginem a burocracia que as grandes operadoras vão fazer.

  • Que lindo o livre mercado se auto-regulando e usando lobby pra prejudicar o consumidor <3

  • BaconINFINITO

    se eu desabilitar o adblock já aumenta mais uns 10gb, fdps.

  • Ellan F

    No primeiro mês que eu passar perrengue por conta desse limite de tráfego, eu mudo da GVT/Vivo…

  • nicolas gleiser

    fiz um teste no computador da minha mãe , ela é uma usuária simples , usa whatasapp web , de vez em quando algum video do porta dos fundos , facebook , office 365 e só isso .
    Em um mês ela gastou 120gb , isso pq nossa internet é 4mb , agora imagina a casa toda onde tem 2 desktops , sendo um de uso extremo que é o meu , e mais 5 smartphones , essa franquia veio pra phoder com o usuario

  • Alan Ramazotti

    Depois dessa entrevista a alternativa é mudar para a Sercomtel.

  • Anthony Fernando

    O cara n sabe o que é a tecnologia G.fast! Kkkkk PS: eu também n sei mas, um cara num cargo desse n saber é demais.

  • Miguel Lima

    Se vai ficar barato pra quem usa pouco igual conta de luz entao espero q minhas faturas venham menores qndo eu usar menos. E se n for assim. Aguardem os assassinatos começarem

  • “é um caminho sem volta, por ser uma tendência adotada mundialmente.”
    Que países estão adotando isso? China, Cuba ou Coreia do Norte? Conta outra cara, vocês estão limitando por conta dos streaming de vídeos e músicas. MELHOREM SEUS SERVIÇOS E DEPOIS RECLAME.

    • Aderval Junior

      China tem internet de 50 mega em avião !!! Bem diferente dessas empresas de bosta!!!

  • A Vivo se fundindo com a GVT, a Claro se fundindo com a Net, a Directv se fundiu com a SKY e no final das contas, literalmente e radicalmente falando grosso: o consumidor só de fode!!! #prontofalei #foda-se #AverdadeDoi http://bit.ly/20qMNy3

  • Pedro Higo Costa

    “tendência mundial” my eggs

  • André

    E viva o livre mercado! Só o Estado malvado pra nos salvar disso.

  • vanderlói

    Galera, boa noite para todos!!!
    Li atentamente a entrevista desse Sr. Gebara e percebi que ele não conhece nada da empresa onde o mesmo é CRO (Chief Resources Officer), pois não li nada sobre essa tendencia mundial de limitação de banda larga que ele se referiu na entrevista por 2x.
    Li também todos os comentários do colegas internautas aqui nesse site e concordo com algumas partes muito bem colocadas, mas no meu caso, que nos fins de semanas, vejo algumas séries online, como por exemplo, the walking dead, game of thrones, entre outras…pois chego passar dois dias vendo os episódios de cada série até colocar em dia ( episódios atualizados) e agora se isso ocorrer mesmo que é essa limitação de banda, meus fins de semanas para ver as séries ou filmes estarão com os dias contados ou melhor limitados….mas quando fiquei sabendo dessa fusão da GVT com a vivo ( venda da GVT), imaginei que vinha algumas alterações junto e não seria boa, mas irei aguardar os próximos capítulos, pois sou cliente GVT há 4 anos e vou ver se vai ter alguma mudança nos serviços prestados e qualidade que tenho hoje, porque até o momento nunca tive problemas com a GVT nesse período que sou cliente, já com a vivo quando era cliente pós ( celular de linha ), tive alguns problemas com as faturas de valores e ligações desencontradas no mês.
    Sou de Porto Alegre, RS.

  • Thiago Rodrigo

    Poww, este cara não sabe de nada, desconhece tecnologia, pede para responder depois!!!
    Da para ver que a Vivo tá com pessoas desatualizadas do mercado atual.
    A grande minoria que será afetada??Vou cancelar meu plano da Oi assim que esta palhaçada for implantada.

  • Thiago Rodrigo

    Os caras trabalham com foco em comunicação e desconhecem todo e qualquer tipo de tecnologia…
    Aaaaa, Morrreeee….
    kkkk

  • Muita propaganda e apenas uma pergunta sobre a dita franquia

  • Gustavo Henrique

    Espero novos concorrentes, no interior do pais muitos provedores menores estão começando a expandir em fibra ótica a tendencia agora é acelerar o processo e canibalizar o mercado das grandes operadoras nas capitais e grandes cidades, pois como bem disse o entrevistado eles estão se lixando para internet fixa só querem saber de 3g e 4g dado a explicação da compra da gvt.

    • Small

      Bobagem! Estão SIM preocupados com a concorrência da internet fixa. É o motivo que levou a compra da GVT.

      O futuro é acabar com o ADSL e DTH, expandindo fibra (FTTX) para todo Brasil. Implantar a “Netflix” da Vivo.

  • Small

    A Telefónica não vai implantar banda larga limitada com a Vivo 2 (GVT).

  • Paulo Henrique

    Ainda por cima esse cara menciona que isso é uma tendência mundial mais que vergonha…

  • Ivan

    Em tempo… Na minha opinião, uma das melhores matérias do tecnoblog! Parabéns ao site pela entrevista incisiva! Muito boa mesmo!

  • LÍNGUA SOLTA

    Resumindo: vai ser um lixo.

  • Antonio Francisco de Souza

    O que mais estranho nessa história:
    Paguei por 50GB e usei 25GB. Eu quero e tenho que ter direito dos outros 25GB no mês posterior que passaria a ser 75GB. Poxa! Eu paguei então é meu.
    Segundo. Não posso escolher entre ter velocidade alta ou ter franquia alta.
    Quem tem mais velocidade quer mais franquia, com certeza.
    Adianta eu ter 300Mb/s para acessar mais rápido e ter poucos gigas na franquia?
    Lascou-se…

  • Robert Santos

    Este senhor é um MENTIROSO!!!!!! Várias operadoras de internet nos EUA, na Europa e nos países mais avançados da Ásia oferecem banda larga muito superior à daqui e TOTALMENTE SEM LIMITES!!!!!! (quem quiser pode pesquisar os nomes das empresas que me refiro).

  • Ivan Sragowitz

    Os youtubers já poderiam ter começado campanhas contra essas medidas de franquias, e pedindo para seus seguidores para boicotarem essas empresas ridículas… Esses “calculos errados” sobre um consumidor normal gastando de franquias, é totalmente verdadeiro… Aqui vai outro http://adrenaline.uol.com.br/2016/03/29/41190/quanto-voc-consome-de-internet-veja-o-consumo-de-franquia-de-games-v-deos-e-atividades-cotidianas-em-seu-pc

  • Guilherme Alexandre

    A Vivo passar fibra em regiões que hoje só tem 2MB como a minha?! DUVIDO MUITO!!

  • Lucas Guilherme

    Então, basicamente é um cartel. NET tem limite na taxa de downloads, vivo (tem por baixo dos panos, fim do ano fica oficial) Daqui uns anos, uma vai comprar a outra e vai virar monopolio.

  • fabioyugo

    O Sr. acima diz ter todo entendimento sobre estrutura , tecnologias novas , mas quando perguntado sobre o consumo afirma que o estudo de uso de dados ser acima de 50gb por pessoa ser correto e desconversa sobre a questão no tamanho dos jogos , muito entendido , ainda afirma que o valor de 150 gb por mês é incorreto sendo que no windows mostra a quantidade de tráfego no último mês (no meu caso que consumo jogos e streaming aponta ser de 340gb nos últimos 30 dias) esteja errado , ele que desconversa sobre o tamanho dos arquivos ainda afirma que o windows não sabe calcular a quantidade de dados que passam pelo sistema , é de dar raiva as afirmações

  • Henrique Jordão

    Já estou até vendo a promoção pra novos assinantes: 3 meses de internet ilimitada. Assine já!!!

    • Leon

      E ainda com direito ao costumeiro “Aproite!” como é de costume em todo comecial que essa corja da Vivo faz…

  • Os dados do Manual Do usuário não são inconsistentes. A não ser que só os clientes da Vivo não consumam tanta banda, o que acho difícil. Eu sozinho já cheguei a consumir mais de 150 Gb de banda.

  • Jonathan Silveira

    sou assinante da GVT a 4 anos tenho o plano de 25 mega, recebo 30 mega sem cair em momento algum e pago o valor do plano de 15 mega pela promoção que eu tenho no meu contrato que vai até janeiro de 2017, sou um cliente 110% satisfeito com a GVT Mas se ouver alguma alteração no meu plano e principalmente se tentarem colocar limite de banda a coisa vai feder pra VIVO!

  • Alex Almeida Dos Santos

    Ladrões!

  • Leonardo de Pádua

    A Vivo tem a sorte que a Live Tim não está disponível no país inteiro, caso contrário os clientes migrariam todos.

  • crmac

    Eu fui dar uma procurada na internet para saber quem era o principal responsável na ANATEL por esse absurdo, descobri, conforme link abaixo, que o Sr. Artur Coimbra de Oliveira, conselheiro indicado pelo poder Executivo, Dilma Rousseff, possui já um histórico bem interessante. Já esteve nas páginas sobre corrupção junto com a Erenice Guerra, ( hoje envolvida com Petrolão), antes de ser indicado pela presidenta, era advogado da UNICEL, uma empresa falcatrua do setor de telecomunicações. Segue a reportagem completa de 2010 na revista Época. O nome dele aparece no meio da reportagem no subtítulo O Denunciante …” A relatora do caso na Anatel foi contra, pois o benefício dado à Unicel ainda não estava regulamentado. Mas ela foi voto vencido por toda a diretoria. Os advogados da Unicel foram Gabriel Boavista Laender e Artur Coimbra de Oliveira. Hoje, Gabriel trabalha na Casa Civil – até quinta-feira, estava sob as ordens de Erenice….”

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,ERT172905-15223-172905-3934,00.html

  • crmac

    Avante nas pesquisa sobre os conselheiro da ANATEL que teriam que nos defender das poderosas empresas de comunicação se encontra o segundo conselheiro nomeado pelo o executivo, se trata do Sr. Alan Emanuel Cavalcante Trajano, nem vou comentar muito o perfil do sujeito, se não vão achar que estou pegando no pé do PT. Segue o link do advogado do mensaleiro e condenado, João Paulo Cunha: http://oglobo.globo.com/brasil/joao-paulo-cunha-usou-estrutura-de-gabinete-para-se-defender-5763747

  • arthur bezerra

    Vou jogar meu chip da Vivo no lixo. Será morto.

  • crmac

    e têm mais o conselheiro representante das Entidades representativas dos usuários (nosso representante ), cujo o nome é Igo Salaru, foi nomeado pela presidenta em janeiro de 2016 segue o link http://convergecom.com.br/teletime/13/01/2016/conselho-consultivo-ganha-quatro-novos-integrantes-mas-perde-igual-numero-em-fevereiro/ . Olha uma amostra do perfil do nosso representante, metido até a medula em malfeitos: http://www.midiamax.com.br/transparencia/257299-detran-ms-contrata-ice-cartoes-mais-60-meses-r-1523-milhoes.html

  • danf

    isso que da a falta de concorrência! Esse governo de merda aprovou essa fusão em prejuízo aos clientes. É que nem a correios qual não concorrência e cobra o que der na telha.

  • “A ideia é que o consumo seja como uma conta de luz, onde o cliente pagará apenas o que precisar.” O preço será mantido o mesmo, não faz sentido algum…

  • Magnosama

    Incrível como o serviço da GVT começou a piorar tão logo a fusão foi anunciada.
    Me arrependo amargamente de ter mudando meu plano recentemente, e me vinculado a empresa por mais um ano.

  • Thiago Mocci

    Tem uma operadora nos EUA que ofecere 5 mbps por cerca de U$ 30 doletas e vende franquias de 100 GB a 1 TB para navegar na velocidade máxima da rede que chega a 200 mbps. Seria uma coisa até ok.

  • Que bela bosta, amigos.

    É impressionante como são rápidos em falar que será melhor para o consumidor mas falham em explicar como.

    É curioso até compararem com a conta de luz, que você paga o que vc usa, mas a gente sabe que não é assim né? Será que se eu não utilizar minha internet por 1 mês, a minha conta de internet virá zerada? Claro que não.

    E esses pacotes de serviços são ridículos. 25% de desconto é um desconto ridículo. E a crítica que faço é para todas as operadoras. Do que adianta empurrar um desconto se eu assinar 2 serviços adicionais que eu não vou utilizar (telefonia fixa, nem tenho telefone em casa; e tv a cabo, cujo uso é tão baixo que já cancelei a 2 anos)? No fim fica um sentimento que estou pagando a mais por coisas que não vou usar, e não que estou sendo beneficiado por um desconto.

  • Agora, já que a piroca do combo de serviços é inevitável, será que pelo menos não seremos cobrados mensalmente por pontos adicionais de tv a cabo?

    (PS: aposto que continuarão sendo cobrados, pois será mais benéfico ao consumidor/tendência global/insira outra desculpa aqui).

  • Se ao menos existisse um órgão regulamentador que protegesse os interesses dos usuários de telecomunicações…

  • ByFelipe

    Nós temos o poder como consumidores, duvido que esta política de limitação de crie se TODOS ou a maioria dos consumidores VIVO abandonassem a empresa em repúdio a esta aberração chamada de limitação de tráfego, com a desculpa simplória de “Maria vai com as outras” ou como dizem “uma tendência mundial” para limitar o uso de dados…
    Como a Anatel é um órgão que só serve de cabide de emprego, nada mais, totalmente inerte, precisamos nos valer do nosso poder econômico, UM MÊS SEM VIVO, DEBANDADA EM MASSA!!!
    Um Mês sem clientes e eles mudariam de ideia rapidinho!!!

  • Anakin

    O problema é que todas irão fazer isso, ou seja, correr pra onde?

    • ByFelipe

      Ai é que esta, não precisaria abandonar completamente a VIVO, mas um mês ou mais de prejuízo faria pressão acionária para mudarem as regras!!
      Se apenas 1% da base consumiria toda a tal franquia, por que faze-lo então?!

      • Anakin

        eu entendo, mas quando rola isso de vários usuários sairem de uma empresa, é pra ir pra outra com melhores condições pra ele, mas se todas irão colocar franquia a pressão deve vir de outra forma.
        Como vou trabalhar sem internet? não posso me dar ao luxo de ficar sem operadora 1 mês 🙁 O problema todo está em a Vivo comprar a GVT e começar a estragar a empresa, e NET e Oi seguindo atrás.

  • Humberto Machado

    “Tecnoblog: O download de um único jogo na Xbox Live ou na PlayStation Network pode passar de 50 GB. Um cliente baixa um jogo e acaba com toda a franquia de banda larga.

    Gebara desconversou.”

    Acho que nem precisa de ler toda a matéria. Mas li o restante por curiosidade.

  • Yago G.

    Quando se fala em tecnologias (G.Fast, VDSL+), o cara não sabe nem o que é.

    • Humberto Machado

      Isso me deu uma tristeza…

  • Emerson_Duarte

    Engraçado é que ele diz que é tendência mundial, quais empresas? Dê nomes… Outra coisa, se isso afeta tão poucas pessoas, porque implementar isso?

  • BIGODON

    Bom, eu vou cancelar a porcaria da GVT quando acabar o “periodo promocional” no final do ano e assinar outro serviço de internet que não seja uma piada. A internet que pago é ruim, é lenta, é caríssima e vai ter uma quantidade risível de franquia? Ok queridos, vocês terão um cliente a menos.

    • tropaR

      Verifique antes e com cuidado as suas opções

  • Ninguém
  • BIGODON

    Não vai da certo isso… aqui em casa as pessoas assistem netflix igual televisão, isso porque eu limitei a qualidade do video pra médio (700mb por hora), eu assisto meus seriados e se pensarmos cada temporada tem em torno de 10, 13 ou 16 episódios (algumas em formato antigo chegam a 24eps) e a duração média de cada episódio é de 45min ou 1 hora. Quantos megas isso não daria no final de tudo? falando em qualidade média, se eu subir pra qualidade alta o consumo de megas pode chegar a 3gb por hora.

    Por exemplo, vou assitir a segunda temporada de narcos em 1080p, vão ser em torno de 30gb que vão embora no determinado mês, mas tem a minha irmã e minha mãe que assitem as coisas delas… Fora que não assistimos um seriado por mês, acompanhamos várias séries diferentes, assistimos filmes e etc.

    tem 3 celulares que ficam baixando atualização escrota de app direto, idem para os tablets. Smartphone é algo que da para controlar, mas e o resto? Baixar jogo no steam? acabou? E baixa a atualização desses jogos? e jogar online? um jogo AAA pode ter fácil mais de 50gb, o último jogo que eu baixei nesse final de semana tinha uns 60GB + o stream com aproximadamente 22 minutos de vídeo em 1080p que esse jogo fazia no final de cada capítulo.

    Mês que vem vou baixar outro jogo na casa dos 50GB que fiz a pré compra, como faria pra baixar a porcaria do jogo que comprei se por exemplo eu já tiver excedido o limite ridículo de dados da franquia? Vou ter que pagar mais pra baixar a porcaria do jogo que já paguei ou simplesmente pagar mais pra acessar a porcaria de internet que já pagamos?

    Porra gente, não da, não vai rolar

  • Rômulo

    Estou achando engraçado. Liguei para a GVT e a Net, dizendo que queria comprar internet. Quando falaram que era limitada, disse que não iria mais comprar. Hoje, recebo ligações de vendedores desesperados tentando me vender internet a qualquer custo.

    A da GVT disse que teria 200 GB de franquia e tentou me dizer que com isso eu poderia baixar mais de 1200 filmes (!). Quando eu falei que só compraria algo ilimitado, a pessoa desistiu. Mandei ligar de volta quando a empresa decidir parar com essa palhaçada.

    Com a Net foi ainda pior. A pessoa teimou que a internet era ilimitada, depois de muito custo ela verificou que realmente haveria 80 GB, e aí fui eu explicando novamente como isso era pouco. Falou que iria verificar e me veio com um plano ilimitado com 120 MB por quase R$ 400. Pedi o contrato e falaram que só mandariam depois da compra (Haha!)

    Essas empresas deveriam ser processadas.

    • João

      Elas vão ser processadas de certeza, esses planos ridículos com preços absurdos. Logo elas vão desistir disso ou vão ter muito prejuízo.

  • Fernando Nunes
  • …”Essa é uma tendência mundial.”…

    Igual essa merda aqui, né?

  • Lucas Pujol

    O GVT Freedom simplesmente não loga mais pq ele tenta entrar num endereço do gvt.com.br para isso e já fecharam o site. Tá difícil aceitar essa fusão.

  • Félix

    Negócios, apenas negócios… uma pena! Para muitos a internet é o paraíso prometido, mas apenas potencial, já que a franquia vem é te corta.

  • Snayperskaya

    Mais uma vez a ANATEL provando que não serve de PORRA NENHUMA. É algo tão ridículo que jamais deveria sequer ser cogitada a aprovação pelo órgão regulador.

  • Verdade seja dita, a Vivo matou a GVT no que ela tinha de melhor, qualidade.

    Desde que a GVT foi incorporada a qualidade da internet lá em casa despencou e agora não tenho para onde correr.

    Vivo: Qualidade caindo drasticamente
    NET: Bloqueio de porta 80, fico sem serviço de câmeras
    Oi: Velocidades ridículas
    Outra prestadoras: Preços absurdos por velocidades mínimas

  • Neto

    Máfia, isso resume todas as empresas (grandes) de telecomunicações no Brasil, desde os primórdios, só lembrar de como surgiu e como saiu fora a brasil telecom. A Anatel é só mais um integrante dessa máfia que fica mexendo os pauzinhos lá dentro para todo mundo ficar ganhando em cima do péssimo serviço que são ofertados.

  • Rafael f
  • tropaR

    PERGUNTO PARA OS CLIENTES GVT: existe nos contratos antigos franquia (contratos de 2014-2015)?

    • crmac

      Não, sou cliente GVT, tanto em casa como no escritório, não há limites de dados.

  • Julio Bob

    Brasil em total regressão! É lamentável.

  • Marcel

    Eu quero muito saber o que significa “quem usar mais, paga mais”. Até agora, com o que foi divulgado, essa limitação vai afetar a grande maioria dos usuários. Eles estão “vilanizando” o streaming de vídeos para ofertar os “maravilhosos” pacotes de tv por assinatura recheados de canais que não temos o mínimo interesse de assistir. Mas pelo visto, quem vai pagar o pato vai ser o povo brasileiro, como sempre.

  • Pessoal esta claro o movimento de proteção da venda casada.
    A Anatel que deveria intervir na festa carimba aprovação através dos comentários de um assessor.
    Resta nos unirmos. Já assinaram?
    https://secure.avaaz.org/po/petition/Vivo_GVT_OI_NET_Claro_Anatel_Ministerio_Publico_Federal_Contra_o_Limite_na_Franquia_de_Dados_na_Banda_Larga_Fixa/?fIYiIfb&pv=1

  • Johnny Worricker

    Interesante as operadoras implantarem franquia justamente agora quando o Streaming faz indústria fonográfica ter melhor resultado em 20 anos:

    http://veja.abril.com.br/noticia/entretenimento/streaming-faz-industria-fonografica-ter-melhor-resultado-em-20-anos

    Mas o motivo já sabemos que é outro – Serviços de streaming vão superar o cinema até 2017:

    http://veja.abril.com.br/noticia/entretenimento/servicos-de-streaming-vao-superar-o-cinema-ate-2017

  • Cleber Miguel

    Temos que nos mexer quanto as franquias, não da pra simplesmente aceitar. E cuidado com a ideia que “não adianta porque maioria é passiva e vão aceitar”, pensando assim você acaba sendo passivo também e não fazendo nada. Aqui uma alternativa é migrar pra rádio, que qualidade é muito pior que GVT, mas pelo menos por um bom tempo, franquia não vão chegar neles.

  • Um único jogo 50GB? Que jogo é esse? Já até vi uns pra Xbox One de quase 30GB (Fallout 4, por exemplo, quase ~28GB), mas são exceções. 50GB em um jogo acho que força um pouco…

  • Um único jogo 50GB? Que jogo é esse? Já até vi uns pra Xbox One de quase 30GB (Fallout 4, por exemplo, quase 28GB), mas são exceções. 50GB em um jogo acho que força um pouco…

    • tropaR

      Não inmporta se é 30GB, 28GB ou 28GB e 1/4. O que Interessa é que esse hipotético arquivo de 28GB já consumiria mais de um quarto da minha franquia mensal de 100GB/mês numa ADSL de 8Megas Vivo.
      Você não percebeu a real intenção das operadoras? Elas querem é tentar abrir uma porta na qual elas ditam todas as condições e você tem que obedecer calado. Elas ditariam as regras, escolhem as cartas que podem ser usadas por você e caso elas não estivessem ganhando SEMPRE, aí elas muda o jogo.
      ” Pensei que o meu modelo de negócios ancorado em serviço ruim e caro duraria pra sempre e agora surge coisas como streaming de video pra dar poder de escolha aos meus cilentes. O que eu faço? Fodo os assinantes e mostro pra Netflix que esse pedaço de chão é meu. Eu mando aqui”
      Você já devia ter aprendido a enxergar alem do óbvio.

      • Eu concordo e não concordo. Concordo que ia ser uma bosta se limitassem o acesso. Mas quando digo isso, estou olhando para o meu próprio umbigo, pois sei que vai ser ruim pra mim. Por outro lado, também concordo que é impossível uma empresa manter um serviço em ascensão sem onerar os usuários. Nós sempre pagamos o telefone analógico com base no uso. A energia nós pagamos pelo tanto que consumimos. A água a mesma coisa. E o gás? Também. O que a Internet tem que a torna diferente? A única resposta que consigo imaginar é nosso hábito de consumo: ela nos foi oferecida de um modo (“ilimitado”), e agora querem mudar.

        • tropaR

          ” A energia nós pagamos pelo tanto que consumimos. A água a mesma coisa. E
          o gás? Também. O que a Internet tem que a torna diferente?”

          Você alguma vez teve o fornecimento de energia, água ou gás cortado porque usou mais do que foi combinado? Você sequer teve que combinar o quanto usaria por mês? Claro que não.
          O serviço fica disponível 24 horas dias, 7 dias por semana e ninguém vem com o papinho de “pra pagar esse valor você tem que assinar mais esse serviço junto”. As operadoras querem é cobrar caro, entregar bem pouquinho, cortar a sua conexão e ainda jogar a culpa em você, consumidor. Se a empresa resolver cobrar $30 por Gb adicional na banda larga fixa você vai tentar entender o lado da “coitadinha” da operadora?
          Dessa analogia imbecil e preguiçosa as operadoras só citam a parte que interessa a elas. E você meu amigo, engoliu a conversa.
          Você vai mesmo gastar o nosso tempo repetindo a mesma analogia rasteira dessas empresas?
          “Eu concordo e não concordo.”
          Tenha pelo menos a coragem de escolher de que lado você esta.
          Eu sigo a regra “Melhor ter um inimigo declarado do que um falso amigo”.

          • Não engoli conversa nenhuma. Eu trabalho com TI há 15 anos e só observo. Se o plano de consumo é pré-pago ou pós-pago, tanto faz, o conceito é o mesmo: no final você paga pelo que consome.

            E é óbvio que as empresas querem oferecer menos e cobrar mais. Afinal, qual empresa não quer? 😉 Se a qualidade do serviço é ruim, posso concordar que é preciso cobrar melhorias. Mas a cobrança proporcional ao uso é fundamentada, já é prática comum do mercado e, portanto, é justa. Simples assim.

            Não estou dizendo que gosto da mudança. Assim como você acho uma droga e me revolta. Talvez eu tenha que pagar mais por algo que hoje eu não pague nada (foco para o “talvez”). Mas não sou hipócrita. Se a concepção da cobrança é justa, vou fazer o quê? Vou ficar de birra e gritar aos quatro ventos o quanto somos injustiçados por sermos vítimas do mundo capitalista e consumista? Acorda…

          • tropaR

            “Mas não sou hipócrita”
            Claro que não. Você é só passivo.
            Tem homem que gosta desse papel.

            “Se a concepção da cobrança é justa, vou fazer o
            quê?”
            Quem disse? A Anatel que só lambe a mão das operadoras ao invés de manter uma relação de equilibrio entre nós e elas? As operadoras que contam com a fraqueza, e submissão de grande parte dos clientes, e dos orgãos de defesa do consumidor para empurrar o que bem entenderem?

            “Vou ficar de birra e gritar aos quatro ventos o quanto somos injustiçados”
            Não. Você vai prontamente arriar as calças e dizer “pode comer senhor. Não tentarei nem resistir. Divirta-se.”

            “Eu trabalho com TI há 15 anos e só observo”
            Então tá na hora de parar de só obversar e ajudar. Se não vai ajudar, então sai da frente e para com esse papo de derrotado que nem sequer tentou.

          • E desde quando órgãos reguladores ajudam o consumidor? Precisa estudar amiguinho… Esses órgãos agem de forma a garantir a continuidade do serviço segundo as regras que eles estabelecem junto com as empresas interessadas. Os critérios que esses órgãos utilizam são técnicos e econômicos e, apenas quando convém, tentam ser políticos e sociais.

            No final das contas, órgãos reguladores burocratizam a exploração do serviço e incentivam o monopólio. Essa é a verdade.

            Se quer que o serviço cresça, você tem que incentivar a livre concorrência e não reforçar a fiscalização, ou criar regras esdrúxulas que regulam a forma de oferecer um determinado serviço. Derruba a Anatel que impede a livre concorrência e não as empresas que oferecem o serviço.

            Mas boa sorte nessa empreitada. Já assinou o abaixo assinado do Avaaz? Não vai perder hein… 😉

          • tropaR

            “E desde quando órgãos reguladores ajudam o consumidor? Precisa estudar amiguinho”
            15 anos no setor e não consegue sequer dar uma busca de 2 minutos no wikipedia antes de escrever sobre o assunto que devia já dominar:

            Função de agência reguladora (Anatel por exemplo):

            “defesa dos direitos do consumidor.”
            “incentivo à concorrência, minimizando os efeitos dos monopólios
            naturais, objetivando à eliminação de barreiras de entrada e o
            desenvolvimento de mecanismos de suporte à concorrência.” (o que nao vem acontecendo aqui no Brasil).
            https://pt.wikipedia.org/wiki/Ag%C3%AAncia_reguladora

            “Derruba a Anatel que impede a livre concorrência e não as empresas que oferecem o serviço”
            A Anatel não é o problema. O aparelhamento das agencias reguladoras por apadrilhados/amigos do rei é o problema
            As operadoras dão milhões em doação de campanha para os principais concorrentes a cadeira de Presidente da Republica e só se importantam em ter o próximo presidente da republica devendo favor pra elas. O cara vence a eleição e aparelha a Anatel com um apadrinhado que será uma verdadeira mãe para as operadoras.
            Você tá repetindo a mesma asneira daqueles que fizeram de tudo para desregular ao máximo o setor financeiro nos EUA. O que aconteceu? A crise financeira de 2008 que pôs o mundo de joelhos.
            O problema aqui é que você se acha mais esperto do que é na verdade.

          • Realmente você está certo. Deveria ter pesquisado melhor… Obrigado. 😉

          • crmac

            Trabalha em TI há 15 anos?? está demitido.
            Mas antes devo informar, que todos os países desenvolvidos que operam com franquias de internet, operam com franquias mais altas, no Japão só para ter uma idéia é de 1TB. Enquanto isso aqui no Brasil temos uns bovinos que acham que esta tudo legal.

    • Douglas Alves

      Diego, sabe me dizer se em algum outro lugar do mundo o serviço de internet é cobrado pelo volume de uso ? Não estou sendo irônico, apenas pedindo que compartilhe seu conhecimento, pois eu não sei de lugar algum onde seja feita a cobrança nesse formato. Não pesquisei a respeito.
      Por outro lado, caso venha a ser dessa forma (cobrança por volume de uso mensal), entendo que a velocidade oferecida tenha que ser a máxima disponibilizada pela operadora, visto que não existe uma diferenciação na pressão da água ou do gás, ou na tensão oferecida pela companhia elétrica na sua casa, serviços que são cobrados dessa forma, tal como você defende que seja aplicado à internet.
      A pergunta é: concordarão as operadoras em nos entregar uma banda full de velocidade e pagarmos apenas o consumido ?
      Outro ponto que me levanta dúvida ? Os medidores de energia elétrica, água e gás por exemplo são dispositivos físicos e mecânicos na sua maioria e todos eles aferidos, e homologados por órgãos competentes e lacrados (assim, teoricamente são 100% confiáveis e de uma margem de erro bem pequena). Você sabe dizer se haveria uma forma isenta e imparcial de fazer essa medição do volume de dados consumidos, tal como é feito com o consumo de outros serviços cobrados mediante volume de uso ? Qual medição valeria nesse caso ? A que eu faço na minha casa utilizando um meio qualquer de medição ou a da operadora ?
      Percebes que surgem mais e mais questões para resolver um problema que as operadoras já dão como certo e solucionado, mas apenas quando visualizam o lado que lhes interessa.

      • Olá Douglas. Não quero mais me prolongar nessa discussão, porque parece que eu estou aqui representando os interesses das operadoras, o que não é verdade. Só me recuso a usar argumentos fracos pra defender meus próprios interesses. Mas vamos lá…

        No resto do mundo existem inúmeras formas de cobrança, não existe um padrão internacional. Mas os países desenvolvidos praticam banda limitada sim. O que li por aí é que as operadoras ao redor do mundo vêm fazendo parcerias com algumas empresas pra oferecer acesso à Whatsapp, Facebook, Netflix e outros serviços populares sem descontar da franquia.

        Quando à qualidade, é fato que a qualidade da internet vem melhorando muito, mas sempre haverá algo a criticar: muitas empresas tem problemas graves devido a qualidade da energia elétrica fornecida, existem harmônicos no sinal elétrico, subtensão, sobretensão, picos, etc. Algumas pessoas até ligam seus equipamentos mais sensíveis em estabilizadores e no-breaks, cuja eficácia é até discutível. Porque? Se o sinal é perfeito, não deveria precisar disso. A água segue a mesma linha de raciocínio e nem sempre é do jeito que gostariamos: muitos lugares ficam sem água ou acabam recebendo água contaminada por conta de algum vazamento e infiltração no meio do caminho. E por aí vai. Então, o problema da baixa qualidade não é exclusivo do acesso à internet e afeta todas áreas.

        Por outro lado, os links de internet que tenho observado andam bem estáveis até quanto à velocidade. E há inúmeros meios de medir isso de forma imparcial, só pesquisar. O que vejo é um erro das pessoas em confundir Mbps com MB/s (megaBIT/megaBYTE), o que faz achar que a internet oferecida não é a contratada. Até inventaram os famosos “entrega só 10% da banda contratada” pra fazer a conta de bater…

  • fbanin

    Acho engraçado o cidadão dizer que isso é uma tendência mundial! Tendência mundial é você navegar barato com mais de 100 mb disponível… Japão e Estados Unidos oferecem serviços com preços ótimos e com taxas de download/upload absurdamente acima dos oferecidos aqui! Ai pagamos uma fortuna para poder utilizar apenas 50gb! Que curte videogame e compra jogos onlines (Steam, PSN e Xbox Live) vai consumir essa franquia com 2 jogos! Fora essa palhaçada de pagar por míseros 10 mega de velocidade e conseguir usar 5, 6 e dias bons navegar nos 8!

  • Alan Patrik

    Os caras devem estar molhando a mão fortemente do pessoal da Anatel! Fala serio, tendencia mundial em restrição? Essa não colou.

  • De maneira alguma tem como o cliente sair ganhando nisso. Querem cobrar franquia mas duvido que fique mais barato o que seria o valor minimo. E dizem seguir tendência mundial mas dar uma qualidade padrão mundial já é outra conversa. Fora que os serviços oferecidos fora do país, a franquia de consumo é bem maior. Inclusive vi hoje notícia de operadora de internet nos Estados Unidos não descontará da franquia o acesso ao serviço da Netflix. Segue essa tendência Vivo.

  • Isaias Freitas

    Absurdo. Temos que protestar muito. Pilantragem.

  • Isaias Freitas

    Vai ter q chamar o Sergio Moo.

  • Medonolento Kerpen

    Sabem como isso vai acabar? Com um dos maiores ataques Crackers já visto no Brasil! Vão derrubar a nossa internet, mal sabem, que podemos derrubar eles!

  • Douglas Alves

    A questão é que o crescimento de uso de streaming no Brasil está forçando as malditas operadoras a inve$tir em suas infraestruturas há muito tempo arcaicas e anos-luz atrasadas em relação ao mundo. É aí que eu quero pontuar uma coisa: Essas víboras usam a dita “tendência mundial” quando é referente à algo que as beneficie, pergunto: porque não adotam a dita “tendência mundial” quanto à qualidade, velocidade e infraestruturas utilizadas para oferta dos serviços ?
    Vamos levantar o que é “tendência mundial” nos quesitos que nos beneficie e fechar o seguinte acordo: Ok operadoras, vocês podem adotar essa “tendência mundial” quanto à franquia, assim, vamos adotar a mesma “tendência mundial” quanto às velocidades, tecnologias, as ditas existentes mundo afora franquias (que conforme comentário de uma pessoa que mora fora não existe e pelas experiências que já tive fora do Brasil também desconheço) e preços oferecidos. Estamos de acordo operadoras?
    Vocês operadoras que reduzam $eu$ lucros absurdos e invistam na infraestrutura para darem conta da demanda que têm, ou então, partam para outra. Hoje a qualidade dos serviços está muito aquém do que pagamos.
    E vamos fazer nossa parte também, boicotando o máximo possível o uso da internet caso essa ideia absurda seja nos imposta garganta abaixo. Veremos se quando os gráficos dessas víboras indicarem queda na arrecadação elas não voltam atrás…só assim para vencermos essa queda de braço.

    • crmac

      Comunicação, internet, é prioridade em qualquer país desenvolvido, por isso em todos os planos de governo há importantes projetos para o futuro. Bem, enquanto isso aqui na terrinha, temos 4 empresas que resolveram lucrar mais investindo menos, fazendo que nós pagadores de pesados impostos pague a conta. Mais nossos representantes na ANATEL, que foram escolhidos pelo atual governo, fazem o quê? ajudam as Operadoras a nos depenar. É uma tristeza …

  • Fernando Lhp

    A verdade real é que não temos vez. entre na fila e faça o que se manda.

  • Fernando Lhp

    Essa medida não fere o Marco Civil da Internet, segundo o qual uma operadora só pode barrar o acesso de um cliente se ele deixar de pagar a conta?

    “…a conversa foi interrompida pelo assessor de imprensa por “fugir do escopo inicial da entrevista”,

    Vai se fuder sua vadia!! Tendência mundial é meu ovo esquerdo. Vamos vencer e acabar com esse oligopólio.

  • Roberto

    Cancelem a TV a cabo e comprem os receptores pirata via satélite, duosat, azbox ou outros. Tenho um receptor pirata, ele não depende de internet, não tem assinatura mesmo assim pega mais de 200 canais. Isso vai desestimular as operadoras a agirem na internet e é uma forma de protesto contra essas operadoras mercenárias.
    Dados não podem ser comparados com energia por dois motivos:

    1) As ondas eletromagnéticas “invadem” a minha casa, isso é alheio à minha vontade. Ondas eletromagnéticas aumentam o risco de câncer nas pessoas. Ou seja, as operadoras, as operadoras deveriam me indenizar por poluição por ondas.
    2) Boa parte dos dados transferidos são oriundos de propagandas e publicidade dos sites que você visita, ou seja, você não como controlar o próprio consumo de dados. Ao cobrar pelo consumo de dados seu provedor de internet está te cobrando pelas propagandas indesejadas que você vê nos sites.

    Nos EUA a internet é ilimitada e de alta qualidade, no Brasil passividade dos consumidores permite que ela seja cara e ruim. Aqui tem gente que não tem dinheiro nem para comer direito, mas paga um fortuna de internet. A cultura fútil da população favorece os abusos das operadoras.

  • cleiton correa

    filhos da puta

  • Paulo

    Alguém sabe algo sobre o desconto de 50% no MultiVivo? Até agora nada…

  • Ana Ramos

    Uma coisa eu ja posso afirmar aqui em casa (RJ) a internet ja esta uma droga, esta bem pior, era boa pela GVT agora esta terrível. Quando meu praso de 12 meses OBRIGATORIOS acabarem pois quando mudei de plano tive que ficar Mais 12 meses presa com eles, eu vou mudar de operadora.

  • Luciano Sousa

    EU VOU É PARA O PEQUENAS CAUSAS… EU TINHA GVT, FIQUEI COM A VIVO PARA FUGIR DA FRANQUIA DA NET, E OLHA EU AQUI….COM MENOS DE UM MEGA.

  • Paulo Humberto

    Foi GVT, agora é vivo! Preciso falar mais alguma coisa? Faço o teste de velocidade e aparece os 15 megas que contratei quando GVT, porém a internet está muito lenta..Muito mesmo! Eu não entendo muito de banda larga, mas o que me incomoda é que sou cliente GVT à 4 anos e agora que a VIVO à comprou, minha internet ficou uma porcaria! Alguém pode me explicar como eles conseguem manter o teste de velocidade em 15 megas e na verdade a velocidade real é de uma tartaruga aleijada?